sexta-feira, 15 de março de 2013

Ninho da Pascoa - bolo de chocolate com pimenta


Antes de mais começo por um pedido de desculpa por ontem nao ter feito comentarios nos vossos cantinhos, confesso que vos visitei, mas, ontem foi o caos total... Quem é professor sabe que nos ultimos dias de aulas é quando se aproveita para fazer visitas escolares para nao prejudicar o andamento  normal ao longo do periodo (eu mesma amanha vou trabalhar numa visita ao festival do chocolate com alunos do meu agrupamento)e entao ontem foi dia de visitas, e com imensos professores a acompanhar as respetivas turmas, e os alunos que nao foram tiveram que ficar na escola e teriam que ter o tempo ocupado, logo foi tudo muito caotico... juro-vos que ja nao jogava tanto "monopolio" como joguei ontem... o dia inteiro... ehehehehehe... desde ja as minhas mais sinceras desculpas!!!

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

A Aninha do blog Ana Claudia na Cozinha desafiou e eu claro... como sou "melher" de desafios e adoro participar em tudo aceitei com o maior gosto participar no seu MURAL DA PASCOA!

Apos muito pensar decidi-me por fazer um ninho! Nao é que os ninhos sejam o tipico aqui da minha zona e se calhar nem do nosso imenso Portugal, por aqui ainda se mantêm tradiçoes de folares aos quais damos o nome de bolos doces, farei um post sobre eles mais a frente! 
Os doces pascais tem para mim um encanto completamente diferente dos dos Natal, gosto mais dos desta epoca!

E entao lá fiz um ninho... mas para agradar aqui em casa adivinhem lá de que teria de ser o ninho??... Disseram chocolate??... Pois acertaram em cheio... mas... de tanto ouvir falar em colocar picante no chocolate ... despertou-me a curiosidade e coloquei umas bolinhas de pimenta de cayene no bolo... gente... desapareceu no proprio dia... aff de tao bom que este bolo ficou... humido, maravilhoso... e feito de uma forma completamente diferente de um bolo tradicional... e claro está contei com a preciosa ajuda da minha querida BIMBY.

Chega de paleio e passemos á açao... acompanhem-me!!!
*70 gr de amido de milho (usei da ESPIGA)
*1 pacote de chocolate em po
*200 gr de açucar amarelo
*125 gr de agua
*70 gr de manteiga sem sal
*40 gr de oleo de coco
*200 gr de chocolate com 85% cacau
*2 ovos
*200 gr de farinha sem fermento
*1 colher de sopa de fermento em pó
*5 bolas de pimenta de cayene

No copo da Bimby colocamos o amido de milho, o chocolate em po e o açucar 5seg/vel4
Adicionamos a agua 3min/vel3/temp50º
De seguida adiciona-se o oleo de coco, a manteiga, as bolas de pimenta esmagadas no pilao e o chocolate partido finamente 5min/vel4/temp37º
Pelo bocal quando fatarem 4 minutos adicona-se 1 ovo e deixa-se bater 1 minuto adicionando-se o outro ovo e deixa-se acabar o programa. 
Adiciona-se a farinha e o fermento 10seg/vel5


De forma tradicional leva-se ao lume um tacho com o açucar, o chocolate em pó, o amido de milho e a agua mexe-s ebem e deixa-se engrossar. Em lume brando, adiciona-se a manteiga, o oleo de coco, o chocolate partido finamente e a pimenta esmagada com o pilao, e mexe-se sempre, nao deixando o creme agarrar no fundo do tacho. Adiciona-se um ovo e mexe-se bem até estar bem incorporado, de seguida adiciona-se o segundo mexendo bem até incorporar. Retira-se do lume (fica um creme grosso, mas é mesmo assim) e adiciona-se a farinha e o fermento envolvendo deliciadamente.

Verte-se para uma forma de chaminé (quem tiver as formas proprias para os ninhos use essa) previamente untada e leva-se ao forno pre-aquecido a 180º por 40 minutos ou ate ao fazer o teste do palito este saia seco.

A cobertura fica ao vosso gosto, eu usei 2 pacotes de mousse de café e 1 de chocolate misturei os 3 numa taça e segui as instruçoes das embalagens e decorei com o bico grande dos cupcakes. Usei umas amendoas de chocolate e coco (caseiras)  uns ovos coloridos para decorar e chocolate granulado (era para usar fios de ovos que quase sempre tenho congelados, mas quando os fui procurar ja nao havia, tenho de fazer mais)!
E aqui fica a minha participaçao para o mural da Aninha!!!

Espero que gostem... este bolo vale mesmo a pena experimentar, pois fica humido, o oleo de coco da-lhe uma suavidade e um sabor hummmm e a pimenta... foi paixao á primeira mordida!!

Beijocas

Margarida

35 comentários:

São Ribeiro disse...

Ficou lindo e de chocolate não há como resistir.
Bom fim de semana´
bj

Cuca disse...

Adorei o teu ninho, Margarida! Ficou lindo e guloso! O sabor da pimenta deve ser fantástico :)

Beijinhos e bom fim-de-semana*

Um toque de canela disse...

Parabéns por esta delicia! Deve ser maravilhoso este bolinho!
Beijinhos

Brisa Maritima disse...

Minha querida, bom dia ! :)

Claro que também seria a minha primeira escolha: o precioso chocolate, o Rei ! :)

Ficou divinal o teu bolo, a textura fofinha a contrastar com a densidade do creme, que mistura deliciosa amiga !

Quanto ao resto não te preocupes, todas nós temos fases mais complicadas, há que haver compreensão.

Amiga, recebeste o meu mail com as fotos ?

Beijinhos grandes

Isabel

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Bolo de chocolate e sempre bem recebido em todas as datas e sendo assim apetitoso, humm.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

Paula Vieira disse...

Minha rica menina, Já começas a adoçar a nossa gulodice com ninhos tão bons....

Gostei, dos pintinhos, lindos

Beijoquinhas

Paula

Marisa Vlasic disse...

Olá Margarida, muito obrigada por sua visita e comentário em meu cantinho, adorei, e recebe-la será sempre um prazer!! Já estou por aqui também, pois quero voltar mais vezes e conhecer todas delícias que você tem por aqui. Eu sou muito fã de chocolate, portanto nem preciso dizer que amei essa delícia de bolo !!

Beijinhos e um ótimo fim de semana.
Marisa

Addicted disse...

Adorei a combinação, deve estar delicioso.
beijinhos e bom fim de semana :)

Formiguinha disse...

Olá Guidinha:)

Mas que ninho mai lindo! Deve ser uma tentação:):):)
Essa da pimenta é que nunca experimentei mas como sou mulher aberta a novos desafios aceito essa fatia com muito gosto.

Bom fim-de-semana!
Beijinhos

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida estás desculpada :-) e com esse ninho fantastico ainda mais! Isto é so pecar ai ai!

Beijinhos

Sol Pâtisserie disse...

Boa tarde minha querida, mas que bela participação, adorei, olha não tenho a Bimby não, ainda não rsrs, ganhei só o adesivo para decorá-la volta lá e participa do concurso para ganhar um adesivo personalizado e vestir a sua Bimby com roupa nova.
Bjs

FAZENDO ARTE disse...

Olá querida Margarida!
Uau... este ninho ficou maravilhoso, bolo de chocolate é tudo de bom e decorado assim fica mais irresistível ainda, lindo bolo!
Beijos e um fds maravilhoso,
Oslaine

Sileni Machado disse...

Olá Margarida, este bolo está uma tentação só! A única vez que experimentei chocolate com pimenta foi uma vez há mt tempo atrás qdo fui ao Sul (Serra Gaúcha) e visitei uma fábrica de chocolate! O sabor é realmente surpreendente, agora fico imaginando esse bolo.... deve ter ficado divino!
Bela participação no mural da Aninha!
Bjsss
viveraprendendo.com

saboracasa disse...

Olá Margarida

Ótima escolha para o Mural

beijocas e bom fim de semana
Paula

Doces em Casa disse...

Está com excelente aspecto!
Queria muito fazer um ninho de chocolate para esta Páscoa e fiquei intrigada com esta receita!
Não faço é ideia onde encontrar pimenta cayene e óleo de coco!


Beijinhos

Tertúlia da Susy disse...

Que bolo tão fofinho, uma verdadeira tentação.
Bom fim de semana, Susana

marijose disse...

Ufff Margarida, como me tientas¡¡¡¡, ese pastel esta de pecado¡¡¡¡ se me echo la boca agua, besos y buen finde

Elsa disse...

Que bolo lindo e guloso, até fiquei com mais vontade de páscoa, a pensar em coisinhas doces.
Trabalhas onde amiga?
Beijocas.

Debora disse...

Que ninho delicioso amiga!!E esses colaboradores?lindos chefs!!Parabéns!!

Petiscos e Miminhos disse...

Olá Margarida,
esta é uma óptima sugestão para a Páscoa!
beijinhos e bom fim-de-semana

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida eu quero uma fatia bjs Rosinha

Cecilia Gomes disse...

ai Jesus, que perdição!!!
bjus

Patricia Galis disse...

Hummmmmm adoreiii!!!!

Nina Paim disse...

Uma delícia que as crianças ficam felissíssimas em ver! Beijinhos e ótimo final de semana querida.

Andréa disse...

Olá querida, tudo bem?
Estou de boca aberta com esse bolo lindo e delicioso, parabéns
pela receita e decoração arrasou!
Desejo-lhe um bom passeio com seus alunos, boas sorte!

Beijinhos, bom fds!

Leonor Cerveira disse...

Olá, Guida!
Que aspecto magnifico ;).... Aonde está as minhas fatias :)???? Adorei a tua sugestão :D.... Beijocas...

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

LiBelinha disse...

Ai Margarida, a estas horas a ver isto dá-me cá uma vontade de ir aí roubar uma fatia desse bolinho maravilhoso. Ficou com uma textura ótima e a cobertura gulosa chama por mim :)
Bjcas
Isabel

Léia disse...

Margarida querida que bolo delicioso.Ficou lindo.Adorei essa cobertura feita com mousse.
Arrasou.Beijos amada.

marta alves disse...

Delícia!!!

Beijos*

Mena Lopes disse...

Eu gostava de ser uma andorinha, para poder estar nesse teu ninho Margarida!!
Tem um aspeto maravilhoso!! E eu que com as especiarias nao me atrevo! Mas a ti dou te os parabéns por esse atrevimento! Qualquer dia tb faço assim um bolo picante, salvo seja!!
Essa fatia esta a rir-se para mim!! Por isso, levo-a comigo!!
Beijinhos e bom fim de semana!!!
Mena

Cozinha de Mulher disse...

Nossa!! Que delícia amiga..
Minha paixão.. "Pimenta"
Sou louca para experimentar essa mistura de pimenta com chocolate..
Fico imaginando o quanto deve ser maravilhoso..
Hummmmmmm

Que delícia amiga..

O Mural da Aninha vai ficar tudo de gostoso né?
Um super beijo no seu coração viu?

Doyle disse...

Olá, obrigada pelo comentário. Efectivamente, adoro fotografia. Ai este bolo de chocolate, devia estar assim qualquer coisa para lá de delicioso. Beijinhos ;)

Lenita disse...

Olá Margarida,
Bolo de chocolate...coisa boa! Chocolate com pimenta? Ui! Adoro!
Votos de uma Páscoa muito feliz.
Bjs

Mena Lopes disse...

Oh melher, desafio deve mesmo ser o teu nome do meio!! Eu sinceramente nao sei como consegues colocar post todos os dias! És sem duvida uma mulher de garra!
E este ninho de Pascoa, acho que responde ao desafio!! Oh Oh... Esta lindo!!!
ja nem peço uma fatia, porque nao deve haver nem uma migalhinha!!
Que tenhas uma doce pascoa, minha querida!
Um beijinho,
MEna.

Paula Vieira disse...

Que beleza de ninho, amiga ficou lindo.

Beijinhos

Paula