quinta-feira, 20 de junho de 2013

Na minha cozinha com... Sileni



Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!

E nao é que la chegou mais uma quinta, e com ela ja se sabe que chega mais um ou uma convidada!!

Essa semana a minha convidada atravessou o oceano Atlantico, nao... nao foi a nado... foi mesmo á velocidade da luz eheheheh!!

Eu acho que a minha convidada de hoje imaginava que a minha quinta era um pouco como as que encontramos nas lezirias ribatejanas com os lindos cavalos puros lusitanos entre outras raças... e tinhamos o problema de ela nao gostar muito de cavalos e como tal sentia com algum receio ao inicio da aventura e da visita... algo que eu estranhei pois geralmente quem visita Portugal se encanta por este pequeno cantinho á beira mar plantado!,,,

Quando chegamos ao nosso destino, assim quase quase junto da serra da estrela, tendo os seus montes como cenario e nao vendo nenhum equídeo por perto é que senti que a minha querida Sileni relaxou completamente... nossa eu poderia ter logo descansado ela pois na minha quinta nao temos cavalos, (embora o meu ultimo convidado ate tenha tido alucinaoes com vacas... eheheheh)! A Sileni nao alterou em nada o que eu ja sentia que ela seria, pelo contrario minha admiraçao por ela aumentou e muito , porque é uma pessoa muito humana...

Margarida - Bom dia Sileni, é um enorme prazer ter vc aqui comigo!

Sileni - Nossa Margarida, esse fuso horario é enorme... estamos falando ás 08:30 em Portugal quando no Brasil ainda sao 04:30... 

Margarida - Verdade minha querida, nesse horario da para andarmos aí uns quantos dias com jet lag! Pronta para iniciarmos a nossa conversa?

Sileni - Claro que sim, vamos a isso!

Margarida - Quando e porquê decidiste criar o blog? 

Sileni - Criei o blog há 3 anos atrás com o intuito de arquivar as tantas receitas que adquiri desde que descobri a maravilhosa arte de cozinhar! Mas com o tempo o blog tomou uma proporção que eu não esperava, conquistei muitos amigos e ele passou a ser a minha "casinha virtual" onde recebo todos vocês para partilharmos ideias, receitas e desfrutarmos de uma boa conversa.

Margarida - Como escolheste o nome? 

Sileni - A princípio ele se chamava "Vivendo e Aprendendo a Cozinhar" porque desde que descobri o gosto pela culinária passei cada dia buscando aprender tudo sobre a arte da boa comida, depois ele foi repaginado, passei a abordar outros assuntos além da cozinha e então passou a ter o nome de "Vivendo e Aprendendo" porque, para mim, a vida é um eterno aprendizado.

Margarida - Quando descobriste o gosto pela cozinha? 

Sileni - Quando me casei! Até então, confesso que não sabia fazer nem um cafezinho, com o tempo senti a necessidade de comer comida de verdade e ter o prazer de sentar-me à mesa para saborear uma bela refeição feita por mim mesma. Cansada de comer uma comidinha insossa e sem sabor, dei um basta, arregacei as mangas e fui aprender a cozinhar. Passei a comprar livros e mais livros, revistas de receitas, assistia os programas de culinária, gravava e ia anotando tudo os que os culinaristas ensinavam e aos poucos fui aprendendo e tomando gosto pela cozinha e me arrisco a dizer que aí me encontrei! rs

Margarida - O que mais gostas de cozinhar? 

Sileni - Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas o preparo dos doces e sobremesas é o que me encanta mais. Muito embora, aqui em casa, evitamos os doces, então acabo fazendo mais pratos salgados.

Doce ou salgados?

Para fazer os doces, para comer os salgados

Tachos e panelas ou robot de cozinha? 

Os dois

De manha ou á tarde? 

De manhã

Praia ou montanha? 

Praia, embora detesto a areia grudando no corpo, mas o mar é lindo demais!

Cao ou gato?

 Cão

Verao ou inverno?

 Verão

Calças ou saia?

 Calças

Desportiva ou sensual?

 Desportiva sensual, rs.

Aventura ou romance? 

Romance

Comedia ou drama?

 Comédia

Fast food ou confort food?

 Comfort food


Sileni, a partir desse momento minha cozinha é a tua cozinha portanto se sinta á vontade como se estivesse na sua propria casa!!

Como prezo muito uma receita prática, fácil e saborosa escolhi apresentar esta Torta Bicolor com Morangos. Fica uma massa bem macia, um creme bem docinho por cima contrastando com o azedinho do morango. Pena que não consegui belos morangos para esta receita e as duas caixinhas que comprei não tive bom aproveitamento delas. :(
Bem, mas vamos a receita. Espero que gostem!

Massa:
1 ovo
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de óleo (usei de milho)
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (sopa) de chocolate em pó
Manteiga para untar

Recheio
1 caixa de creme de leite (natas)
3/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor
2 colheres (sopa) de água para hidratar a gelatina
3 xícaras (chá) de morangos
Raspas de limão para decorar

Preparo: No liquidificar, bata o ovo com a água e o óleo. Na função pulsar, adicione aos poucos os ingredientes restantes, batendo após cada adição. Despeje numa forma redonda com fundo removível (20 x 5cm) untada com manteiga e enfarinhada e asse em forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos ou até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo. Depois de fria distribua o recheio e acomode os morangos. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas ou até firmar. Desenforme e sirva decorada com as raspas de limão.
Recheio: Bata o creme de leite com o açúcar, a baunilha e o leite no liquidificador. Hidrate a gelatina na água e derreta no micro-ondas por 15 segundos, com ela ainda quente despeje sobre o creme e bata até misturar. Utilize.
* Poderá substituir a manteiga pela margarina.
*Como a minha forma era grande eu dobrei a receita, com exceção da essência de baunilha que mantive a quantidade.


Um desejo... 

primeiro, conhecer todo o Brasil e depois o mundo!

Sinto saudades de... 

quem mora longe

Nao ficaria sem... 

o sol (meu marido é o meu sol) *:x apaixonado

Nunca consegui fazer.... 

andar de bicicleta

O mar é... 

lindo, mas ao mesmo tempo assustador

Um dia perfeito começa... 

com uma borboleta no meu jardim

Felicidade... 

está aonde menos se espera

Amor... 

uma decisão e não um sentimento

Deus...  

é Amor

FAmilia.... 

o bem da humanidade

Solidao... 

isolamento de si próprio e de Deus

Tenho medo de... 

altura e do desconhecido

A maior virtude de uma pessoa é.... 

a paciência

O pior sentimento.... 

inveja

JAmais voltaria ... 

a andar de montanha russa, rs

O dinheiro nao compra... 

o amor

Sem amor a vida seria... 

não haveria vida

Uma cor... 

azul... forever!

Um filme... 

Um Lugar Chamado Notting Hill

Uma musica... 

Paradise do Coldplay

Uma personalidade... 

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil

Um sonho... 

ter um sítio e reunir a família aos finais de semana

Alguem que admiro... 

minha mãe

Deus jamais.... 

nos abandona

Algo que aprendi foi...

 falar menos e ouvir mais

Uma frase... 

"Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim e elas virão até você!"

Margarida - Qual a maior conquista da tua vida? 

Sileni - Buscar ser eu mesma sempre

Margarida - Qual o brasil dos teus sonhos? 

Sileni - Um Brasil que valorizasse mais as pessoas pelo o que elas são e não pelo o que elas têm. Um país mais justo, com leis que realmente funcionem e acima de tudo que fosse um país mais honesto e que todos os corruptos fossem banidos para nunca mais voltar, a começar por Brasília (se é que me entendem!).

Margarida - Sileni por Sileni  

Sileni - uma mulher que chora, que ri, que ama e que acima de tudo é temente a Deus e que está sempre buscando as coisas do Alto, não guarda rancor, (muito) teimosa, apaixonada pela natureza e que procura sempre encontrar luz e esperança onde tudo pareça perdido e sem solução, cai e levanta com a certeza de que a vida vale a pena sempre!


Margarida - O que dizem os teus olhos? 

Sileni - Eu sou assim! Se quiser me abraça, senão volte outra hora. Eu sempre estarei aqui se preciso for!

Bem essa é a Sileni se nao conhecerem o blog dela façam uma visita, tem receitas maravilhosas..

Muito obrigado Sileni pela tua amizade e carinho sempre comigo!!!

Beijocas

Margarida


31 comentários:

Doyle disse...

A tarte da Sileni é tão bonita, deve ser muito gostosa :)
Beijos para as duas :)

São Ribeiro disse...

Aqui esta uma cozinheira que não conheço.
Mas vou já cuscar.
Gostei muito da entrevista e a sugestão uma delicia.
bjs

Romy Almeida disse...

Bom dia Margarida... isto de logo de manhã apareceres com delicias destas não está com nada... olha que eu preciso de perder uns kilos :(
E não está nada fácil sniffff
Mas que a receita é excelente isso é... e não me importava nada de pegar num pedaço lol
Mas sem ninguém ver eheh

Bjkas

Cozinha de Mulher disse...

Ai que lindo..
Eu adoro as quintas porque podemos conhecer um pouquinho mais as pessoas que admiramos.
A Sileni pra mim é uma guerreira linda..
Cheia de vida.. que transmite amor em tudo o que faz..
Amei conhecer um tiquinho mais dessa pessoa encantadora pelo qual tenho um carinho imenso..

E a você.. parabéns por nos trazer esse quadro super lindo..
Um beijo minha linda.. e um dia super especial viu?

Cuca disse...

Olá Margarida,

Gostei muito da entrevista porque fiquei a conhecer o blog da Sileni que não conhecia e adorei :)

Beijinhos*

Sileni Machado disse...

kkkkkkkkkk
Perdoe-me linda amiga, mas se tivesse cavalo aí, eu não ia aparecer para esta entrevista, não! Hahaha
Ia te dar o maior bolo, hehehe.
Minha querida, agradeço demais pelo convite, pelo seu carinho, pela sua recepção calorosa e estar nesta cozinha maravilhosa foi um grande prazer pra mim! Você é uma das amigas da blogosfera que agradeço a Deus por ter conquistado. Muito obrigada de coração!
Grande beijo e um forte abraço! =)
www.viveraprendendo.com

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adorei a receita! Não conhecia o blog da Sileni!
Beijinhos, querida

Filomena Conceição disse...

Que encontro feliz!

Um beijo às duas!

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida. Muito simpática a Silene! Gostei da entrevista.

Abraços. Fabiana.

Sadhia Hage disse...

amei minha linda bjinhosdoces amooo a sileni bjokas

Mary - Strawberrycandy disse...

Super simpática a Sileni,.....
Tem passatempo no meu blog, vê o que podes ganhar se participares:
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
Beijinhos,

Lurdes Losquinhos disse...

Olá Margarida, adorei a entrevista, ficamos a conhecer mais um bocadinho sobre a Sileni.
Gostei muito da receita.
Beijinhos

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Mais uma ótima e simpática participação, deliciosa torta, parabéns para ambas.
Beijos,
Vânia

Paulo Herculano disse...

Alucinações com Vacas hahahahaha

Bem essa convidada trouxe uma bela guloseima para a tua cozinha, nham nham

Beijos

luci disse...

Adorei a entrevista e adorei a receita
beijos

Artes da Mel disse...

Adorei a entrevista e a receita!!!
Beijinhos
Mel

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

Parabéns pela bela entrevista,e gostoso conhecer um pouco mais das nossas amigas(mesmo que virtual) delicia de receita bjs Rosinha

Marina disse...

A torta ficou com bom aspecto!
bjs :)

Joana disse...

É realmente uma maravilha Margarida!
É uma óptima ideia! Não conhecia a Sileni e parece uma pessoa fantástica :)
E o bolinho está fantástico!
Um grande beijinho

Mary - Strawberrycandy disse...

Margarida, será que me podias mandar a foto do teu bolo Floresta Negra, que participaste no meu passatempo? É que tens as fotos protegidas aqui no teu blog e eu estou a actualizar as participações e não consigo adicionar a tua,....Podes mandar para o meu email p.f.?

strawberrycandymoreira@hotmail.com
Beijinhos,

Marisa Vlasic disse...

Adorei a entrevista Margarida, a Sileni é demais né, assim como o blog dela, que também é muito legal!!

Beijinhos e um excelente fim de semana!!

Vera Lúcia disse...


Olá Margarida,

Vim aqui para ver a entrevista da Silene e aproveito para parabenizá-la pelo blog.
A entrevista foi excelente, tanto em termos de perguntas quanto às respostas bem oferecidas pela Silene, que refletem sensibilidade, sabedoria e bom humor.
A receita é imperdível e mostra-se muito saborosa.

Beijo às duas.

Josy disse...

Eba chegou o dia das visitas ilustres. E hoje veio uma pessoinha especial. Gosto demais da Sil, ela é um amor de pessoa,carinhosa e muito amiga.Adorei a entrevista e achei muita graça ela ter medo de cavalos kkkkk A receita é deliciosa, como tudo o que ela faz no blog. Mais uma entrevista que adorei. Parabéns a Sil e a vc Portuleira. Beijinhos, ótimo final de semana

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida Margarida
Aqui na blogosfera, nos enchem de carinho e não podemos retribuir de maneira distinta...
A Sileni tem se mostrado uma doce amiga do coração e confirmo aqui tudo de bom que vc mencionou sobre ela...
Deus nos uniu também...
A receita é de dar água na boca mas o que ela posta que não o seja???
Fico daqui do outro lado da tela com água na boca de tudo... creio ser isso o que me faz engordar... rs...
Gostei do lado de bom humor que ela passou na entrevista...
Sejam abençoadas as duas...
Bjm de paz e bem

Andréa disse...

Duas queridas!
a Silene arrasou belas respostas, torta linda, tudo
perfeito!
Parabéns às duas, adorei a entrevista!

Beijos ♥

Rita disse...

Que bonito eu adorei conhecer
mais um pouquinho dessa amiga tão querida
Parabéns as duas que fizeram desse post um luxo
Abraços com carinho
Bjuss
Rita!!!!

Josy disse...

Portuleirinha passei hoje a tarde e deixei um comentario, não sei se entrou, mas fiquei muito feliz de saber que a Sil foi sua convidada de hoje, gosto demais dela. Adorei e entrevista e a receita. Parabéns, pra voces duas. Beijocas

Sileni Machado disse...

Olá querida amiga, de modo mt especial agradeço a tds as amigas que passaram por aqui e deixaram comentáris carinhosos a meu respeito! Muito obrigada de coração!
Deixo aqui tbm meus sentimentos pelo ocorrido com seu padrinho, tenho fé de que ele está na glória do Pai! Que Deus console o seu coração e traga esperanças de dias melhores!
Obrigada minha amiga por td o seu carinho e amizade!
Fique com Deus! =)
Bjs
www.viveraprendendo.com

Isabel Patrício disse...

Olá Margarida,
mais uma entrevista maravilhosa. Não conheço o blogue da Sileni, mas vou lá cuscar, porque adorei a receita.
Bjns
Isabel

Catarina - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida Margarida, também eu ando muito fugida daqui, o tempo não dá para tudo mas ao menos vou acompanhando pelo FB.
Não conhecia esta tua convidada mas vou espreitar pois adorei o bolo dela :)) Uma vez mais parabéns às duas por esta divertida entrevista :)

beijinhos e boa semana

Blog do Chocolate disse...

Margarida, minha amiga,

Uma vez mais adorei esta entrevista ! :)
Tive o prazer de conhecer o delicioso espaço da Sileni há pouco tempo e desde aí não mais o abandonei, pois adoro visitá-la !
Adorei conhecer um pouco mais da Sileni e envio grandes beijinhos para as duas ! :)

Beijos

Isabel