sexta-feira, 28 de junho de 2013

Um grelhado bem saudavel com vinagrette de cereja

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores... Acabei de receber agora mesmo uma mensagem de uma amiga que eu adoro assim do fundinho do meu coraçao (ela sabe) e a mensagem diz qualquer coisa como isto: " é tao bom o começo da manha quando alguem se lembra e no diz bommmm diaaaa, alem de ser um mimo, é sinal que alguem em algum momento se lembrou de nós... " é sem duvida nenhuma isso que eu quero que sintam, todos os dias ao visitarem o meu blog, o carinho e a alegria de começar um bom dia...  porque todos os que me visitam sao sem duvida alguma especiais e a gente mais linda do mundo e arredores!!!

Ontem fiquei com uma vontade louca de comer peixe... é verdade visitei tantos blogs com peixe ontem que me apeteceu comer peixe... e depois tb estava com uma enorme carencia, afinal fizeram um bundt na minha cozinha e eu nem migalhinha provei!!!

Lá vou eu á secçao dos peixes congelados e olhei para a enorme variedade que fiquei sem saber qual escolher...Foi quando senti um tentaculo bem gelado que se elevou da arca e me agarrou no braço, enrolou e enrolou feito pulseira, até que uma pota apareceu, e me olho olhos nos olhos, e sem precisar falar eu compreendi que eu e ela estavamos destinadas a jantar juntas, ela fez-me passar assim um flash na minha mente onde courgettes e beringelas dançavam lado a lado, cogumelos em fato branquinho conversavem alegremente e aquem e alem uma cerejas se interpunham no nosso caminho.. e mais abaixo enamoradamente se olhavam 2 cubinhos de tamboril... O ambiente era calmo e descontraido e a boa camaradagem era uma constante...

Lá fui eu para a caixa pagar as potas e iniciamos a nossa viagem a esse jantar que acabou por ser uma delicia para os sentidos, imerso em muitos sabores que se combinam (pelo menos para o meu paladar) na perfeiçao!

*2 cubos de tamboril
*1 pota pequena
*1 beringela
*3 cogumelos
*1 courgette

VINAGRETTE DE CEREJA
*1/2 colher de cha de mel
*1 colher de cha de azeite
*cerejas a gosto
*3 colheres de cha de vinagre balsamico
*1 pitada de sal

Começei por fazer o vinagrette, descarocei umas quantas cerejas e coloquei dentro de um copo, adicionei o mel, o azeite, o vinagre e o sal, misturei muito bem todos os ingredientes e reservei, dando de vez em quando mexidela no copo.

Cortei a courgette e a beringela em rodelas grossas e temperei com sal. Comecei por grelhar o tamboril e a pota com um pouco de sal. 

Quando o peixe e a pota ficou pronta  deitei um fio de azeite no grelhador e grelhei os legumes (beringela, courgette e cogumelos fatiados).

Coloquei tudo num prato onde acondicionei tb o peixe e reguei com o vinagrette de cereja.

Acompanhei a refeiçao com uma salada de alface, beterraba e cenoura ralada, endevias e pepino.


Ontem comprei pela primeira vez endevias, confesso que nunca tinha comido,e, apos ter pedido alguns esclarecimentos estava um pouco receosa... provei uma folhinha sem temperos, queria sentir o seu sabor e... enfim.. nao nos tornamos grandes amigas... mas la coloquei na salada, cortei-a em juliana e depois de temperada e juntamente com os restantes ingredientes... comeu-se e nao senti o seu sabor acido e amargo... Creio que será algo que nao vai ser uma constante la em casa :( 

Agora falta experimentar o aipo...vamos ver como me vou dar!!

*No post das perolas do mar, houve quem me perguntasse o que eram... Perolas do mar nao sao mais do que pequenas rodelas de pota congeladas.

Beijocas

Margarida


33 comentários:

Cuca disse...

Que refeição tão boa!! O texto está um máximo, a pota a puxar-te :)

Beijinhos*

Marina disse...

Olá Margarida,
Gostei da sugestão!
Bjs e Bfs :)

Lurdes Losquinhos disse...

Ola Margarida, que apetitoso jantar, gostei muito!
Bom Fim de Semana
Bjs

Doyle disse...

Sim, as endívias, a primeira vez que se prova, pode ser difícil. Tem uma acidez natural que poucas pessoas gostam. Eu adoro. Experimenta folhas de endívias com queijo roquefort, acho que vais gostar. Agora, este teu prato de tamboril e pota com esta variedade de legumes e a vinaigrette de cereja, está com um óptimo aspecto. Ainda não são 11h e já almoçava Margarida, abriste-me o apetite!
Beijinhos e continua a fazer coisas boas :)

nuno azevedo disse...

hummmm que aspecto fantástico!!! ;)

Beijusss

http://dicasedoces.blogspot.pt/

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Também por vezes tenho essa vontade intempestiva de comer algo fora do normal, essa sua vontade foi contemplada por uma deliciosa refeição, humm.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Um toque de canela disse...

Olá, Margarida! Que prato tão original! deve ter ficado muito bom!
Bjs

Sadhia Hage disse...

uau minha flor mas que delicia ..parabens amei bjokas doces crianças dodói amada se eu sumir vc ja sabe ok ..davi com garganta ruim e biel com pneumonia olha ´so depois de 14 anos que vai ter né amada bjus

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Uma refeição perfeita, Margarida, mesmo ao meu gosto! Quanto às endívias... são um gosto adquirido! Eu gosto qb... uso mais como "taças" porque, para isso, são perfeitas! ;)
Beijinhos querida!

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida! Tem dias em que a gente fica mesmo com uma vontade de comer uma comidinha de tanto ver por aí. Ainda mais sendo peixe, hummmm, pratinho delicioso este seu!

Abraços. Fabiana.

sandra neiva disse...

Olá Margarida,
mas que coisa mais deliciosa e saudável, hum fiquei com vontade de experimentar, e eu que tenho tantas e tantas courgettes no quintal, adorei esta sugestão.

Beijinhos

Marisa Vlasic disse...

Que maravilha de grelhado Margarida, bem saudável e saboroso e esse vinagrete de cerejas é bom demais, adorei !!

Beijinhos e um ótimo fim de semana!

Mena Lopes disse...

Olha parecia que me estava a ver a mim no supermercado! E por falar nisso, nao te esqueças amanha de comprar o abacate!!
De que Bundt falas tu que nao vi nenhum??
Olhas as endivias nao sao muito amigas!! Mas prontos, se nao experimentamos nao sabemos a que sabe né??
Quanto ao resto... Da proxima vez avisa! Que eu fiquei aqui a salivar so com a vinagrete de cerejas! Imagina com o resto!!!
Beijinhos e bom fim de semana!

Violeta Pasat disse...

Uau Margarida,que grelhado delicioso.Vinagrete de cereja,legumes,pota,peixe...quem diz que a comida de dieta não é boa?eu digo que é melhor!
bjns e bom fim de semana

Neide MC disse...

Oi Margarida, com esses olhos nos olhos surgiu essa deliciosa e saudável refeição.

Bjs e ótimo final de semana.

Andréa disse...

Boa noite minha amiga!
Vim para o jantar, rsrs.
Seu grelhado além de saudável ficou tentador, o molho
deu um toque especial, criatividade e bom gosto total!

Bjs, bom fds ♥

Josy disse...

Margaridinha, eu adoro endivias, mas as danadas são bem carinhas por aqui, é uma saladinha de ricos hehehe. Mas gosto muito, quando tenho oportunidade sempre compro. Adorei seu prato, ficou bem ao meu gosto e bem caprichado, bom experimentar novos sabores. Beijinhos um ótimo final de semana

luci disse...

Amiga Margarida que maravilhoso grelhado, estou aqui com vontade, parabéns beijos Luci

Anónimo disse...

Today, I went to the beach front with my children.

I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said "You can hear the ocean if you put this to your ear." She put the shell to her
ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her
ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!


My web blog - dieta daneza pareri

Filomena Conceição disse...

Margarida, este molho deve ter ficado muito bom, neste grelhado.

Beijinhos!

Belocas disse...

Uma refeição com muitos sabores e aromas.
Uma delicia!
Bom fim de semana
bjs

Rita disse...

Querida amiga, te uns tipos de peixe que ainda não provei
mas eu acho que esse aqui deve ser uma delicia, pq
adoro peixe...o prato ta um luxo, o sabor melhor ainda né
Deixo um abraço de bom final de semana
Bjuss
Rita!!!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

hummmmmmm Margarida delicia de grelhado bjs Rosinha

Cacahuete disse...

Podes crer Margarida e tao bom quando alguem se lembra de nos...e nos envia mensagens de amizade e carinho. Tambem tenho fases dessas...parece que sou perseguida por determinada receita ou ingrediente. Fizeste uma bela refeicao e bem saudavel.

Beijinhos

Sileni Machado disse...

Minha querida amiga! É a primeira vez que vejo vinagrete de cerejas, essa novidade só podia vir de você! Imagino a festa dos legumes felizes compondo este prato, só pode ser sucesso, né?! =)
Uma linda semana pra vc! =)
Bjs
www.viveraprendendo.com
PS: Nada como criar galinhas e ter ovinhos fresquinhos a toda hora! Maravilha!!! =)

Evanir disse...

O Amor é complexo, mas é lindo,
muito lindo! Quando ele .
Acredite no Tempo, na Amizade,
na Sabedoria, e principalmente no Amor.
A verdadeira amizade supõe um pacto de fidelidade,
uma capacidade de dar sem esperar resposta.
Em nome desse amor , que estou aqui hoje.
Um dia especial..especial de verdade.
O aniversário da minha pricesa(Lara)
por isso venho convidar para uma visita no meu blog.
Uma semana abençoada e na paz.
Beijos no coração ,Evanir

Cozinha de Mulher disse...

Oi minha linda.. que saudade.
Menina, já disse o quanto adoro seus textos assim né?
Onde frutas, verduras e mais companhias ganham via e começam a fazer parte da história...
Adoro!!
Imagino que esse jantar foi de grande sucesso em?
Adorei a sugestão de vinagrete de cereja, pra mim uma grande novidade.
Hummmm

Beijoka minha linda.. e uma semana super especial viu?

Isabel Patrício disse...

Uma combinação muito interessante e uma refeição saudável.
Adorei a vinagreta, hei-de experimentar
Bjns
Isabel

O Barriguinhas disse...

Margarida, ganhas-me aos pontos com tanta coisa boa e deliciosa!!! Adorei. Beijinhos

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

Uma receita muito agradável, como também estou de dieta esta ideia pareceu-me muito boa.

beijinhos

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Olá Margarida!
Esta receita parece-me muito boa, saborosa e agradável! Está perfeita!
Beijinhos e boa semana

Magda disse...

Amei a sugestão, querida Margarida!
Posso imaginar o delicioso sabor desse grelhado!
Adorei saber um pouco mais de seus gatinhos!
Beijos com carinho!

Blog do Chocolate disse...

Oh minha linda Margarida,

Estivesse eu mais perto de ti e teria gravado essa tua amena cavaqueira com os legumes e seres marinhos do hiper-mercado ! eh eh eh
Tonta querida ! :) :)

Olha, adorei este teu grelhado, o vinagrete de cereja deixou-me mesmo curiosa, tem aspecto de ser excelente e se tu confirmas, pois eu não desminto !
Está com um asepcto delicioso ! :)

Beijocas grandes