sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dia de S.Valentim


Bom dia, Bom dia gente linda!!

Esta semana depois de dar por terminada a BC do arco-Iris, que a todas agradeço a participaçao e a vossa disponibilidade, perguntaram quando é que lançava a proxima!

Pois bem minha gente, vou lançar uma, mas vai ser bem rapidinha!

Entao minhas lindas, em todo o mundo, creio que so o Brasil será exceçao, no dia 14 de Fevereiro comemora-se o dia de S.Valentim.

As raízes das comemoraçoes deste dia remontam á Roma Antiga e á Lupercália. Era uma festa feita a Juno, Deusa associada à fertilidade e ao casamento. A festa consistia numa "lotaria", onde os rapazes tiravam á sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser sua companheira durante as comemoraçoes que duravam cerca de 1 mes.

A comemoraçao decorreu durante cerca de 800 anos, até que o Papa Gelasio I, decidiu instituir o dia 14 como dia de Sao Valentim, para que a celebraçao cristã, absorvesse o paganismo da data.

No entanto persiste uma duvida até hoje, existem dois Valentins que foram martirizados e nao se sabe ao certo a qual deles se refere, embora muitos digam que se trata de um padre que ousou desafiar as ordens do Imperador Romano Claudio II.

Conta a lenda  que o imperador acreditando que os jovens solteiros sem laços familiares combatiam melhor, decidiu proibir os casamentos. Valentim, terá ignorado a ordem do Imperador e em segredo continuou a casar os jovens apaixonados que o procuravam. Diz-se que foi executado no dia 14 de Fevereiro por volta do ano 270 d.c.

Pelos corredores da vida no entanto fala-se ainda de outro Valentim, padre Cristão, que se recusou  converter à religiao de Claudio II e este o mandou prender. No entanto na prisao Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, e a quem antes da sua execuçao tera deixado um bilhete assinado "do teu Valentim".

A sua execuçao deu-se por volta do seculo III. Nesta ultima lenda a conotaçao do dia e do amor que ele representa, nao se refere tanto á paixao, mas sim ao amor do padre pela religiao, uma vez que foi por esse motivo que ele foi executado.

Bom chega de paleio... Entao o que vou eu propor, uma sugestao para o dia dos namorados, deixo ao vosso criterio a escolha, podem fazer o que quiserem, podem mesmo dar sugestoes de como se pode pôr uma mesa, enfim elaborarem um pouco da noite do dia (grande trocadilho) dos namorado, como ja disse fica ao vosso critério.

E a partir de segunda dia 4 podem começar a deixar as vossas sugestoes o prazo termina no dia 12, para eu ter tempo para fazer o post no dia 14!!!

Quem alinha comigo??

Meninas desse lado do Atlantico, mesmo nao se comemorando dia 14 o dia dos namorados, se quiserem se juntar a nós fiquem á vontade teremos o maior prazer em vos juntar a nós!!

Bom e aqui fica lançado o desafio!!

Beijocas

Margarida


20 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Post muito interessante acerca da historia ou lenda relativa ao dia de S. Valentim.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Kati Monteiro disse...

Margarida, com prazer!
Vou tentar preparar algo para a data!
Beijos

Artes da Mel disse...

Margarida adorei conhecer a história! Mesmo q por aqui nosso dia dos namorados ainda esteja distante, vou sim participar!
Bjs
Mel

Felismina disse...

Conta comigo, beijocas :)

Romy Almeida disse...

lol... afinal não esperámos muito não é?
Ok linda... conta comigo :D
Gostei da história dos valentins... não fazia ideia :)

Bjokas e bom fim de semana

saboracasa disse...

olá Margarida,
Vou tentar participar, sou sempre uma "vergonha" nestes eventos, acabo por deixar o tempo passar ...
vamos lá ver se é desta

Boa iniciativa
Bom fim de semana
Paula

Josy disse...

Mas é claro que vou participar com a minha amiga Margaridinha, aqui comemora-se dia 12/06, mas posso participar e me juntar a todas as amigas. Vou ver o que preparo. Adorei saber mais sobre S.Valentin. Bjocas miga, um lindo final de semana

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida eu alinho :) vai lembrando que eu às vezes sou muito despistada e posso esquecer-me.

beijinhos e bom fim de semana

luci disse...

Eu quero participar Margarida
Bom final de semana
beijos

Paula Vieira disse...

Olá amiguita, claro que vou participar, adorei a história, é sempre engraçado descobrir, o que está por detrás de tantos dias assinalados e festejados, uma beijoca.
Bom fim de semana

Paula Vieira

cristina fonseca disse...

olá olá!!!
Claro que sim!!! :D

Beijos grandes miguita!!

Salsa Verde disse...

Eu participo Margarida!!
Beijinhos e resto de um óptimo Domingo,
Lia.

Blog do Chocolate disse...

Amiga querida,

Obrigada por partilhares a lenda, adorei saber e conhecer melhor ! :)

Espero que essa BC seja um grande sucesso, vou ficar a apreciar as participações, pois estarei fora no Carnaval ! :)

Beijinhos :)

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

cristina fonseca disse...

Aqui fica a minha participação :)

http://www.salpicosdoces.com/2013/02/e-o-mes-do-amor-pelo-menos-para-mim.html

Beijinhos bem doces amiga :)

Romy Almeida disse...

Olá amiga... aqui fica a minha receita :)

receitasdaromy.blogspot.pt/2013/02/bolo-de-limao-para-o-dia-de-sao-valentim.html

Bjks e bom carnaval :D

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida a minha participação para o dia de São Valentim espero que vc goste

http://cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com.br/2013/02/coxaesobrecoxa-com-recheio-de-ricota-e.html

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia Margarida vi o seu blog no blog da Josy e vim conferir as suas delícias, adorei o seu blog.
Bjs

Salsa Verde disse...

Olá Margarida,
Aqui fica o link para a minha participação.

http://salsaverdelia.blogspot.co.uk/2013/02/blackberry-and-raspberry-cupcakes.html

Beijinhos,
Lia.

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida, devo ser a última mas aqui está a minha participação! espero que gostes! Acabados de sair do forno e nem arrefeceram para a foto!

http://acozinhadakinhas.blogspot.ch/2013/02/brownies-de-chocolate-de-leite-e.html

Felismina disse...

Olá Margarida, aqui está a minha participação,
http://felismina.blogspot.pt/2013/02/minis-cheesecake.html

Beijocas :)