terça-feira, 9 de abril de 2013

Bolinhas de Kefir e raspas de limao


Ora entao bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

Pohhhh eu pedia encarecidamente a quem retem a nossa querida Primavera que a liberte, porque. apesar daqui os campos ja estarem verdinhos e pontilhados com flores coloridas falta o mais importante... SOL quero arrumar a roupa de inverno... ja ando com saudades de vestir uma t-shirt de manga curta, uma saia... ja ando com saudades de calçar uma chinela no pé... sair fresca de casa e com um sorriso de orelha a orelha!!!... Affff !!!

Por aqui os fogoes de lenha continuam em alta, todos os dias sao acesos de manha e á  noite (quem agradeçe sao os miaus) e como tal os "bicharocos" que a linda Isabel (blog do chocolate) me mandou têm-me brindado com imenso Kefir... só na semana passada fui brindada com 1L pois é verdade... No sabado tomaram o seu banhoco semanal e ontem ja tirei mais 1/2L de Kefir,... que ja foi usado eheheheh....

Ora e com o que me sobrou do cheesecake que postei ontem ainda fiz no domingo estas bolinhas que ficaram uma verdadeira maravilha, tao suaves, tao focinhas... tao... hummmm maravilhosas... e com o cheirinho gostoso da raspa do limao... foi a delicia total aqui em casa!!!

Mas como eu nao usei MFP nem a dona bimby, que tal virem comigo até á minha cozinha e juntas amassamos estas bolinhas... é que com varias maos é mais façil e rapido!!!


*30 gr de fermento biologico fresco
*1 colher de sopa de açucar
*1/2L de Kefir
*1 pacote de pao branco da BRANCA DE NEVE
*Farinha de trigo q.b.
*Sal
*Raspas da casca de 1 limao
*Leite q.b.

Comecei por desfazer o fermento no açucar com a ajuda de um garfo, até obter um liquido.

Adicionei o kefir e misturei bem. Juntei o preparado para pao branco da BRANCA DE NEVE, um pouco de farinha de trigo, sal, as raspas da casca de limao e 1 copo (200ml de leite) amassei muito bem, até obter uma massa elastica e que desgruda das maos (neste processo depois vcs vao vendo se precisa de mais leite ou mais farinha.

Deixam dobrar de volume.

Tendem-se bolinhas num tabuleiro forrado com papel manteiga e deixam-se dobrar novamente de volume!

Levam-se a cozer em forno pre aquecido até estarem douradinhas... 

Eu nao vos vou dar tempo nem temperaturas pq como vcs sabem eu faço em forno de lenha, logo estará sempre mais quente que os fornos electricos e eu tenho outro genero de cuidados pra que as coisas nao se queimem!!! 


Aconselho-vos vivamente a experimentar estas bolinhas pois ficam uma verdadeira tentaçao... os meus filhos nem lhe quiseram por manteiga nem chocolate e comiam por pura gula...

Deixo a sugestao!!

Beijocas

MArgarida

*gente eu peço desculpa por estar a passar nos vossos cantinhos mais tarde, mas como andamos nas atividades para o dia da mae torna-se dificil eu passar nas horas que estou a trabalhar, mas breve vamos entrar num ritmo mais calmo e depois em ferias de verao sem alunos...é so um tempinho!!!

38 comentários:

São Ribeiro disse...

Margarida adorei as tuas bolinhas ficaram mesmo lindas e perfeitas.
Já levava umas duas para o pequeno almoço,
bjs

Lurdes Losquinhos disse...

Olá Margarida, nunca experimentei kafir, onde se compra?
O teu pão tem um aspeto delicioso.
Bjs

Filomena Conceição disse...

Que bolinhas tão apetitosas e eu ainda nem tomei o pequeno-almoço!

Beijinhos!

Doyle disse...

Ora, um destes agora, vinha mesmo a calhar. Eu que tive de sair à pressa de casa e nem tive tempo de tomar um bom pequeno almoço, isto ia deixar-me bem mais aconchegadinha ;)
Miam, miam.
Beijinhos Margarida.

Blog do Chocolate disse...

Minha linda,

Ainda me rio imenso contigo por causa do kefir ! :)))
Estás mesmo a divertir-te com ele, hein ? :)))
Amiga, essas bolinhas estão fantásticas, com uma textura tão fofinha, tão apetecível, pois não me admira nada que de facto os filhotes tenham comido sem parar, além de que o kefir dá uma leveza deliciosa aos pães ! :)

Beijinhos querida, bons cozinhados ! :)

marie france disse...

Bom dia Margarida,
Que lindo estão esses pãezinhos!
Adorei.
Bjs. Marie

Raquel Alabaça disse...

Gosto muito de pão e com manteiga é o casamento perfeito! Adorei este pãozinho que fizeste!
Beijinho

Cecilia Gomes disse...

nhum, nhum.. se eu pudesse assaltava jà uma..
graças a Deus esta semana faz bom tempo por estes lados..
bjus

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que pãozinho lindo! Será que se pode substituir por iogurte simples, Margarida?
bjos

M. disse...

Ai que fofinhas!!! Tens umas mãos de fada ;)
Beijinhos, boa terça!
Madalena

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Estes pães devem ter perfumado a cozinha, delicia perfeitos para o café da manhã, delicia.
Beijo,
Vânia

Sol Pâtisserie disse...

Boa tarde minha querida, essas bolinhas ficaram com um aspecto bem fofinho, já comia duas ou três, pois sou gulosa rsrs
bjs

Susana Machado disse...

Nunca usei, nem testei kefir, mas ficaram lindas estas bolinhas!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Evanir disse...

Bom Dia..
Que Deus nos abençoe e nos ajude a enxergar a
beleza que existe nas outras pessoa.
Que Deus te abençõe.
Enquanto eu louvo,
eu desejo que a benção de Deus se
derrame em tua vida.
E que Deus continue a abençoar
da nossa amizade tão linda.
E a vida seja simplesmente pura, paz.
Passei para desejar um lindo dia,
cheio de bençãos...
Beijos e carinhos meus,Evanir..

Magda disse...

Olá Margarida querida!
Que deliciosa sugestão! Imagino como essas bolinhas devem ter ficado saborosas!
Beijos e ótimo dia!

Lena Santos disse...

Hunnnn levo um devem ser deliciosos
Não tenho kefir, a ver se arranjo esses bicharocos :-)

BJKAS
http://saboresleveslena.blogspot.com/

Um toque de canela disse...

Olá!
Devem ter mesmo ficado deliciosas, a julgar pelo aspecto!
Bjs
Paula

Elsa disse...

Que bom aspecto, comia um agora ao lanche...
Beijocas

luci disse...

Que delícia de bolinhas
Uma linda terça-feira
beijos

Salsa Verde disse...

Bem Bem Margarida,
Que aspecto magnífico.
Já comia 2 pelo menos...
Beijinhos,
Lia.

Patricia Galis disse...

Hummmm que deliciaaaaa....rsrs
Aproveito e convido vc para conhecer nosso novo quadro confira o link abaixo, caso desejar participar deste ou de alguns que já estão há tempos envie um e-mail de confirmação para cafeentreamigos1@gmail.com, uma ótima terça-feira.
Link
http://www.cafeentreamigos.com/2013/04/novo-quadro-do-blog-quem-sou-e-o-que.html

Violeta Pasat disse...

ficaram com um aspecto caseiro muito delicioso.São perfeitas para pequeno almoço.bjs,violeta

Aline - Receitazada disse...

O amiga, os kefir hj invadiram nossos blogues...rs
Acabei de ver um delicioso cookie no blog da Isabel e agora vejo essas bolinhas maravilhosas por aqui. Adorei essa dica. Precisava de mais variedades de receitas com os danadinhos, adorei.
Beijãooo

Andréa disse...

Amiga,
aqui estamos no outono com chuvas e tempestades, hehehe!
E vc arrasou com esses belos pães, são ótimos para o lanche!

Beijos ♥

Isabel disse...

Padeço do mesmo mal querida Margarida, Saudades... Saudades do Sol e de tudo o que escreveste. Valem estes miminhos e delícias com que nos brindas para abstraimo-nos desse mal.
beijinhos.

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida quando precisar duas mão para enrolar essas bolinhas pode me chamar rsrsrsr bjs Rosinha

Paula Vieira disse...

Que lindas ficaram essas bolinhas, um aspeto de comer e chorar por +++++.

Adorei. Nunca experimentei o Kefir, mas já ouço falar nele há algum tempo.

Bijoca
Paula

Sileni Machado disse...

Oi minha amiga, esse kefir aumenta que é uma beleza, não?! Já tive tbm aqui em casa e não dei conta de tanto que aumentaram! As pessoas até fugiam de mim pq sabiam que eu ia oferecer um bocadinho a elas, hahaha. E para o nosso deleite que venham mais e mais dessa maravilha para nos presentear com deliciosas receitas como esses pãezinhos deliciosos que pra mim tbm nem porecisam de acompanhamentos.
Beijos querida amiga, fique com Deus! :))
vieraprendendo.com

Josy disse...

Querida amiga esse kefir está mesmo a fazer as honras em sua cozinha, muito bom né? Produtos que podemos usar e abusar e fazer tantas delicias é muito satisfatório. Esses pãezinhos ficaram lindinhos amiga, com o interior bem fofo e macio, e com sabor e aroma a limão, não precisa mesmo de recheio nenhum. Comia-o puro também. Muito boa receita, e não fique triste aqui o sol aparece na parte da manhã, meio encabulado, da o ar da graça e logo vai embora, e as minhas roupas no varal antes felizes, ficam bem tristinhas hehe. Calma que logo o solinho estará reinando por suas bandas. Beijos, ótima semana minha linda amiga

LiBelinha disse...

estás rendida ao kéfir tal como eu :)o bicharoco faz milagres :)
eu já digo que estou kefirodependente :)
Adorei os teus pãezinhos e sei que devem estar muito deliciosos, tal como o cheesecake que fizeste para a Catarina... será que sobrou uma fatia? bem me parecia que não :)
Bjns
Isabel

Milia disse...

Son divinas Margarida, yo haría como tus hijos, comería por pura gula, se ven tan sabrosas.
Y estoy de acuerdo contigo en pedir a los que tienen secuestrada a la primavera...que la liberen...por favor!
Un beso

Cozinha de Mulher disse...

Oi minha linda.. ficaram dos deuses em?
E essa cortadinha aí? Só pra nos tentar ainda mais né?
Oh que delicia..
Estava dando uma olhadinha na sobremesa de Cheesecake Hummmmm está divina amiga..
Eita que eu queria agora mesmo..

Um beijo minha linda..e uma noite mais que especial viu?

Margarida Abreu disse...

Bom dia Lena, o Kefir é doado por pessoas que ja o têm, no meu caso foi a Isabel que mo arranjou, mas logo que eu possa começar a dar do meu terei o maior prazer em arranjar e doar-te tb!!

Basta depois combinarmos

Beijocas

Margarida

Margarida Abreu disse...

Ola Maria Joao, podes sim substituir por iogurte natural, de preferencia talvez o Grego!!

Beijocas

Margarida

Margarida Abreu disse...

Ola Lurdes, o Kefir nao se compra, doa-se, o meu foi a Isabel que mo arranjou, logo que possa começar a doar, terei o maior prazer em te arranjar tb, basta para isso depois combinarmos!!!

Beijocas

MArgarida

Malheiro's Kitchen disse...

Mas que bom aspeto têm estes pãezinhos! Um dia destes ainda tento fazer... depois mostro como ficaram!!!

Beijinhos
Cristina

Lurdes Losquinhos disse...

Obrigada Margarida.
Beijinhos

Iza disse...

Que lindas que ficaram!! Pena não ter aqui algumas :)
Beijinho