terça-feira, 2 de abril de 2013

Omelete de polvo, omelete de queijo e omelete de cogumelos

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!

Depois da tempestade que se abateu aqui ontem á noite ate pensei que estava novamente sem net e sem telefone... mas vá lá.. parece que desta vez a coisa se aguentou!!! 

Eu juro que me sinto velha... a serio minha gente... velha mesmo velha... só o simples fato de termos andado uma hora para a frente anda a dar comigo em doida... e depois parece que as horas passam mais depressa e que o tempo nao rende nada... afff... é a quase ternura dos 40 ehehehehe!!!

Na semana passada houve um dia que fiz polvo á lagareiro e guardei a agua onde o cozi, na altura ainda nao sabia muito bem para que... mas na primeira oportunidade vi logo o que ia fazer e com o que a ia acompanhar... nada que nos agrade mais por aqui que umas omeletes...

Como ainda me tinha sobrado um pouco de polvo (sim, o polvo e restantes elementes acompanhantes sobra-me sempre mas as batatas a murro, nunca me sobra umazinha para contar a historia) ainda tinha pensado em mete-lo no arroz, mas depois pensei pq nao numa omelete? Vamos ver como fica e olhem... ficou uma verdadeira delicia!!!

Mas deixemos lá de paleio e vamos para a cozinha!!

*12 ovos (4 para cada omelete)
*resto de polvo
*queijo ralado a gosto
*ramo de cheiro verde picado na hora (usei salsa, coentros, tomilho limao, oregaos)
*Azeite
*1 pacote de cogumelos frecos laminados
*6 dentes de alho

OMELETE DE POLVO - pica-se o polvo bem fininho. Numa frigideira anti aderente, junta-se um pouco de azeite e 2 dentes de alho picados, deixa-se saltear um pouco. Adicona-se o polvo e um pouco de cheiro verde. Batem-se 4 ovos com um pouco de sal e espalham-se sobre o polvo, deixa-se corar bem de uma lado e depois vira-se (eu uso um prato para as virar) e deixa-se corar do outro. Vira-se para o prato e reserva-se.

OMELETE DE COGUMELOS -  laminam-se os cogumelos finamente. Na frigideira junta-se um pouco de azeite e dois dentes de alho picados. Deixa-se saltear e adicionam-se os cogumelos e um pouco de cheiro verde. deixa-se cozinhar mais ou menos por 10 minutos. Batem-se 4 ovos com um pouco de sal e espalham-se sobre os cogumelos. Deixa-se dourar bem, vira-se e deixa.se dourar do outro lado. Vira-se para o prato e reserva-se.

OMELETE DE QUEIJO -  Na frigideira um pouco de azeite, 2 dentes de alho laminados, salteia-se um pouco. Numa taça batem-se os 4 ovos com o queijo ralado, o cheiro verde picado e sal. Vira-se para a frigideira e deixa-se corar bem de um lado, vira-se do outro e vira-se para um prato.

E enquanto andava nestas viragens todas estava um arrozinho em agua de polvo a cozer, nao fiz refogado porque eu quando cozo o polvo coloco sempre 1 cebola, 1 folha de louro, 1 cravino, ramos de cheiro verde a gosto e 4 dentes de alho, quando a agua ferveu adicionei um pouco de azeite e juntei o arroz. Antes de servir retifiquei o sal.

Servi as omeletes e o arroz acompanhadas de uma salada de rucula, tomate chucha baby  e morangos.. uma verdadeira delicia!!!

E aqui fica uma sugestao bem economica e ficou uma verdadeira delicia acreditem!!!

Beijocas

Margarida

22 comentários:

marta alves disse...

Adoro omelete :D de polvo nunca provei mas deve ser deliciosa :)

Um excelente dia para si! Beijos

Doyle disse...

Adoro polvo, mesmo de perdição, e adoro omeletes, acho que ia adorar almoçar aí contigo :)

luci disse...

Que maravilha de omelete Margarida
beijos

Lurdes Losquinhos disse...

Adoro omeletas, essas têm um aspeto muito guloso.
Bjs

Blog do Chocolate disse...

Querida amiga,

A questão da mudança de hora é só uma questão de hábito, verás, daqui a uns dias já estarás perfeitamente habituada a ela !
Eu adoro o horário de Verão, por isso estava desejando que ele viesse, com os seus dias grandes e iluminados até bem tarde, onde o dia rende imenso ! :)

3 omeletes, 3 deliciosas sugestões nos trazes, perfeitas para quando não há muito tempo para fazer algo mais elaborado. Adorei ! :)

Beijinhos grandes

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt


Um toque de canela disse...

Um delicioso sortido de omeletes! Hum...
Bjs

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia minha linda, acredita que nunca comi polvo, mas acredito que dever ser uma delícia, adoreis estas omeletes a de queijo principalmente, hummm delícia.
bjs

São Ribeiro disse...

Um refeição bem apetitosa.
Bjs

Bel disse...

Bom dia, Margarida! Aqui as omeletes são muito bem vindas, que todos adoram. Estas tuas variações parecem saborosas, uma ótima idéia para variar aqui em casa. Então, mudou- se o horário? Aqui, acabou- se recentemente o horário verão, que nos deixa um pouco doidos, tbm, até acostumar! Hehehehe.
Bjos, boa semana!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida adoro polvo e esse omelete ficou hummmmmmmmmmmmm delicia bjs Rosinha

Cuca disse...

Omelete de polvo é uma excelente sugestão! Nunca me tinha lembrado de fazer :) e muito bem acompanhada por esse arrozinho!

Beijinhos*

Marina disse...

Saborosa sugestão!
Bjs :)

Sadhia Hage disse...

oi minha amiga tudo bem? que delicia amiga adoro omelete e polvo o seu esta divino parabens ..amiga ontem passei a tarde toda no hopsital com davi ele ainda tosse muito mas graças a Deus deu tudo certo ok.....bjão grandes

Mary - Strawberrycandy disse...

Que óptima sugestão!
Boa ideia essa, de guardares a água de cozer o polvo,....
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Elsa disse...

Três omeletes, três delicias.
Beijocas

marijose disse...

Pues vaya aprovechamiento que has echo Margarida, y haces bien, no se puede tirar nada, ademas mira que plato tan contundente has preparado con restos, me ha encantado la idea, un beso guapa

Andréa disse...

Olá minha querida!
Que pratinho lindo e tentador!

Beijinhos

Comida de conforto disse...

Uma óptima sugestão! Deve ter ficado muito bom.
Bjs

Romy Almeida disse...

Olha que ideia fabulosa essa de fazer omeleta de polvo :D
Por acaso nunca tinha visto mas adorei a tua ideia :P

Bjokas

Josy disse...

Portuleirinha, omeletes de cogumelos e queijo já provei, mas de polvo nunca fiz. Como gosto muito desse bicharoco, com certeza iria gostar da omelete. Muito bom, 3 sugestões deliciosas, e ainda mais com a fome que estou, está chegando a hora da janta sabe como é né? Gostei imenso (como dizem hehe) Beijocas

Lena Santos disse...

Muito interessante, nunca tinha pensado no polvo para fazer omoletes

Bjkas
Sabores leves

VERINHA TIBURSKI disse...

Olá Margarida.
Agradecendo a visita linda.
Nossa fiquei maravilhada, omelete de polvo? é novidade. Adoro polvo recheado de camarão como minha cunhada fazia, Hummm deve ficar uma delicia.
Boa semana. Beijinhos.