segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bundt cake de kefir e laranja


Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores... Eu sei que hoje me parece que o sol só vai espreitar por entre umas nuvens manhosas que nos vem estragar o azul do ceu, mas como as temperaturas subiram, sempre da para andar com um "baita" sorrisao nos labios na mesma... quanto mais nao seja minha gente, porque sempre ouvi dizer que tristezas nao pagam dividas e bola para a frente que atras vem gente!

Nunca vos aconteceu um desastre culinario???

Pois bem este bolo (nao a massa que se entenda) foi um autentico desastre culinario, e se olharem com olhos de ver notam mesmo bem que eu tive que andar a ajeita-lo...

Passo a explicar eu tinha, disse bem tinha, uma forma que me pegava os bolos todos, por mais spray desmoldante que eu usasse, por mais manteiga e farinha que eu usasse os bolos pegavam sempre... eu ja a tinha numa parte do armario como forma nao grata,,, mas no dia em que me tentaram com este bolo, esqueci-me completamente e lá veio a dita... meninas... o bolo ficou lindo... e quando o fui a desenformar partiu-se ao meio, e para tirar o meio que ficou dentro da forma teve de ser aos bocados, conclusao, tive que refazer o bolo cá fora... mas mesmo assim... nao ficou nada de jeiro, nem a calda de chocolate e os fios de ovos taparam tamanho desastre... mas pronto... agoraa nao acontece mais pois a dita ja foi direitinha ao lixo!!!

Na sexta os meus filhotes foram com o pai ajudar o meu sogro a fazer umas obras e eu fiquei umas horinhas em casa, e como estava sozinha aproveitei para visitar os blogs vizinhos e deixar os comentarios diarios.... Aqui ha dias a menina MENA do blog  AS AVENTURAS DE UMA MAMA, ja me tinha tentado com o seu bundt cake de chocolate, quase me apetecia meter a mao pelo ecrã dentro para roubar uma fatia, e na sexta quando chego ao blog RAPA TACHOS  da linda SAO, puffffffff um bundt cake de laranja que se pudesse tinha deitado a mao tb... mas como nao é possivel deitar as maos pelo ecrã dentro, olhem para a dona bimby e ela olhou para mim, piscou a sua luz e pronto cativou-me com a sua boa vontade de trabalhar... mas tinha que fazer com laranja que adoro, tinha que ter chocolate por causa dos chocolatras aqui da casa... e quando fui ao frigorifico deparei-me com 1/2L de kefir... é ando aqui á volta com o kefir, bicharocos maravilhosos que só me tem trazido alegridas... OK entao lá vamos nós inovar!

Vamos lá sentar na minha cozinha enquanto a dona bimby nos bate o bolo bebemos um cafezinho bem gostoso... que me dizem???


*4 ovos
*200 gr de manteiga
*1/4L de kefir
*200 gr de açucar
*1 laranja, raspa e sumo
*350 gr de farinha
*3 colheres de sopa de maisena (podem substituir a maisena por farinha normal)
*1 colher de sopa de fermento em pó

No copo da bimby coloca-se a manteiga e o açucar 3min/vel3/temp 37º
Adiciona-se o kefir, os ovos e a raspa e sumo da laranja 2min/vel3
Por fim juntamos a farinha, a maisena e o fermento 10seg/vel5

Numa taça bate-se a manteiga com o açucar ate obter um creme esbranquiçado. Adicionam-se os ovos,  o kefir, o sumo e a raspa da laranja e voltamos a bater bem.

Juntamos as farinhas e o fermento e envolvemos delicadamente.

Verte-se para uma forma (que de preferencia nao pegue os bolos ao fundo) untada e leva-se ao forno a 180º até estar cozido (fazendo o teste do palito)

Desenforma-se e prepara-se a calda

Num tachinho leva-se ao lume 5 colheres de sopa de kefir e quando ferver tira-se do lume e junta-se o chocolate partido em pedaços mexendo bem para derreter!

Verte-se por cima do bolo e decora-se a gosto!


E aqui deixo a minha sugestao para começar uma segunda feira bem doce!!!

Espero que gostem!!!


*Gente nao se esqueçam que eu tenho um desafio a decorrer para o dia 9 de junho dia do 2º niver do meu blog... e como até aqui tenho sido eu a entrevistar-vos desta vez gostava de vos receber a vcs para me entrevistarem... toca de me mandarem as perguntas que gostavam que eu respondesse, terei o maior gosto em faze-lo!!!



Beijocas

Margarida

32 comentários:

Cuca disse...

Oh Margarida, esses acidentes já aconteceram a toda gente! Claro que uma pessoa grita e esperneia, mas só não acontece a quem não toca num tacho :)
O interior ficou com um aspecto delicioso e isso é o que realmente interessa :)

Beijinhos e boa semana*

Doyle disse...

Para desastre, ficou bem apetitoso :)
Boa semana Margarida.
Beijinhos

Lurdes Losquinhos disse...

Ficou lindo e com toda a certeza delicioso.
Bjs

Iza disse...

Que aspecto! Que delícia de bolo!
Beijinho

Doces em Casa disse...

Margarida....está com uma textura D-E-L-I-O-S-A!! Tão húmida e imagino que muito saborosa!

A fúria dos bundt cakes está a atacar-nos. quando irá parar? ahahahah

Beijos,

Aida

Kati Monteiro disse...

Margarida,
eu também já tive este problema com o bolo colado na forma, partido em mil pedaços. Mas ele foi devorado do mesmo jeito, e eu não me preocupo com este seu, ele parece delicioso, não vai sobrar nem uma migalha.
Deixei um selinho para você lá no blog, aceite se quiser. As perguntas eu fiz pensando no seu desafio de aniversário, então se quiser buscar somente as perguntas, fique à vontade!
Beijos

Felipe Huszar disse...

Poxa Margarida, é assim mesmo! Esses desastres acontecem com qualquer um.

Na verdade, da para ver que sua capacidade de se recuperar após um desastre é boa!

Beijos
Felipe
http://www.mundogastronomic.com.br

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Margarida, pelas fotos não se nota o desastre... e o que interessa é o sabor, na verdade, e aquela fatia está um aspeto... :P
boa semana!

Marisa Valadas disse...

Que bolo guloso

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia minha querida, pois é por aqui também o sol tá meio escondidinho hoje, mas ontem ele estava com a corda toda, tivemos um dia lindo de sol, vejo que o seu novo companheiro na cozinha está trabalhando a todo vapor hein, este bolo ficou lindo, com um aspecto super fofinho e delicioso, amei, bom início de semana, bjs !!!

Raquel Alabaça disse...

Que perdição está este bolo!!

Histórias e Aromas disse...

Vou querer uma bela fatia pq já me estou a babar todinha :D
Beijinho
Cláudia L.

Andréa disse...

Amiga,
não vi desastre algum e sim um bolo lindo, fofinho e super delicioso!
A decoração ficou linda!

Beijos, ótima semana!

São Ribeiro disse...

Mas olha que parece-me bem perfeito.
E deve ser uma delicia, a combinação de laranja e chocolate é uma maravilha.
Boa semana
bjs

Mary - Strawberrycandy disse...

Margarida, que bolo lindo,...fez sucesso não?
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Marlene Teixeira disse...

Que bela sugestão para começar a semana! :)
Pode ser uma fatia para mim agora! ;)*

sandra neiva disse...

Olá querida,

aqui ainda cheira a Páscoa, gostei bastante desta sugestão.
Beijinhos,

http://Thatcakesweet.blogspot.com

Rosario Mota disse...

Não parece nada um desastre.
Está ótimo...
E o interior perfeito.
Bjs
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

Blog do Chocolate disse...

Margarida, minha linda,

Tu estás imparável ! :)

Deuses, que Bundt Cake maravilhoso tu fizeste !
Eu quero lá saber dos pormenores de ele se ter agarrado, achas isso mesmo importante ?

Amiga, está divinal, lindíssimo e a culpa é da nossa Mena que nos anda a meter o vício no corpo ! eh eh eh

Beijinhos Grandes

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt


Lena Santos disse...

Olá Margarida
Desculpa não ter comentado antes mas o tempo tem sido pouco, de qualquer forma já tive a ver as tuas receitas e fiquei a babar, deliciosas

Bjkas
http://saboresleveslena.blogspot.pt/

Isabel disse...

Olá Margarida,
gosto sempre do bom humor com que nos brindas! Ao ler o teu post, pensei estar perante uma perfeccionista, pois só o sendo é que te poderias queixar de algo que está tão bonito. Eu olhei com olhos de ver e não lhe encontrei qualquer defeito. Soubeste disfarçar muito bem esse acidente com a dita forma. Ainda por cima, a visualização dessa fatia com uma textura tão fofinha é uma tentação. Esse Kefir anda por todo o lado e está a dar-me uma vontade imensa de experimentar. Um grande beijinho e votos de uma excelente semana.

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
Que lanche delicioso, amei, perfeito para o chá ou café à tarde, ficou muito apetitoso.
Beijo, boa semana,
Vânia

Mena Lopes disse...

Eu nao fiz nada!! Lolol... E quanto a desastres culinarios, junta-te ao clube!! Mas os meus sao mesmo desastrosos que nem chegam ao blog!! Gostei mto que te tivesse suscitado a curiosidade dos Bundt's!! O teu desastre como tu dizes, está perfeito!!!
Vamos la a esse café!!!
Beijinhos
Mena.

Salsa Verde disse...

Margarida querida,
Eu passo a vida a ter desastres culinários e sinceramente, não consigo ver onde é que está o teu desastre. Só vejo um bolinho bem apetitoso e do qual já roubava uma fatia...
Beijinhos,
Lia.

Sileni Machado disse...

Olá minha amiga, eita que eu queria uma ajudante dessa chamada bimby! Que beleza de bolo, amiga! E chocólatra como sou, fiquei com água na boca!
E desastres culinários são os que mais acontecem por aqui, rs. Aprendo muito com eles, hehe.
Bjssss miga linda, fique com Deus!
viveraprendendo.com

Paulo Herculano disse...

Epa isto é um atentado, chamem a Asae, opa não há direito, que aspeto mais gulosoooo a culpada ao que parece sempre a mesma a Mena e os seu Bundt a atentar a malta :)

Beijos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,mesmo tendo todo esses caos ao tirar o bolo da forma eu aceito uma fatia com um cafézinho rsrsrs bjs Rosinha

Filomena Conceição disse...

Mas foi um desastre feliz, Margarida!

Esrá lindo!

Beijinhos!

Josy disse...

Portuleirinha querida, faço das minhas palavras, as palavras das amigas. Onde tem defeito esse seu bolinho? Além de tudo soubestes esconder muito bem se há defeitos, pois está lindissimo e aposto saboroso, mas valeu a pena, pois seus textos sempre me alegram muito. Beijocas florzita, ótima semana

Cozinha de Mulher disse...

Amiga linda.. com ou sem desastre está uma maravilha... aliás eu queria muito experimentar essa maravilha viu?
Hummmmm que me parece irresistível..
Pena que ainda não inventaram uma fórmula de pegar comida pela TV rsrsr

Um super beijo minha linda.. e uma noite mais que especial viu?

Nina Paim disse...

A delícia aqui está mesmo a nos tentar sem piedade.......Beijinhos doces.

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

A moda dos bundts pegou mesmo!! e olha que mesmo com o acidente que aconteceu com o teu, remediaste bem o caso :)

beijinhos