quinta-feira, 11 de julho de 2013

Na Minha Cozinha Com... Lucia


Bom dia bom dia gente mais linda do mundo e arredores...

Cozinhar é como contar uma história com princípio, meio e sem fim! Pois a memória dos sabores e dos aromas é eterna... "Um acto de Amor" Tempero de sal; O sabor a pimenta levemente adoçicado; A massa estendida, leve e solta; Pronta para construir sonhos... Sonhos de leite e mel. Falta-me o cheiro a canela com aroma de laranja; Memórias dos sentidos transcritas em papel vegetal barrado de esperança; Aqueço, acalento e sirvo quente…"

Hoje é a dona desse grande blog que tem estas palavras como definiçao que me deu a honra de entrar na minha cozinha e estar á conversa comigo... 

Hoje temos um formato um pouco diferente... Bem disposta como so ela sabe, antes de começar a falar comigo foi para a minha cozinha e preparou tudo para nos sentarmos e conversarmos!

Comigo hoje na minha cozinha a Lucia Fernandes do blog "O Barriguinhas"!

Margarida - Bom dia Lucia!

Lucia - Bom dia MArgarida!

MArgarida - É sempre um prazer enorme receber as pessoas de quem gosto na minha cozinha e poder conversar com elas, descobrir um pouco mais de quem esta do outro lado da tela... Mas hoje é uma responsabilidade acrescida... pois comigo está a dona desse grande blog "O Barriguinhas" quase com 1 milhao de visitas... 

Lucia - Margarida, se me das licença eu vou passar a apresentar a receita e como estamos quase no Verão, apesar de não parecer e este clima andar louco, é a altura em que melhor sabe uma bebida refrescante! E com dois dedos de conversa a acompanhar melhor ainda.

Margarida - Força, a cozinha é tua!

Smoothie de Morango com pedaços

(quantidade para 1 smoothie bem servido)

1 Iogurte de aroma de morango
150 ml de leite
5 Morangos
1 colher de sopa de açúcar

Lave os morangos e retire-lhes os pés.
No copo misturador ou com a varinha mágica triture todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea e sem pedaços de morango.
Rectifique o açúcar e sirva fresco com alguns morangos em pedacinhos.

Espero que gostem!

Margarida - Entao enquanto vamos bebendo o Smoothie, podemos ir conversando??

Lucia - Claro que sim!!


Margarida - Quando e porquê decidiste criar o blog?

Lucia - Sempre gostei muito de cozinhar. A minha mãe cozinha bem, mas os pratos eram limitados porque a família era grande e a economia lá de casa tinha que ser rígida. Quando me falavam de um prato eu começava logo a imaginar os ingredientes, o cheiro e o sabor e depois fazia ao meu jeito, de memória. Um dia, estava eu ainda a trabalhar e começando os primeiros passos pelo facebook, descobri alguns blogs de culinária e pensei... porque não! Fez-se um "click" e aí estava eu a começar o Barriguinhas :)

Margarida - Como escolheste o nome?

Lucia - Há 22 anos atrás, quando conheci o meu marido, estava ele a abrir um restaurante que se chamava... adivinhem... "O Barriguinhas".
Cinco anos depois foi fecho forçado, não dava para sustentar. O espaço era muito giro, o problema era a localização, numa rua sem saída em Miraflores. Eu não trabalhava lá, tinha o meu emprego, mas aos fins de semanas e férias lá estava eu a ajudar. Tinha cozinheira e eu de vez em quando lá fazia umas sobremesas e depois algumas encomendas que me faziam do bolo de bolacha com natas. E quando fiz o blog só esse nome me vinha à cabeça e porque, nessa altura, na minha cozinha (como ainda hoje) lá está o boneco em barro que o representa e que mandámos fazer de propósito a um artesão em Mafra.

Margarida - Quando descobriste o gosto pela cozinha?

Lucia - Pois... eu desde os 10 anos que cozinho. Comecei com bolos. Fazia os bolos sem ver nenhuma receita (agora que me lembro só me dá vontade de rir). As primeiras experiências não correram muito bem. Queimava muita forma e tacho e como os meus pais moravam numa casa ao lado de uma quinta, eu deitava os tachos e as formas por cima do muro para a tal quinta. Um dia uma das galinhas dos meus pais saltou para a dentro da quinta, no início da noite, e o meu pai saltou lá para dentro para a apanhar. Já estão a imaginar.... em vez da galinha, foi encontrando todo o tipo de artefactos de cozinha :) Foi lindo.... a minha mãe passou-se (ela ia dando falta de algumas coisas, mas nunca podia imaginar!)... Fiquem de castigo, mas no dia a seguir e ainda hoje a história faz delícias e fartamos-nos de rir.

Margarida - O que mais gostas de cozinhar?

Lucia - Sinceramente, não tenho preferência. Gosto de cozinhar um pouco de tudo. Mas uma coisa é certa, só cozinho aquilo que gosto.



Doce ou salgados?
Doces

Tachos e panelas ou robot de cozinha?
Tachos e panelas

De manha ou á tarde?
De manhã

Praia ou montanha?
Praia

Cao ou gato?
Cão

Verao ou inverno?
Verão

Calças ou saia?
Calças. Não gosto das minhas pernas!

Desportiva ou sensual?
Sensual

Aventura ou romance?
Romance

Comedia ou drama?
Comédia

Fast food ou confort food?
Confort food



Um desejo... 
comer o que me apetecer sem engordar 

Sinto saudades de... 
fazer umas férias a sério, sem fazer nadinha

Não ficaria sem...
a minha filha

Nunca consegui fazer....
omeletas sem ovos

O mar é...
um dos meus refúgios

Um dia perfeito começa...
com um sorriso da pessoa que amas ao teu lado

Felicidade...
é feita de instantes

Amor...
o principio, o meio e o fim

Deus...
é amor

Família....
o meu aconchego, a minha alma, a minha vida

Solidão...
é sentir-me só quando estou rodeada de gente

Tenho medo de...
falhar como mãe

A maior virtude de uma pessoa é....
ser verdadeira

O pior sentimento....
o ódio. Não odeio ninguém

Jamais voltaria ...
atrás. O caminho faz-se em frente

O dinheiro não compra...
valores nem princípios

Sem amor a vida seria... 
a morte

Uma cor... 
Branco

Um filme... 
Premonições

Uma musica... 
I was born to love you - Queen

Uma personalidade...
Fernanda Serrano

Um sonho...
Editar um livro de receitas e ter um snack-bar bem acolhedor para o meu Barriguinhas

Alguém que admiro...
a minha mãe. 

Deus jamais....
abandona

Algo que aprendi foi...
podes encontrar amizade e amor onde menos esperas

Uma frase...
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. - Chico Xavier

Margarida - Qual a maior conquista da tua vida?
Lucia -  Ter a minha filha

Margarida - Qual o Portugal dos teus sonhos? 
Lucia - Um Portugal mais justo



Margarida - Lucia por Lucia?

Lucia - esta é sem dúvida a pergunta mais difícil de todas, por isso escolhi este pequeno poema com o qual me identifico.. No fim das contas, sou uma eterna sonhadora que acredita!

Quem sou eu além daquele que fui?
Perdida entre florestas e sombras de ilusão
Guiada por pequenos passos invisíveis de amor
Jogada aos chutes pelo ódio do opressor
Salva pelas mãos delicadas de anjos
Reerguida, mais forte, redimida,
Anjos salvei
Por justiça lutei
E o amor novamente busquei

Quem sou além daquela que quero ser?
Pura, sábia e de espírito em paz
Justa, mesmo que por um instante,
Forte, mesmo sem músculos,
E corajosa o suficiente para dizer “tenho medo”

Mas quem sou eu além daquela que aqui está?
Sou várias, menos esta.
A que aqui estava, jamais está
E jamais estará
Sou eu o que fui e cada vez mais o que quero ser
Mudo, caio, ergo, sumo, apareço, bato, apanho, amo…
Mas no momento seguinte será diferente
Posso estar no caminho da perfeição
Cheio de imperfeições
Sou o que vês…
Ou o que quero mostrar.
Mas se olhares por mais de um segundo,
Verás vários “eus”,
Eu o que fui, eu o que sou e eu o que serei.

Christian Gurtner
Margarida - O que dizem os teus olhos?
Lucia - Aquilo que ves é aquilo com que podes contar, sempre!
Palavras para quê??
Lucia foi um prazer enorme conhecer um pouco mais dessa grande mulher que tu és e um prazer muito grande ter-te aqui na minha cozinha!!! Muito muito obrigado por esse previlegio!!!
Beijocas
Margarida


30 comentários:

O Barriguinhas disse...

Querida Margarida, muito obrigada pelo teu carinho e por me teres permitido o privilégio de estar na tua casa! Foi uma alegria para mim muito grande. Beijinhos doces. Lúcia

Doces em Casa disse...

Linda a nossa Lúcia, linda linda e cheia de história!
É assim alguém que sofre e se ergue para a felicidade!
Gostei muito da entrevista!

Beijinhos às duas!
Aida

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Gostei muito de conhecer melhor a Lúcia, entrevista muito agradável, deliciosa receita.
Beijo,
Vânia

M. disse...

Que sobremesa tão boa e fresquinha!!!
Beijinhos para a minha amiga linda e talentosa!

Cozinha de Mulher disse...

Eita lelê.. que entrar aqui logo cedinho é uma perdição em amiga?
Hummmmmm que delícia..
Quintas feiras por aqui são super chiques... e os convidados arrasam né?
Essa receitinha vai deixar feliz nossa amiga Andréa, que ama morangos..
Eu fiquei aqui babando pra variar né? rsr

Um beijo minha linda.. e um dia super especial viu?

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Um conversa muito bem acompanhada com um smoothie lindo! Gostei muito.
Beijinho, querida

Isabel Patrício disse...

Parabéns às meninas lindas :)
Adorei a entrevista e já no grupo do face se adivinha quem é esta "barriguinhas" :)sempre simpática e ternurenta com todos.
O smoothie ficou cheio de cor e já se bebia por aqui :)
Bjns
Isabel

Sadhia Hage disse...

parabens esta divino como sempre amada ..amei bjinhos em voce e nos lindos meninos

Lurdes Losquinhos disse...

Olá Margarida, adorei conhecer a Lucia.
A receita é deliciosa.
Bjs

Paula Vieira disse...

Lindas meninas. Pois eu tive o privilégio de conhecer a Lúcia em pessoa, há bem pouco tempo, e não retiro nem ponto nem virgula, ela é tudo isso e muito mais.
Uma grande mulher ( e é bem altinha), com um coração de ouro, uma doçura de pessoa, para não falar na sua boa disposição, resumindo é fantástica!
A receita está 5 estrelas, aliás como a Lúcia já nos habituou.
Beijocas grandes para as duas.

Paula

Tertúlia da Susy disse...

Gostei imenso da entrevista da nossa Lúcia, uma pessoa super sensivel e honesta. Desejo que consigas abrir o teu espaço e editar o teu livro. Eu irei comprar. Um beijinho para as duas, Lúcia e Margarida :)
Kiss, Susana

Comida de conforto disse...

Olá Margarida, é um prazer voltar a ver as tuas entrevistas, sempre tão interessantes! Gostei muito de conhecer a Lúcia, e gostei muito da receita, tão fresquinha para esta altura... Um grande beijo para ti, querida :)

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida. Entrevista muito boa, foi bom conhecer a Lucia um pouquinho mais, às vezes dou uma espiadinha no blog dela :). Que receitinha deliciosa esta, não?

Abraços. Fabiana.

Marina disse...

Adorei a sugestão!!
Bjs :)

Maria disse...

Gostei imenso da entrevista à tua convidada, uma menino que muito prezo. A receita que ela apresenta é bonita, doce e fresca, tal como a autora.
Beijinho
Maria

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

olá Margarida,a receita ótima a entrevista um encanto bjs Rosinha

Rita disse...

Margaridinha minha flor, depois de um bom papo
vem uma delicia de receita, essa cor vermelha
deu mais vontade ainda de provar, parabéns a Lucia
e que essa bela amizade seja eterna
Eu adorei e sai daqui satisfeita
Deixo um abraço a vcs com carinho
Bjuss
Rita!!!

Leonor Cerveira disse...

Olá...
Espectacular a entrevista, a entrevistada, a entrevistadora :)... Adorei ;)....
Beijocas grandes ás 2 :)
Leonor

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Andréa disse...

Querida Margarida,
mais uma bela convidada, a Lúcia arrasou e vc tbm!
A sobremesa e entrevista estão perfeitas, parabéns às
duas!

Beijinhos, sucessos sempre!

Josy disse...

Margaridinha querida, demorei mas cheguei, claro que não ia perder seu convidado de hoje. Adorei saber mais sobre a Lucia, gosto muito do blog dela e adorei essa linda e deliciosa sobremesa. Gostei muito da entrevista. Bjoas as duas.

Prata da casa disse...

Olá Margarida: mais uma excelente entrevista e entrevistada. Gosto sempre de ficar a conhecer melhor as nossas amigas virtuais. Adorei também a receitinha deliciosa que ela trouxe.
Bjs às duas
Márcia

Blog do Chocolate disse...

Margarida, minha querida amiga...

Uma vez mais brilhaste no palco das apresentações com a tua convidada tão doce e querida, como é a nossa Lucia ! :)
Ambas estiveram à altura, adorei a entrevista e conhecer um pouco melhor a Lucia e adorei uma vez mais ver-te como anfitriã, um papel que desenpenhas com maestria ! :)

Um grande beijinho às duas ! *

Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

Blog do Chocolate disse...

Desculpem... faltou dizer que adorei o smoothie da Lucia, com sabores que adoro, uma tentação irresistível neste Verão ! :)

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

Patricia Galis disse...

Linda entrevista concordo Deus jamais abandona parabéns!!!

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Olá Margarida!
Mais uma excelente entrevista! Adoro ler estes teus posts e a convidada desta vez é a nossa querida Lúcia!
A Lúcia é uma pessoas fantástica e uma mulher lutadora.
Uma beijoca e bom fim de semana

betisses com doçura disse...

Parabéns Margarida adorei esta entrevista.A Lucia parecer ser uma pessoa maravilhosa assim como tu, lindonas.
A receita é espetacular, beijinhos

Antonio disse...

Buenas, enhorabuena por el blog, me gustaría intercambiar enlaces contigo y que nos sigamos mutuamente.
Un enorme saludo desde http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
http://bufandasybanderasamps.blogspot.com/

Mena Lopes disse...

Já sei que tenho muitos post's para por em dia, mas já sabes que férias são férias!
Hoje é domingo e aproveito estar por casa e passei por aqui primeiro!
Já sabes que adoro as tuas entrevistas e como não podia deixar de ser, esta é mais uma! E sendo da pessoa de quem é, só podia gostar! Adorei o poema que a Lúcia escolheu para falar dela! É absolutamente uma cópia fiel daquilo que transmite!
Conseguem sempre as duas tocar a alma!
Um beijinho grande para as duas.

Carla Sofia disse...

Parabéns!
Mais uma excelente entrevista!

Beijinhos e uma boa semana
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

Lena Santos disse...

Olá Margarida
Tive o prazer de conhecer a Lucia na semana passada e realmente ela é muito simpática, um doce de mulher,adorei a vossa entrevista e o smothie de morangos também me sabia bem :-)
Beijokas