quinta-feira, 14 de março de 2013

Na Minha Cozinha Com.... Kati


E nao é que chegou outra vez, aquele dia que eu tanto gosto?? O dia em que abro a porta da minha cozinha ás minhas queridas parceiras de blogs, as quais eu ja considero alem de parceiras amigas!!!

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!

Hoje a minha convidada, veio de mais pertinho, a sua viagem nao durou mais de duas horas e meia, se me tivesse saido o Euromilhoes e me tornasse excentrica, creio que sempre que me apetecesse iria tomar um cafezinho com ela na bela cidade de PAris eheheheeh!

Mais uma vez é uma amiga do outro lado do Atlantico, mas a quem a vida um dia decidiu trazer para a nossa velhinha Europa!

Connosco hoje, aqui, na minha cozinha a KATI do blog Ajustando as velas


Margarida - Bom dia Kati! Bem disposta?

Kati - Bom dia MArgarida, sempre!

Margarida - Preparada para a entrevista, e, pronta para mexer nos tachos e panelas?

Kati - Com certeza!

MArgarida - Vamos lá entao! Quando e porquê decidiste criar o blog?

Kati - Criei meu blog em 2008, quando vim morar na França (em 2007), como uma forma de manter a comunicação com os amigos e a família. Sempre gostei de escrever, e criei um blog para escrever meus pensamentos. Ele foi abandonado alguns meses depois da sua criação, pois não tinha um tema especifico e formato não me agradava. O retomei em setembro de 2011 com o objetivo de criar um blog para publicar as receitas que eu faço em casa. Com este novo objetivo do blog eu consegui uma regularidade muito maior nas minhas publicações, vários seguidores (incluindo amigos e pessoas da minha família) e um prazer em escrever e em partilhar receitas e dicas.

Margarida - Como escolheste o nome?

Kati - "Ajustando as velas" surgiu com a minha busca por mim mesma, em me encontrar como pessoa, o meu lugar no espaço, mudando o necessário, eliminando coisas supérfluas. A inspiração veio da frase "O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas", do William George Ward. Tenho um post dedicado ao nome do blog.

MArgarida - Quando descobriste o gosto pela cozinha?

Kati - Desde pequena eu ajudava a minha mãe na cozinha, mexendo os bolos, juntando a farinha ou o açúcar, ou ajudando a fazer as bolinhas de salgadinhos de queijo, ou cortando os biscoitos com o cortador em formato de estrela, coração. Depois, comecei a fazer creme de galinha para os aniversários, que era sempre elogiado por todos, assim como minha torta de frutas para o Ano Novo. Depois, fazer saladas e almoço para mim e meu pai, que sempre gostava e dizia, brincando, que se eu não fosse engenheira, eu poderia ser cozinheira.
Depois de grande, vivendo sozinha como estudante em residências universitárias, tive a minha fase "comida rápida", como massas, arroz com empanados prontos, coisas do tipo. Mas à medida em que a minha cozinha ia crescendo (com as mudanças de apartamento), mais eu tinha gosto em cozinhar. Finalmente, com o blog, eu aprendi (e aprendo) muito, e melhorei minhas técnicas de cozinha, sempre procurando fazer coisas melhores.

Margarida - O que mais gostas de cozinhar?

Kati - Gosto de pratos salgados, como os com carnes que levam horas para cozinhar, em fogo baixo, apurando o sabor. E gosto muito de petiscos, para degustar enquanto aprecio um bom vinho.

Doce ou salgados?
salgados

Tachos e panelas ou robot de cozinha?
Tachos e panelas

De manha ou á tarde?
De manhã.

Praia ou montanha?
Gosto dos dois, mas ainda estou descobrindo as delicias das montanhas.

Cão ou gato?
Cão

Verão ou inverno?
Verão!

Calças ou saia?
Saia

Desportiva ou sensual?
Sensual desde que confortável

Aventura ou romance?
Aventura

Comedia ou drama?
Drama, são poucas as comédias que me fazem rir.

Fast food ou confort food?
Confort food

Kati, a partir desse momento minha cozinha é sua cozinha e pode nos apresentar o prato escolhido!

Apresento o filé de porco ao Maroilles.
O Maroilles é um queijo de muita "personalidade", de sabor e cheiro fortes, tipico do Norte da França, fronteira com a Bélgica. Ele pode ser consumido puro, mas o mais comum é de usá-lo em receitas, onde ele é usado em molhos (como o prato que eu apresento), ou gratinado ao forno.

A receita é clássica, encontramos em todos os restaurantes típicos de Lille e do Norte da França, tanto com carne de porco, quanto com carne bovina ou frango. Todas as carnes ficam muito bem com este molho. O melhor é que ela é fácil de preparar, e impressiona todos pelo sabor. 


*1 peça de 500g (entre 400 e 600g) de filé mignon de porco (pode outro corte macio de carne bovina, ou peito de frango)
*2 dentes de alho picados
*1 cebola picada
*200g de queijo Maroilles (pode trocar por um outro queijo forte, como o provolone, gorgonzola, um queijo de cabra afinado, ou outro de sua preferência)
*200ml de creme de leite (eu usei um com menos gordura, uma versão light)
*100mL de vinho branco seco (pode ser 100mL de cerveja, ou 50mL de uísque, conhaque, ou até cachaça - foi o que eu usei)
*azeite

Numa panela, dourar o alho no azeite. Juntar a cebola e refogar até dourar. Reservar. Na mesma panela, juntar mais um fio de azeite (se for necessário), e dispor o filé cortado em fatias grossas. Dourar de um lado, depois do outro, para selar totalmente e manter a carne macia por dentro. Temperar com sal e pimenta do reino (cuidado, pois o queijo já é salgado). Se a panela não for grande o suficiente para todas as fatias de uma vez, dividir a carne em duas porções. Quando a carne toda estiver dourada dos dois lados, juntar na panela a cebola e o alho reservados e molhar com o vinho branco (ou outra bebida). Deixe em fogo alto para evaporar o álcool, até reduzir, por uns 5 minutos. Depois, tampar a panela, baixar o fogo e deixar cozinhar assim por mais 5 minutos. No final, juntar o creme de leite e o queijo cortado em cubos e deixar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até derreter completamente o queijo.

Servir com massa fresca, batatas cozidas no vapor, ou purê de batatas caseiro (foi a minha opção). Para o purê: cozinhar as batatas descascadas no vapor, passar por um espremedor de batatas. Juntar um pouco da água do cozimento das batatas (ou leite), um pouco de creme de leite, sal e noz moscada e misturar bem.
Um desejo... 
viver sem arrependimentos.

Sinto saudades de...
tantas coisas...dos meus amigos, de recebê-los em casa, de passar horas conversando, de dançar.

Não ficaria sem...
Sol. Preciso da luz do Sol para me sentir viva. Só quando o perdemos (inverno em lugares frios e chuvosos) é que percebemos a sua importância.

Nunca consegui fazer....
esportes de precisão, onde deve-se acertar algo num lugar preciso (tiro ao alvo, tênis, ping-pong, basquete, coisas do tipo).

O mar é... 
uma terapia por si só.

Um dia perfeito começa...
com um bom café da manhã.

Felicidade... 
está nas pequenas coisas.

Amor... 
um ato de entrega, de confiança.

Deus... 
uma força suprema, que está dentro de nós mesmos e que independe de religião.

Família....
as raízes, que permitem um crescimento para cima.

Solidão...
para mim é estar cercado de pessoas, sem ninguém para dividir os sentimentos.

Tenho medo de...
do escuro.

A maior virtude de uma pessoa é.... 
a capacidade de rir dos seus erros e de recomeçar (bom humor e perseverança).

O pior sentimento....
o rancor.

Jamais voltaria ...
jamais voltaria a ser quem eu era ontem. As pessoas evoluem constantemente.

O dinheiro não compra... 
consciência limpa.

Sem amor a vida seria... 
sem cor.


Uma cor... 
laranja.

Um filme...
A Vida de David Gale.

Uma musica... 
Lenine, qualquer dele, pode ser: O Ultimo Por do Sol

Uma personalidade... 
Madre Tereza de Calcutá.

Um sonho...
que os meus filhos (se um dia eu os tiver) aprendam o verdadeiro valor das coisas, e respeito às pessoas.

Alguém que admiro...
todas as pessoas que correm atrás dos seus sonhos, assumindo riscos e sendo mal compreendidos, que superam o obstáculo de querer a aceitação dos outros, pensando primeiro na sua felicidade.

Deus jamais.... 
permitiria guerras, brigas, ou intolerância usando seu nome, em nenhuma religião.

Algo que aprendi foi...
que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa, e enxergar coisas completamente diferentes.

Uma frase...
"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas", do William George Ward.

Qual a maior conquista da tua vida? 
ter me tornado independente.

Qual o Brasil dos teus sonhos?
Um Brasil onde os valores sejam a educação, a honestidade e a criatividade.

Kati por Kati... 
Uma sonhadora.

O que dizem os teus olhos? 
Sou uma pessoa muito sensível, emotiva, e os meus olhos revelam isso.

Essa é a Kati, nao conhecem o seu blog? Corram lá, serao sempre recedidas/os com imensa simpatia!

Para mim minha querida, foi um enorme prazer abrir as portas da minha cozinha para vc e poder partilhar com o mundo o nosso papo, a nossa prosa!

Resta-me agradecer a sua disponibilidade e simpatia!!

Minha gente linda e por hoje é tudo, para a semana teremos mais uma convidada...

Beijocas

Margarida


17 comentários:

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia minha querida, eu barba contigo tá doida é rsrs, estou em falta com muitas de vocês essa semana, até dei uma espiada em algumas deliciosas postagens mas acabei não comentando pela pressa, estava sem muito tempo esses dias, sabe quando você tem um turbilhão de coisas para fazer e as 24 hs do dia não dão conta, pois é estava assim, mas prometo me organizar e fazer as minhas visitinhas diárias, e aliás como já disse antes, se vens mesmo por aqui não esqueça de me avisar hein.
beijos grandes

Sol Pâtisserie disse...

Ops esqueci de dizer adorei o bate-papo a Kati é uma graça de pessoa, adorei saber um pouco mais sobre ela, bjs para as duas !!!

Kati Monteiro disse...

Margarida!
Obrigada por me receber tão bem na tua casa e pelo carinho de sempre!
Te espero qualquer dia desses para tomar um café, seja na França, seja em Portugal!
=)
Beijos, querida!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida bela entrevista com a Kati e sempre bom,conhecermos um pouco mais de nossos amigos bjs Rosinha

Cuca disse...

Gosto muito do blog da Kati e foi prazer conhecê-la um pouco melhor através das respostas :)

Paula Vieira disse...

Que prato delicioso o da Kati, gostei de conhecer um pouco mais, um beijinho para ambas.

Paula

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Adorei o post, conhecer melhor a Kati e a deliciosa receita, parabéns para as duas.
Beijos,
Vânia

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Oi Margarida, adorei conhecer mais um pouquinho da Kati que é uma cozinheira de mão cheia assim como vc, e este prato que ela trouxe é maravilhoso hein!! que delícia, quando minhas restrições acabarem estará na minha listinha rsrs.

Parece que eu estava num programa de Tv lendo suas perguntas e as respostas da Kati..


Bjs

Gélia

luci disse...

Margarida eu adoro as quinta-feira para saber quem é a sua convidada
Adorei saber um pouquinho mais da Kati e que prato maravilhoso que ela trouxe
beijos e uma linda quinta-feira

Cecilia Gomes disse...

adorei cohecer a nossa querida Kati:)
bjus

Cila

Andréa disse...

Essa cozinha só tem convidadas ilustres, a Kati é demais, adorei conhecê-la!
O prato ficou maravilhoso!
Parabéns querida Margaria pela postagem!

Beijos

Nina Paim disse...

Que bom foi conhecer um pouco mais, ou muito sôbre Kati! E tem muito de mim nas suas respostas (ou pelo menos parece.) Quantas delícias hen Margarida? Assim voce me mata de vontade de provar....Beijinhos minha querida.

Josy disse...

Margaridinha, adorei a entrevista com nossa amiga querida Katita, muito bom vc nos dar a oportunidade de conhecer um pouco mais as pessoas que jão sao admiradas por nós. Essa receita me deu verdadeira água na boca, adoro carne de porco e esse molho ficou nota 1000. Parabéns Katita pelo delicioso prato, pela participação. Adorei. Beijocas

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

A Kati trouxe um prato com óptimo aspecto! Gostei bem desta sugestão :)

beijos

Brisa Maritima disse...

Querida,

Mais uma bela entrevista tua onde pudémos ficar a conhecer mais uma amiga dos blogues de culinária ! :)
Adorei, e adorei o prato que a Kati nos trouxe.

Um grande beijinho para Ti !

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Cozinha de Mulher disse...

Minha amiga.. que coisa mais linda..
Olha.. a cada semana eu me encanto mais com essas blogagens.. Sua cozinha está linda demais.. com tantas meninas linda..
Olha.. eu amei conhecer um pouquinho mais da Kati..
Ela é super fofa.. talentosa.. e entrar na cozinha dela é tudo de bom...
Adoro!!

Eu amei o filme preferido dela.... também gostei por demais..

Olha.. parabéns amiga.. sucesso total!!

Um beijo mais que carinhoso cheio de saudades.

Sileni Machado disse...

Uia, passei batido neste post??? Num "querdito"!!! Eu adoro este quadro aqui no seu blog, é mt legal!!! Adorei conhecer a Kati e o prato ficou mt bonito!
Bjinhos
viveraprendendo.com