segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Brioche escangalhado de maçã e canela - BC comer bem para viver melhor

Logo que o cheiro lhes chegou
levantaram-se estremunhados 
bateram asas... esvoaçados
e no brioche vieram pousar...
nao sei se foi da maça...
ou do cheiro da canela
debicaram com cuidado
saboreando cada pedaço
como se a vida dependesse dela...

Lá atras de olhos esbugalhados
Sem reaçao ficaram parados
os pobres espantalhos
que ao me verem chegar...
começaram a tremer
pois acharam que nao tinham
cumprido o seu dever...
Mas como resistir ...
A tamanha tentaçao?
Maça e canela
todo o mundo tropeça nela
Em verdadeira adoraçao!!!
Bom dia, bom dia gente mais linda do mundo e arredores!!!

Andei até á ultima da hora a pensar o que poderia fazer com maçã para esta BC... maça liga bem com canela, e aqui em casa é a perdiçao certa... mas nao queria uma tarte de maça... queria algo diferente... e olhem que ficou mesmo diferente... o que era para ser um brioche de maça e canela todo apresentadinho... saiu um brioche escangalhado... mas... com um sabor... hummmmmmmmmm bom demais... acreditem...!!!

*70 gr de fermento biologico fresco
*160 gr de leite
*60 gr de manteiga
*60 gr de açucar
*1 pacote (500 gr) de preparado para brioche da branca de neve
*150 gr de farinho de trigo
*1 ovo
*sal
*2 iogurtes gregos de mel (usei marca intermaché)
*6 maças
*1 colher de sopa de canela
*150 gr de açucar
*3 colheres de sopa de manteiga á temperatura ambiente

No copo da Bimby coloquei o fermento, o leite e o açucar 2min/vel2/Temp37º
Adicionei de seguida os iogurtes, o ovo e a manteiga 2min/Vel3/Temp37º
Por fim adicionei as farinhas e o sal e programei 3Min/vel Espiga

Retirei a massa para uma taça e deixei descansar por 1hora (a massa cresce muito)

Entretanto descascam-se as maças e cortam-se em pedaços. Junta-se a manteiga com a canela e mexe-se bem. Reserva-se.

Vira-se a massa para uma superficie enfarinhada e sova-se para se tirar o ar. Corta-se em 2 e estende-se a primeira com o rolo da massa até formar um rectangulo, barra-se com metade da manteiga e canela, deita-se metade do açucar por cima e metade das maçãs, enrola-se como uma torta (rocambole). Faz-se o mesmo á outra massa, mas emvez de a enrolar sobre ela, pega-se no primeiro rolo e coloca-se no meio deste e dobra-se como se fosse um presente. Vira-se para um tabuleiro previamente untado e forrado com papel vegetal tb untado e leva-se ao forno cerca de 1hora... Ele dentro do forno escangalhou-se todo, porque a minha massa ficou muito fininha, e cresceu muito, trazendo para fora o recheio... mas de sabor... Hummmm de sabor fica divino mesmo!!!

Esta é a minha contribuiçao para a BC - Comer bem para Viver melhor!!!

Queria Pedir-vos uma coisa... uma coisinha muito simples... espero nao ferir ninguem... mas... estamos na Quaresma, tempo de renovaçao... O meu filho mais novo tinha na classe dele uma menina que é neta de uma antiga funcionaria da escola onde eu trabalho, durante o primeiro periodo escolar a menina começou a queixar-se com muitas dores e os medicos nao sabiam o que tinha a Joana, ate que no inicio do ano lhe detectaram uma leucemia... A Joana tem 7 anos, está á espera de um transplante, a Joana, tao pequenina ja passou por um primeiro tratamento de quimioterapia, e iam-lhe iniciar o segundo, mas a menina só pesa 16 kg, e o figado inchou, e o coraçao tb estava a ser afetado... 
Sou mae... quase todas nós somos maes... e por mais que digamos ou nos tentemos por no lugar daqueles pais e daqueles avós nao conseguimos, nao conseguimos imaginar os nossos filhos nesse sofrimento... Entao... eu só vos quero pedir.. Rezem pela Joana, pela familia da Joana, para que Deus lhes dê força para aguentarem esta caminhada... Sei que em muitos momentos chegamos a pensar "Deus existe?"... Eu nao vos posso dar provas fisicas de que Ele existe, mas Ele é o meu conforto, e entrego-Lhe os meus filhos todos os dias, o meu marido, a mim, aos meus pais, á minha familia, aos meus amigos. Existe sim!! Nao custa nada incluir a Joana nas nossas oraçoes, pedir proteçao tal como pedimos para os nossos filhos!
Eu sinto as minhas forças diminuirem quando me pergunto: "E se fosse um filho meu?" Como é que eu ia estar ali do lado dele dia e noite, com as forças a faltarem-me, a sorrir para ele quando o meu coraçao estaria destroçado... mas é nessa força que encontramos Deus e com ele enfrentamos tudo e mais alguma coisa... as forças renovam-se ... 

Desculpem... mas é o coraçao de uma mae que fala!!!

Beijocas

Margarida


35 comentários:

Cuca disse...

O brioche pode ter ficado escangalhado, mas ficou com óptimo aspecto!! Aquela fatia ao pé dos passarinhos ficou a olhar para mim :)

Beijinhos e boa semana*

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
A Joana estará sempre em nossas orações, para que melhore rapidamente.
Bonita decoração, é verdade maçã e canela são um par perfeito, sem dúvida o brioche estava delicioso.
Boa semana, beijo,
Vânia

Um toque de canela disse...

Ficou mesmo tentador! Vou levar uma fatia! ;)
Bjs
Paula

São Ribeiro disse...

Adoro a combinação de maça e canela por isso ia gostar muito desse brioche.
Já levava uma fatia daquelas tipo xxl.
bjs

D Augusto disse...

Escangalhado ou não o que importa é o sabor heeein. rsrsrs

Um beijo e ótima semana

Marlene Teixeira disse...

Bom dia Margarida!

Está perfeito este brioche enorme! :D

Adorei...já sinto o cheirinho e o sabor...delícia!*

Sol Pâtisserie disse...

Bom dia Margarida to vendo que vou ter que me apressar para comprar uma máquina para fazer pães e poder provas dessa delícia entre outras rsrs, o seu pão está com um aspecto delicioso.
E com certeza à partir de hoje a Joana estará fazendo parte de minhas orações, devemos sempre pedir o bem para aqueles que precisam.
Uma ótima semana para ti.
Bjs

arte da sadhia na cozinha disse...

oi minha linda esta receita esta divina parabens querida bjão grandes

Ana Claudia disse...

Amore mio, maninha morena, não esqueci
estou a terminar e enviar o email ainda hj ...
falta somente finalizar...
rsrs
HUMMMM, estamos arrebentando na bc de maçã hein? uma melhor q a outra...
beijinhos, boa semana

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,pode deixar vou colocar o nome da Joana em minhas orações.bjs Rosinha

marijose disse...

DE-LI-CI-O-SO amiga mia, ya parece percin bo yo tambien el olorcito que desprendia del horno mientras se cocia, besos

Histórias e Aromas disse...

E que bela contribuição!!
Ficou maravilhoso!!

Beijinho!
Cláudia

luci disse...

Que maravilha de brioche maça e canela é tudo de bom adorei
Amiga que triste a história da Joana vou por ela nas minhas oraçoes e pedi muito por ela e toda a família
boa semana
beijos

Joana disse...

Acho que é uma perdição em qualquer casa :)
Maçã fica realmente muito bem com a canela!
Vai correr tudo bem com a Joana, é preciso ter fé e muita força!
Um grande beijinho

Prata da casa disse...

Querida Margarida: vou começar pelo fim. Tocaste-me com o teu sincero pedido para incluirmos a Joana nas nossas orações. Claro que é um pedido que qualquer mãe,qualquer um de nós pode fazer. Considera-o feito.
Quanto ao teu brioche escangalhado: A-M-E-I!!!!! Quanto mais escangalhado,mais saboroso fica ( pelo menos é a minha opinião). Este vou levar comigo e esperar que o meu também saia "escangalhado",eheh.
Bjs
Márcia

Paula Vieira disse...

Adorei o teu brioche e os espantalhos, que delicia.

Desejo do fundo do coração que a Joaninha, logo logo, esteja bem, com a força de Deus e a de todos que lhe querem bem, vai conseguir.
Nem é bom imaginar, querida...Deus nos proteja!

Beijinhos

Paula

Paula Vieira disse...

Já dei resposta ao mail.
Bjs.

Andréa disse...

Olá minha amiga!
Que capricho! Que lindo! Que delícia, arrasou, belo pão!

Te enviei as fotos, depois te envio as receitas!

Beijos, ótima semana, junto a sua família!

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida belo brioche! Posso servir-me??

beijinhos!

Brisa Maritima disse...

Querida,

Desejo sinceramente as melhoras da Joaninha, claro que acenderei uma velinha por ela, fica descansada ! :)

Amiga, depois diz-me algo acerca do mail, se podes ou não utilizar as anteriores respostas, ok ? :)

Quanto ao teu brioche, eu adorei, escangalhado ou não parece-me uma delicia ! :)

Posso fazer uma sugestão, querida ? Não queres pensar em alterar o tipo de letra com que escreves ? Sou pitosga e tenho mesmo dificuldade em ler os teus magnificos textos com este tipo de letra...
Amiga, é só uma sugestão, mas tu é que sabes, respeito obviamente o que entenderes fazer, sim ? :)

Beijocas muito grandes para Ti

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Josy disse...

Portuleirinha querida, de escangalhado esse brioche não tem é nada, tá é lindo de viver, esse interior de babar com os ingredientes que colocou, adoro massas com iogurte, imagino o sabor e aroma. Aprovadissimo seu escangalhado kkkkk
Agora falando sério miga, que tristeza dessa mãe, e imagino a dor em seu coração, vou colocar a Joana em minhas preces, e pedir a Deus que a cure, ampare a familia e cuide muito dessa pequenina. Bjinhos amiga

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Cheguei aqui atraída, certamente, pelo cheiro da canela adocicada e quentinha nas maçãs...
Adorei e vou voltar aqui, para aprender mais de tachos vs panelas.
Sinto, pela Joana e a sua família. Estarão em minhas orações.
Um abraço, Margarida,
da Lúcia.
P.S Tenho uma querida irmã, chamada Margarida.

Kati Monteiro disse...

Margarida,
ficou com um aspecto fantástico! Maçã com canela é mesmo um par perfeito, e perfeito para o dia dos namorados.
Mando força e sabedoria para a Joana e sua família.
Beijo

Kati Monteiro disse...

Margarida! Misturei tudo! BC de Maçã e dia dos namorados... quem manda eu chegar atrasada!
Beijo

saboracasa disse...

Bom dia Margarida,
A Joana estará nas nossas orações ...

O escangalhado está com ótimo aspeto, boa combinação de sabores ...

Beijocas
Paula

Salsa Verde disse...

A combinação da maçã com a canela, por si só, já é fabulosa e dentro de um brioche? Só pode ser magnífico!!
Beijocas,
Lia.

Lenita disse...

Olá Margarida,
Tão giro o poema :)!
Brioche escangalhado... gostei do conceito, escangalhado e muito bom!

A Joana e a família precisam de todo o apoio, terrão também o meu.
Bjs

Léia disse...

Margarida minha querida, não estou zangada com você.Me demoro mas venho sempre.As aulas retornaram e com o inicio de ano temos muitos assuntos por resolver de carros, de material escolar, de uniformes, o marido que tem que ir ao médico, filho na faculdade, levar e buscar a filha na escola, ufa.Assim o tempo se torna limitado.Estou com pouco tempo até para responder aos comentarios do blog.Gosto imensamente de você, e sempre que sobrar um tempinho estarei aqui.Verifique nas suas postagens, tem comentarios meu sim.:)Não deixarei de visita-la minha amada irmã portuguesa.Este brioche ficou tentador hein, queria uma fatia agorinha mesmo para acompanhar o café que estou a tomar.Beijos querida, tenha um dia cheio de bençãos.

M. disse...

Pois não me parece nada escangalhado, ficou muito bonito!!!
Oxalá o transplante venha logo, muito rápido! Uma criança não merece mesmo sofrer assim :(
Beijinhos, boa semana!
Madalena

Petiscos e Miminhos disse...

Deve ter ficado delicioso, bem fofinho como eu gosto!
beijinhos

LiBelinha disse...

Boa tarde Margarida,
Fiquei emocionada com o que contaste da pequena Joana, sou mãe e só de pensar na aflição até me dói o peito. Tão pequenina e já a passar por estas provações.

O brioche escangalhado está bom demais, combinação perfeita.
Bjns
Isabel

Milia disse...

No tienes que disculparte Margarida, es una acción que te honra y que demuestra tus valores, estoy plenamente de acuerdo contigo, cuando veo casos así, siempre pienso como me sentiría si fuera mi hij@; creamos o no no cuesta nada rezar una oración por la recuperación de Joana y por el ánimo de su familia.
Y adoro las manzanas y la canela, así que ya te puedes imaginar la sensación que me produce ese corte.
Un beso

Eu que fiz... ou quase isso disse...

estou com água na boca, é bem verdade que comemos com os olhos, mas eu prefiro muito o chieor das coisas.

bjs

Gélia Carvalho

http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br

Nina Paim disse...

Já estou aqui também, a agradecer a visita carinhosa! Aqui também tem muitas delícias, que me apetece bastante.... Virei mais vezes com certeza. Beijocas carinhosas.

FAZENDO ARTE disse...

Olá Margarida!
Para mim o seu brioche ficou maravilhoso... que deliciosa textura com a maçã e canela!
Obrigada pela visita, vim conhecer o seu cantinho e amei...certamente voltarei mais vezes, vou ficando por aqui.
Vou colocar a pequena Joana nas minhas orações diárias.
Beijos, Oslaine