segunda-feira, 11 de março de 2013

Empada de legumes - BC comer bem para viver melhor

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores...

Pois que chegamos a mais uma semana da BC comer bem para viver melhor em parcerias com as minhas queridas ANINHA, JOSY e KATI, e como foi anunciado desta vez temos até ao dia 17 folhas, agriao, espinafre, acelga, alface, rucula... etc... e dia 18 nao esquecer a PERA.

Estava sinceramente a ver que eu nao conseguia começar de inicia a postagens para esta BC, mas felizmente as coisas compuseram-se, embora eu ja comece a andar um pouco aborrecida com a minha operadora de telefone e net...
Ha um incendio (como aconteceu em Stembro) Puffff nao sei quantos dias sem telefone e sem net... Em janeiro, quando o pais esteve em alerta vermelho devido ao mau tempo... puff 3 ou 4 dias sem telefone e sem net... na sexta feira aqui a minha sta terrinha foi atingida (felizmente nao por um tornado como aconteceu mais a norte) mas por uma forte tempestade de granizo, ventos fortes e trovoada e conclusao... só ontem á noite é que voltei a ter telefone e net... a serio... começo a andar um pouco aborrecida com esta situaçao... mas enfim, ja passou, peço desculpa por nao ter liberado os vossos comentarios e nao ter visitado as vossas cozinhas durante estes dias, mas sao situaçoes alheias a mim!!!

Confesso que para esta BC eu estava um pouco receosa, pois a unica coisa que me vinha ha ideia eram sopas e saladas, e ainda por cima nao estamos propriamente na epoca em que estes legumes abundam, tendo que os comprar, confesso que sao coisas que nao me agradam, nao pelo seu preço, mas sim por saber que geralmente o que se compra nos supermercados nao sao propriamente biologicos, mas abrindo uma exceçao lá fui eu procurar os respetivos legumes... Nao encontrei acelga, portanto desde ja peço desculpa.

No sabado á noite geralmente aqui em casa, nao se faz um jantar convencional, costumamos sentar-nos á mesa e petiscar, e vamos conversando, no fundo é um momento de puro relax, em que falamos da nossa semana e conversamos todos, sem pressas e com a descontraçao necessaria para tocar a vida para a frente...
 Eu bem que olhava para o saco de mistura de folhas que estava no frigorifico e nao me surgia ideia nenhuma.. até que fui ver as minhas revistas culinarias, e numa da "SAUDE Á MESA" vi algo parecido com esta empada... confesso que nao pensei duas vezes, a empada nao tinha a mistura de folhas, mas eu coloquei e o resultado foi uma empada, leve, macia e muito, muito saborosa, excelente mesmo para quem é vegetariano (confesso que é uma forma de vida que me anda a agradar e muito ehehehehe), mas vamos lá passar á receita, verao como é simples e pratica!!!


MASSA
*250 gr de farinha
*0,5 dl de azeite
*1 ovo
*1 piatada de sal fino

RECHEIO
*2 cougettes
*1 beringela
*1 embalagem de cogumelos frescos
*1 cebola
*3 dentes de alho
*1 embalagem de mistura de folhas (agriao, espinafre alface e rucula)
*1 knorr legumes
*1 pitada de JINDUNGO E ALHO da ESPIGA
*azeite
*1 pimento italiano

Massa: numa taça, envolve-se a farinha com o azeite e o ovo. Junta-se o sal e amassa-se adicionando agua aos poucos até se obter um preparado maleavel. Tapa-se com um pano e deixa-se descansar cerca de 20 minutos.

Prepara-se o recheio, num tachinho, pica-se a cebola e lamina-se os alhos, rega-se com um fio de azeite e deixa-se a cebola murchar.
Adiciona as courgettes e a beringela cortado em pequenos pedaços, os cogumelos laminados e o pimento italiano , envolve-se bem no refogado e deixa-se cozinhar por 10 minutos. findo esse tempo adiciona-se a mistura de folha, e tempera-se com o knorr e o JINDUNGO. Deixa-se cozinhar por mais 5 minutos. Retifica-se os temperos.

Estende-se a massa com a ajuda do rolo e forma-se um circulo. Com este forra-se uma tarteira de fundo amovivel (previamente untada - uso o spray desmoldante da ESPIGA) e no centro colaca-se o recheio.

Com a restante massa, faz-se um circulo mais pequeno e tapa-se a empada com ele. Pincela-se com gema de ovo e polvilha-se com sementes de sesamo e leva-se a forno pre aquecido a 180º cerca de 30  minutos ou ate estar douradinha!


Espero que gostem da minha sugestao!!!

Por aqui foi provada e aprovada!

Beijocas

Margarida

26 comentários:

São Ribeiro disse...

Achei a tua empada uma delicia.
Os legumes que usas-te agradam-me.
Boa semana
bjs

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Mesmo com os aborrecimentos e sem a acelga apresenta-nos uma apetitosa empada, linda, nutritiva e deliciosa, muito boa sugestão.
Boa semana, beijo,
Vânia

Cuca disse...

Tu nem digas nada do mau tempo, Margarida! Aqui em Coimbra na 6ª ficamos sem luz durante um bocado por causa do mau tempo e eu a precisar de estudar e utilizar o pc porque ia ter exame no sábado às 9h!! É uma chatice quando ficamos sem net :(

Saíste-te muito bem com esta empada de legumes, ficou com um aspecto muito bom!!!

Beijinhos e boa semana*

Um toque de canela disse...

Bom dia, Margarida!
Apesar de todos os contratempos saiu uma postagem muito apetitosa! adorei a sugestão! Saúdável e deliciosa!
Bjs

Felismina disse...

O recheio deve ter ficado bem bom!
Beijocas :)

arte da sadhia na cozinha disse...

uau amiga que delicia hein esta parceria est dando muito certo mesmo poios vcs são maravilhosas ..amiga desculpe a ausencia eu estava doentte de cama ,uma gripe me pegou mesmo kkkk
bjão grandes amiga amei a receita

Addicted disse...

Essa empada está com um aspecto delicioso!
beijinhos :)

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia querida, sugestão mais do que aprovada, gosto muito.
Bom início de semana.
Bjs

Marlene Teixeira disse...

Ficou deliciosa esta empada! :D

Adorei mesmo, tão simples, mas cheio de sabor! :)*
Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Eu adoro estas receitas!! Pena a pequena lá de casa não comer legumes :\
beijinhos

Andréa disse...

Olá querida!
Fiquei de boca aberta com essa receita, a massa e o recheio estão perfeitos, arrasou!

Beijos, ótima semana!

FAZENDO ARTE disse...

Bom dia querida!
Que ótima sugestão para começar a semana...a empada com legumes fica saudável e dá para comer sem culpas!
Beijos e ótima semana,
Oslaine

marijose disse...

Guauuu que rica¡¡¡, ese trocito de abajo esta pidiendo se lo coman, y si lo pillo yo no dejo ni las migas¡¡¡ besos

Joana disse...

Parece-me uma óptima forma de comer legumes!
Estão escondidos para os que dizem que não gostam e depois têm uma agradável surpresa :)
Está muito bonita :)
Um beijinho

Milia disse...

Yo por mi parte te subo la nota, un aprobado me parece poco para una sugerencia tan rica y saludable.
Un beso

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida. Esta empada ficou com uma "carinha" ótima.

Abraços. Fabiana.

luci disse...

Que delícia já queria um pedaço agora e que linda apresentação adorei
boa semana
beijos

Romy Almeida disse...

Muito boa sugestão amiga :)
Ficou um prato delicioso e bastante saudável.
Bjokas e boa semana

LiBelinha disse...

Olá Margarida,
a mim agrada-me a ideia duma empada de legumes e essa fatia está com um aspeto de "come-me" :)
A net tem faltado em muitos pontos do país, não é só aí:)
Bjns e boa semana
Isabel

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida que delicia essa empada adorei bjs Rosinha

Josy disse...

Esse aborrecimentos nos deixa muito tensas né Margaridinha, os temporais aqui estão de arrasar também, são chuvas fortes com vento que dá até medo. Amiga, adorei sua empada, e tendo ingredientes que amo de paixão, ficou perfeito. Além de linda. Gostei demais. Beijinhos florzita, boa semana pra ti

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Para mim tem excelente aspecto! Adorei!

beijinhos

Sileni Machado disse...

Olá Margarida, que empada mais apetitosa, amiga! Ótima sugestão para o lanche e porque não com um arrozinho? Huuummmm.... eu quero!!!
Bjssss
viveraprendendo.com

Silvia disse...

Um prato delicioso e super bem acompanhado!
Adorei as fotos!
bjs

Rita disse...

✫✫✫
Boa noite!!!
Que delicia já engordei uns kilinhos hj
de tanto comer coisas boasssssss
Aqui tem receitas luxuosas

Bjuss com carinho
Rita!!!!

Brisa Maritima disse...

Amiguita, o mau tempo faz destas coisas...
E nós que aguentemos, não é ?
Uma chatice...

Mas olha que a tua empada ficou divinal, com um aspecto de comer e chorar por mais !
Ainda por cima cheia de legumes que adoro ! :)

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt