quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bolo de laranja e lima


Ola, ola pessoas lindas!!

Alguns de vcs estarão provavelmente a começar as vossas férias, outros já estarão provavelmente a trabalhar como eu...

Por aqui começa-se a pensar em mais um início de ano letivo, que a passos largos se aproxima o seu inicio.
  


Mas claro antes disso já se passaram dias maravilhosos em alegres convivcios familiares, os que estão na cidade regressam ás suas origens, as noites ganham outra vida com vários programas culturais que tendem a mostrar o que de melhor existe por aqui na beira serra!

Os jantares esses São animados e com as famílias reunidas, e assim vao-se experimentando novas receitas.

Este bolo que vos trago hoje é de uma revista daquelas de bolso que a minha mãe trazia por lá, e ela pediu-me para eu lhe fazer 2 que trarei em posta seguintes, este foi doa primeiros que me chamou á atenção, e como até tinha limas lá em casa a dar mole e laranjas, juntei o útil ao agradável e fiz o bolo, que acabou por ser uma agradavel surpresa de tao bom e húmido que fica.


*290gr de manteiga (usei só 200)
*300 GR de acúcar (usei só 200)
*raspa e sumo de uma laranja
*raspa de uma lima
*6 ovos
*200 GR de farinha
*100gr de amido de milho
*1 colher de chá de fermento em pó

MOLHO

*1 chávena de café de leite condensado
*1 chávena de chá de leite
* sumo de uma laranja e de 1 lima

Amssa-se muito bem a manteiga com o acúcar. Adiciona-se a raspa da laranja e da lima e envolvesse. Acrescenta-se o sumo da laranja á massa. Junta-se os ovos 1 a1 batendo bem entre cada adição. Por fim peneira-se a farinha com o amido de milho e o fermento e envolve-se no preparado.

Verte-se para uma forma ( podem usaar uma forma com ou sem chaminé, a minha não tinha) de 27 cm de diâmetro previamente untada e leva-se ao forno pré aquecido a 180° cerca de 30 minutos, ou ate o bolo estar cozido. 

Entretanto mistara-se muito bem os leites com os sumos das laranja e da lima e enquanto o bolo esta quente pica-se todo (eu usei um palito das espetadas) e verte-se o molho por cima. Desenforma-se quando estiver frio e decora-se a gosto.


O meu bolo ficou assim mais escurinho, porque eu adicionei juntamente com a farinha uma colher de chá de canela, mas foi uma opção uma vez que a canela é uma daquelas especiarias que não pode faltar mesmo em casa.

Espero que gostem, por aqui foi provado e aprovado.

Beijocas

Margarida

6 comentários:

Doyle disse...

Deve estar óptimo. Também adoro canela :)
Beijinhos

São Ribeiro disse...

Adoro bolos com molho , esse deve ter ficado uma delicia
Bj

São Ribeiro disse...

Adoro bolos com molho , esse deve ter ficado uma delicia
Bj

Annabelle disse...

Olá Margarida :)
Obrigada pela dica. Já fiz a alteração do nome do meu blog, foste uma querida.
Beijo grande

Annabelle disse...

Estou a seguir o teu blog, mas ficou com o meu antigo nome (charlotte Doyle), por acaso não sabes como posso mudar o nome do administrador no blogger? Assim também mudo o email para ficar tudo com o meu nome verdadeiro :)
Beijos
Annabelle

Andréa disse...

Olá minha querida!
Foi difícil encontrar seu blog, o outro não funciona mais, rsrs.
O importante é vc nos deixou o novo endereço e cá estou!
Bolinho irresistível p/ o fds, delícia total!

Bjs, ótimo fds junto a sua família ♥