domingo, 15 de setembro de 2013

Uma salada de frutas para a Maria e os Fifis

Boa noite, boa noite gente mais linda do mundo e arredores... 

Chegou a altura de tirar mais uma vez as teias de aranha aqui ao cantinho e regressar ao ativo... espero que desta vez seja mesmo para ficar!!

Bem, ela convidou, ela desafiou... ela... ja sabe que eu nao resisto a um desafio e ja sabia que quando fez o convite a minha resposta seria sempre um enorme SIM com um daqueles sorrisos de orelha a orelha... A Maria do Oficina das Papitas esta a celebrar o seu segundo aniversario e pediu uma receita  façil que os seus fifis pudessem fazer... 

Ora bolas era um desafio e tanto nao??? E o que posso eu fazer?? A duvida instalou-se durante alguns (para nao dizer muitos) dias na minha cabeça... Pensei em pegar nos meus apontamentos de bolachas, pensei em fazer uma bela pizza... pensei num bolo... pensei... pensei... e nao saia nada de nada... estava em branco!

Um belo dia, andava eu a desfolhar um dos meus molhos de revistas de culinaria, quando numa Teleculinaria de 1984 vi uma salada de fruta diferente, uma salada de fruta que se pode comer no verao bem fresquinha, ou nas noites frias de inverno nos pode aquecer a alma comendo-a assim que a acabarmos de fazer... Prima pela facilidade com que se faz e pelo pouco tempo de preparo que tem... podendo usar frutas ao nosso gosto, ou usando frutas da epoca que foi o que eu fiz... Como as ameixas ainda por aqui abundam, os pessegos e as peras ainda estao nos pincaros e os figos sao uma constante na figueira da quinta... decidi apostar nesta sobremesa...


Maria minha querida, é muito pouco eu sei, merecias uma daquelas sobremesas maravilhosas e todas XPTO mas... te garanto que é oferecida com todo o meu carinho e amizade para ctg... espero que os teus fifis gostem!!!


#3 dl de vinho do porto
#3 dl de whisky (Claro que quanto melhor for a sua qualidade melhor se torna a sobremesa)
#2 paus de canela
#1 estrela de anis
#4 cravos da india
#1 colher de cafe de gengibre
#50 gr de açucar
#6 figos
#2 ameixas pretas grandes
#1 pera
#1 pessego

Num tacho colocamos as bebidas, o açucar e as especiarias, levamos ao lume forte e deixamos ferver até reduzir para metade.

Enquanto isso cortamos as frutas em pedaços (sem as descascar) a gosto.

Adicionamos ao preparado e deixamos ferver por mais ou menos 5 minutos.

Verte-se para uma taça serve-se a gosto... 

Acompanhado por uma bola de gelado... hummmm uma delicia!!!


Deixo a sugestao!!!

Beijocas

Margarida

17 comentários:

Liliana (Addicted) disse...

Essa salada de fruta deve ser deliciosa!

beijinhos :)

São Ribeiro disse...

Uma salada de frutas sabe sempre muito bem .
A tua ficou excelente
bjs

Andréa disse...

Margarida minha querida,
com essa mistura de sabres só pode ter ficado uma delícia, sou apaixonada por saladas!

Bjs, feliz semana!

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Margarida, querida... que saladinha tão aromática e deliciosa! De certeza que a Maria vai adorar!
Beijinhos

Josy disse...

Portuleirinha querida, que linda sua salada, com frutas que adoro. Uma saladinha assim me conquista logo de cara, mas se saidinha do forno com uma bola de sorvete, me apaixono. Adorei. Bela sugestão e participação. Beijinhos, ótima semana

marijose disse...

Ummmm que rica¡¡¡, me encanta, besos

Doyle disse...

Adoro saladas de fruta com canela e anis estrelado, fica tão bom! :)

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Muito interessante essa receita de salada de fruta, deve ficar repleta de aromas e sabores, com essas frutas associadas aos ingredientes é uma delicia.
Boa semana, beijo,
Vânia

Marisa Vlasic disse...

Adorei essa salada de frutas Margarida, repleta de sabor, com vinho do porto e essas especiarias maravilhosas !!

Beijinhos

Sadhia Hage disse...

que delicia minha amiga estão perfeitos parabens amei mesmo bjus doces e boa semana

Marisa Valadas disse...

Que linda salada de frutas e sabe tão bem!

Prata da casa disse...

Querida Margarida: eu adorei esta salada de fruta, bem sofisticada e diferente. Fiquei já com vontade de a ir experimentar ( e vou mesmo,porque os ingredientes são do meu agrado). Tenho a certeza que a Maria também vai gostar: está linda!!
Bjn
Márcia

Um toque de canela disse...

Margarida! Que salada maravilhosa, com frutas que adoro e com as especiarias que a tornaram uma verdadeira delicia certamente!
Bjs

Cuca disse...

Esta salada de fruta é puxadinha :) E deve ser muito aromática também!!

Beijinhos*

Mena Lopes disse...

:) Que tolinha és!! Como se a nossa Maria reparasse nessas coisas!!
E olha, se fizesses algo de muito trabalhoso, depois os fifis nao faziam!! E esta tenho a certeza que o farão! Olha eu nao a posso fazer, porque com as bebidas que leva, se a como ja nao me levanto mais!! ;)
É que tenho muito pouca resistencia, e para mim poe sem alcool, sim??
Um beijinho,
Mena.

Catarina Sá disse...

Olé Magui!!

demorei mas cheguei! Os fifis da Maria não vão ter mãos a medir com tanta coisa boa que lhes foi oferecida :)) são bons meninos e a mãe é uma pedra preciosa (como nós bem sabemos) e sei que vão adorar a tua contribuição.
Sabes que às vezes as coisas mais simples são as mais belas e sentidas, não é preciso grandes artefactos para mostrar!!

beijinhos

Sileni Machado disse...

Olá querida amiga, saudades de vc! Que salada de frutas mais linda e apetitosa, tenho certeza que a Maria e seus fifis vão amar!
Uma semana maravilhosa pra vc, fique com Deus!
Bjs ♥
www.viveraprendendo.com