quarta-feira, 26 de junho de 2013

Courgette á oriental/cotovelos com perolas do mar e salsichas


Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!
Depois de um final de semana completamente cheio de asneiras, por acaso ate nao, voltei a minha querida comidinha preferida e bem saudavel... mtos legumes, muitos vegetais e tudo mto, mto fresco!!

Ja é do conhecimento que se tem legume que eu gosto muito é courgette... e as minhas la do quintal tem sido muito generosas, ofertando-nos por dia cerca de 3-4, o que é uma verdadeira maravilha, claro que algumas eu ja as vou reconduzindo para o inverno, mas aqui em casa tem sido um verdadeiro festival de abobrinhas e de diversas receitas com estas!!


Desta vez quando fui ao super mercado trouxe comigo umas perolas do mar, pois andava muito curiosa para saber o que seriam e como seriam... pois bem so posso fizer que sao simplesmente fantasticas...

Mas, depois andei a pensar... como as vou fazer para mim?? Impunha-se algo pouco calorico... Wook em punho e fogao com ela... e precisamos de:

*1 courgette cortada ao meio e a polpa retirada (sem desmanchar a casca)
*pérolas do mar a gosto (usei so 5 ou 6)
*1 fio de azeite
*2 dentes de alho
*2 colheres de sopa de molho de soja
*1 colher de café de mostarda em grão
*sal
*3 fatias de ananás
*1 tomate bem madurinho
*1 alho francês (parte branca)
*mistura segredos do mundo oriental da margao
* queijo  ralado magro

Na wook deitamos um fio de azeite, adicionamos o alho, a polpa da courgette, as perolas do mar (eu parti em cubinhos pequeninos), o alho francês ralado finamente, o ananas cortado pedaços pequenos, o tomate limpo de peles e sementes, temperamos com o molho de soja, o sal e a mistura oriental. Tapamos a wook e deixa-se cozer lentamente em lume brando.

Quando estiver tudo cozido, recheamos as metades da courgette com este preparado e polvilhamos com queijo ralado. 

Levamos ao forno a 180º cerca de meia hora e serve-se acompanhado de uma saladinha a gosto!

E aproveitando o resto das perolas do mar, fiz o jantar para os restantes elementos da casa...
Num tacho piquei 1 cebola, 2 dentes de alho e 1 fio de azeite. deixei alourar, adicionei as perolas do mar  e refresquei com 1 copo de vinho branco. Temperei com sal.

Deixei cozinhar mais ou menos por 20 minutos adicionei 2 copos de agua e quando esta levantou fervura adicionei a massa cotovelo e 1 lata salsichas partidas em bocados. Deixei cozinhar a massa  e servi acompanhada com salda!!!


Beijocas


Margarida


27 comentários:

Histórias e Aromas disse...

Que pratinho tão rico!
Gostei muito!
Beijinho!
Cláudia

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Imagino que muitas pessoas ficaram curiosas para saber o que são as pérolas do mar, imagino que seja pota com corte especial, certamente fez uma deliciosa refeição.
Beijo,
Vânia

Mena Lopes disse...

Então mas tu agora fazes sempre um 2 em 1??
Se a primeira ja me deixa a babar, com a segunda fico morta!! Adoro esse toque no ananás! Acho-o simplesmente perfeito para contrastar!!
Olha eu aqui tao longe, tb ando com vontade dessas perolas do mar! Mas terá que esperar até chegar à santa terrinha!!
Beijinhos minha linda!!

Cozinha de Mulher disse...

Oiê... Que saudade..
Tudo bem minha amiga.
Menina, quantas delicinhas em?
A turminha com certeza ficou com um sorrisão de ponta a ponta da orelha srsr

Um beijo minha linda.. e uma quarta-feira super especial viu?

Sileni Machado disse...

Olá querida amiga, achei o nome dessa receita chique demais, rs. E deve ter ficado mt saborosa!
Bjs, fique com Deus! =)
www.viveraprendendo.com

Mary - Strawberrycandy disse...

Que deliciosa sugestão Margarida,....olha o Max está óptimo,....lol,....também tens gatinhos?
Quase a acabar este passatempo, vê como participar, se ainda não o fizes-te, claro,...
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
Beijinhos,

Rita disse...

Bom dia de chuva e frio por aqui!!
E depois de pronta ficou assim, só dando
vontade na gente, menina a cor é maravilhosa
o sabor deve ser bem melhor hummmm
Deixo um abraço
Bjuss
Rita!!!

(¯`v´¯)
`·. ¸.·´
☻/
/▌

Rachel disse...

Hummmmmmmmm, adorei Margarida, principalmente a massa do jantar, estão com um aspecto muito bom, deve ter ficado delicioso!
Bjuss!!!

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Oi MArgarida adoro salas mas amo mais ainda massa, ai como eu amo.

bjs

Gélia

Patricia Galis disse...

Hummm nunca comi adorei a receita já salvei no pc.

FAZENDO ARTE disse...

Olá Margarida, que felicidade colher abobrinhas fresquinhas no próprio quintal, bom demais, ótima receita!
Oslaine
Bjs

Filomena Conceição disse...

Margarida, também gosto muito de courgette e de todas as maneiras!
Gostei da tua sugestão!

Beijinhos!

cristina fonseca disse...

Querida amiga ... que saudades de vir aqui à tua cozinha :)
Sabes, ainda não experimentei as pérolas do mar, mas tenho mesmo de provar!
Ficou bem ao meu gosto o teu pratinho!
Beijocas doces :)

Um toque de canela disse...

Olá, Margarida!
Vais muito bem com este teu prato saudável. Eu também gosto muito de courgettes e as tuas pérolas do mar ficaram bem apetitosas!
Bjs

luci disse...

Que delícia de pratos Margarida
beijos

Lurdes Losquinhos disse...

Olá Margarida.
Que maravilha de refeição.
Bjs

M. disse...

Muito bom aspecto, muito apetitoso!!!
Beijinhos, boa quarta!
(Isto é calor a mais, melhere!)

Josy disse...

Hum nós somos apaixonadas por abobrinhas né Portuleirinha, adoraria ter um pedacinho do seu quintal para colher todos os dias essas delicias, adorei seus pratos, bem ao meu gosto e bem saborosos sem duvida. Beijocas miga

São Ribeiro disse...

Eu adoro courgette e gostei da sugestão, a massa também ficou uma delicia.
Há muito que não que não compro dessas pérolas.
bjs

Artes da Mel disse...

Margarida parece muito gostoso, mas o que são perolas do mar?
Beijinhos
Mel

Violeta Pasat disse...

Margarida,adoro courgette recheada.As do supermercado não tem o mesmo sabor que as do quintal por isso a sua refeição deve ter ficado uma delícia.Adorei a combinação de sabores.
bjns

Evanir disse...

Bem aventurado aquele que já consegue receber com a
mesma naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro,
o triunfo e a queda.
De todas as minhas conquistas a maior delas são os meus amigos,
e amigas.
De sorriso puro no rosto de uma criança.
Acredite na fé, mais força, na esperança e na razão.
Descubra-se , ame-se, perdoe-se!
Viva intensamente
a cada Dia da sua vida.
Que sua noite seja de infinita paz ,
viaje comigo tenho certeza ,
que se sentira muito feliz.
Beijos paz e muito amor pra você.
Evanir.

Andréa disse...

Minha querida,
uma comidinha bem feita e saudável não dar pra resistir,
pratinhos super tentadores!

Bjs no seu ♥

Susana Machado disse...

Que óptimas sugestões!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida delicia de receitas ainda mais quando temos as nossas verduras e legumes cultivadas no nosso quintal bjs Rosinha

Blog do Chocolate disse...

Adorei esta tua refeição, querida, até porque adoro courgettes seja de que forma for ! :)

Também ainda não experimentei as ditas "pérolas do mar", mas um dia lá vai calhar, as tuas ficaram com um aspecto delicioso ! :)

Beijinhos

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida! Parece bem gostoso este pratinho!

Abraços. Fabiana.