segunda-feira, 18 de março de 2013

Queques de chocolate, pêra e amêndoa

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores...

Antes de mais minhas queridas, eu juro que hoje vou visitar os vossos amados cantinhos e ver tudo o que andei a perder este final de semana, mas... depois de no sabado como ja vos contei que fui trabalhar indo para Obidos com os alunos, ontem alem de ter sido dia de dar toda a atença possivel aos meus filhotinhos ainda fui fazer uma caminhada de 4km... ehehhehheehe... havia de ser assim todos os dias... Mas eu trago os meu filhos na catequese, e como estamos na epoca na Quaresma, uma epoca muito especial e de uma vivencia de Fé fantastica, uma vivencia de autoreflexao, foi proposto fazer uma Via Sacra aos meninos que frequentam a catequese acompanhados pelos pais, claro que eu nao pensei sequer duas vezes e fui acompanhar os meus filhos com o meu marido claro, e portanto, para chegar ao local onde começava a Via Sacra eram cerca de 2km, e depois mais 2km para chegar á Igreja ... Um total de 4km que nem sequer dei por eles... Acreditem!!! 

MAs adiante, que se faz tarde né???

Ora e nao é que chegamos a mais um dia 18 ... desta vez de Março.. e hoje aqui por estas bandas em companhia com as minhas queridas JosyAninhaKati temos o dia dedicado á pera... 

E eu andei um 7 dias a pensar o que raio poderia fazer com pera... eu sabia que ja tinha postado aqui no blog um bolo de pera, que se bem me recordo desapareceu na hora, mas nao queria estar a deixar uma receita repetida,... Andei a semana passada de volta de alguns livros de culinaria(dos que eu ja trouxe para a casa nova eheheheh, os outros ainda estao no andar de cima) e revistas e nao achava uma receita com peras que eu achasse que era aquilo que eu queria...

No sabado trouxe de Obidos 2 livros de receitas de chocolate (hummmmmm) o 200 RECEITAS DE CHOCOLATE,  e o O MEU LIVRO DO CHOCOLATE.

Neste ultimo encontrei uma receita que eu achei pelos ingredientes que seria "aquela", e vou ter que ser muito sincera, os queques sao uma verdadeira delicia e ficam com um interior simplesmente fantastico, humido, o sabor do chocolate misturado com a pera e a pimenta da jamaica.. hummmm delicia!

Os meus queques  nao ficaram com bom aspeto porque deveria ter feito em formas grandes e eu nao tinha formas de queques grandes, so das pequenas e daí o pessimo visual deles, mas no que diz respeito ao sabor... posso garantir-vos que podem experimentar sem medo... pois sao mesmo mesmo deliciosos!!!


* 115 gr de xarope dourado (nota no final do post)
*8 metades de peras de conserva escorridas (usei naturais)
*60 gr de farinha de trigo
*30 gr de cacau em pó sem açucar
*2 colheres de cha de fermento em pó
*1 colher de cha de pimenta da jamaica
*55 gr de amendoas raladas
*3 ovos á temp ambiente
*165 gr de açucar mascavado claro
*60 ml de leite

Pré aqueçer o forno a 180º.

Untar 8 forminhas e forrar o fundo com uma rodela de papel vegetal. Dispor uma colher de sopa de xarope dourado no fundo de cada forma e por cima 1 metade de pera com o corte virado para baixo (aqui foi logo o meu primeiro erro, como as formas eram pequenas 1 pera deu-me para as 8 formas).

Peneirar a farinha com o cacau, o fermento e a pimenta da jamaica (se usarem). Misturar a amendoa ralada.

Bater os ovos com o açucar ate obtermos um creme esbranquiçado e espesso, adicionar o leite e a mistura da farinha, envolvendo tudo delicadamente com uma colher de metal.

Verter a massa por cima das peras e levar ao forno cerca de 25 minutos, ou ate que ao espetar um palito no centro do queque este saia limpo.

Deixar repousar 3 minutos antes de desenformar. Virar para cima de uma rede e retirar de imediato a rodela de papel vegetal.

Regar com xarope dourado* e servir acompanhados de natas batidas em chantilly ou uma bola de gelado!!!

FONTE: O meu livro do chocolate

* XAROPE DOURADO - do ingles golden syrup, xarope de cana, que existe comercialmente com os dois nomes e pode eventualmente ser substituido por mel. 

E para mim outro dos meus erros foi esse mesmo... nao tinha o respetivo xarope em casa e usei mel... 

Bom deixo aqui a sugestao... Os queques sao sem duvida uma verdadeira delicia e é mesmo a repetir aqui em casa, mas dessa vez com as formas corretas ehehehehhe

E esta é a minha participaçao na BC comer bem para viver melhor 

Beijocas

MArgarida

28 comentários:

Cuca disse...

Margarida, podem não ter ficado tão bonitos como querias, mas acredito que o sabor seja fantástico!! Nunca fiz nada com chocolate e pêra, mas é uma excelente sugestão :)

Beijinhos e boa semana*

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,mesmo em forma errada eu querooooo um bjs Rosinha

Addicted disse...

Quando ando entretida acompanhada de um lado para o outro nem me apercebo dos km que faço...e quando vamos a ver já andamos mais do que o que era previsto e ainda temos que ir para trás :)
Adorei esses queques, devem ser uma delicia!
Beijinhos e uma boa semana :)

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia querida, os teus queques estão lindos e chocolate com pera é uma deliciosa combinação, gosto muito.
Bom início de semana.
Bjs

Um toque de canela disse...

Gosto muito de pera em bolos/bolinhos... estes devem ter ficado com um excelente sabor!
Bjs

Doyle disse...

Adoro tudo que tenha chocolate ;)

São Ribeiro disse...

Com esses ingredientes tem que estar uma delicia.
Gostei muito.
Boa semana
bjs

Andréa disse...

Olá querida, bom dia!
Que lindos e que delícia!
Bom demais iniciar a semana com essa receita
linda e saborosa!

Beijos, ótima semana!

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
A caminhada é sempre um prazeroso exercício físico e mental.
Estes queques para lanche a acompanhar uma xícara de café ou chá, que delícia.
Beijo, boa semana,
Vânia

Ana Claudia disse...

Maninha querida, mas que delicia de queques, aprovadissimo.
Beijinhos, boa semana

FAZENDO ARTE disse...

Bom dia querida!
Eu ainda não experimentei esta combinação de bolo de chocolate com pera, mas certamente deve ficar muito bom e ainda com amendoas hummmm....delicia!
Beijos e ótima semana,
Oslaine

Cecilia Gomes disse...

a introspecção faz muito bem, liberta-nos:)e então acompanhada por estes teus lindos queques..ui, ui..não há problema que não se resolva:)
bjus

Cacahuete disse...

Ficaram com uma textura bem humida como eu gosto.

Beijinhos

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Só podem ter ficado uma delícia pela combinação de ingredientes que apresentas! Da próxima vão ficar mais bonitos...isso acontece a toda a gente!
Obrigada pela visita ao meu blog.
Beijinhos e boa semana
Paula

Nina Paim disse...

Estão maldosos esses queques! Acho que quero umzinho......beijinhos...

luci disse...

Margarida que delícia de queques adorei
boa semana
beijos

Prata da casa disse...

Olá Margarida: eu acho que ficaram bem bonitos e com um aspeto delicioso. Nunca misturei pera com chocolate e gostei imenso desta sugestão.
Bj
Márcia

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Para mim conta é o sabor deles e esse deve ser fantástico!

beijinhos

Leonor Cerveira disse...

Olá...
Que excelente aspecto ;).... Adorei a tua sugestão :).... Aonde está para mim :D???? Beijocas....

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Sileni Machado disse...

Oi Margarida, havia dito lá no meu bloguito que é uma benção qdo os pais acompanham os filhos principalmente nas atividades da igreja, isso hoje em dia está ficando cada vez mais raro, mas vcs são exmplos para os seus filhos, meus mts parabéns à vcs!
Essa combinação de pera com chocolate deve ser mt boa msm, sabe que ainda não experimentei?!
Hummmm, fiquei com vontade! rs
Bjsss
viveraprendendo.com

Brisa Maritima disse...

Querida Margarida,

Esses teus deliciosos queques estão mais que aprovados, e uma delicia nunca vem só, por isso vou servir-me de alguns !!!
Dizes que não ficaram bonitos ?
E eu ralada... deliciosos são certamente e é isso que me interessa !

Beijocas

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Josy disse...

Margaridinha minha querida, que delicia ficou esse queques de chocolate com pêras, ficaram mesmo muito saborosos miga, macios, adoro pêras e com chocolate ficaram perfeitos. Adorei Portuleira. Levando seu link ta? Um grande beijo

Léia disse...

Oi Margarida querida, estive sem telefone e sem internet, por isso não pude visitar nenhuma das cozinhas.Mas agora estou aqui para ficar desejando um desses queques deliciosos, que parecem bem umidos e saborosos.Adorei.Os proximos ficarão mais deliciosos ainda.Acho linda sua fé, caminhar em direção ao Senhor nos rejuvenesce na alma.Parabéns por ser esta mãe tão dedicada e esta filha (de Deus) tão devota.Beijos querida.

Paula Vieira disse...

Ficaram tão lindos e imagino o sabor...

Beijocas

Paula

Cozinha de Mulher disse...

Boa noite minha linda..
Gente que combinação maravilhosa..
Estou aqui imaginando como deve ficar maravilhoso..
Hummmmm
Nunca experimentei pimenta Jamaica..
Menina.. eu adoro uma pimentnha srr

Sei que já disse isso mas vou repetir.. essa BC de vocês é tudo de linda..
Adoro!!
Já aguardando o que vem em abril..

Beijokas e uma noite mais que linda viu?

Kati Monteiro disse...

Margarida!
Olha só a nossa sintonia! Fiz também bolo de achocolate com peras e amêndoas para a BC!
Os teus bolinhos ficaram muito apetitosos.
Quanta coisa boa por aqui! Vou levar a receita de broa para mim. E o borrego com cerveja preta deve ter ficado delicioso! Adoro carnes feitas assim.
Beijos

Marisa Valadas disse...

Que combinação deliciosa a pera com o chocolate e o sabor da pimenta da jamaica deve ser bem interessante

Léia Silva disse...

Cara Margarida
Acho a combinação chocolate e pera perfeita!
Teus queques ficaram muito ricos.
Um abraço
Léia