segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Empadao de pato fingido - BC comer bem para viver melhor - Batata

Ora cá estamos nós para mais uma BC - comer bem para viver melhor, e desta vez de 11 a 17 de Fevereiro, toca a postar receitinhas com batatas... ora, ora... a nossa cultura é muito rica em formas de confecionar batata, desde a banal cozida, até á mais sofisticada, ficam bem com tudo carne, peixe, marisco... ou ate mesmo só com uns ovos por cima!!!

Eu hoje trago uma receita que na realidade era para ter sido pato com laranja, mas que correu mal... o senhor meu marido deitou lenha demais no fogao e o pobre do pato ficou tostado logo no primeiro minuto e claro está eu toda zangada.., Mas como nada se estraga e tudo se transforma, lá nasceu um empadao de pato fingido... Foi só retirar a pele carbonizada e desfiar o coitado e engendrar uma receita com o dito!!! E de repente fez-se luz... a pensar na BC que estava para vir,  só podia ser cozinhado com batatas... Maos á obra que se faz tarde!!!

*1 pato (carbonizado de preferencia, dá outro sabor ao prato)
*3 cebolas picadinhas
*8 dentes de alho
*Salsa picada
*1 Folha de louro
*Batatas q.b.
*2 tomates maduros picados
*1 pimento (cor á escolha)
* 1 knorr natura aves
*1 copo de vinho tinto
*1 fio de azeite
*sal
*Queijo musarella ralado

Desfia-se o pato (podem usar sobras de pato estufado ou outro, senao coze-se primeiro o pato em agua temperada com  sal, 1 folha de louro e 3 ou 4 dentes de alho laminados). Entretanto cozem-se as batatas com a pele. Começa-se a fazer o refogado com as cebolas picadinhas, os dentes de alho laminados, 1 fio de azeite, tomates picados e o pimento. Deixa-se a cebola amaciar e adiciona-se o pato, tempera-se com salsa picadinha, o knorr, a folha de louro, sal a gosto e rega-se com o copo de vinho, deixa-se no lume brando mais ou menos meia hora. Enquanto isso descacam-se as batatas e cortam-se as rodelas. No fundo de um pirex ou de um tabuleiro de ir ao forno dispoe-se uma camada de batatas em rodelas e por cima deita-se o preparado de pato, tapa-se com as restantes batatas cobre-se com com  queijo ralado e salpica-se com salsa picada na hora. Vai a forno a gratinar mais ou menos 10 minutos... serve-se ainda quentinho.

Aqui está a minha primeira sugestao para a BC, mas nao se fica por aqui... muita batatinha se comeu aqui em casa eheheheheheh!!!

Agora tou curiosa para ver o que as minhas parceiras publicaram e as receitas de quem nos acompanha neste desafio!!!

Beijocas

Margarida

22 comentários:

Um toque de canela disse...

Como um acidente na cozinha de transforma num sucesso!
beijinhos
Paula

Cuca disse...

Gostei muito deste empadão de pato fingido!! Coitado do pato carbonizado, ainda fez uma excelente figura neste empadão!!

Beijinhos e boa semana*

Histórias e Aromas disse...

Um empadão de deixar agua na boca!
Isso não se faz!!! :D
Beijoca!
Cláudia

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Pareceu-me ótima a aparência do empadão de pato, teria muito prazer se ele fosse o meu almoço, gostei.
Bom carnaval, beijo,
Vânia

Cozinha de Mulher disse...

Hummmmm deve ter ficado maravilhoso..
A carinha está linda..
Batata é tudo de delícia né?
Adoro!!

Vou já pensar no que fazer pra participar rsr
Um beijo minha linda e uma semana especial viu?

Kati Monteiro disse...

Margarida!!
Que delicia! Adoro receitas com pato! Este carbonizado deve ter ficado melhor mesmo! kkkkkk
Qualquer dia eu testo um empadão como estes, com batata e carne.
Beijo

Elsa disse...

Olá amiga, isso é que foi uma transformação, mas ficou muito bom, aposto que não sobrou nada.
Beijocas

luci disse...

Que prato lindo e deve ser muito gostoso Margarida parabéns
Já postei uma receitinha para a BC
beijos

arte da sadhia na cozinha disse...

oi minha amiha este pratinho esta divino adoro carne de pato não como com tanmta frequencioa mas adoro o sabor é divino mesmo bjão grandes

Prata da casa disse...

Olá Margarida: adorei o que conseguiste fazer com o teu pato "carbonizado"(eheh,muito boa). Penso que até ficou bem melhor do que o que planeavas fazer originalmente. Por isso podes agradecer ao maridinho,pois aiu uma verdadeira delícia.
Bj
Márcia

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

adorei o seu pato carbonizado rsrsrsrsrsr bjs Rosinha

saboracasa disse...

Olá Margarida,
Boa transformação, ficou delicioso o teu pato escondido

Bom carnaval
Paula

Romy Almeida disse...

Ficou um prato mesmo delicioso :P
Assim se salvou o bendito pato lol

Bjks

Josy disse...

Margaridinha acredita que nunca comi pato? Cozido ou chamuscado não interessa o fato é que vc se saiu muito bem na sua cozinha e aproveitou muito bem nesse lindo empadão. Gostei embora não faça idéia do sabor do coitadinho. Bjocas minha linda

Sabor no Prato disse...

Que delícia Margarida!! Ficou um prato muito apetitoso!

Abraços. Fabiana.

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Nossa que delicia me deu até fome agora viu.

bjs

Gélia

Andréa disse...

Minha amiga,
difícil não gostar de receita feitas com batatas, essa ficou perfeita!

Beijos, tenha uma feliz e abençoada semana!

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Ai Margarida que agora ri-me ao ler os ingredientes da receita.. Sem dúvida deve ficar um sabor inconfundível :) o aspecto é excelente!

beijinhos

Cozinha de Mulher disse...

Boa noite amiga.
Não precisa liberar esse não..
É só pra deixar o link da minha participação da BC de São Valentim.. acabamos de jantar srsr

Espero que goste..
Beijinhos

http://apenasmulhernacozinha.blogspot.com.br/2013/02/dia-de-sao-valentim-talharim-ao-file.html

Susana Machado disse...

Que bela transformação!!! Gostei do blogue e ja estou a seguir.
Quando puder dê uma vista de olhos no meu!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Salsa Verde disse...

O aspecto é fabuloso e até apetece espetar o garfo!
Beijocas,
Lia.

LiBelinha disse...

Um patinho que ficou mais moreninho que o previsto, acabou por fazer uma receita deliciosa :)
É nestas alturas que a necessidade serve de alavanca à inovação e muito bem.
Será que me podes explicar isso do BC-Comer bem pra viver melhor? é que hoje publiquei puré :)coincidência
Bjns
Isabel