segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bolo de 1001 frutas e um cha gelado de limao para um aniversario


Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!

Ora que eu hoje so posso mesmo escrever... estou sem piuuu... E nao... nao foi por andar a festejar o titulo do Porto, nada disso.... simplesmente estas alteraçoes do tempo e a minha teimosia em nao querer ir buscar novamente roupa quente e recusar-me a fechar os pes em tennis ou botas... pronto... tou com uma gripalhada que me fez perder  o piu completamente,,, mas adiante porque daqui a um mes estamos no verao e nem primavera tivemos!!! 
:(


Hoje aqui no blog tenho uma dupla jornada...

Um bolo que se ao inicio era para um desafio de repente virou para dois, e uma bebida com muito Limao para a Carla do blog Acçao na Cozinha que completou 3 anos!!

Como eu ja sigo esta menina e o seu blog ha mais de 3 anos... Como??? pois nao esquecendo o meu antigo blog... e como Limao tb é um fruto que eu gosto muito (nao a ponto de o comer Carla) nada melhor que fazer um cha geladode limao para acompanhar o bolo... 

O cha nao tem nada que saber.... basta ter em casa:

*1 limao
*2 paus de canela
*2 anis estrelado
*mel
*2 cravinhos
*gelo


Num copo coloca-se agua a ferver com com as duas pontas do limao, so a parte amarela. Deixamos repousar por mais ou menos 15 minutos.

Numa jarra esprememos metade do sumo do limao, e a outra metade cortamos em rodelas e colocamos tb dentro da jarra, juntamos os paus de canela o anis estrelado, os cravinhos e regamos com mel a gosto. Mexemos tudo muito bem e deixamos tomar gosto por mais ou menos 30 minutos.

Juntamos gelo a gosto e vertemos o cha de limao frio para a jarra, mexe-se muito bem e serve-se mesmo mesmo gelado!

É uma receita muito simples mas que aqui por casa faz sempre no verao muito sucesso, podemos adicionar um pouco de licor de limao, neste caso nao adicionei por causa dos meus filhos poderem beber tb.

E assim fica a minha participaçao no aniversario da Carla.


Hoje aqui  pelas bandas do blog ja era mesmo para sair um bolo... mas entretando em conversa com algumas amigas no FB e por ontem ser o dia WBD lá foi feito um desafio... e olhem o bolo serviu para os dois desafios, o WBD e a BC - comer bem para viver melhor, que este mes tinha no ultimo dia um fruto seco a  nosso gosto... Eu gosto muito de pistachos, nozes, amendoas etc... etc... mas tinha-me esquecido de comprar... entao andei a rebuscar a minha despensa á procura do que poderia fazer e dei de caras com coco... pronto... eu adoro coco, esta resolvida a questao... e para tornar o bolo ainda melhor, mais humido e com um sabor arrebatador usei mix de frutos do bosque, banana, maça e morangos... 

Quanto á massa... nun deu trabalho... tinha ali um preparado para bolo marmore da Branca de Neve  e um outro de chocolate de outra marca ... foi só juntar os dois e por as frutas e forno com ele....


*1 preparado para bolo marmore
*1 preparado para bolo de chocolate
*300 gr de frutos do bosque
*50 gr de coco ralado
*8 ovos
*200 ml de oleo
*200 ml de leite ou natas (usei leite)
*1 maça ralada
*2 bananas
*1 pera ralada


Numa tigela colocar os preparados, adicionar os ovos, o leite e o oleo e bater tudo muito bem.

Noutra tigela colocamos os frutos do bosque, o coco, a banana partida em rodelas a maça e a pera raladas e mexemos tudo muito bem

Verter para uma forma previamente untada (usei de chaminé) e por cima espalhar a mistura de frutas levar ao forno cerca de 50 minutos ou até o palito sair limpo.

No fim de cozido desenforma-se e prepara-se um creme com chocolate branco 200gr e uma tampa de oleo de coco leva-se ao lume mexendo sempre, deixa-se derreter  e espalha-se por cima do bolo.

Noutro recipiente coloca-se 1/2 pacote de natas (usei de soja) e deixa-se levantar fervura. Junta-se 100 gr de chocolate ao leite partido em pedaços mexe-se bem ate derreter e rega-se o bolo com este.

Decora-se a gosto, eu usei framboesas e coco colorido!!!


E aqui ficam as sugestoes para a semana ficar bem docinha

Beijocas

Margarida




35 comentários:

Cuca disse...

Isso é que é um bolo cheio de frutas!! E ficou com óptimo aspecto, para além de ser muito fácil de fazer :)

Beijinhos*

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Oh minha querida!
Eu também ando um pouco atacada da minha garganta. Este tempo dá cabo de nós. OH Primavera volta que estás perdoada!
O teu chá é uma delícia e gosto tanto de fazer nos quentinhos! O bolinho ficou uma maravilha...nham e com frutos vermelhos ia adorar comer uma fatia.
Uma beijoca e uma boa semana

Doyle disse...

O bolo tem um ar tão, mas tão bom...
As melhoras Margarida :)

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Não conhecia essa bebida de limão, sem dúvida vou experimentar imagino-a muito refrescante. O bolo como sempre é muito saboroso.
Beijo, boa semana,
Vânia

Filomena Conceição disse...

Que combinação apetitosa, Margarida!
Boas melhoras!

Beijinhos!

São Ribeiro disse...

Ficou um bolo lindo e tão guloso.
Boa semana
bjs

Entre Tachos e Sabores disse...

O bolo ficou uma autentica tentação de tão bom que deve ser Margaria, e o refresco para também ficou do meu agrado eheheheh um excelente lanche, pode vir um menu aqui para mim :) As tuas melhoras!

Beijinhos,
Joans

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha amiga linda..
Espero que fique bem logo.. essa mudança louca de tempo é de matar né amiga?
Quanto a esse bolo.. Jesus!! Que perdição..
E essa fatia? Isso sim é judiar kkkk
Me parece tão molhadinho.. tão delicioso..
Ai Deus!! Pena que estou tão longe, ou bateria a sua porta agora mesmo para experimentar essa maravilha..
Um beijo minha linda.. e uma semana super incrível viu?

Marlene Teixeira disse...

Oi Margarida!

Que belas participações! Umas delícias! :)

Boa sorte!*

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

As duas receitas deliciosas, querida... agora, para ti, é melhor que o chá de limão seja quente e com gengibre e mel, para melhorares rápido!
Beijinho e as melhoras!

Sol Pâtisserie disse...

Oi amiga, hummm este bolinho deve estar uma tentação de tão bom, gostei da sugestão do chá e fizestes uma linda apresentação, melhoras vu, boa semana bjs !!!

Tertúlia da Susy disse...

Oh Margarida, que bolo tão guloso!
Boa semana
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

kika disse...

Que misturada que saiu tão bem!!! bjks

Mena Lopes disse...

Tu põe semana docinha nisso!! Que este bolo deixa-me a sonhar!!! Ando muito gulosa, mas sem vontade de cozinhar!! Mas olha isto passa!! Vou me inspirando por aqui!!
Agora poe la o chá gelado e o bolo que vou a caminho ver essa afonia!
Beijinhos.

sandra neiva disse...

Olá Margarida,

Já me deu uma vontade enorme de entrar pelo ecrã, este bolo está mesmo uma delicia, tenho mesmo que dizer das melhores sugestões sem duvida, o interior deve ser fantástico, vou ver mais uma vez.
Adorei.

beijinhos

Um toque de canela disse...

Que lanchinho perfeito, margarida! O bolo ficou soberbo e o chá bem refrescante!
Bjs e melhoras!
Paula

Mary - Strawberrycandy disse...

Só boas sugestões,...que delicioso bolinho que nos trazes!
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Aim'Art disse...

Margarida, ficou lindo o teu bolinho e o chá parece-me muito bem... Beijinhos e boa semana

Brisa Maritima disse...

Amiga querida,

O refresco para o aniversário do blogue da Carlinha está perfeito, é tão refrescante uma bebida assim, decerto que ela adorará e eu também vou ter oportunidade de provar pois por lá também estarei ! :)

O bolinho é outra delicia das taus, com que sempre nos prendas e esse ficou maravilhoso e assinalou na perfeição duas participações !
Adorei amiga !

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarina me espera que já estou chegando,para uma fatia de bolo e um copo desse chá hummmmmmm bjs Rosinha

Sadhia Hage disse...

oi minha linda amiga este bolo e o seu amor e carinho esta maravilhoso e de parabens bjinhos doces

Nina Paim disse...

Vê-se que ficou uma maravilha! Essa mistura de frutas ficou muito boa.....estou salivando, queria uma fatia da delícia...beijinhs.

Carla Sofia disse...

Olá,
Que maravilhosa combinação de sabores, gostei muito.

beijinhos e uma excelente semana
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

marie france disse...

Olá Margarida,
as melhoras e tem que ter cuidado com esse tempo,
e o bolo deve ser uma delicia e rico com esses ingredientes todos. Gostei da sugestão. Bjs

Andréa disse...

Margarida,
dupla perfeita, duas delícias!
O bolo ficou maravilhoso e tem gostinho de quero
mais!

Bjs, ótima semana ♥

Comida de conforto disse...

Que delicia deve estar esse bolo, Margarida!
Beijinhos

Sileni Machado disse...

Olá minha amiga, que saudade de estar aqui! Hj retornei ao blog, mas vou caminhar lentamente esta semana, ainda não posso abusar, aliás nunca vou poder, mas... (se o meu marido estivesse aqui ele diria: vc não tem jeito mesmo!) hahaha.
Adorei esse bolo, ficou lindo, molhadinho e tem td o que eu gosto! Amei!
Minha querida, de modo mt especial quero te agradecer pelo cmentário que deixou em prol da minha recuperação, mt obrigada! :)
Que a sua semana seja de mts bençãos!
Bjssss
www.viveraprendendo.com
PS: Volto outro dia para ler a sua rubrica, é imperdível! :)

Josy disse...

Margaridinha querida, que belissimo seu bolo, uma bela participação para nossa BC, com todas essas frutas deliciosas e mais o coco, os frutos secos não fizeram mesmo falta. Ficou lindo e bem úmido como gosto. Imagino que acabou-se rapidinho. E esse chazinho de limão, hummm...delicia, perfeitas ambas as receitas. Beijinhos, ótima semana miguxa

Diana disse...

Olá, margarida!!

Gosto do seu nome! Tenho várias amigas com nomes de flores!Tenho:Margarida, Rosa, Angélica, Dália ,Hortência, Verbena e até Gardênia!Acreditas?Dá para formar um lindo jardim rsrsr!!

Que lindo blog, cheio de flores coloridas esparramadas e borboletas suaves!!Agora, filha, o bolo....huuummm...bem úmido e saboroso!!Que recheio...covardia!Parabéns!Bjs, Dy.

Visite-me em: http://degustarleresonhar.blogspot.com

luci disse...

Que delícia de bolo eu quero um pedaço
Adorei o chá gelado
boa semana
beijos

FAZENDO ARTE disse...

Olá Margarida!
Que delicia de bolo... eu imagino o sabor com todas estas frutas, o chá gelado também hummm... perfeito!
Beijos e ótima semana,
Oslaine

Marisa Valadas disse...

Que bolo tão guloso!

Joana disse...

Que bolo maravilhoso querida :)
Uma combinação de sabores maravilhosa e com um chá frio a acompanhar o resultado só pode ter sido perfeito.
Um grande beijinho

Isabel Patrício disse...

Com um bolinho desses não há quem resista :) ficou úmido e os ingredientes com que o enriqueceste dão-lhe um sabor de certeza mais intenso e guloso.
A participação está excelente.
As melhoras minha linda, porque daqui a uns dias há festa por aqui :)
bjns
Isabel

Inês disse...

Este bolinho é tentador! Gostei da sugestão!

Beijinhos e bom resto de semana,
http://madamexicaras.blogspot.pt/