terça-feira, 5 de março de 2013

Hmburguer de soja - Legumes e fruta da proxima BC - comer bem para viver melhor


 Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!

Hoje é dia de falar dos legumes e da fruta da proxima BC comer bem para viver melhor, que vai decorrer de 11 a 18 de Março!!

ALFACEAlface (Lactuca sativa) é uma hortense anual ou bienal, utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 A.C. Originária do Leste do Mediterrâneo , é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.
O seu nome teve origem no ter arabe AL KHASS e o seu termo latino é LACTUCA SATIVA que significa alface cultivada.
São cultivadas quatro variedades comuns de alfaces:
  • Lactuca sativa var. capitata – as alfaces-repolhudas (inclui as alfaces-icebergs): batávia, great lakes, bola-de-manteiga, mescher, maravilha-das-quatro-estações, dos-mercados e sem-rival;
  • Lactuca sativa var. longifolia – as alfaces-romanas: romana, orelha-de-mula, loura-das-hortas e balão;
  • Lactuca sativa var. crispa – as alfaces-crespas ou alfaces-frisadas: escura-do-olival, folha-de-carvalho, lolla-rossa;
  • Lactuca sativa var. latina – as alfaces-galegas.

RUCULAA rúcula (Eruca sativa), também conhecida como mostarda-persa, é uma verdura da mesma família que a mostarde, Brassicaceae, e originária do Mediterraneo e da Asia Ocidental. Adapta-se em clima fresco, nem quente e nem frio. Possui sabor muito forte, picante e amargo. É muito utilizada na Itália. No Brasil, seu uso começou pelos estados do sul, mas hoje é bem conhecida em todo o país.
Preparada crua, em saladas, ou refogada, é utilizada como complemento às refeições devido ao seu forte sabor, capaz de eliminar o sabor de outros alimentos.
Com propriedade estimulante do apetite, é nutricionalmente rica em protaínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente calcio e ferro. Contém tambémômega 3 e é pobre em calorias.
AGRIAO - nome dado a inumeras plantas, so para terem uma ideia: Agriao de jardim, agriao do rio, agriao bravo, agriao da terra. agriao do pará, agriao do Brasil, agriao do brejo, agriao do Mexico, agriao do pantano, agriao do Peru, agriao dos prados.
ACELGAA acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla), é uma hortaliça, que apresenta talos longos e firmes, as folhas podem ser opacas ou brilhantes na coloração verde ou avermelhada.
Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C. Além destas contém esteres do acido oxalico , o que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.
Na Argentina, a acelga é muito apreciada na culinária e é consumida em pizzas, na forma de bolinhos fritos e, principalmente, é consumida como ensopado junto com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite. 
ESPINAFREEspinafre (Spinacia oleracea) é uma erva daninha originária do centro e sudoeste da Asia , pertencente à família das amarantaceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.
No Brasil, espinafre é o nome popular da planta tetragonia (aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.
O Marinheiro popeye, figura clássica da banda desenhada, faz frequente recurso dos espinafres, ficando mais forte fisicamente após o seu consumo. Isto seria explicado, em parte, pelo popularmente referido grande conteúdo em ferro dos espinafres, que em verdade não é muito diferente de outros vegetais.[2]
O vegetal tem ainda um alto índice de ácido oxálico, que inibe a absorção e um bom aproveitamento desse mineral pelo organismo. Estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Também é possível que o consumo de grandes quantidades de espinafre pode causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere.
PERA - pera (pré-AO 1990: pêra) é o fruto comestível da pereira, uma ARVORE do genero Pyrus L., família rosaceae, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas.Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele.Ainda contém vitaminas A e C e sais minerais incluindo o sodio, potacio, calcio, fosforo, enxofre, magnesio, silicio e ferro. É muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, devido ao seu baixo valor calórico (cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto). Usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

Dadas as informaçoes, vamos lá minhas amigas a pensar aí nuns pratinhos deliciosos para fazer e apresentar ao pessoal!!! POde ser???



Ora bem e aqui por casa continua-se a tentar introduzir a soja para dimunuir o consumo de carnes... nao tem sido uma tarefa façil, principalmente quando tenho ao meu lado pessoas pouco abertas á novidade, mas aos pouquinhos vou indo... ontem sairam uns belos hamburguers de soja... amigas que loucura... eu adorei e por acaso aqui ninguem torceu o nariz, depois de provar claro, porque antes... nao vos conto nem vos digo... Mas depois da reaçao, vai ser um pratinho a continuar!!

*2 chavenas de soja da mais fina
*1 ovo
*ramo de cheiro verde a gosto (usei salsa, coentro, caril, tomilho, tomilho limao, oregaos)
*uma pitada de jindungo e alho da ESPIGA
*pao ralado q.b.
*sal
*louro moido
*mostarda em grao
*nos moscada moida
*alho picadinho

Demolhei a soja em agua quente cerca de 10 minutos. Espremi bem e virei para uma taça onde acrescentei os restantes ingredientes e fui amassando, juntando pao ralado até dar o ponto de liga.
Moldei hamburgues e grelhei numa frigideira anti aderente.

Servi com um arroz de feijao e claro acompanhado de uma saladinha de ALFACE, com cenoura ralada, tomate e pepino.

E olhem deixei o meu sapinho aguado ali a olhar para a alface eheheheheheh

Espero que gostem da sugestao, por mim foi provada e aprovada pois será uma vitoria no dia em que eu conseguir que aqui em casa nao entre carne!!!

Beijocas

Margarida

25 comentários:

Cuca disse...

Os teus hambúrgueres de soja ficaram com um aspecto delicioso! Eu gosto, mas lá em casa ninguém alinha comigo :)

Beijinhos*

São Ribeiro disse...

Ficou uma refeição bem apetitosa.
Bjs

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Gosto de todas as verduras descritas e utilizo todas, a refeição com hambúrguer de soja ficou ótima muito nutritiva e saudável.
Beijo,
Vânia

Um toque de canela disse...

Devem ter ficsado muito bons! Eu gosto muito de usar soja e tenho usado mais ultimamente!
Bjs

arte da sadhia na cozinha disse...

minha amiga eu comeria este prtinho agora mesmod e manha pois esta maravilhoso e divino amiga ..vc precisa mesmo vir o brasil ..mas que mãod e ourro vc tem heim menina ..adoro suas comidinhas fico aqui a bbar
amei bjão grandes boa terça feira

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia minha linda, já havia experimentado almondegas de soja e gostei muito, os teus hamburguers me deixam a salivar.
Penso poder participar dessa nova BC e apresentar uma deliciosa sobremesa com pera.
Há se tiver a oportunidade de conhecer o teu belo país, com certeza irei tomar uma xícara de café contigo e papear por longas horas.
Bjs

Rosario Mota disse...

Essa refeição ficou ótima. Gostei muito.
Este mês a BC promete... Esses ingredientes são fantasticos.
Bjs
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

Formiguinha disse...

Olá Guidinha:)

Nunca comi hamburguer de soja mas pelo aspecto acho que iria adorar:) E o acompanhamento é perfeito...

Cá em casa também é difícil incluir mais refeições à base de legumes porque filhote não aprecia e torce o nariz a tudo quanto é novidade):

Boa semana!
Beijinhos

Aline - Receitazada disse...

Bom dia Margarida, tudo bem??
Pois é menina, até entendo que não deva ser fácil introduzir o uso da soja, mas que vale a pena um sacrifício vale né? Seu prato ficou com um aspecto maravilhoso, como sempre né? :)
Beijãoooo

FAZENDO ARTE disse...

Bom dia querida!
Por aqui não é diferente, receitas com soja é nariz torcido na certa rsrs, vou experimentar a sua receita e ver se eles aprovam, o visual ficou apetitoso!
Beijos, Oslaine

Romy Almeida disse...

Também gosto muito e de vez em quando lá tem de ser, até porque a carne está cada vez mais cara :(
A saúde agradece e a carteira também lol
Bjkas

O Cantinho da Sophia disse...

Excelente sugestão! Bem apetitosa, tem tão bom aspecto!
Beijocas

Andréa disse...

Olá minha querida!
Bela sugestão, uma comidinha saudável e deliciosa assim é difícil de resistir!

Beijos, fica com Deus!

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

É uma excelente alternativa. Pena que aqui em casa isso é uma missao verdadeiramente impossivel.

Beijinhos

saboracasa disse...

Olá Margarida,

Boa sugestão.

Beijocas
Paula

Histórias e Aromas disse...

Ora aqui está uma sugestão maravilhosa!!
Adorei!!

Beijinho!
Cláudia

Maggie disse...

Uma ideia bem saborosa e saudável. Muito bem! ;)
Obrigada pelo comentário no Papas e Doces.
Boa semana.

luci disse...

Margarida gostei muito do post eu adoro espinafre,que delícia de hamburguer vou levar a receita
beijos

Ana Claudia disse...

Mana, que delicia, nunca provei hamburguer de soja, deve ser muito bom.
Beijinhos

Josy disse...

Portuleirinha querida, esse pratinho ficou bem ao meu gosto, bem caprichado, caseirinho, e olha só, estou com a cara do seu sapinho, aguada por esse papa viu ? hehe. Amei. Bjocas

Silvia disse...

Uma refeição interessantissima e sobretudo muito saudável!
Beijinhos

Brisa Maritima disse...

Minha doce amiga,

Nunca comi hamburguer de soja, mas provaria os teus com muito prazer pois têm um aspecto tão delicioso... acho que iria adorar !!!

Adorei o teu texto acerca dos legumes, adoro saber mais e tu trazes sempre informações super úteis ! :)

Obrigada querida !

Beijinhos grandes

Isabel

Cozinha de Mulher disse...

Minha amiga linda.. que dengo de receita..
Eu estou apaixonada por carne de soja.. o trem fica delícia demais né amiga?
E esse seu prato, vamos combinar, está tudo de gostoso..
E não digo só o hambúrguer não.. é o conjunto inteiro..
Está tudo de comer com os olhos..
Hummmm que eu queria agora mesmo.. mesmo sento quase 1 da manhã srrs

Beijokas viu?

Cozinha de Mulher disse...

Amiga.. esse não precisa publicar não..
Posso levar a receita para o post da "Sexta-feira Vegetaria" dessa semana?
Iria adorar sua companhia na minha cozinha..

Beijinhos

Diana disse...

Olá!!

Conheci o seu blog através do blog da Sheila!Que visita boa, não? Ainda leva uma comidinha deliciosa ai, ai! Adorei o sapinho "comilão" da sua mesa! Voltarei mais vezes! Bom final de semana, bjs, Dy.

http://degustarleresonhar.blogspot.com