sexta-feira, 12 de abril de 2013

Frango com batatas assadas no forno


Ora entao muito, mas mesmo muito bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

Ele ainda está meio envergonhado e coberto por um manto de nevoa, mas os seus raios finalmente começam a fazer-se sentir, os passarinhos nas arvores ainda meio despidas cantam alegremente como se de um hino se tratasse, aos poucos a terra vai-se pintando de amarelo, um amarelo reluzente, nos labios começa a rasgar-se um sorriso, que se vai rasgar de orelha a orelha!

As roupas mais quentes, vao saindo de fininho, e as que têm andado escondidas sabe-se la onde, começam a dar as caras, mais coloridas, mais leves, os kispos deram lugar aos casacos, e as camisolas de lã deram lugar ás mais coloridas e finas... 

Finalmente ele apareceu... finalmente esse astro rei, que segundo dizem um dia vai engolir os planetas um a um, apareceu logo de manha, as nuvens afastaram-se em sinal de respeito, mas um respeito que ja vem tarde, o cavalheirismo do inverno, que ja deveria ter dado lugar á unica dama existente nas estaçoes, este ano desiludiu-me, quis ter o protagonismo dentro e fora de epoca, infelizmente esse protagonismo foi marcado pela desilusao de quem ja estava farta dele e queria a primavera!


Lá fora as andorinhas e os pardalitos espreguiçam as suas asas e tomam o seu banho matinal, enquanto cantam e cantam alegremente, hoje a terra coloriu-se, hoje as flores têm  mil cores, hoje está tudo verde, e os campos cultivados cobertos de agua, deixam antever aquilo que daqui a uns dias vamos começar a consumir... 

O sol... O sol voltou... as temperaturas aumentaram uns graus e eu estou feliz... feliz... feliz!!!!

Desculpem este meu devaneio... mas como sabem as minhas estaçoes do ano preferidas sao o inverno e o outono... epaaa mas ate para quem gosta tanto delas ja ando farta até as pontas do meu cabelo... e olhem que eu até tenho o cabelo bem comprido e hoje quando acordei e vi o sol... enchi-me de alegria e os meus labios abriram-se num sorriso enorme... até parece  que a vida corre melhor!!!

Bom devaneios á parte... tem daqueles dias em que temos que fazer as vontadinhas ao maridao, e como tb ja referi eu sou mais adepta a descobrir novos sabores e novas culturas e gosto de inovar na cozinha, enquanto que ele se guia muito pelo antigo, andava ele ha montes de tempos de volta de mim para eu lhe fazer o prato preferido dele, batatas assadas no forno com frango assado... confesso que gosto... e tb sei que ha uns anos atras era o prato que a minha sogra guardava para fazer aos domingos, em minha casa (dos meus pais) nunca tivemos aquele prato especial de domingo, a minha mae era um pouco como eu, gostava de experimentar coisas novas e tinhamos a vantagem do meu pai ja ter estado fora do pais e estar habituado a sabores e culturas diferentes...

Mas adiante que se faz tarde, lá acabei por fazer a vontade ao meu marido e no domingo foi o que saiu aqui em casa, nao vos vou ensinar a fazer nada, pois toda a gente sabe fazer frango assado e batatas assadas, mas fica a sugestao!!

Entao venham até á minha cozinha que juntas fazemos tudo bem mais rapido!!!


*1 frango (usei caseiro)
*3 dentes de alho
*1 colher de sopa de vaqueiro aves
*1 cebola grande
*2 colheres de sopa de massa de pimento (usei caseira)
*2 folhas de louro
*1 pitada de aneto DA ESPIGA 
*1 pitada de jundingo e alho DA ESPIGA
*sal
*1 knorr aves
*1 copo de vinho branco
*batatas
*Azeite
*salsa

Entao, eu faço isto de uma forma muito pratica...

Parto o frango em pedaços e coloco dentro de uma taça. Descasco as batatas e corto-as tb para dentro da taça, e vou misturando os restantes ingredientes: os alhos laminados, a cebola cortada em meias luas, a massa de pimento, as folhas de louro, sal, o aneto, e o jindungo rego com o vinho branco e o azeite e mexo tudo muito bem.

Verto para um tabuleiro coloco por cima a salsa picada na hora, o cubo knorr derreagado num pouco de agua quente e a vaqueiro sabores.

Levo ao forno até estar assado!

Servi com uma salada de folhas, pepino e tomate!


E aqui deixo a minha sugestao...

Espero que gostem... aqui em casa como sempre e principalmente pelo maridao foi mais que aprovado!!!

Beijocas

Margarida

27 comentários:

Cuca disse...

Também gosto muito de experimentar novos sabores e novas refeições, mas se há coisa que sabe sempre bem é um franguinho assado com batatas :)

Beijinhos e bom fim-de-semana*

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,uma ótima sugestão bjs Rosinha

Lurdes Losquinhos disse...

Margarida, tem um aspeto delicioso!
Bjs

Doyle disse...

Ohh, a receita de hoje não dá para mim!
Beijinhos Margarida :)

Addicted disse...

Que refeição maravilhosa :)
beijinhos e um bom fim de semana

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Preparo muitas vezes o frango no forno com batatas, fica delicioso, este ficou muito apetitoso.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

marie france disse...

Bom dia Margarida,
Adoro o frango assado no forno,e fica melhor ainda
com frango caseiro e pelo menos temos um solinho envergonhado hoje. Bj

Anouska disse...

Adoro frango assado, é das minhas refeições favoritas :) Parece ter ficado uma delicia!

Marisa Valadas disse...

A minha forma preferida de comer frango!

Marina disse...

O frango ficou fantástico!!
Bjs :)

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia minha querida, fico feliz que o astro rei tenha dado o ar da graça para ti, aqui temos um dia cinzento e chuvoso snif, que franguinho mais suculento e as batas não ficam atrás, adorei, bjs !!!

Um toque de canela disse...

Que franguinho perfeito e delicioso! E quem é que resisite?!
Bjs

Elsa disse...

Que rico franguinho, e ainda por cima caseiro....
Beijocas.

Josy disse...

Portuleirinha querida, de vez em quando precisamos fazer mimos culináristicos ao maridão, e confesso que adoraria estar ai provando essa delicia, franguinho caseiro, essas batatas tentadoras e essa saladinha, pronto, nem almoço tenho ainda, e ja saio daqui babando. Ora! Essa menina sempre se saindo uma torturadora de velhinhas indefesas e famintas. Beijinhos, ótima semana

Ana Claudia disse...

Que delicia de prato, aceito um agora mesmo...rsrs
Beijinhos,
bom final de semana

Lylia disse...

Oi Margarida,
Ótima opção para saudar o sol que vai chegando.
Bj e lindo dia,
Lylia

Sileni Machado disse...

Olá miga linda, eu AMO frango assado com batatas e pra mim o seu prato está perfeito! Sempre faço aqui em casa e é sucesso na certa!
Minha querida, desculpe a minha ignorância, mas poderia me dizer o que seria "jundingo"? Obrigada minha flor!
Bjssss e um fds maravilhoso pra vc e td família!
viveraprendendo.com

Paulo Herculano disse...

Que franguito tão apetitoso e as batatinhas estão super gulosas :)

beijos

Salsa Verde disse...

Querida Margarida,
Que franguinho mais delicioso. o aspecto faz-me lembrar o franguinho assado da minha avó e as batatinhas, ai que tentação!!
Beijinhos amiga e bom fim de semana,
Lia.

Filomena Conceição disse...

Margarida, este franguinho deve ter ficado delicioso!
Beijinhos!

Deusa disse...

Oi linda

Amoooo a Primavera também,embora o Inverno tenha sua graça,aqui no Estado onde moro(Minas Gerais)o calor e sempre mais forte,mas mesmo assim ainda prefiro.
Se não fosse alguns ingredientes que absolutamente não conheço,eu faria esta receita,parece deliciosaaaaa.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Paula Vieira disse...

Já estás mais bem disposta amiguita? Espero que sim, e com um pratinho desses, alegra qualquer um.

Olha se quiseres bôla, ainda há, vou mandar uma ou duas fatias!!!

Beijocas e bom fim de semana.

Paula

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Como eu gosto destas comidinhas :))) os temperos da espiga deram-lhe logo outra graça :)))

beijinhos!

Comida de conforto disse...

Um frango assado com batata assada, é sucesso garantido. O teu está lindo!
Beijinhos

LiBelinha disse...

Gosto muito deste teu franguinho, está com aspeto soberbo.Anahã vou fazer frango à paneleiro, conheces?
Bjcas
Isabel

Blog do Chocolate disse...

Que lindo que ficou esse frango, amiga, tem umas cores fabulosas e mesmo que seja algo tradicional, a sugestão é excelente ! :)

Beijoquinhas !

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Cozinha de Mulher disse...

Há não.. estou arrumando as malas agora mesmo amiga...
To indo agora mesmo aí buscar esse pratinho..
Hummmmmm tudo de gostoso..

Beijinhos e uma noite mais que linda viu?