quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bolo rustico de Maçã


Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

Ainda bem que o tempo esta fresco, lá fora as nuvens ameaçam a qualquer momento uma chuvinha, o vento faz-se sentir por vezes com rajadas mais fortes!

Um bom dia para tirar novamente as teias de aranha do blog e tentar de uma vez por todas atualizar-me e voltar ao ativo... 

O tempo arrefeceu e as belas cores do outono ja se fazem sentir, nada melhor que acender o fogao de lenha e nele cozer um bolinho... e... Sentir a nostalgia que o outono nos traz com uma chavena de café ou cha fumegante enquanto o mundo pára.

A minha Paulinha em parceria com a Susy lançaram para o desafio escolha do ingrediente a Maça!!! 

Desafio aceite!

Andei de volta de revistas que herdei da minha "mamys" e encontrei lá uma receita de um bolo que me despertou logo a atençao, alem de ter a maçã e consequentemente a canela, tinha outros ingredientes bem ao gosto aqui de casa e como tal foi so meter maos á obra... so posso dizer que o bolo desapareceu quase na hora, ficou muito mas mesmo muito bom!

BOLO RUSTICO DE MAÇÃ

#1 e 1/2 cups de açucar amarelo
#raspa de 1 limao
#1 cup de cha de oleo
#4 ovos
#2 cups de farinha com fermento
#1 colher de sopa de canela em pó
#1 cup de sultanas
#1 cup de amendoas laminadas
#1 cup de nózes picadas
# 2 maças aos cubos

Ligar o forno a 180º, untar uma forma de chaminé e reservar.

Demolhar as sultanas num calice de vinho do porto.

Numa tigela misturar o açucar com a raspa de limao e o oleo. Juntar os ovos, a farinha, uma pitada de sal e a canela, mexendo muito bem. Envolver os frutos secos (as sultanas escorridas do vinho do porto)e a maçã aos cubos na massa.  Verter esta para a forma e levar ao forno cerca de 40 minutos.

Aqui fica a minha sugestao com a maçã, para estes dias mais fresquinhos que se aproximam!

Beijocas

Margarida

27 comentários:

Doyle disse...

Ficou mesmo com ar fofinho e saboroso. E que bem que deve saber com uma chávena de chá quentinho :)
Beijos

cristina fonseca disse...

Querida Margarida, há lá coisa melhor que um bolinho assim de maçã ? Adoro !!!
Beijinhos bem grandes amiga :)

Doces em Casa disse...

Bom dia menina mais linda do mundo e arredores!
Olha que, por acaso, já tenho saudades daqueles dias aconchegada numa manta, quentinha, enquanto vejo chover lá fora. Depois se calhar quando começar a chover demais perco o apetite, o normal né?
Olha, para um desses momentos, nada melhor que algo que conforte não só a alma, mas também o estomâgo, um bolinho delicioso e bem elegante! Aliás, a mim parece-me perfeito com aquela maçãzinha por cima!

Olha, só uma dúvida, antes de verter a massa na forma, dispões umas fatias de maçã no fundo da forma não?

Umaa beijoca,
Aida

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Minha querida, já sentia a falta de te ler! :)
Que bolinho lindo, perfeito para um chá, que já apetece...
Beijinhos

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida! É sempre bom ver você "aparecendo" por aqui :). Este seu bolo esta com um aspecto ótimo. Parece delicioso! Muito boa a sua participação no desafio !

Abraços. Fabiana.

Ricardo Tiago disse...

que rico bolo! Bjinhos

Marisa Valadas disse...

Perfeito para este tempo cinzento e chuvoso, com uma bela chávena de chá

Marlene (Da Panela para o Coração) disse...

Adoro bolos de maçã! :D

Ficou lindo o teu, uma bela maneira de dar as boas vindas ao Outono...gosto bastante desta estação do ano!

Que venham mais delícias Margarida!

Beijinhos*

Tila Duarte disse...

Margarida,
No fim de semana fiz um parecido e ele estava muito bom.... Agora fico imaginando o teu ( o meu não tinha as passas e as amêndoas), bem mais delicioso.
Bjkas

Sabores Autenticos disse...

Que aspeto guloso!
Bjs

Paula Vieira disse...

Adoro bolinho de maça, e o teu ficou bem bom, pois além da maça colocastes os frutos secos que ligam perfeitamente com a maça.

Obrigada pela tua participação.

Beijoca

Paula

Anita disse...

Um bolinho bem ao meu gosto, adoro bolos simples de fruta :) beijinhos

Mena Lopes disse...

Já digo eu que a Maçã é o fruto proibido!!! Onde a metas, sai sempre coisa boa!!!
Aiii.... Que cheirinho chegou aqui à Sibéria!!! E assim acompanhado com frutos secos, é um afago pra alma!!!
OLha se a Paulinha nao gostar, que será mto estranho, manda pra Siberia!
Beijinhos,
Mena.

Lylia disse...

Adoro bolo de maçã, Margarida.Já estou levando sua receita.
Bj,
Lylia

Cuca disse...

Acho que ninguém resiste a um bolo de maçã! Ficou com óptimo aspecto :)

Beijinhos*

Um toque de canela disse...

Adorei este teu bolinho, Margarida! Com um ar tão apetitoso e caseiro... Adoro bolos de maçã... e levo uma fatia!
Bjs

Susana Machado disse...

Uma maravilha!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Catarina Sá disse...

Minha querida Magui,

se tu soubesses o quanto eu gosto de bolos com maça!! Não posso fazer muitas vezes porque como-os sozinha e não é porque o H. não goste, muito pelo contrário. Nao lhe dou tempo para sequer ver as migalhas.
O teu bolinho está portanto ao meu gosto, fofo e delicioso!!
Uma optima participação :)

beijinhos!!

As receitas do Selminho ;-) disse...

Gosto muito desta combinação de maça e canela, se for so maça ja nao aprecio, gostei do bolo :)
http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,que delicia adoro bolo que leva maças bjs Rosinha

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Adoro bolo de fruta e entre os preferidos está o de maçã, esse está perfeito para acompanhar o café da manhã.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Nina Paim disse...

Olá Margarida, devo dizer que como você adoro bolo de maçã e assim com outros ingredientes nobres, ainda fica melhor! Esse seu me deu água na boca e muita vontade de ir ao fogão. Beijinhos carinhosos....

Prata da casa disse...

Querida Margarida: eu adoro bolinhos de maçã e tartes e afins. O teu ,com nozes e amêndoas deve ser uma mega delícia!!! Está mesmo lindo e apetece saboreá-lo, agora que os dias começam a ficar mais frios, com uma bela chávena de chá.
Bjs
Márcia

Paulo Herculano disse...

Venho já de espanador na mão, aonde é que está o pó :) Nesse bolinho não está hehehe :) Vou agarrar uma fatia

Beijos

sandra neiva disse...

Olá Margarida,

um bolo tão simples mas delicioso, ficou muito tentador e guloso.

Beijinhos

Carina Mendonça disse...

Huuuum há muito tempo que não como bolo de maçã.. deve estar bem saboroso!

Tertúlia da Susy disse...

Hummmmmmmmm Margarida,
Que rica fatia comia eu agora, obrigada pela participação.
Kiss, Susana