sexta-feira, 19 de abril de 2013

Taça fresca de iogurte

Eles chegaram... encontram-se pintalgados de vermelho em todas os sitios onde exista fruta... Podem estar embalados ja no seu peso certo, ou podem ser retirados de caixinhas... Sao os grandes e vermelhinhos que nos chamam á atençao... parecem ficar com um brilho ofuscante quando os nosso olhos os encontram... Ha um imã, uma força estranha, que empurra as nossas pernas direitinhas a eles e as nossas maos deixam de ter vontade propria e um a um vao enchendo o saquinho, que vai direto á balança... o porta moedas abre-se por vontade propria e no nosso rosto estampa-se um sorriso quando caminhamos com eles dentro do saquinho como se de um trofeu se tratasse...

A caminho de casa imagina-se as 1001 delicias que se podem fazer, passam pela mente gelatinas de fruta fresca... bolos, queques, muffins, mousses, cupcakes... doces de colher... E durante esse tempo procura-se minociosamente a despensa para ver o que se encontra por lá... e eles ali continuam vermelhinhos a exalar o seu perfume caracteristico... e quando se passa tira-se um... e depois outro... ate que nos obrigamos a parar...


Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

A SUSY do blog TERTULIA DA SUSY Propos um desafio, o ingrediente do mês, e este mes calhou o vermelhinho morango! 

Vcs nao fazem ideia das mil receitas que foram experimentadas aqui em casa para esse fim, mas faltava-me sempre um que em todas (preparem-se que daqui para a frente vao sair um montao de receitas com morangos) ainda nao era a certa, ainda nao era aquela que eu queria apresentar no desafio... nao sei consigo explicar o que queria, mas faltava aquele clic, aquele "uauuuu é esta mesmo"!

Ontem na minha hora de almoço passei pela livraria aqui da terra e comprei a TELECULINARIA 1775 de abril, e enquanto a desfolhava dei de caras com uma sobremesa chamada taça fresca de iogurte... pensei logo "é esta!" 

Meninas o pior foi encontrar morangos... eu saio do trabalho ás 17h, ainda tenho que esperar ate as 17:30 que os meus filhos terminem as aulas, e ontem ainda por cima tinha ido buscar uns franguitos que tinham nascido e nao podiam andar muito tempo no carro... Mas lá cheguei á peixaria/frutaria (eu sei parece esquisito, mas aqui na minha terra tem dessas junçoes alimentares) e pedi ao meu filho para ir ver se havia e se houvesse para me trazer 1 KG de eles e assim foi... 

Quando cheguei a casa foi so pôr maos á obra e fazer esta delicia!!!

E entao... hoje só temos 1 hora para prosear pois faz-se muito rapido este sobremesa!!


Eu alterei um pouco a receita mas vou dar-vos a original e dizendo entre (....) o que usei ou nao!!

*200 gr de morangos
*4 iogurtes com aroma a gosto (usei grego natural com mel marca intermaché)
*4 dl de natas
*1 lata de leite condensado (nao usei como os iogurtes tinham mel achei que ia ficar muito doce)
*100 gr de açucar 
*5 folhas de gelatina

Demolhei a gelatina em agua fria. Numa tigela juntei os iogurtes e mexi bem. Bati as natas bem frias em chantilly.

Derreti as folhas de gelatina no microondas e juntei á mistura de iogurte, envolvi bem e aos poucos fui adicionando ás natas batidas.

Levei a tigela(onde bati as natas) á arca frigorifica cerca de 45 minutos (na revista diz 30  minutos, mas eu deixei um pouco mais)

A calda original da revista diz para cortar os morangos em pedaços, adicionar o açucar e bater bem no liquidificador.

Eu fiz uma especie de compota na bimby...

Coloquei as 100 gr de açucar no copo e os morangos (usei mais de 200 gr) partidos em 4, dei 3 toques com o turbo e depois programei 15min/varoma/vel2. Retirei o copo da base e deixei arrefecer.

Claro que quen nao tiver bimby pode fazer na mesma, tritura os morangos com o açucar e leva ao lume brando cerca de 30-35 minutos mexendo para nao deixar queimar.

Fui buscar o doce que estava no frio e para uma taça de servir fui deitando colheradas deste.

Por cima enfeitei com morangos inteiros e reguei com a compota!


E aqui deixo a minha sugestao para o ingrediente do mes!!

Aqui em casa foi mais que aprovada, e posso dizer-vos que fica uma verdadeira delicia... Com a adiçao do leite condensado ficaria cada dose com cerca de 543 KCAL, como nao usei, deve ter reduzido um bom bocados nestas meninas!!!

Susy... aqui fica a minha participaçao!!!

Beijocas

MArgarida

`* Quero pedir-vos desculpa se eu ontem passei e deixei mensagens a correr nos vossos cantinhos, mas quando vos fui visitar ja era muito tarde e estava taoooo cansada... desculpem ta???!!!

38 comentários:

Cuca disse...

Adorei esta sobremesa! Tão fresca e tão colorida :)
E se tem morangos só pode ser boa!!

Beijinhos e bom fim-de-semana*

Tertúlia da Susy disse...

Olá Margarida,
O link da tua participação tem que ser registado aqui: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

Doyle disse...

Ainda não comprei morangos este ano. No mercado biológico de Cascais, onde eu costumo ir comprar as frutas e legumes, ainda não tinham. Mas assim que aparecerem, também vou fazer, adoro, e com framboesa também fica óptimo. Muito bom:)
Beijos

Lurdes Losquinhos disse...

Margarida agora fiquei com água na boca.
Que delicia!
Bjs

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Compensaram todas as tropelias e afazeres diários para depois saborear com calma esta deliciosa taça de morangos.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que lindas taças... bem apetitosas e frescas, como convém na Primavera.
Bjos e bom fim de semana!

marie france disse...

Olá Margarida,
Com este solinho, sabia bem uma taça fresca.
Adorei e vou fazer essa receita no fim de semana
Bjs

Tertúlia da Susy disse...

Olá Margarida,
Tem que registar o link da receita aqui: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

Elsa disse...

Também adooooooooooooro morangos e amei a tua sugestão.
Beijocas

Xana Bértolo disse...

Muito apetitosa esta tacinha :)
beijinhos

Andréa disse...

Bom dia amiga!
Sou amante de morangos, são lindos e tentadores!
Bela taça.....hummmmm!
Sobremesa perfeita p/ este fds!

Beijinhos ♥

São Ribeiro disse...

Adoro morangos e assim devem ter ficado uma delicia.
Bom fim de semana
bjs

Paula Vieira disse...

Que taça tão gulosa. Sabes que a mim aconteceu o mesmo. A revista não deve ser a mesma, pois a minha era a do doce de limão e fiz com a base em massa filó. Mas também bati com os olhos na revista Saude à mesa e comprei com a mesma ideia.

Uma beijoca
Paula

Marina disse...

Ficou com muito bom aspecto!
Bjs :)

Doces em Casa disse...

Hum, era o que eu precisava agora...desta taça fresca, Margarida!

Boa sorte,
Aida

Isabel disse...

Deliciosamente ideal para este tempo primaveril!
beijinhos e bom fim-de-semana.

ANDRÉA disse...

Que legal Minha Amiga!
Quero ver as suas Fofuchas
Amei a Receita!

Um Beijo Grande da sua Amiga que te admira muito
Andrea

Um toque de canela disse...

Uma sobremesa deliciosa e fresca, perfeita para estes dias que se apresentam mais quentinhos e soalheiros!
Bjs e bom fim de semana!

Sabor no Prato disse...

Que tacinha deliciosa Margarida!

Abraços. Fabiana.

Patricia Galis disse...

Eu querooooo rsrsrsrrs adorei e vou fazer.

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,essa taça com frutas e iogurte estão de encher os olhos,bjs Rosinha

Sileni Machado disse...

Minha amiga linda, morangos são deliciosos e qual receita não fica maravilhosa com eles e ainda uma taça dessa feita por vc é sucesso na certa! Hahaha, gostei da "peixaria/frutaria", aqui no meu bairro tem uma... nem sei te dizer o nome do que é, mas é uma casa de ração com depósito de bebidas e de quebra ainda tem uns salgadinhos para quem quiser matar a fome, kkkkk.
Ótimo fds pra vc! :))
Bjssss
viveraprendendo.com

Filomena Conceição disse...

Margarida, ficou maravilhoso!

Beijinhos!

Josy disse...

Ai ai que delicinha essa taça de morangos Portuleirinha, adoraria uma agora depois do meu jantar, já que os morango por aqui, fugiram tudo pra Portugal hehe. Linda e deliciosa participação minha amiga. Beijinhos, ótimo final de semana para vc, maridão e os carequinhas lindos.

Léia disse...

margarida querida, que perdição essa taça, me deixou com água na boca.Adoro morangos e esta compota caindo sobre o creme geladinho, hummm.Fiquei com vontade.Beijos querida, tenha um excelente final de semana.

luci disse...

Que sobremesa linda eu quero uma taça
bom sábado
beijos

Rita disse...

Boa tarde de sábado de Sol!!
♫♫♫ (¸.•❋

Vim deixar um abraço ,desejar um belo
final de semana, ver e gostar do seu
post.
Termino com uma frase que adoro.

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

(Vinicius de Moraes)

Abraços com carinho
Rita!!!!
♫♫♫ (¸.•❋

Paulo Herculano disse...

Eu vi logo que a culpada é a Susy, boa sugestão tirando os morangos marchava facilmente :)

Beijos

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

Que delícia tão fresquinha, mesmo apropriada à época.

beijinhos e bom fim de semana

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Aqui está uma bela participação :))) a Susy vai adorar!!

beijinhos e bom domingo!

Mena Lopes disse...

Olha eu ja gostava de ter essas peixarias/frutarias mais perto de mim!!! enfim... ha dias q nao encontro morangos, embora seja a altura deles, e qd os encontro às vezes estao uma lastima!!!
Enfim.... A Sibéria!
Mas voltando à tua tacinha, já podes fazer esta para qd te for ver!! Que maravilha deve ser!!!
Beijinhos
Mena.

Sol Pâtisserie disse...

Minha amada só agora tive tempo de vim me deliciar com esta sobremesa, agora com as temperaturas começando a subir este gelado de morangos é mesmo uma deliciosa sugestão, gostei muito, bom fim de domingo, bjs !!!

Cozinha de Mulher disse...

Oi minha linda.. enfim cheguei!!
Gente que eu perdi essa delícia? Hummmm
Olha que essa delícia faria minha alegria nesse momento.. estou aqui organizando o bloguito e com a boca salivando por essa maravilha..
Hummmmm tudo de bom e mais um pouco..
Estou com tanta saudade de comer morangos.. a safra o ano passado foi maravilhosa... teve morangos a vontade... chegando a comprar a 1 real a bandejinha.. eita que tudo..
Espero que esse ano repita essa maravilha..

Um beijo minha linda.. e uma tarde especial viu?

Ingrid Pimenta disse...

Muiiiito legal a receita.
Tô de olho nessa delícia hein =) Amo morangos, muito!
Deve estar tão gostoso! rs

Beijos, sucesso!
E ótima semana!
Ingrid Pimenta.

Blog do Chocolate disse...

Minha querida,

Fresquinha e docinha esta tua delicia com morangos que é uma fruta que também eu muito adoro ! :)
Tenho tanta pena que não seja fruta de todo o ano, vão-se embora rápido demais, em minha opinião !
Adorei as tacinhas, ficaram um apetite, uma delicia e vou levar uma comigo ! :)

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Nina Paim disse...

Eu quero algumas colheradas da delícia! Fica mesmo à convidar-me a degustação....beijinhos e uma semana de luz!

Iza disse...

Parece mentira, mas sou a única na minha casa que não gosta de morangos :/ Tenho pena de não gostar, porque essa taça está com um aspecto delicioso :)
Beijinho

Tertúlia da Susy disse...

Olá Margarida,
Gostei muito desta receitinha, deliciosa e fresca... para o verão é ideal.
obrigada por participar, kiss
Susana