quinta-feira, 11 de abril de 2013

Na Minha Cozinha Com... Lenita

 Bom dia, bom dia gente mais linda do  undo e arredores...

Antes de começar a nossa entrevista e antes de vos apresentar a entrevistada, quero pedir desculpa a quem eu ontem nao visitei... Ainda ficou muita gente, mas a minha net chegou a um ponto tal de lentidao que abrir os blogs era quase meia hora e acabei por ter de desistir... alias eu nem os comentarios consegui libertar... Mesmo hoje, estou à 1h para conseguir carregar as fotos.. Começo a andar um pouco farta desta internet!!!

Bom a minha convidada de hoje vem lá de cima do Norte do Pais...É linda, tem um coraçao de ouro, tem um blog que é uma Verdadeira tentaçao sobre a mesa! Falo da Lenita, foi para mim uma honra e um prazer enorme poder te-la aqui nesta rubrica que eu tanto gosto, foi um prazer poder conhecer mais desta amiga que eu ja admirava e de um momento para o outro passei a admirar mais ainda (se é que isso é possivel)!

Na Minha Cozinha Com a Lenita!

Margarida - Bom dia Lenita, bem vinda ao meu pequeno cantinho!

Lenita - Bom dia MArgarida!

Margarida - Como ja referi em cima é um enorme prazer ter-te aqui no meu cantinho!

Lenita - Obrigado!

Margarida - Pronta para começar?

Lenita - Hummmm, pois... Nao!!! (risos)

Margarida - Vá lá isto nao custa nada!

Lenita - Pronto, comecemos entao

Margarida - Quando e porquê decidiste criar o blog?

Lenita - Criei o blogue no final de dezembro de 2012.
Tudo começou com uma conversa com a minha filha que me pediu para fazer um caderno de receitas, com tudo bem explicado! Ora um caderno? Não muito melhor, um blogue com muitas fotos e passo a passo, dá para ti, para mim e ainda pode ser partilhado e visto em qualquer parte. Assim foi.

Margarida - Como escolheste o nome?

Lenita - Não foi difícil  queria a palavra "tentações" depois com a família fui recebendo palpites, mas acabei por me decidir pelo "sobre a mesa" que é onde colocamos a comida, eheheh!  

Margarida - Quando descobriste o gosto pela cozinha?

Lenita -  Quando comecei a precisar de cozinhar, ou seja logo que me casei!
Na época colecionava as Teleculinárias e fazia as ementas semanais com receitas de lá. Posso dizer que aprendi muito com essas revistas. Ainda hoje gosto de as comprar. 

Margarida - O que mais gostas de cozinhar?

Lenita - Um pouco de tudo, mas os doces e o pão são a minha perdição! 



Margarida - Peço encarecidamente para nao babarem muito a ver as fotos... para nao estragarem os vossos computadores...

Lenita - Pois Margarida, a pensar no bem estar das amigas!

Margarida - E no nosso, ja viste se babarem no teclado, depois ficamos sem as visitas adoraveis das nossas queridas, amigas... MAs a culpa é tua!

Lenita - Minha? 

Margarida - Sim tua, afinal quem fez esta sobremesa maravilhosa foste tu, nao eu!!

Lenita - Que lata, uma pessoa é convidada e ainda por cima desrespeitada em direto para todo o mundo! Ja nao comes uma mini-tarte!

MArgarida - Pois nao... como duas ou tres...

Lenita - Contigo nao da para conversar... continua lá com a entrevista se fazes favor!


Doce ou salgados?

Doce. 

Tachos e panelas ou robot de cozinha?

Tachos e panelas. 

De manha ou á tarde?

Tarde. 

Praia ou montanha?

Praia. 

Cao ou gato?

Gato. 

Verao ou inverno?

Verãoooooooooooooo. 

Calças ou saia?

Calças

Desportiva ou sensual?

Desportiva e sensual. 

Aventura ou romance?

Romance. 

Comédia ou drama?

Drama. 

Fast food ou confort food?

Confort food sempre. 



Margarida - Lenita, a partir deste momento a minha cozinha é tua, podes apresentar a receita que escolheste!

Lenita - Margarida se voltas a mexer nos morangos eu dou-te uma sapatada nas maos!

Margarida - Entao estamos em direto!

Lenita - Nao quero saber! Agora... para os bastidores beber um cafezinho se fazes favor!

Margarida - Tas-me a por fora da cozinha?

Lenita - Quê ainda aqui estás? Rua!!!

Lenita - E agora nós minhas queridas amigas, ja que estamos aqui e que ninguem nos ouve, queria que fosse algo especialmente tentador!  Pensei muito e resolvi fazer estas mini-tartes de nata e morango, um dos meus frutos preferidos, aproveitando para celebrar a chegada da primavera e esta nossa bela amizade.
Além disso serve para aproveitar restos de pão de ló que sempre sobram depois da Páscoa! Espero que gostem!

*200 ml de natas;
*2 claras batidas em castelo;
*1 colher de café de sumo de limão;
*4 colheres de sopa de açúcar;
*2 folhas de gelatina;
*2 fatias de pão de ló (ou de outro bolo);
*morangos q.b.

Demolhar as folhas de gelatina. escorrer e derreter 10 segundos no microondas. Deixar arrefecer. 
Bater as batas com o sumo de limão até ficarem firmes. 
Envolver o açúcar com as natas.
Misturar a gelatina.
Envolver as claras em castelo.
Cortar discos de bolo, colocar num prato de servir.  
Envolver os discos de bolo com uma folha de acetato, bem justa, prender com fita cola. 
Dispor metades de morangos junto ao bordo. 
Cobrir com o creme de natas e levar ao frigorífico até prender.
Decorar com morangos inteiros.
Servir fresco.


Um desejo...

Saúde. 

Sinto saudades de...
 
Estar reunida com toda a família numa grande mesa como acontecia quando era miúda em casa dos meus avós maternos.

Não ficaria sem...
 
Dançar/música

Nunca consegui fazer....

a espargata, ahahah! 

O mar é...

uma paixão
 
Um dia perfeito começa...

por dormir até tarde e tomar o pequeno almoço na cama.
 
Felicidade...

Um dia de sol, junto à praia com o meu amor 
 
Amor...

de todas as formas e tamanhos, por todos e em tudo. 

Deus...

Presente em tudo o que é belo 


 FAmilia....

o maior bem, o mais precioso 

Solidao...

Também me faz falta em certos momentos gosto de estar só comigo. 
 
Tenho medo de...

depender dos outros para  viver
 
A maior virtude de uma pessoa é....
 
a lealdade 

O pior sentimento....
 
cobiça
 
Jamais voltaria ...
 
a confiar em quem não é digno de confiança

O dinheiro não compra...

bons princípios e integridade

Sem amor a vida seria...

algo vazio e sem sentido 
 
Uma cor...

Azul 

Um filme...

África Minha 

Uma musica...

 Desert Rose - Sting

Uma personalidade...

 Albert Einstein

Um sonho...

Ter os filhos e futuros netos por perto 

Alguém que admiro...

 O meu tio Zé que saiu de Portugal "a salto", venceu na vida e ajudou os irmão a vencer também!

Deus jamais....

 se encontrará fora de nós.

Algo que aprendi foi...

que nem sempre podemos dizer tudo o que pensamos 

Uma frase...

 “Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre.”
( Albert Einstein )

Margarida - Qual a maior conquista da tua vida?

Lenita - A minha independência

Margarida - Qual o Portugal dos teus sonhos?

Lenita - Um Portugal onde todos tivessem trabalho, um ordenado digno e pudessem ser felizes. 

Margarida - Lenita por Lenita

Lenita - Sempre risonha e catita!
 
Margarida - O que dizem os teus olhos?

Lenita - O as minhas palavras não conseguem expressar. 


Esta é a Lenita do Blog Tentaçoes sobre a mesa! 

Foi um enorme prazer recebe-la na minha cozinha, como ja referi, se ja a admirava essa admiraçao subiu aos 1000%! Ainda bem que um dia os nossos blogs e caminhos se cruzaram, pois é uma honra ter-te como amiga!!

Para a semana teremos mais uma convidada... Quem será??? Surpresa!!!

Beijocas

Margarida

* Bom, eu gostava de pedir um favor a quem habitualmente segue o meu blog, que me deixa comentarios, ou que simplesmente me visita, o meu mail está aqui no blog, e entao o que eu queria pedir-vos, eu sei que ainda falta quase 2 meses, mas é para eu ter tempo de preparar as coisas, no dia 9 de Junho o meu blog faz 2 anos, e a primeira coisa que eu vos queria pedir, era que me mandassem perguntas, que gostassem que eu vos respondesse, tipo como eu faço estas entrevistas, mas desta vez a entrevistada serei eu... Perguntas ao vosso gosto, duvidas que tenham sobre mim e que gostassem de ver aqui respondidas... Posso contar com vcs???

31 comentários:

Doyle disse...

As tartes da Lenita são mesmo bonitas :)
Ok, vou pensar em perguntas para te fazer e depois envio-te :)
Beijinhos

Paula Vieira disse...

Que delicia, de entrevista e de receita,
beijinhos para as duas.

Paula

Filomena Conceição disse...

Que bom encontrar a Lenita também aqui e conhecer mais um pouco dela!
Gostei da entrevista e da sugestão.

Beijo às duas!

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia querida, desta vez trazes uma convidada que eu ainda não conheço mas terei o grande prazer de visitá-la e conhecer suas delícias, gostei muito deste bate-papo e esta receita da Lenita está divina, adoro morangos, bjs querida !!!

Kati Monteiro disse...

Margarida, a Lenita é uma pessoa realmente linda. Foi muito bom poder conhecê-la melhor.
E estas tarte de morangos (que morangos vermelhos e lindos!) deve estar deliciosa.
Gostei muito.
Beijos

Marlene Teixeira disse...

Que engraçado! :)

Ainda não tinha reparado nestas publicações!

Tão giro fazer entrevistas! :)

Adorei, super divertidas!*

Marina disse...

Estão com um aspecto delicioso!
Bjs :)

Felipe Huszar disse...

Olá meninas, parabéns pela matéria de ótima qualidade! O que gosto na comunidade de blogs de gastronomia de Portugal é que o pessoal realmente se ajuda, apoiam uns aos outros, e os blogs são visivelmente de excelente qualidade. Que venham mais muitas iniciativas destas.
Grandes abraços,
Felipe Huszar
http://www.mundogastronomic.com.br

Sileni Machado disse...

Olá minha amiga, essas mini-tartes estão divinamente lindas e o sabor indicustível e a Lenita é um encanto! E vc é maravilhosa! rs
Bjão minha querida e vou bolar umas perguntinhas para fazer pra ti! hehehe
Fique com Deus!
viveraprendendo.com

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Gostei da entrevistada e da sua sobremesa também.

Adoro conhecer um pouco mais das pessoas, ler o que elas tem a falar de si mesmas!

Parabéns para as duas!!!
bjs

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Gostei muito da entrevista com a Lenita, foi muito agradável saber mais pormenores da vida e a deliciosa receita, parabéns para ambas.
Beijo,
Vânia

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida! Gostei muito da entrevista da Lenita. Vocês estavam muito bem humoradas ;)

Abraços. Fabiana.

Josy disse...

Portulerinha querida não tem uma quinta que venho aqui e não encontro uma amiga querida, a Lenita é mais uma, é exatamente o que vc disse, um doce de pessoa, super carinhosa e talentosissima na cozinha, esta ai a foto dessa delicia dos deuses pra confirmar. Adorei a entrevista, como sempre muito divertida dou muito risada contigo amiga, porisso é também tão querida por nós. Admiro a Lenita, e seu talento na cozinha, prepara sempre pratos maravilhosos, e essas mini tartes estão simplesmente encantadoras e delicadas. Parabéns a Lenita e a vc amiga que sempre está nos presenteando com posts sensacionais. Claro que participo do desafio. Conte comigo. Beijinhos às duas

luci disse...

Eu adorei a sua convidada de hoje a Lenita tem receitas maravilhosas e que sobremesa linda adorei
Margarida vou pensar na pergunta depois te mando um email
beijos

Rosario Mota disse...

Mais uma convidada de luxo...
Bjs
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

Prata da casa disse...

Olá Margarida: mais uma quinta-feira e mais uma amiga de quem gosto muito. A Lenita tem um blog que é uma delícia,como se pode ver por esta maravilhosa receita que ela trouxe para a tua cozinha ( menina: então andavas a surripiar os morangos que eram para a receita??? rsrsr). Gostei de ficar a saber mais um pouco sobre a Lenita. Como sempre ,adorei esta rubrica.
Bjn
Márcia

A arte em ser mulher disse...

Que delícia de entrevista amiga e essa receita amei...
Abraços.
Camila Marinho.

São Ribeiro disse...

Gostei da entrevista,gosto muito do blog da Lenita.
A sugestão é bem ao meu gosto,uma delicia.
bjs

Lena Santos disse...

Olá Margarida
Realmente o blog da Lenita é uma perdição, tem coisas muito boas e as fotos são expectaculares mesmo
Estes disco são a prova disso

Bjkas

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

Parabéns mais uma vez para vc Margarida pela sua iniciativa e parabéns para Lenita pela maravilhosa receita bjs Rosinha

Andréa disse...

Minha querida amiga,
quanto bom gosto! Que postagem mais linda!
A Lenita é um doce de pessoa, amei a entrevista, parabéns
às duas!
Sobremesa lindíssima!
Beijos, fica com Deus!

Cozinha de Mulher disse...

Minha amiga linda..
Toda quinta-feira é uma maravilha entrar por aqui..
É tanta coisa linda..as entrevistas são maravilhosas.. e conhecer um pouco mais das nossas amigas blogueiras é tudo de bom..
A Lenita é linda.. entrar na cozinha dela e não babar todo o teclado é impossível..
Eu sou apaixonada pelas fotos lindas que ela tira dos pratos deliciosos que faz..
Hummmm comemos com os olhos e ainda repetimos.. srsr
Essas mini tortas ficaram um pecado.. e confesso que adoraria cometer esse pecado viu? rsrs

Um beijo minha linda, e uma noite mais que linda viu?

Lenita disse...

Olá Margarida,
Foi um enorme prazer estar contigo na tua cozinha tão quentinha e acolhedora.
Divertimo-nos bastante e ecoaram valentes gargalhadas, estar junto de ti é uma alegria!
Agradeço-te o convite, sinto-me honrada por fazer parte do teu grupo de convidadas.
Obrigada também a todos as meninas (e menino) que deixaram comentários tão doces e amáveis.
Já tenho uma pergunta para ti...vou enviar por e-mail.
Bjs

Mena Lopes disse...

Olha eu já nao sei que mais dizer!! Ou melhor sei... Acabei de estragar o meu teclado com a baba que me caía por ver essas tartes da Lenita!!!
:) Duo maravilha!! Se uma mata, a outra esfola!! Que duas se juntaram!! Gosto mto de passar pelo cantinho da Lenita, e acabei por confirmar o obvio! É lindaaaa!!!
Como tu!
Beijinhos e bom fim de semana!
Mena

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Eu já gostava muito da Lenita mas agora ainda fiquei a gostar mais dela :))) a nossa Lenita é maravilhosa e um doce de pessoa! Adorei as tartes dela :)) tão mimosas!!
Eu vou pensar numa pergunta e depois mando-te, mas vai me lembrando pois eu sou muito despistada e esquecida :)

beijinhos e bom fdsemana!

LiBelinha disse...

Mais uma vez dou os parabéns às duas meninas.
A entrevista está magnífica, a convidada é uma menina que conhecemos através das delícias que faz nas suas "tentações", mas que ficámos agora a conhecer um pouco mais, graças a esta rubrica semanal, tão bem organizada por ti, amiga Margarida.
Claro, que a sobremesa que nos deixou é de babar o teclado :) mas nem seria de esperar outra coisa.
Bjns às duas
Isabel

Leonor Cerveira disse...

Olá...
Adorei mesmo a entrevista ;).... São ambas fantásticas :)..... Beijocas...

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Tila Duarte disse...

Margarida,
Que delicia de entrevista, a Lenita mimou-te mesmo....As fotos entram-nos pelos olhos . Agora só faltava provar ( o que eu gostava de provar essa maravilha......)
Parabéns ás duas por este lindo momento departilha.
Bom domingo
Bjkas

Alice Maria R. Martelo disse...

Olá Margarida.
Não resisti e passei para ler a entrevista e levar esta receita maravilhosa:)
Adoro morangos e doces com morangos e natas, ainda mais hihihi.
Gostei muito da entrevista, e fiquei fã da Lenita.
Ainda fiquei a saber que temos alguns gostos e opiniões em comum.
Beijinhos e uma excelente semana para vocês

Joana disse...

Margarida estou a adorar as entrevistas!
A Lenita é uma querida e a entrevista foi fantástica :)
As tartes não deixam ninguém indiferente :) Estão mesmo a sorrir para os leitores, dá de facto vontade de babar para o teclado.
Um beijinho para as duas.

Brisa Maritima disse...

Olá Margarida,

Pensava eu que tinha comentado esta entrevista, mas afinal não... aqui a tarântula esqueceu-se ! eh eh eh
Seja como for, para dizer que adorei mais esta entrevista que fizeste, já conhecemos bem as deliciosas receitas da Helena, brinda-nos sempre com bom gosto e perfeição no que faz ! Esta sobremesa está linda e apetitosa !

Uma vez mais parabéns pela excelente anfitriã que foste !

Beijocas grandes