sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pao branco com gengibre e queijo

Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

Mais um fim de semana á porta, finalmente, para muitos inicio de mini-ferias ou mesmo de um fim de semana mais prolongado... Eu ainda nao sei se a "minha" escola vai abrir ou vai ficar fechada e se fechar se vamos ser recambiadas para outra escola... Incertezas, de repente no meu trabalho tudo virou incerteza! Mas enfim é a situaçao atual do nosso país, que fazer? Nada!
Hoje da parte da tarde vai ser o desfile de carnaval dos meninos do agrupamento onde trabalho e onde os meus filhos tb estudam... Pohhhhh, passei a semana agarrada á maquina de costura e aos panos para lhes fazer os fatos, mas... depois eu mostro como ficaram... enfim, surpreenderam-me porque com tanto por onde escolher quiseram is os dois de cozinheiros... Será que sao influencias da mae??? eheheheh...
Ainda ontem quando eu estava a acabar os fatos deles, andavam os dois de volta de mim e a cantoria era:
" Eu gosto da minha mae porque ela cozinha bem!
Eu gosto da minha mae porque ela costura bem!
Eu gosto do meu pai porque ele ajuda a minha mae!
Eu gosto do meu irmao do fundo do coraçao!"
E a cantoria acabou por ficar na minha cabeça, porque achei graça, pequenitos, mas ja a tentar rimar... ehehheheh, os meus filhotes apesar das dores de cabeça que me dao e dos cabelos brancos que ja me fizeram sao o meu mais que tudo!!!e 
O meu marido esta semana entao foi incansavel tb, ajudou-me sempre, enquanto eu fazia os fatos ele arrumava-me a cozinha ou dava uma olhadela no jantar para eu nao me andar sempre a levantar e a sentar... Uma semana complicada, mas ja acabou!!
Bem e como o fim de semana está á porta hoje trago como sugestao um paozinho que aqui em casa desapareceu quase na hora em que eu o tirei do forno, ficou muito mas mesmo muito bom e o sabor do gengibre conferiu-lhe ainda um gostinho mais especial... gostamos todos muito!!!

*1 pacote de farinha para pao branco da Branca de Neve
*200 gr de farinha de trigo
*40 gr de fermento de padeiro
*2 colheres de sopa de açucar
*3 colheres de sopa de leite em pó
*1 copo de leite (240 m)
*sal
*gengibre moido a gosto
*1 pacote de queijo em pó
*Agua q.b.

Numa taça coloquei o fermento e o açucar e com a ajuda de um garfo esmaguei e envolvi ate obter um liquido.

Adicionei as farinhas, o leite em po, o leite e um pouco de agua (tb mais ou menos 240 ml) morna e fui amassando (se necessário adiciona-se mais agua, eu nao precisei).

Por ultimo juntei o gengibre, o sal e o queijo em pó e sovei a massa mais ou menos por 10 minutos.

Deixei descansar mais ou menos 1 hora.

com spray desmoldante espiga untei uma forma redonda sem buraco. virei para lá a massa e levei ao forno tapado com papel de aluminio (note-se que eu cozo o pao em forno de lenha por isso vai sempre com folha de aluminio para nao queimar) mais ou menos 30-40 minutos. Cinco minutos antes de tirar do forno tiro o papel de aluminio e deixo ganhar cor!!


Espero que gostem da sugestao, por aqui foi provada e aprovada!!

Bom fim de semana ou se for o caso boas mini-ferias!!

Nao se esqueçam das vossas sugestoes para o dia dos namorados Informaçoes aqui... conto com vcs!!

Beijocas

Margarida



17 comentários:

Cuca disse...

Que pãozinho com aspecto tão fofo! Não me espanta nada que tenha desaparecido quase na hora :) E com o toque do gengibre deve ter ficado uma delícia :)
Os teus filhotes já estão a ser influenciados por ti, já tens dois pequenos chefs!

Beijinhos e bom fim-de-semana*

Histórias e Aromas disse...

Que pãozinho maravilhoso!!!!!!
Levo cmg uma bela fatia :D
Beijinho e Bom fim de Semana!
Cláudia
Histórias e Aromas

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Lindo quadro da família unida a trabalhar em equipe, parabéns.
Gosto muito de receitas de pão, este é certo ser delicioso, bastavam 2 fatias no meu café da manhã, humm.
Beijo, bom carnaval,
Vânia

Prata da casa disse...

Querida Margarida: também tenho esta farinha de pão lá esquecida num canto de um armário e agora vens tu com esta deliciosa sugestão.Adorei,amiga. Obrigada por mais esta deliciosa partilha.
Bj
Márcia

Andréa disse...

Bom dia querida!
O que importa é que vc estar trabalhando, eu adoraria voltar a dar aulas.
Seu pão ficou lindo, adoro pães caseiros e fofinho assim, bom demais!

Desejo a vc e a sua família um feliz fds!
bjs

saboracasa disse...

Bom dia Margarida,
Andamos sempre a correr à conta dos filhos :), mas no final vale a pena!

O pão vem dar logo outro folgo :) ADOREI

Bom Carnaval e Bom fim de semana
Paula

Brisa Maritima disse...

Querida,

O teu pão ficou maravilhoso, um apetite... por acaso nunca usei esses "sprays" para untar a forma, recomendas ? :)

As cantorias dos meninos são uma ternura, evidência do amor que a todos vos unes, lindo de se ver de facto !

Beijinhos minha querida, bom fim de semana :)

Isabel

Marisa Valadas disse...

Que pão delicioso!

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida! Este seu pão parece ter ficado bem fofinho!!

Abraços. FAbiana.

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Que bom aspecto!!! Adorei!!

Beijinhos e bom fim de semana

cristina fonseca disse...

Claro que gostei!!!! Ainda para mais já comi pão que tu fizeste!!! E que bom que estava .... Vou trazer a receita cmg ;)
Beijinho doce amiga!!!!
Bom fim de semana :)

luci disse...

Que delícia de pào Margarida
bom final de semana
beijos

Romy Almeida disse...

O teu pão ficou delicioso :)
Depois quero ver esses fatos dos teus meninos... imagino só a alegria deles lol

Bjks e bom fim de semana

ANDRÉA disse...

Suas Receitas são DEMAAAAAAAAIS!!!!
Vim te trazer um pedacinho de Pavê
A Milu e a Claudete te mandaram um Beijo e
eu também

Andrea

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,por aqui eu não tenho essa farinha branca de neve,mas o teu pão ficou maravilhoso bjs Rosinha

Josy disse...

Nada como ter colaboração do maridão e dos pequenitos, mesmo com a cantoria toda kkkkk
Afinal eles são mesmo a razão de nosssas vidas né Portuleirinha?
Belo pãozinho, macio e saboroso certamente, não sobrou nenhum pedacinho aposto!!
Bjocas querida amiga. Bom final de semana

São Ribeiro disse...

Esta um pão delicioso.
bom fim de semana
bjs