sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Batatas recheadas com atum

Sabem daqueles dias em que nós nao sabemos o que havemos de fazer para o jantar?? Que tem de ser algo bem rapido, porque os filhotes têm trabalhos de casa aos molhos para fazer, porque depois ainda têm de ir tomar banho, e porque lá de dentro vem o grito agudo da maquina da roupa a "buzinar-me" aos ouvidos que está cheia de roupa da para estender, e do cesto da roupa suja vem o protesto que ja nem uma meia de licra lá cabe... A maquina da louça lamenta-se porque o peso da louça ja é demasiado para os seus braços e aos poucos no lava-louça vai-se enchendo com a louça do pequeno almoço e do lanche... Depois ainda vêm os miaus que requerem alguma atençao, entre a vistoria de ver se têm agua e comida e mudar-lhes a areia diaria, vai uma corrida á cozinha porque um dos filhos me chama, e  vai-se tirar a roupa da maquina e fazer outra maquina dela, apanhar a que está enxuta e deixa-la dobradinha á espera que eu tenha tempo de pegar no ferro de engomar... e persiste a duvida... mas o que raio vou fazer para o jantar... com esta brincadeira toda ja sao 18:30h!!! Eis que de repente se fez luz na minha cabeça... Alto... Lembrei-me de umas maravilhosas batatas que aqui em casa fizeram sucesso, e que vi no Blog da minha querida amiga Vania, o Guloso e Saudavel, na altura eram recheadas com bacalhau, desta vez recheei com atum e coloquei queijo muçarella ralado em cima... e olhem todos gostaram e muito... A repetir mais vezes aqui em casa!

* 14 batatas medias (note-se que eu faço tb o almoço para o maridao no dia seguinte)
*3 latas de atum ao natural
*2 cebolas 
*4 dentes de alho
*1/2 pimento
*tempero espiga de limao e salsa
*1 fio de azeite
*1 tomate bem madurinho
*sal
*1 folha de louro

Cozem-se as batatas inteiras com a pele. Enquanto elas comem, faz-se um refogado com a cebola bem picadinha, os alhos laminados, o tomate picado e o pimento tb picado, a folha de louro e tempera-se com o tempero espiga limao e salsa. Rega-se com 1 fio de azeite e leva-se a refogar cerca de 15-20 minutos em lume brando com o tacho tapado.

Nos entretantos as batatas ja devem estar cozidas, escorrem-se e colocam-se num prato. Tiramos-lhe umas tampinhas e com muito cuidado, com a ajuda de uma colher de café, retiramos um pouco da polpa, com cuidado para nao romper a batatas e reserva-se a polpa. Finda a operaçao, colocamos as batatas num refractario.

Com a ajuda de um garfo reduzimos a polpa das batatas e das tampinhas a puré e adicionamos ao refogado assim como o atum.

Mexemos bem, retificamos os temperos.

Com a ajuda de uma colher, enchemos as cavidades das batatas com este preparado e polvilhamos com queijo ralado por cima.

Leva-se ao forno a gratinar mais ou menos 20 minutos


Depois é só servir e apreciar... Ficam realmente muito boas, e vou deixar uma dica, para dar mais sabor ainda adicionem umas azeitonas pretas picadas, verao que tb fica delicioso!!!

E agora minha gente... agora vou embora tem maquina de roupa esperando por mim eheheheheh!!!

Beijocas

Margarida

21 comentários:

Kati Monteiro disse...

Hum...Margarida, gostei muito das batatas recheadas! Boa ideia de fazer o recheio com atum!
E que correria neste dia, hein?
Espero que tudo se acalme!
Beijo

Cuca disse...

Minha querida, adorei estas batatas! São uma óptima sugestão de refeição e não é nada complicado de fazer! Refeições assim é o que se quer :)

Beijinhos e bom fim-de-semana*

Prata da casa disse...

Ui,Margarida: fiquei cansada só de ler a tua correria diária (eheh). Não é fácil o dia-a-dia com filhos pequenos. Felizmente estou numa fase mais calma,com os meus filhos já na universidade.
Estas batatas parecem deliciosas. Já fiz umas parecidas no meu blog ,mas cozi-as primeiro 10 minutos no micro-ondas. Poupa-se muito tempo.
É uma deliciosa sugestão.
Bj
Márcia

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Gostamos de batatas e atum, sendo batatas recheadas adoramos, são deliciosas.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Sol Pâtisserie disse...

Amei a receita e com certeza vou experimentar porque são sabores que o maridão adora.
Bjs

arte da sadhia na cozinha disse...

minha amiga estas batatas estão divinas e maravilhsoas ..como sempre amiga minha vc esta de parabens ..eu amei e vou levar minhas batatas e minha receita ok amiga linda
bjão doces

Natércia disse...

Olá Margarida!
A tua receita ficou linda e certamente uma delicia a julgar pela sua apresentação...um beijinho e um bom fim de semana.

Andréa disse...

Bom dia querida!
Uau.....bela receita!
Adoro batatas recheada, essas ficaram boas demais!

Depois eu te envio o e-mail com as respostas, ok!

Beijos, bom fds!

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Ola minha querida isto é uma bela sugestao!

Beijinhos e bom fim de semana

Ps: viste o meu email??

Ana Claudia disse...

Maninha querida, nossa sintonia foi total... hehehe, essa batata está de se comer com os olhos, nunca recheei com atum, super ideia...
Beijinhos, bom final de semana, nos 2 e quatro patas... hehehe

Salsa Verde disse...

Querida Margarida,
Não sou anda fã de atum em lata, mas esta tua sugestão até que está bem apetitosa!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Simara Rosado disse...

Olá, adorei seu blog!
Já virei seguidora...
Te convido para conhecer o meu também: http://www.starfashionmakeup.com.br/
Te espero lá!!!
Beijinhos!

luci disse...

Menina que interessante adorei , e vou fazer pois aqui adoramos as batatas. Muido gostoso parabens amiga que delicia Beijos Luci

cristina fonseca disse...

Eheheheh Vida de casa é uma canseira mesmo!!! Nunca se pára!
Beijinhos doces amiga e bom fim de semana :)

pedra de sal disse...

Ui! Que delicia! Que excelente sugestão!

LiBelinha disse...

Pois é amiga, a vida de casa nunca termina, quando se faz de um lado, já está desfeito do outro :)
Estas receitas fáceis são deliciosas e ajudam-nos imenso quando não há tempo para muito. As batatinhas adoraram o recheio, ficaram com um aspeto apetitoso.
Bjns e bom fim de semana

Isabel

Elsa disse...

As batatinhas tem um aspecto tão bom e apetitoso, quem pode resistir?
Beijocas

marijose disse...

Buenisimas Margarida, me ha encantado la idea y me quedo con ella, besos

Josy disse...

Ai essa nossa vida de dona de casa, cheia de compromissos cansa né miga?
Voce e a Aninha combinaram de fazer essas batatas maravilhosas? De atum então amo de paixão Portuleira. Ficaram lindas e apetitosas. Beijinhos minha amiga linda, um ótimo final de semana

Brisa Maritima disse...

Minha querida,

Tive de me rir, vais-me desculpar, parecia que estava a ouvir as tuas máquinas todas a falarem e a chamarem por ti ! :)))

A vida de casa é uma seca ! Pronto, já disse ! :-))

As batatas ficaram tão lindas, com um aspecto tão fantástico que já comia de novo !
Excelente sugestão da Vânia e belíssima reprodução tua, sendo que o atum em nada desvalorizou a receita, muito pelo contrário ! :)

Beijinhos grandes, amiga

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha linda..
Menina.. batata é sempre delícia né?
E batatas recheadas então.. ai que dilícia..
Hummmm eu estou aqui só babando..
Adorei a dica..
Sei que aqui em casa faria muito sucesso, porque as formigas ma atum..

Um beijo mais que carinhoso e um domingo especial viu?