segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Truta no papelote com alho e gengibre

 Ola, ola gente mais lindo do mundo e arredores!!!

Eu estou num daqueles dias em que a inspiraçao nao sai nem a saca rolhas... Pohhh que treta!!!

Sempre que eu via em blogs receitas feitas no papelote eu ficava a tentar imaginar qual o sabor que estas poderiam ter... Mas relamente nao existe imaginaçao que me levasse a imaginar grnade trocadilho) os sabores concentrados que ficam quando se faz o comer assim... Confesso que depois desta amiga truta ja fiz tb salmao no papelote (receita a postar em breve).
Nao me desiluidiu em nada os sabores que coloquei na truta. 
Esta amiguinha (truta) ainda consegue se consegue ve-la no rio e na ribeira que banha a minha terra, pois ainda conseguem ser de aguas cristalinas e pouco poluidos.
 Pertence á familia do salmao e é originaria do hemisferio norte, Estados Unidos e Canadá. É uma especie carnivora, alimenta-se de insetos e outros peixes. Na serra da Estrela quando se vai para a vertente do lado de Manteigas existe um enorme viveiro de trutas, nao sei se hoje ainda será muito visitado, mas lembro-me de quando eu andava na escola era quase uma obrigatoriedade ir ver o dito.. Hoje em dia nao sei sequer se ele ainda existe. A poucos kms aqui de Coja fizeram uma piscina natural no leito da Ribeira da Mata, ribeira esta que é um afluente do Rio Alva, desaguando bem no centro da Vila de Coja, onde é possivel ver as trutas no seu habitat natural e onde nao podemos pesca-las.... Contado nao é nada... Deixo aqui o convite para visitarem, verão que nao se arrependem e eu claro... terei o maior prazer em vos receber aqui na Beira Serra, terra de gente hospitaleira!!!! Bom vamos lá deixar de falar da vida das trutas que eu vou dizer-vos como fiz aqui em casa:

*4 trutas
*12 dentes de alho
*gengibre em pó
*2 folhas de louro
*sal
*1 fio de azeite

Como as trutas sao um peixe de agua doce eu costumo deixa-las primeiro em sal... mais ou menos hora e meia a duas horas. 
Lavei-as bem e reservei.
Numa tigelinha parti os alhos finamente, adicionei sal, gengibre em pó (a gosto) e as folhas de louro partidas finamente, mexi tudo muito bem.

No interior de cada truta coloquei um pouco deste preparado e coloquei-as em quadrados de papel de aluminio. Reguei com um fio de azeite e fechei o papel de aluminio. Coloquei num tabuleiro e levei ao forno brando mais ou menos por 1 hora.

Enquanto isso cozi um grelos de nabo e fiz um arroz arabe.

Depois foi só servir e degustar... e mais uma vez volto a dizer que nao ha imaginaçao que chegue para descrever a maravilha que ficam estas trutas feitas assim!

Espero que gostem da sugestao, aqui por casa foram provadas e aprovadas

Beijocas

Margarida
-

16 comentários:

Cuca disse...

És de um sítio muito bonito, Margarida! Esta truta ficou com um aspecto delicioso, cozinhar em papelote é óptimo para conservar todos os sabores!

Beijinhos e boa semana*

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Gosto muito de preparos de peixe no papelote, ficam suculentos e de sabor mais intenso, as trutas estavam por certo deliciosas, ótima receita.
Beijo, boa semana,
Vânia

Blog do Chocolate disse...

Querida, muito bom dia para Ti ! :)

Gosto muito da truta assim cozinhada, é um prato que faço de vez em quando, acho que gosto mais do que feita de outra forma, talvez porque o papelote conserve de facto o sabor de todos os ingredientes que lá colocamos e eles entranham-se no peixinho ! :)

Adorei as tuas trutas, já podiam ser o meu almoço, ou jantar ! :)

Beijinhos grandes, Linda ! :)

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Andréa disse...

Bom dia minha amiga!
Tem dias que eu tbm não tenho nenhuma inspiração, rsrs.
Mas começar a semana com uma comidinha saudável assim é bom demais, amei!

Beijos, ótima semana!

LiBelinha disse...

Olá Margarida,
Hoje está um belo dia de sol, de modo que esse peixinho ainda a cheirar às águas cristalinas do rio :) Adoro peixe em papelote, faço imensas vezes, porque ficam com um sabor fantástico. Esse poderia ser o meu almoço :)
Já há um tempo que não vou à serra da Estrela, mais propriamente ao viveiro das trutas, mas conheço bem o local e penso que ainda existe :)
Bjns e uma boa semana amiga
Isabel
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Adoro truta e na verdade já não como há algum tempo, mas a tua ficou-me debaixo de olho :)

beijinhos e obrigada pelos votos!

Natércia disse...

Olá Margarida minha linda!
As tua trutas ficaram uma delicia certamente até chega aqui o cheirinho como sempre a cozinha para ti não tem segredos é uma melhor que outra...um beijinho e uma boa semana.

Ana Claudia disse...

Quanta coisa boa por aqui esses dias q não vim visitá-la maninha...
olha a semana tá complicada, mas prometo que vou tentar participar do Valentines day...
Beijinhos, boa semana, nos 2 e quatro patas... kkkk

luci disse...

Adorei a receita deve ter ficado uma delícia
Boa semana
beijos

cristina fonseca disse...

Aqui em casa tb somos adeptos do papelote!!! :D
Ficam muito apetitosos os peixinhos assim cozinhados :) Agora és uma sortuda de ainda ter uns peixinhos assim ao "natural"
Beijinhos doces amiga :) Boa semana!

Romy Almeida disse...

Humm... com esse tempero devem ficar mesmo otimas :)
E o arroz árabe... adorooooo lol

Bjokas

Josy disse...

Hummm que delicia Portuleirinha, adoro trutas, e sabe que nunca experimentei fazer peixinhos no papelote? Vejo umas pelos blogs dá agua na boca, e acabo me esquecendo, deve ter ficado deliciosa, ainda mais com alho....hummmmm, deu vontade de novo. Adorei,. Bjocas minha amada amiga. Boa semana

marijose disse...

Que lujazo de plato, me encanta el pescado y el tuyo esta para comerselo y no dejar ni una miga¡¡¡ besos

Cozinha de Mulher disse...

Eita dilícia amiga..
Hummmm
Menina eu estou louca pra fazer uma delícias dessa..
Como sempre estou aqui com água na boca..
Um beijo carinhoso e uma noite linda viu?

Kati Monteiro disse...

Margarida,
adoro peixe no papelote. Que bom que você testou o método e aprovou. Não conhecia a história das trutas. E quando eu for ao Portugal, pode ter certeza que vou querer te visitar, e se as trutas ainda estiverem por la, poderemos dar uma passadinha.
Beijo

Paula Vieira disse...

Peixinho, é sempre bom, já tenho feito em papelote, e ficam deliciosos, como os teus.

Beijocas

Paula Vieira