sexta-feira, 22 de março de 2013

Almondegas de Atum com molho de cogumelos caseiros

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!

Ontem pensava o que havia de fazer para o jantar e respetivo almoço de hoje (sim, o meu marido todos os dias leva marmita para o trabalho e eu nas ferias tb levo marmita para o meu, pois como tenho os meus filhotes no ATL eles almoçam lá, entao para nao gastar gasolina a vir comer a casa, levo tb para mim), o meu marido lembrou-me que era sexta feira!! E??? Perguntei eu... Entao estamos na Quaresma, nao se come carne.. Ahhhh isso, e aqui peço que nao me compreendam mal, mas os parocos aqui da minha terra, tanto o padre emerito como o residente sempre nos passaram a ideia que o "Jejum" a Penitencia, nao era nao comer carne, mas sim abdicarmos de algo que gostássemos muito, por exemplo quem fuma 10 cigarros por dia fumar só um ou nao fumar mesmo, quem bebe 3 cafes por dia, beber 1 ou nao beber mesmo, isso sim seria o sacrificio, seria uma penitencia, porque no meu caso nao comer carne, sinceramente nao é penitencia, pois gosto mais de peixe, a minha penitencia maior seria estar afastada da minha cozinha e nao poder cozinhar, mas... como nao tenho uma empregada para esses dias tenho que o fazer eu... nao sou santa e jamais pretendo se-lo sou humana, erro e tenho aprendido por demais com os meus erros, quem nunca errou que me atire a primeira pedra, mas o melhor do ser humano e aquilo que eu aprendi com Jesus foi que por mais dura que seja a queda, o recomeço o levantar é sempre uma honra, e ao longo do ano caio tantas vezes e tantas vezes me tenho que levantar, e outras quantas antes de me levantar so me apetecia enfiar a cabeça na areia e que se esquecessem que eu existo... Quantas e quantas vezes isso me acontece, mais de quantas me apetece fechar na minha casa e isolar-me do mundo inteiro, vcs nao fazem ideia! E no entanto tenho que seguir em frente e calar a minha revolta e por vezes andar com um sorriso nos labios quando me apetece chorar!!! Adiante... Entao o maridao queria peixe... nao tinha tirado nada da arca...
E foi dia de ir receber as notas dos filhotes, cheguei a casa ja passava das 19h... Lá vou até á despensa e os meus olhos batem de frente (ainda bem que possuo airbags, senao num choque frontal eles nao ficariam muito bem tratados ehehhehheh) com umas lindas latinhas de atum ao natural... ahhhhhhhh ja sei... caracas essa semana foi semana de almondegas em varios blogs... porque nao??? Umas almondegas de atum... Experimentamos?? Hummmmm ... pode ser!!!
Depois pensei... merecem um molho!!! Porque? Porque sim... mas nao quero molho de compra... e como se tem coisa que nao pode faltar no meu frigorifico sao cogumelos frescos pensei... vou fazer um molho de cogumelos... e assim meti maos á obra ao jantar, e olhem que foi bem rapido!
Entao bora lá, acompanhem-me metendo as maos na massa!!!
ALMONDEGAS

*5 latas de atum ao natural
*1 ovo
*Pao ralado q.b.
*Salsa picada a gosto

Deixa-se o atum escorrer bem a agua e coloca-se numa taça onde se adiciona o ovo e aos poucos o pao ralado para dar a liga. Por ultimo adiciona-se a salsa picada e formam-se bolas que colocamos num tabuleiro forrado com papel manteiga e levamos ao forno a 180º cerca de 30 minutos ou ate estarem douradinhas (podem frita-las, mas eu prefiro fazer no forno).

MOLHO DE COGUMELOS

*8 cogumelos frescos picados finamente (usei dos tradicionais, os branquinhos)
*1/2 pacote de natas de culinaria de cogumelos
*1 colher de sopa de vaqueiro alho 
* sal (eu agora uso o sal rosa dos Himalayas, que comprei numa loja de produtos naturais e estou super satisfeita com ele, aconselho-vos a comprar é excelente mesmo, é caro 1 kg custou-me quase 7€ mas vale mesmo a pena
*1 colher de cafe de paprica
*Salsa picada

Num tachinho coloca-se a vaqueiro e quando esta derreter adicionamos os cogumelos picados e deixamos dourar um pouquinho. Junta-se as natas, a paprica, a salsa e tempera-se com sal, mexe-se bem e deixamos ferver lentamente ate engrossar, quando estiver com o ponto a nosso gosto retiramos do lume e regamos as almondegas com ele.

Eu servi acompanhado com arroz branco frito e salada de rucula e tomate cereja!

Uma refeiçao que agradou a todos aqui em casa.

Eu nao usei muitos temperos no atum, pq ja por si ele tem os conservantes e a adiçao de outros produtos o que ja o torna com o sal adquado, mas se quiserem adicionar alho e cebola pois creio que tb nao ficará mal, no meu caso foi mesmo uma opçao!!!
E aqui fica a minha sugestao para sexta... yéeeeeeeeeee final de semana á porta, ja se ouve a bater truz... truz... truz... eheheheheheh

Beijocas

Margarida

37 comentários:

Kati Monteiro disse...

Margarida,
muito boa a ideia de almôndegas de atum, nunca tinha pensado nisso.
O molho de cogumelos frescos (que eu adoro!) deve ter ficado delicioso.
Beijos e tenha um bom fim de semana.

Doyle disse...

Adoro almondegas de atum, por vezes faço, e também acompanho com molho de cogumelos, mas em vez de natas utilizo creme de aveia, de milho ou natas de arroz, não tem gordura e fica uma delícia na mesma :)

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Gostei da nova cara e da poética apresentação, parabéns.
As almôndegas vou ter de experimentar é sem dúvida uma deliciosa sugestão.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

arte da sadhia na cozinha disse...

minha amiga este atum esta maravilhoso ...parabens querida bjão grandes deculpe o sumiço no blog explico tudo bjus

São Ribeiro disse...

De atum nunca fiz mas pelo aspecto deve ficar uma delicia.
Bom fim de semana
bjs

Addicted disse...

Concordo com o Padre da tua aldeia :)
Adorei as tuas almôndegas, estão uma verdadeira delicia.
beijinhos e um bom fim de semana :)

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia minha querida amiga, vejo que mudastes um pouco a decoração aqui da sua cozinha, ficou lindo, e me diz almondegas de atum, olha ainda não provei mas me parece delicioso, gosto de atum e com certeza vou experimentar um dia desses.
Bjs

kika disse...

Tudo bom! desde as almondegas ao molho... tudo muito bom!! bjks e tens um selo no meu blog

Lurdes Losquinhos disse...

Nunca experimentei, mas pelo aspeto deve ficar muito bom.
Levo a receita.
Bom fim de semana.
Bjs

Marisa Valadas disse...

Devem ter ficado uma delicia e com esse molho, melhor ainda!

Receitas de Sedução disse...

Que delicia de pratinho Margarida! esse molhinho está de bradar aos Deuses!
Vou levar um pratinho comigo!

Beijinhos;

Aurea Sá

Andréa disse...

Bom dia minha querida!
Acabei de comentar na postagem anterior, ontem o meu dia foi super corrido.
Suas almôndegas estão perfeitas, ótima sugestão p/ a semana santa!
O meu blog não atualizou na sua lista.

Beijos, bom fds!

Petiscos e Miminhos disse...

ficaram com um aspecto delicioso!
vou apontar para a minha marmita;)
beijinhos

FAZENDO ARTE disse...

Nossa... Margarida que receita criativa, eu nunca pensei em fazer almondegas de atum, ótima sugestão!
Beijos e ótimo fds,
Oslaine

Doces em Casa disse...

Atum e cogumelos são dois dos meus ingredientes favoritos!

Já agora fazer nota do teu novo cabeçalho: muito bonito e original. Parabéns pela poesia tão ao jeito dos Lusíadas que eu adoro, tens jeito!

Beijinhos

Mary - Strawberrycandy disse...

Amiga, como te compreendo,....em todas as palavras que disses-te, poderia ser eu a escrever-las,....ainda por cima, há pessoas que não merecem mesmo, que a gente fique em baixo, ou que chore,....eu sei o que isso é,.....mas vou-te contar um segredo, muitas dessas pessoas só nos querem ver assim, tristes, em baixos e a chorar,...temos que levantar a cabeça e seguir em frente,....e manda-las à fava,....força...
Adorei essas almondegas de atum,...
Beijinhos,
Bom fim-de-semana!
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Verdinha disse...

Sou um bocado esquisita com atum, mas o que é certo é que quando arrisco adoro! E estas alondegas sao uma optima sugestao!

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Almondegas de atum nunca vi mas as tuas estao com muito bom aspecto!! Ontem nao te dei os parabens pelo novo layout mas esta muito fixe!!

Beijinhos

M. disse...

Olha, está uma beleza este prato, gosto muito de tudo!!!
Beijinhos e boa sexta!
Madalena

Xana Bértolo disse...

Lá que tem um óptimo aspecto a tua refeição, tem :)
beijinhos

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida! Nunca experimentei almôndega de atum, mas parece deliciosa!

Abraços. Fabiana.

Romy Almeida disse...

Umas almondegas de atum são tudo de bom e aqui adoramos :)
Pena que quando faço nunca me lembro de tirar foto.
As tuas estão uma delicia... gostei :)

Bjokas e bom fim de semana

marta alves disse...

Boa sugestão!!! Ficaram com óptimo aspecto
**

Prata da casa disse...

Querida Margarida: e assim, em três tempos, se fez uma deliciosa refeição. Muito boa esta sugestão e o molho deve ser excelente.
Bjn
Márcia

Marina disse...

Olá margarida
As tuas almôndegas estão com um aspecto divinal!!
Bjs :)

Fê Dayrell disse...

Margarida estava de olho nesta receita, desde ontem. Hum... mas que delícia hein?
bjo

LIMA LIMÃO disse...

olá Margarida obrigada por ter visitado o meu cantinho e ter gostado tb fiquei fâ do seu blog e com as maravilhas que tem aqui vou voltar mais vezes e ja adicioneu o seu blog no meu blog...beijinhos e bom fim de semana

LiBelinha disse...

Sempre aprendi que jejum é abdicar do que mais gostamos. Para mim seria abdicar do meu chocolate e do café :) a carne não seria grande sacrifício.
Adorei as tuas almôndegas de atum, nunca fiz, mas é uma boa ideia.
Bjns e bom fim de semana
isabel

Sileni Machado disse...

Olá minha amiga, nunca comi almôndegas de atum e me pareceu mt gostosa! Com esse molho de cogumelos, huuummm, vc acertou em cheio!
O pároco da minha paróquia tbm disse que penitência não é ficar sem comer carne, já que dps que passa a quaresma a pessoa vai direto pra uma churrascada, rs, isso não tem sentido disse ele. Ele disse ainda que o ideal seria se essa carne que as pessoas deixam de comer na quaresma fosse doada aos mais necessitados, aí sim faz algum sentido.
Lindo final de semana pra vc e td família! :))
Bjsss
Vivendo e Aprendendo

Nina Paim disse...

Ficou mesmo uma delícia! Gostei bastante desta sugestão. beijocas.

luci disse...

Que delícia Margarida eu adorei ficou lindo
Que lindo o visual novo do blog
bom final de semana
beijos

Milia disse...

Me han encantado tus albondigas Margarida, tienen un aspecto muy apetecible y unos ingredientes muy sanos.
Un beso y buen fin de semana

Léia disse...

Margarida minha querida, infelizmente nesta vida todas nós somos obrigadas a aceitar o que não suportamos, a sorrir quando choramos por dentro e atender carinhosamente quando o que mais queriamos era nos esconder dentro do quarto e fingir que ainda se faz noite.Mas ainda bem que sempre vem o dia seguinte para deixamos para trás o ontem e começar novamente.Também faço jejum de carnes às sextas feiras na quaresma, aprendi e decidi que é um sacrificio correto, e isso é o mais importante, nossa consciência.Amei essas almondegas, nunca comi feitas de atum.
Parecem deliciosas, acho que ficariam deliciosas com qualquer molho.Adorei sua sugestão.Beijos amada.

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá Margarida :D

Adorei essas almôndegas! Antigamente era hábito comermos atum cá em casa, mas acho que comi tanto que me enjoei e desde então nunca mais comi atum! Mas fizeste-me ficar com vontade de matar saudades :D

Em casa dos meus pais não se come carne nas Quartas e Sextas da Quaresma, mas em minha casa não consigo fazer isso porque o meu namorado SÓ come carne :P

Beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana! :D

Elsa disse...

Que bom aspecto tem as tuas almôndegas amiga, eram perfeitas para o meu almoço.
Beijocas

Blog do Chocolate disse...

Doce amiga,

As tuas almôndegas de atum são bastante invulgares e, sendo eu apreciadora de atum, iria adorar certamente ! :)

Adoro atum e o teu prato está fantástico !:)

Beijinhos grandes amiga

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Mena Lopes disse...

Olha bem as horas a que passo por aqui? Passa das 2 da manha... E ja valeu a pena, mais nao seja pela descriçao que tu fizeste, desse teu precalço na despensa!
A cada dia que passa, gosto mais de vir aqui!!
E valeu a pena, porque nao conhecia as almondegas de atum! E o facto de serem no forno, ainda me chamaram mais atenção!
E como se nao bastasse, botas o molhinho!
Maravilha das maravilhas, Margarida!!
Ah e da ultima vez que passei por aqui, esqueci-me de te dizer que gostei daquela ode que colocaste no topo do blog!! Qual Camoes.... Adorei!!
Um beijinho grandeeeeee,
Mena.