quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Uma especie de viagem.... pelo mundo do legumes e as especiarias do oriente


Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!

Entre condimentos e especiarias gosto de me perder na minha cozinha!

Gosto da arte de misturar alimentos tao meus (da minha horta) com as especiarias que vem lá de outros mundos que chegaram pela primeira vez ao nosso país trazidas pelas caravelas portuguesas quando descobriam e davam novos mundos ao mundo!

Conseguimos num prato bem portugues juntar um pedaço da India, um pedaço da China ou do Japao, viajando pelas Africas trazendo os sabores de Marrocos, e, numa volta quase a chegar a Portugal trazemos do Mediterraneo as ervas que hoje ja enfeitam imensas janelas e varandas quais flores em plena primavera!

Fui fazer uma visita á minha nutricionista e pensei que ia levar nas orelhas... mas va lá a coisa nao está assim tao mal como eu pensava, depois das muitas asneiras que andei a cometer nos ultimos meses, travando os nervos que me queriam consumir ingerindo alimentos ricos demais em calorias... e claro o resultado estava catastrofico (pensava eu) mas pronto...

E este paleio todo para dizer que mais uma vez voltamos aqueles pratos mais leves, mas tao cheios de sabor... Da  minha parte um pouco pobres demais em hidratos de carbono, pelo menos ao jantar pois como almoço em casa da minha mamis todos os dias, nao estou autorizada a retira-los de vez da minha alimentaçao!

Eu quando me lhava ao espelho... detestava o que via... detestava a minha imagem (ainda hoje nao gosto) e quando pensava que tinha que fazer dieta entrava numa total depressao, porque la vinham os pratos sem sabor... Nada disso... 

Aqui fica a prova de que se pode comer bem... muito bem mesmo e com muito muito sabor!




#1 courguette
#1 alho frances (parte branca)
#100 gr de mistura de legumes congeladas (usei jardineira)
#1 cebola
#3 dentes de alho
#1 folha de louro
#1 colher de sopa de azeite
#125 gr de bife de frango em cubos
#100 gr de mistura de cogumelos (usei um frasco que tinha em casa com uma mistura de varios cogumelos que tinha comprado no LIDL)
#1 pitada de sal
# 1colher de cha de polpa de tomate
#1 colher de cha de especiarias sabores do mundo do Oriente da Margao
#1colher de cha de molho de soja

Na wook deitei o azeite, a cebola picada finamente, os alhos picados, a folha de louro e tapei, deixando a cebola suar um pouco. Quando ficou translucida adicionei os cubos de frango, os cogumelos, o alho frances laminado, a mistura de legumes e temperei com sal, molho de soja, sabores do mundo Oriente e a polpa de tomate. mexi tudo muito bem e tapei, Deixei cozinhar lentamente por mais ou menos 20-25 minutos. Como os legumes deitam algum molho, e para ficar mais apurado destapei por 10 minutos para apurar.

E este foi o meu jantar cheio de sabor e bem leve uma noite destas!

Sobraram legumes, pois nao consegui comer a quantidade que fiz... Amanha mostro-vos o que fiz com eles!!

Beijocas

Margarida

22 comentários:

Paula Vieira disse...

Menina muito bem comportada, sim senhora.
Voltou ás suas comidinhas leves, mas nem por isso deixam de ter todo o sabor que nos descreves.

Depois da fase dos doces de Natal e Ano Novo é mesmo disso que precisamos.

Beijocas

Paula

Tertúlia da Susy disse...

Olá,
Que bela sugestão, bem saborosa.
Bjs

Kati Monteiro disse...

Margarida, minha querida!
O teu jantar ficou certamente delicioso. Gosto muito de legumes temperados com especiarias. E com o resto...eu faria uma bela omelete!
Beijos

Doces em Casa disse...

Margarida,
Sinto o cheiro e o sabor daqui e não tenho dúvidas de que uma refeição saudável podes satisfazer imeeenso o nosso paladar!
Eu não passo sem "verdes" à refeição (é assim que chamo às saladas/legumes de acompanhamento) e uma das coisas que mais como ultimamente,um pouco ao jeito do que aqui via, é courgette! Pegaste-me o vício! Ainda ontem fiz para a massa e alguém em casa disse "não há um dia que passes sem isso"! :) Não há nada nessa receita que eu não goste e por isso, minha querida, espera por mim que me vou lambuzar com esse prato cheio de saúde e de bom aspecto ao almoço! ;)

**
Aida

Marina disse...

Saborosa sugestão!!!
Bjs :)

Sabores Autenticos disse...

Saudável e deliciosa refeição!
Bjs

O Cantinho da Sophia disse...

Que aspecto delicioso! Bjs

O Cantinho da Sophia disse...

Que aspecto delicioso! Bjs

sandra neiva disse...

Olá Margarida,

parece ser um prato bem aromático e muito bem combinado, uma delicia certamente, é tão bom ter uma horta.

Beijos

Lia Teixeira disse...

Uma combinação fabulosa amiga Margarida!
Beijinhos,
Lia.

Josy disse...

Portuleirinha está aí uma coisa da qual não tenho nem um pingo de força de vontade. Dieta. E olha que preciso urgentemente, não para estética mas sim pela saúde, fato é verdade que adoraria comer esse seu prato delicioso com uns dois pãezinhos kkkkkkk. Amei, adoro legumes, com especiarias então. Morri
Beijinhos

marijose disse...

Un plato excelente Margarida, me ha gustado mucho y te copio la idea, besos

Selene disse...

Deve estar uma delicia
Beijinhos

Prata da casa disse...

Muito bem,Margarida!! Fizeste uma refeição deliciosa e bem saudável. Também gosto imenso e estes legumes sabem-me sempre tão bem. Ficou um prato bem bonito.
Bjn
Márcia

Andréa disse...

Amiguinha querida,
que viagem gastronômica gostosa...humnmmmmm!
Eu sou fã das deitas e de comidas saudáveis, mas não dispenso um docinho de jeito nenhum, rsrs.
Adorei sua receita, além de leve e saudável ficou irresistível!

Bjs ♥

Cuca disse...

Uma refeição deliciosa e saudável :)

Beijinhos*

São Ribeiro disse...

É verdade as comidas leves também são gostosas e podem nos deixar saciadas.
A tua sugestão é uma delicia
bj

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Andamos sempre nisto, não é Margarida? E para quem gosta de cozinha (de fazer e de comer!) é bem complicado... estes pratos cheios de sabor ajudam e muito!
Beijinhos

Sileni Machado disse...

Olá querida amiga! Que bela refeição! E o melhor de tudo é que pode-se comer bem em nome da saúde e com mt sabor! E vc ainda tem o privilégio de ter uma horta na sua casa e colher produtos fresquinhos e de primeira qualidade! Bom demais!
Bjs linda amiga, fique com Deus! ❤️
www.viveraprendendo.com

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Uma refeição muito nutritiva, saciante e muito saborosa, ótima combinação de ingredientes.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Blog do Chocolate disse...

Minha linda,

A idéia é continuares a comer o que é mais saudável para ti, sem no entanto entrares em stress, pois de vez em quando 1 asneira ou outra é permitida e não será isso que abalará o teu esforço.
Continua, vais ver que resulta. Sou adepta da máxima "devagar e sempre" e com persistência alcançarás a imagem que tanto anseias !
O prato está um apetite !

Beijinhos grandes

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha linda..
Olha, eu amo legumes, eles enriquecem mesmo uma refeição.. mas estava deixando de fazê-los..
Só que agora resolvi trazê-los de volta a minha cozinha..
E olha, estão fazendo sucesso viu?

As meninas adoram e eu estou feliz por demais..

Beijo minha linda.. e um dia mais que especial viu?