sábado, 19 de outubro de 2013

Umas belgas de agradecimento


Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores...

Eu sei... eu sei que nao tenho sido muito presente neste ultimos meses e se de Agosto ate hoje eu tiver postado 10 receitas certamente será o muito... Se no inicio foi uma questao de preguiçite aguda pois estava de ferias e queria aproveitar para descansar a meio das férias foi um desenrolar terrivel de situaçoes mais ou menos complicadas que se desenrolaram e quase nao tive tempo de descansar de umas para as outras... 

Felizmente aos poucos estas barreiras impostas pela vida tem sido vencidas e todas com um desfecho positivo... mas eu simplesmente de momento sinto que o mundo tem um peso enorme e que esta tudo a desabar...

Foi num desses dias em que eu estava demasiado carente e cansada que aluguei o tempo de um amigo um grande amigo e o melguei para me fazer o cabeçalho do meu blog... talvez mudando o visual do meu cantinho as boas energias regressem e eu sinta a ordem e o equilibrio para o caos em que a minha vida se tornou!!!

Entao para agradecer nada melhor que umas bolachinhas, pois eu sei que ele gosta e muito e ainda ha bem pouco tempo andava numa maratona com o seu dispara biscoitos a fazer bolachas... 

Entao amigo estas belgas bem portuguesas sao o meu agradecimento pela tua coragem em me aturares quando eu estou chata e melga... (nao é por nada mas acho que um frasco de "mafum" te dava mais jeito que umas bolachinhas)

Eu comprei a maquina das bolachas no LIDL, ja a tenho ha alguns anos, e confesso que as belgas tem quase sempre sido uma presença constante na lata, pois os meus filhos adoram... Mas nao se assustem podem fazer as bolachas sem ter a maquina, basta para isso terem uma frigideira anti-aderente... A receita? a que eu uso é bem façil fazem-se muito rapido:

# 2ovos
# 250 gr de açucar
# 2 dl de agua bem quente
# 0,5 dl de aroma de baunilha~
# 125 gr de manteiga á temp. ambiente
#350 gr de farinha de trigo 

Na taça da batedeira adiacionam-se os ovos, o açucar, a agua, a manteiga e o aroma de bainilha, deixa-se bater mais ou menos por 2 minutos em velocidade media/alta.

Reduz-se a velocidade da batedeira para o minimo e adiciona-se a farinha em 3x.

Na maquina deixa-se aquecer segundo instruçoes do fabricante e vai-se deitando colheradas de massa. 

Na frigideira deixa-se aquecer bem e reduz-se o lume para o minimo, deita-se uma colherada (de sopa ou maior, depende do gosto) e da-se uma forma arredondada deixa-se tostar cerca de 1 minutinho e com muito cuidado vira-se a bolacha para dourar do lado oposto...

Enquanto quentes estas bolachas podem-se moldar em forma de taças, de cones, de telhas ou .. direitinhas... ficam  muito estaladiças.

Beijocas


24 comentários:

Mena Lopes disse...

O que eu já me ri com essa do Mafu, só tu melguinha linda!!!
Às vezes faz bem renovar o look! E este está lindo!! O teu amigo tem jeito! Acho que o conheço por pestinha!! Jajaj
Olha mas lindas sao essas belgas!! E já fiquei a matutar na maquina, porque até eu gosto delas!! :) Sao perfeitas para os miudos e para o nosso pestinha!!!
Ah e a vida coloca-nos sempre obstáculos e o dom está em ultrapassa-los!!
Beijinhos,
Mena.

Daniel Moura disse...

Isso é uma delicia, uma vez recebi alguns desses da Holanda ...


abraço
Daniel Deywes
www.feitonahora.com

Violeta Pasat disse...

Olá Margarida,não passei há tanto tempo por aqui,desculpe,não deixei um comentário...porque sempre que há uma postagem nova estou presente...
Adorei o cabeçalho do blog...
As belgas ficaram deliciosas,nunca fiz e eu adoro bolachas... levo a receita ;)
bjns

Susana Machado disse...

Que delícia!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Prata da casa disse...

Querida Margarida: valeu bem a pena seres "melga" com o P.,pois o teu blog ficou muito bonito. Que as boas energias venham agora e que te inspirem. As tuas bolachinhas são bem interessantes. Nunca experimentei desta maneira,mas fiquei curiosa.
Bjn
Márcia

Doces em Casa disse...

Margarida,

Obrigada por trazeres uma receita clássica que adoro, mas que ainda não tinha tido oportunidade de ver pela blogoesfera. As belgas fazem parte da minha infância, só por isso já ganham pontos, mas, além disso, parece-me uma receita bem versátil, pois dizes que se podem moldar e assim fazer, por exemplo, cones para gelados. Adorei a ideia!
Além disso estão mesmo com aquele aspecto com que me lembro delas, estaladiças e saborosas!

Espero que tenhas força para seguir em frente. Estamos a apoiar-te. Na verdade, só precisas de momentos de alívio, ânimo e descanso. São muitos problemas nas tuas costas e por isso o peso do mundo é tão grande!

Um grande beijo para ti e parabéns ao teu amigo ;) pelo novo layout. Tu mereces e está lindo!

Aida

Cozinha em sarilhos disse...

O novo visual está muito original, muito mais alegre! :)
Dá logo outro animo!

Não tarda, está tudo superado! :)

Não como belgas aos anos, mas agora que vi estas deu-me cá uma vontade... :)

Paulo Herculano disse...

Belgas. não se faz, não há direito, nunca me lembrei que podiamos faze-las em casa :)

Os amigos não são só para as alturas boas, são principalmente para os maus momentos, por esse motivo, podes sempre bater-me à porta quando estiveres na mó de baixo, já sabes que daqui sai sempre um brincadeira para pelo menos levantar-te os cantos da boca :P

O layout está a tua cara :)e não tens de agradecer.

Beijos

Paula Vieira disse...

Não é só a culinária que é rainha, a mestre da culinária também é, ou melhor uma princesa, fofinha linda.
Ficou muito giro.

E essas bolachinhas ficaram a condizer.

Beijocas
Paula

Andréa disse...

Amiga,
parabéns pelo novo banner ficou lindo e criativo!
A vida é assim tem dias bons outros ruins, mas os ruins passam logo e os bons permanecem.
Sua receita ficou show, amei!

Tenha uma feliz e abençoada semana junto a sua família!

Bjs ♥

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Esse cansaço ou desamino é cíclico, temos de conjugar fé, ânimo, força, paciência e seguir em frente, ajuda contar com o ouvido dos amigos... rsrs
Adorei as belgas, seriam perfeitas no lanche, estão lindas.
Bom domingo, beijo,
Vânia

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,espero que as coisas estejam se resolvendo,esses biscoitos estão bem apetitosos bjs Rosinha

Sadhia Hage disse...

que delicia minha amiga bjus doces

Isabel Patrício disse...

Querida,
antes de mais quero pedir-te desculpa pela minha ausência (sem no entanto me esquecer de ti), o tempo é curto e os precalços da vida assim o obrigaram.
Ando em falta com muitos cantinhos e hoje tenho estado a redimir-me :)
Já espreitei as tuas deliciosas receitas e estou com vontade de provar todas :)
Aquele fantástico bolo fofinho de chocolate e banana, o delicioso bolo de chocolate e avelãs, o bundt com sabores que adoro ou o pão com sementes, deixaram-me com vontade de roubar uma fatia e dizer-te que és uma chef 5*
desejo-te uma boa semana
Bjns
Isabel

Isabel Patrício disse...

E parabéns pela nova cara do blog, ficou fantástico e muito alegre
bjns
Isabel

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida! A vida é assim mesmo, passamos por turbulências em alguns momentos, mas com paciência e perseverança podemos ver as coisas se acalmarem e entrarem no eixo novamente. Seu cabeçalho ficou super bonitinho e o seu amigo, com certeza, super contente com estas bolachas tão gostosas!

Abraços. Fabiana.

Blog do Chocolate disse...

Miguinha,

E ficou com um ar bem lindo o teu bloguito ! O amigo tenta sempre agradar e sempre faz coisas lindas ! :)
Lindas são também as tuas bolachinhas, também adoro as belgas e já roubava umas quantas !

Umg grande beijinho minha linda, tudo de bom e que as boas energias te contemplem sempre ! :)

sandra neiva disse...

Olá margarida,

às vezes a vida torna as coisas mais complicadas mas acho que devemos sempre tirar uma lição de todas as situações e como eu costumo dizer, certamente há sempre pessoas em piores situações que as nossas, mas passando isto à frente, o novo visual está muito lindo e tão fofo,a dorei.
As bolachas parecem ser mesmo deliciosas e ficam bem bonitas, vou experimentar.

Beijinhos

Catarina Sá disse...

Minha querida,

não te agonies por não conseguires vir cá. Bem sei o que estás a passar e não queria estar na tua pele!! Por isso toma o teu tempo que nós por aqui continuamos.
O menino P. vai adorar estas bolachas :)) e eu também as adoro pois desde que vivo na Suiça nunca mais as comi!

beijinhos e cuida-te!

Lena Santos disse...

Olá Margarida
Que lindo visual que o teu blog tem, parabéns ao teu amigo

Essas belgas só podem ser deliciosas com os ingredientes que leva....

Beijokas
Ver passatempo até 31 de outubro em http://saboresleveslena.blogspot.pt/2013/10/2-aniversario-do-blog-e-1-passatempo.html

Tertúlia da Susy disse...

Gosto tanto de belgas, ficaram maravilhosas!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha linda..
Essa nossa vida anda mesmo uma loucura né?
Mas como diz o amor.. "no final tudo dará certo"
Espero que as coisas estejam caminhando bem minha linda..
E o seu amor? Melhorou?
Como estão os meninos?
E os patudos?

Espero que todos estejam bem..

Um super beijo no seu coração viu?

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha linda..
Essa nossa vida anda mesmo uma loucura né?
Mas como diz o amor.. "no final tudo dará certo"
Espero que as coisas estejam caminhando bem minha linda..
E o seu amor? Melhorou?
Como estão os meninos?
E os patudos?

Espero que todos estejam bem..

Um super beijo no seu coração viu?

Sileni Machado disse...

Olá querida amiga, que belo presente ofereceste, essas bolachinhas por certo ficaram deliciosas e parabéns pelo novo layout, ficou leve e aconchegante!
Preciso dizer que vc faz falta na blogosfera! Você escreve mt bem! Aqui encontro alegria, carinho e receitas deliciosas!
Grande beijo, fique com Deus! ❤️
www.viveraprendendo.com