terça-feira, 23 de abril de 2013

Fofo de chocolate - para uma amiga e blog afilhado mais que especial


Ela entrou na minha vida ha mais de 1 ano, entre brincadeiras e muitas risadas, descobri uma amiga super bem disposta e de bem com a vida!!

Depressa essa amizade passou a outros niveis, amiga e confidente, mais de  quantas e quantas vezes aguenta o meu mau humor, ou aqueles dias em que eu acordo com humor de cao....


Um dia lançei aqui no blog um desafio... as cores do arco-iris.... e ela perguntou-me se podia participar com a sua pagina do FB...

Quase que me saltaram de orbita os olhos quando li a minha pagina do FB, com nome e tudo com receitas maravilhosas feitas com e sem a amiga bimby... 
-Quê??? nao tens um blog???
-Nao
Tens que criar um blog!

E nao é que a minha querida Paula criou o blog Doce Mais ou Menos, claro e eu sou um pouco a madrinha desse blogue lindo e maravilhoso, com comida de babar!

Madrinha que se prese nao podia deixar passar sem fazer aqui uma homenagem linda ao seu afilhado e para isso tinhamos que ter um bolinho.... Pensei e pensei... vi e revi todos os meus livros do chocolate (sim vcs nao imaginam a quantidade de livros de chocolate que por ali existem, e de onde poucas ou nenhumas receitas ainda sairam... ) até que dei de caras com este fofo de chocolate e achei que tinha a cara da Paula e do seu blog neste caso do Doce Mais (esqueçam o menos ehehehheeh)

Paula, antes de passar á receita, quero agradecer-te o fato de seres minha amiga, quero agradecer as vees em que estou com humor de cao e tu estas aí com uma palavra amiga, com uma brincadeira para me fazer rir, quero dizer-te que desejo sinceramente que a nossa amizade continue por muitos e longos anos, que o doce continue entre nós por mais e mais anos.... até sermos velhinhas e formos passear as nossas bengalas.

Ja referi isso varias vezes, o primeiro ano de um blog é sempre o ano mais importante, é sempre aquele que fica na nossa memoria, todos eles sao importantes, mas o primeiro parece que é aquele que passa uma meta que ao inicio vemos lá tao longe, é quando marcamos a nossa presença e sentimos que afinal estamos ali para ficar, solidificamo-nos e quase temos as nossas amigas/os mesmo que virtuais certos, aventuramo-nos e participamos em novas aventuras... acabamos por formar aqui uma nova familia!!

Minha amiguita querida... Que venham muitos e muitos mais doces... opssssssssss anos, e que nos estejamos aqui para acompanhar cada receita maravilhosa que connosco partilhas!!!

Nao conhecem o doce?? cliquem no linck acima e vao ver o blog maravilhoso que por lá encontram!!!


Esta receita vem no livro 200 receitas de chocolate e posso garantir-vos que é uma maravilha, é um bolo que derrete na boca  de um sabor... hummmmmmm delicioso!!!

Eu adaptei a receita á bimby,mas vou colocar tb a tradiconal

*175gr de farinha com fermento
*50 gr de cacau em pó
*2 colheres de cha de fermento
*175 gr de açucar branco fino (usei metade amarelo e metade branco)
*175 gr de manteiga
*4 ovos
*2 colheres de cha de essencia de baunilha 
*4 colheres de sopa de leite (usei kefir)

Cobertura:
* 300 gr de chocolate negro partido em pedaços
*4 colheres de sopa de leite (usei kefir)
*50 gr de manteiga
225gr de açucar em pó + um pouco para polvilhar

No copo da bimby colocam-se todos os ingredientes (exceto os da cobertura obvio) programa-se 15seg/vel5

Peneira-se a farinha, o cacau e o fermento para uma tigela. Acrescenta-se o açucar e a manteiga, os ovos, a essencia de baunilha e o leite e mistura-se tudo muito bem.

Unta-se uma forma com chaminé e verte-se para lá a mistura. Leva-se ao forno a 180º cerca de 35 minutos.

Prepara-se a cobeertura:

No copo da bimby colaca-se o leite e o chocolate em pedaços 3min/vel2/temp 60

A meio adiciona-se a manteiga e o açucar em pó, deixa-se terminar o programa e reserva-se.

Desenforma-se o bolo e deixa-se arrefecer. Corta-se ao meio (com muito cuidado pois o bolo fica mesmo fofo e fragil) e barra-se com metade da cobertura, repoe-se a outra parte e espalha-se a restante cobeertura.

Decorem a gosto e quando estiver frio polvilhe com açucar em pó!


E hoje antes de acabar o post quero contar-vos uma coisa, principalmente o motivo porque ontem nao vos fui visitar!

"Se alguma de vcs que ler este post gostar da pagina do FB 1001 receitas fáceis, por favor retirem de la o gosto... essa pagina nao passa de uma fraude que tem andado a publicar como sendo da autora ou autor receitas que na realidade sao de colegas nossas, blogs nossos conhecidos, outros nao... Nao sei se sabem mas plagio é crime, eu nao fico triste se partilharem uma foto minha, uma receita minha o que quer que seja (nem eu nem  ninguem) desde que claro tenha os devidos creditos e fonte. Eu hoje publiquei uma receita que vem num livro,mas a primeira coisa que eu fiz foi colocar a fonte de onde vem a receita. Quem tem um blog como todas nós temos sabemos as horas que pasamos a fazer os posts, sabemos o tempo que perdemos aqui pr tras, mas tb sabemos o carinho que ganhamos e as amizades que fazemos e a familia virtual que nos tornamos, por isso minhas queridas digam nao á fraude, digam nao ao plagio... denunciem, para isso existe uma pagina no FB com esse intuito a pagina chama-se MAP (movimento antiplagio) se conhecerem situaçoes dessas denunciem, nao se calem, nao sejam cumplices, podem tb evita-lo fazendo como eu e muitas de nos fazemos colocando nas fotos o nome dos vossos blogs, sei, fica uma foto mais feia, nao digo que nao, mas se alguem a quiser copiar o nosso nome está lá ,  somos uma gota no oceano, mas com ela poderemos fazer a diferença!"

Ontem andamos em discussao com a criaçao da pagina e por esse motivo eu nao fui visitar-vos, mas como  so vou trabalhar hoje e depois fico de ferias  prometo-vos que as visitas serao postas em dia, e que as novas seguidoras serao devidamente visitadas....

Beijocas

Margarida

29 comentários:

Doyle disse...

Um fofo de chocolate com todo o ar de ser delicioso :)

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida que delicia de bolo,parabéns para a amiga Paula,bjs Rosinha

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Certamente é muito triste, desmotivador termos as receitas, fotos copiadas, (como tem acontecido), temos procedido legalmente junto ao provedor do blog.
Gostei muito da deliciosa receita do bolo chocolate, seria perfeito ter uma fatia no café da manhã.
Beijo,
Vânia

Paula Vieira disse...

Esta minha madrinha, é uma fofura, vejam só a surpresa que ela me fez, bem que ela ontem dizia, "deixa-me chegar a casa", se bem o disse melhor, muito melhor "o fez".
Obrigada minha querida, adorei o bolinho, deve ser uma delicia, terei de o fazer para saber o sabor, mas acredito que deve ser divinal.
Ontem foi um dia e tanto, o Aniversário do blog e a criação do MAP-Movimento Antiplágio, ficarão marcados nas nossas memórias. Façam como a Margarida pede, denunciem, os casos de plágio, bem identificados, para não terem problemas e acabar, ou pelo menos tentar, com o abuso de certas pessoas sem escrupulos, que não se dão ao trabalho de fazer as suas receitas, e apenas se servem das outras sem lhes dar os devidos créditos.

Uma beijoca, para tu (eh eh eh)

Paula

Addicted disse...

Que belo bolo para homenagear uma amiga, o aspecto é uma tentação!
Beijinhos e um bom dia :)

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que bolinho delicioso para celebrar uma amizade... um beijinho!

São Ribeiro disse...

Adoro bolos de chocolate e esse ficou bem ao meu gosto.
bjs

Lurdes Losquinhos disse...

Bom dia Margarida, o bolo está com um aspeto delicioso.
Bjs

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia minha querida, que bela história de amizade, tenho certeza que a Paula vai amar este bolo, pois eu mesma estou aqui a babar, já sei quando vieres em agosto seras tu que vai pilotar o meu fogão hehe, quero provar das suas delícias, amiga foi bem colocado o assunto da página plagiadora, já denunciei no facebook e já compartilhei também se eu puder fazer algo a mais me avise ok, beijinhos !!!

Blog do Chocolate disse...

Oh Margarida, tu és uma grande querida e não admira que todos te adorem por aqui ! :))
É verdade, o carinhoq ue tu transmites nas tuas mensagens e comentários é algo a que não podemos ficar indiferentes.

Muito querida é também a Paula, com quem ultimamente tenho brincado mais também e cujo espaço sempre visito pois adoro ver o que ela anda por lá a fazer ! :)

É uma bonita homenagem esta tua a que a Paula não ficará indiferente decerto ! Vai adorar ! :)

O bolo está lindo e tentador, uma só fatia não me chegaria, minha amiga, também esse livro e também faço colecção de livros de chocolate ! Quem diria, hein ? Nem tu imaginarias tal coisa !! eheheheheh

Beijocas grandes

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Doces em Casa disse...

Bom dia Margarida!! :)

Por falar em doce mais ou menos, acabo de vir de lá. Vi um cheesecake salgado que achei genial, pois que não gosto do cheesecake "doce"!!

Acho que ela vai adorar a tua homenagem e mais do que isso o teu bolinho. Se pudessemos provar esse bolinho que realmente parece bem fofo e delicioso! Isso é que eu queria :D e a Paula também! AHaha

Beijos,
Aida

Alice Maria R. Martelo disse...

Que delicia.
Hum! deu água na boca.
Beijinhos e boa semana

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Parece tão gostoso que me encheu a boca de água!

Bjs

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Os fofos de chocolate conquistaram-me, pois estão lindos e as fotos mostram o quanto ficaram fofinhos.

Joana disse...

Margarida querida,
o bolo está lindo, bem molhadinho que é como se gosta :)
É bem verdade o que dizes dos "amigos virtuais", eu pelo menos considero-vos todo(as) amigo(as) :) É uma alegria ler e escrever os comentários.
Quanto ao que se passou ontem acho um escândalo. Não consigo perceber como é possível! É uma falta de educação e de princípios enorme! Mas enfim... :S
Um beijinho

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida! Este seu bolo parece bem fofinho mesmo! Que legal uma amizade assim, né? E você ainda ganhou um blog afilhado.
Ontem eu vi mesmo uma discussão em relação à esta página 1001 no Facebook. Eu dei uma olhada lá nas receitas e estão todas copiadas com foto e tudo, a pessoa que ler lá na página não precisa ir em blog nenhum e a dona da página e quem ganha todos os créditos, como se fosse ela quem fizesse as receitas. Um absurdo esta página ainda estar no ar.

Abraços. Fabiana.

marijose disse...

Que delicia amiga¡¡¡ me encanta ese bizcocho, esta pidiendo se lo coman, besos

luci disse...

Que maravilha de sobremesa adorei
Que coisa chata isso que aconteceu
beijos

Mena Lopes disse...

Que belo presente para a Paula!! E este bolinho nota-se bem que se derrete na boca!! Já o mandaste todo?? Guarda la uma fatia para mim!!
Um aspeto divinal minha linda!!
beijinhos
Mena.

Comida de conforto disse...

Ui... que aspecto tão apetitoso!! Húmido e fofo, de certeza. Uma óptima homenagem para uma amiga e afilhada:)
Beijinhos

Josy disse...

Que delicia de fofo hein Margaridinha. Fico feliz que a querida Paula tenha se decidido com seu incentivo a abrir o blog de fato tem muitas delicias por lá e o que é gostoso e bonito tem que ser compartilhado. Parabéns as duas viu? E quanto a esse site não curto e achei muito lamentável o que aconteceu com a Lenita, temos mesmo que nos unir e acabar com essa pouca vergonha. Beijinhos

Sileni Machado disse...

Olá minha amiga, que tentação de bolo! Ma-ra-vi-lho-so!!! Fechou com chave de ouro a homenagem a Paula, parabéns!
Tbm sou totalmente contra o plágio, é preciso denunciar senão isso não vai acabar nunca! O silêncio alimenta esse tipo de ação! Tem uma blogueira dando o ar da graça por aqui que tbm anda copiando td o que vê pela frente, ela tem zilhões de blogs, assim fica fácil, né?! Copiando td o que os outros tem o maior trabalho de criar até eu teria um monte de blogs, afff, ninguém merece!!!
Bjão querida, fica com Deus!
viveraprendendo.com

Prata da casa disse...

Que belo bolinho,Margarida,para celebrar uma bonita amizade. Gostei muito.
Bjn
Márcia

Leonor Cerveira disse...

Olá...
Que excelente aspecto e sugestão :).... Beijocas...

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Filomena Conceição disse...

Gostei muito do bolo, Margarida, mas também da linda amizade.

Beijinhos!

Isabel Patrício disse...

Margarida,
adorei o teu bolo, é de chocolate :) e eu sou gulosa.
já não faço um bolo de chocolate há uns tempos, já ando com saudades, por isso levo uma fatia.
temos mesmo que denunciar os plágios,é uma vergonha e só pessoas sem carácter fazem suas as obras dos outros.
Bjns
Isabel

Léia disse...

Oi Margarida, que delicia de bolo, bem macio e molhadinho.Fiquei com uma vontade de chocolate com morangos.Parabéns a sua amiga Paula.Realmente esta coisa de plagio tira qualquer um do sério, tem por aqui um blog que denunciei a pouco tempo com fotos e receitas minhas e de outros blogs.Devemos nos unir e acabar com esta bandalheira.Beijos querida.

Paulo Herculano disse...

Divinaaaaaaaaaaalll esse bolinho, fizeste muito bem ser madrinha pois o blog da Paula é uma maravilha heheheheh

Beijos

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida Margarida, eu agora só consigo vir cá uma vez à semana e assim vejo tudo com olhinhos de ver e agora vou te perguntar onde é que anda a minha fatia??? Será que o correio anda atrasado??
A nossa Paula bem merece este miminho teu!!! Estão as duas de parabéns!

beijinhos