segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bombons de queijo e pimenta

Bom  dia, Bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

Apresento-vos a minha primeira boneca feita em EVA, ja fiz muitas e muitos bonecos, todos eles personalizados, a pessoa que me pediram, mas esta nunca a consegui vender... foi a minha menina linda,.. a primeira!!!

E segundo marca o calendario... hoje é dia 1 de Abril, mais conhecido pelo dia das mentiras, lembro-me  quando era pequenita que a minha mamys sempre que começavam as noticias, tentava descobrir neste dia qual a mentira que os jornalistas iam dizer... mas as coisas eram tao bem feitas, que no dia seguinte ao desbravarem a verdade, as pessoas ficavam sempre "AHHHHHHH, E EU QUE PENSEI QUE ISSO ERA VERDADE!!!" Hoje nao sei se ainda continuam a faze-lo se nao.,.. confesso que todos os dias vimos as noticias aqui em casa, mas... nunca estou atenta para ver se é uma ou nao provavel mentira...

Há muitas explicaçoes para o prmeiro de Abril se ter tornado o dia das mentiras, tb conhecido como dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que e brincadeira surgiu na França. Desde o seculo XVI o ano novo era festejado a 25 de março (carece de fontes que o confirmem), data que marcava a chegada da primavera e durava 1 semana, terminando no dia 1 de Abril.

Em 1564 depois da adoçao do calendario gregoriano o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Mas houve alguns franceses que resistiram á mudança e continuaram a seguir-se pelo calendario antigo, pelo qual o ano novo começaria a 1 de abril. Gozadores começaram entao a ridiculariza-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que nao existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas por Plaisanteries.

Em paises de lingua inglesa o dia das mentiras costuma ser conhecido com April fool's day (dia dos tolos de abril), Na Italia e na França ele é chamado respetivamente Pesce d' aprile e poisson d' avril, literalmente peixe de abril.
No Brasil o primeiro de Abril começou a ser difundido em Minas Gerais onde circulou "A Mentira" um periodico de vida efemera, lançado a 1 de abril de 1828 com a noticia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela ultima vez a 14 de setembro de  1849 convocando todos os credores para um ajuste de contas no dia 1 de abril do ano seguinte dando como referencia um local inexistente. 

E estamos na segunda da pascoela, e nao vos vou deixar nenhuma mentira, nem nada que com isso se pareça... nao ligo, nao gosto... chamem-me bota de elastico... o que quiserem... mas nao faz parte de mim esse genero de coisas... eu que falo para os meus filhos que nao se deve mentir.. entao e vou-lhes dizer que ha um dia dedicado á mentira?? ehehehehe... nada disso!!!

Por aqui, bem como por todo o pais a Pascoa foi marcada pelo mau tempo, e por temos regioes isoladas, devido á subidas das aguas do rio... o daqui tb subiu, mas nao causou estragos, bem como a ribeira, mas sem grandes sobressaltos.

Acabamos por ficar em casa, eu so sai para ir á missa, e depois juntamo-nos em familia e assim passamos o dia, nada de folias porque a vida nao está para isso, nem grandes doçarias confesso-vos que nos limitamos a um folar e um pao de ló e para terminar uma bela salada de fruta... é o que nos sabe melhor!!!

Eu para mimar a familia e a minha afilhada acabei por fazer uns bombons (coisa muito simples) mas que agradaram a todos... Para a minha afilhada, fiz uma linda bonequinha em EVA com uma latinha que  enchi de bombons e depois fica para ela colocar os lapis e está personalizada com o nome dela...  Ficam mesmo muito lindas... adoro fazer!!!

Mas como eu estava a dizer, os bombons nao tem nada que saber... usei chocolate ao leite (cortesia de uma parceria que tenho mas que ainda nao coloquei aqui) e chocolate branco, e entao houve uns que desapareceram assim... num piscar de olhos,... gente... coisa mais gostosa!!! Uma delicia mesmo... Como vcs sabem os meus pais têm cabrinhas e entao fazemos queijo de cabra caseiro e secamos os queijos mesmo... eu usei pedaços de queijo de cabra seco nos bombons... Ohhhhh delicia dos deuses!!! E noutros coloquei um pouquinho de quejo e uma mistura de azeite com um pouco de pimenta de cayene.. hummmmmmmmm bom so vos posso dizer... experimentei mesmo... é dos deuses!!!


*500 gr de chocolate au leite
*200 gr de chocolate branco
*bocadinhos de queijo de cabra
*Mistura de azeite e pimenta de cayene

Derrete-se o chocolate em banho maria (eu costumo dar-lhes o choque termico assim que eles estao derretidos verto para uma bancada bem fria e mexo varias vezes com a ajuda de uma espatula) enchem-se forminhas a gosto e viram-se para retirar o excesso de chocolate, levam-se ao congelador cerca de 10 minutos. reforço com mais uma camada de chocolate e levo novamente ao frio. recheei uns com queijo e outros com queijo e a mistura de pimenta e azeite tapei os bombons e levei ao congelador mais ou menos 15 minutos.

Com o restante chocolate au leite e o branco fiz bombons normais por causa dos meus filhos!!

E aqui fica uma sugestao bem docinha para um começo de semana da Pascoela!!!


Espero que gostem!!!

Por aqui desapareceram bem rapido e foram aprovados por todos!!

Beijocas

Margarida

31 comentários:

Cuca disse...

Que bombons com tão bom aspecto! Gosto muito da combinação de chocolate com pimenta :)

Beijinhos*

São Ribeiro disse...

Não gosto nada do dia das mentiras ,não acho mesmo piada,mas alguém ha-de gostar certo??
Gostar,gostei desses bombons ,lindos e com certeza que uma delicia.
Boa semana
bjs

Addicted disse...

Que lindos ficaram :)
beijinhos e uma boa semana

Prata da casa disse...

Estão lindos estes bombons e o recheio é bem diferente.O de pimenta deve ser muito especial.
Bjn e votos de uma excelente semana
Márcia

Marlene Teixeira disse...

Que bombons tão apetitosos! :D

Ficaram tão lindos, e que sabores curiosos! Devem ser muito bom!*

Doyle disse...

Mmmmmm, devia estar uma delícia! :)

Lurdes Losquinhos disse...

Olá Margarida.
Esses bombons devem ser uma delicia, vou levar a receita.
Ficaram lindos.
Bjs

Mah Dantas disse...


Olá tudo bem? Venha conhecer meu Blog, post... novos de segunda a sábado, se gostar siga e me avise que seguirei o seu tb !! bjs
http://www.mahmaquiagens.blogspot.com.br/

♥*´¨)*
¸.•*¸.•*´¨).•*¨)
(¸.•´*(¸.•´*(.¸. • By Mah Dantas

Mah Dantas disse...

Seguindo tb !!! bjs
www.mahmaquiagens@gmail.com

Marisa Valadas disse...

Adorei estes bombons!

mariana/receitas para a felicidade disse...

Ai tão bons Margarida, quero um, tens para mim?

Beijinho e boa semana!

Um toque de canela disse...

Bom dia! Estas bonequinhas são mesmo muito engraçadas e percebo porque é que te apegasta a esta!
Estes bombons são uma boa surpresa, fiquei muito curiosa quanto ao resultado!
Beijinhos
Paula

Ana Claudia disse...

Mas que lindos bombons, amei mana...
Espero que tenha tido uma santa Páscoa.
Beijinhos, boa semana

Flávio Mesquita disse...

Chocolate e pimenta sempre liga bem, devem ter ficado uma coisa de outro mundo...

Boa Pascoa Bjs Manos Mesquita

Sadhia Hage disse...

amei os bombons amiga ..como foi de pascoa ???
bjão grandes

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia querida, também não gosto de mentiras, há alguns anos num desses dias da mentira minha irmã me inventou uma que quase infartei rsrs, gosto nem de lembrar. Esses bombons ficaram lindos e com certeza saborosos em se falando de chocolate sou suspeita a dizer rsrs e essa bonequinha é linda, adorei.
bom início de semana, bjs !!!

Brisa Maritima disse...

Minha querida,

Mas que talentosa amiga tenho, que linda boneca, ficou fantástica Margarida, não tenho jeito para essas coisas ! :)

Gostei de conhecer a história do dia das mentiras, embora não ligue nenhuma... em tempos brincava mas depois deixei-me disso ! :)

Os teus bombons estão como o próprio nome indica: BONS ! Além de lindos e tentadores, olha amiga, se eu estivesse mais perto fazia-me de tua convidada ! eh eh eh

Hoje coloquei a tua caixinha no correio, fica atenta, deve chegar amanhã, pelo menos assim espero ! :)

Uma grande beijoca para ti ! :)

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt


Elsa disse...

Que curiosos os teu bombons, devem ter um gostinho especial.
Beijocas

marta alves disse...

Ficaram lindos e deliciosos!

**

Rita disse...

✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫

Boa tarde de segunda feira!!!!
post lindo com a bonequinha muito
fofa, e a história fantástica. gostei de saber

Abraços com carinho
Bjuss
Rita!!
✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫

luci disse...

Que lindos que ficaram os bombons e deve ser deliciosos
Adorei a boneca
boa semana
beijos

Josy disse...

Que lindos bonbonzinhos Margaridinha, ficaram tão mimosos, não é a toa que desapareceram logo. Adorei sua boneca ficou com uma carinha muito fofa, viu mãozinhas de fada? Talentosa essa minha amiga. Beijinhos, ótima semana. Ah! Adorei saber mais sobre o dia da mentira, quando era pequenina adorávamos pregar mentiras nesse dia, agora já não se brincam mais, uma pena

M. disse...

Margarida, estes bombons, ui.... É mesmo mentira: eles, infelizmente, não estão na minha mesa, snif!!!
Beijinhos, boa semana!
Madalena

Se não me agarras ... eu caio!! disse...

Olá Margarida, vim agradecer a visita e ... dei de caras com estes bombons :) Parecem ser uma maravilha! Daqui já não saio :))

Beijinhos
Isa

Joana disse...

Adoro queijo, adoro chocolate, adoro coisas picantes!
Achas que ia adorar os bombons, não?
Estão lindos!
Um beijinho

Comida de conforto disse...

Olá Margarida, que interessante combinação, devem ser muito bons!
Beijinhos

marie france disse...

Que lindos estão os teus bombons, e a combinação esta perfeita!
Adoro chocolate com pimenta.
Beijinhos

Bel disse...

Bom dia Margarida, que linda bonequinha! Bem se vê que és talentosa para artes, também! Vou te dizer, não gosto do dia da mentira mas por aqui anda fora de moda. Pelo menos nos ambientes de trabalho, pois nas escolas, acontece um pouco. Margarida, esses bombons estão supremos e com a pimentinha, deve estar pra lá de bom!
Bjos e uma excelente semana para ti.

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Estou desde ontem com um problema de visualização e de comentar, espero hoje corrigir.
Beijo,
Vânia

Iza disse...

A boneca está tão linda ! Parabens :) E os bombons estão uma tentação!!
Beijinho

http://temperosdaiza.blogspot.pt

sandra neiva disse...

Querida Margarida,

Os seus bombons devem ser uma maravilha com essa combinação de chocolate com pimenta.
Gostei muito então as forminhas são tão engraçadas.

Beijinhos,

http://Thatcakesweet.blogspot.com