domingo, 12 de janeiro de 2014

Macarons com recheio de leite condensado cozido


Boa noite.. Boa noite gente mais linda do mundo e arredores!!!

Tenho varios livros de pastelaria, tenho varios livros de bolaria... tenho varios livros de culinaria, como qualquer uma de vos que tem um  blog certamente deve ter... tenho livros que mais parecem um arco-iris colorido com tantas e tantas folinhas de cor a marcarem aquelas receitas que me ficaram retidas e que mais tarde..... (bota mais tarde no assunto) quero experimentar...

Macarons era algo que me seduzia, mas achava-os ( e acho) tao delicados para as minhas maos tao grosseiras que ainda nao me tinha atrevido a faze-los... hoje depois de muito pensar e tal, e como se pôs uma tarde de chuva e frio aqui por estas bandas, nada melhor que o fogao aceso e entao la vamos nos para as experiencias.... 

Claro que nao ficaram lindos e brilhantes como os que ja tenho visto em tantos e tantos blogs, e como os que vejo em tantos e tantos livros, mas... fiz os meus primeiros macarons... e o sabor era sem duvida alguma tudo o que tinha e o que eu nao tinha imaginado... leves, derretem-se na boca, enfim sao sem duvida uma tentaçao... 

Eu fiz a receita basica, ja sabem que depois podem adicionar corantes em gel, cacau em po... etc... etc... etc... basta voarmos onde a imaginaçao nos levar!!!

Os meus renderam muito pouco porque os fiz demasiado grandes, (coisa de quem nao sabe né???) mas a receita que vos vou deixar rende mais ou menos 25 macarons:

#90 gr de amendoa sem casca
#150 gr de açucar em po
#2 claras de ovo (com exactamente 72 gramas)
# 1 pitada de sal
#20 gr de açucar

Colocar no copo da bimby a amendoa e o açucar em pó e moer 15 seg/vel 3-5-7-9.  

Reservar esta mistura.

Com a batedeira bater as duas claras com a pitada de sal e aos poucos adicionar as 20 gr de açucar..

Adicionei peneirando a mistura de amendoa por 3x ás claras mexendo delicadamente com uma espátula de silicone A massa ficará com uma consistencia pegajosa semelhante a uma espuma grossa.

Forrei 2 tabuleiros com papel manteiga. Verti a massa dos macarons para o saco de pasteleiro e com o bico liso faz-se 25 pinguinhas de aproximadamente 2cm de diametro. 

Deixei secar um pouco os macarons ao ar (no livro dizia cerca de 10 a 25 minutos) cerca de 10 minutos.

Pre aqueci o forno a 150º  e levei os macarons a cozer cerca de 12 minutos. 

Retirei e deixei arrefecer.

Depois recheei com uma colherzinha de leite condensado cozido e uni-os!!!

Ficam leves e muito muito fofos!!!


E antes de me ir embora, deixem-me mostrar-vos a "chibinha" linda que nasceu ontem á tarde... a foto nao esta no seu melhor, porque ela é muito pequenina e nao podia estar muito tempo sem a sua mama e ja estava a "chorar"... Sao uma fofura  so apetece agarrar e trazer connosco!!


Beijocas

Margarida

25 comentários:

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

também nunca fiz macarons,qualquer hora também quero fazer bjs Rosinha

linda essa chibinha,da mesmo vontade de apertar bjs

Isabel Patrício disse...

Magui,
nunca fiz, exatamente porque sei que saõ delicados e temos que ter muita paciência e só mesmo quando estiver para aí virada é que vou experimentar.
No entanto já comi imensos e adoooooro :)
Os teus estão com uma cor linda e perfeitos, o recheio é super guloso :) se eu já como leite condensado cozido à colher, imagina dentro de um macaron?! :)
A chibinha é linda e apetece mesmo agarrar, parabéns pelo novo membro da quinta
Bjns e boa semana
Isabel

Filipa Dourado Ribeiro disse...

Oh Margarida ficaram lindos :)
Eu tb adoro e realmente derretem-se na boca.

Parabéns pelo recem elemento :)

Patricia Galis disse...

Amei a receita vou fazer e o animalzinho é muito fofo.

Prata da casa disse...

Querida Margarida: estão tão lindos os teus macarons, digas tu o que disseres. Nunca me atrevi a fazer,mas vou levar a tua receita e tentar qualquer dia. Devem ser muito bons.
A tua chibinha é uma fofinha!! Vai mostrando fotos dela a crescer,OK?
Bjn
Márcia

Tila Duarte disse...

Margarida, ainada nunca me atrevia fazer macarrons, os teus devem ter ficado bem delciosoa.
Boa semana
Bjkas

Tila Duarte disse...

Margarida, ainada nunca me atrevia fazer macarrons, os teus devem ter ficado bem delciosoa.
Boa semana
Bjkas

Paula Vieira disse...

Macarons eu achava que eram uns bolinhos muito mas mesmo muito doces, não sei onde fui buscar essa ideia, mas pelos vistos não são tanto assim. Ficaram tão lindos e deliciosos com toda a certeza.

A bichinha é tão fofinha, quase quase como os macarons...

Beijocas

Paula

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Ai Margarida... eu adoro estes miminhos! E logo agora, de dieta, aparecem-me estas delícias no Facebook, tive de cá vir ver a correr! :P
Beijinhos

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Ora aqui está uma coisa que nunca me aventurei a fazer, macarrons. Mas lá chegará o seu dia. ;) Ficaram lindos Margarida. ;)
Beijinho e boa semana.

Brisa Maritima disse...

Oh minha linda,

Não me atrevo a fazer essa iguaria ! Vai sair estragos certamente...
Mas os teus, amiga, ficaram lindos, devo dizer-te, e perfeitinhos, estás de parabéns !!!
E essa bichinha é uma ternurinha, que linda ! :) :)

Beijinhos

Bombom disse...

Parabéns, Margarida, por teres ousado fazer Macarons! E olha que não ficaram nada mal. Bem gostava de os ter provado!
Esta tua receita é das mais fáceis que já vi.O "truque" para ficarem lisinhos é bater com o tabuleiro 2 ou 3 vezes na bancada e deixá-los repousar 1 hora (10 minutos é pouco) para eles secarem e depois de cozidos ficarem com aquela casquinha crocante, característica.
Com a continuação vais ficar "expert"! Feliz 2014! Bjs. Bombom

Susana Louro disse...

Tambem njnca fiz macarrons mas é uma coisa que eu adoro mas uma coisa que eu como pouquinhas vezes por causa do seu preço exagerado pelo manos aqui em frança é. Mas devia de experimentar a fazer os seus estao com muito bom aspecto e nao parecem ser nada dificeis de fazer. Beijinhos boa semana

Mariana Teixeira disse...

Pois eu atrevi-me uma vez a fazer e jurei para nunca mais de tão maus que me ficaram Margarida. Fiquei foi a invejar os teu estão lindos e com esse recheio hummmmm,

beijinho e boa semana!

Marina disse...

Hummm...que delicia!!!!
Bjs :)

Doces em Casa disse...

Bom dia menina mais linda......!!!

Olha lá, bota mais tarde nisso, hein??? Só eu já fazia uma enciclopédia (de vários volumes) das receitas que pretendo experimentar antes de morrer.

Para mim, saídos das tuas mãos, ainda por cima pela primeira vez, olhando para essas fotos e com recheio tão delicioso, parecem-me lindamente. Além de que, ambas sabemos que há coisas que vão muito melhor com a prática e sei que se hoje fizesses de novo eles ficariam ainda mais bonitos!

Beijinho,
Aida

Lia Teixeira disse...

Ai que chibinha mais fofinha e linda !!!!!!
Os macaroons amiga..., PERFEITOS!!!
Lindos, e super tentadores!
Beijinhos grandes,
Lia.

Josy disse...

Querida Portuleirinha, vim agredecer seu carinho no meu cantinho e hoje estou de volta cheia de saudades, aproveito a oportunidade para deixar meus votos de um Feliz 2014 à você e sua família, repleto de saúde, paz, e muitas alegrias. Adorei seus macarons, nunca fiz, e nem me atrevo, mas os seus ficaram com um aspecto lindo e com esse recheio ficaram mesmo de babar. A nenezinha da foto é muito fofa hehe. Beijinhos minha amiga e uma linda semana

Sadhia Hage disse...

hummm mas que delicinha e maravilhoso eu adoro mas ainda não sei fazer amiga ..esta divino o seu bjus doces

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Olá Margarida! Venho responder ao que me perguntaste no meu blog e claro que ainda estás a tempo de participar na minha comemoração achocolatada! É até ao final de janeiro, querida! ;)
Quanto às minhas atualizações terem desaparecido do teu blogger... é que o blogger anda meio louco, mesmo! Tenta voltar a clicar nos seguidores e verifica se lá estás!
Beijinhos

Natercia Ramalho disse...

Olá Margarida minha linda Flor!
Foi coisa que também nunca fiz mas acho que me vou aventurar o que custa é a primeira vez...um beijinho É para te dizer que a tua bichinha é linda de morrer amei de coração fez lembrar a minha infância quando andava a brincar com elas. Um bom 2014 para ti e toda a tua família.

Guloso e Saudável disse...

Bom dia,
Nunca fiz macarons, parabéns pelo lindo e delicioso resultado, adorei, quanto tentar fazer já sei onde me inspirar.
Linda cabrinha, amei.
Boa semana, beijo,
Vânia

marta alves disse...

Olá!!!
Nunca fiz...mas vou experimentar (:
Os seus ficaram lindos e devem estar tão bons (:
Beijinhos*

Sileni Machado disse...

Olá minha querida, saudades de estar aqui! Retornei hj à blogosfera e já era para ter vindo antes, mas deu uma tempestade de granizo por aqui e fiquei sem tel e internet, só agora que consegui visitar os amigos! Adorei os seus macarons, nunca fiz e fiquei com uma vontade tremenda de por a mão na massa! Será que consigo? rs
Que fofa a chibinha, dá vontade de ficar com ela no colo e não soltar mais! hehe
Bjs mil miga e feliz 2014 pra ti e td família! ♥
www.viveraprendendo.com

Andréa disse...

Amiguinha querida,
parabéns, sucesso total, ainda não consegui fazer, adorei!
Sua cabrinha é cute demais!

Bjs