quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sopa de penca (couve) com feijao manteiga - Bc comer bem para viver melhor


 Ela era bem pequenina, cuidamos dela, demos-lhe agua, retiramos as ervas daninhas, e mais agua, um pouco de adubo (natural obviamente que aqui nao se usam quimicos), e mais agua, curamos quando as lagartinhas se decidiram tb deliciar com as suas folhas e ja lhe estavam a fazer um rendilhado bem ao jeito lagarta...
Ela cresceu, fez-se bonita, entroncou-se, deu largas folhas e trabulos grossos, bem ao gosto daqui, no fundo ela agradeceu-nos todos os cuidados que tivemos com ela ao longo de 3 meses.
 Vcs devem estar a pensar, ela está doida, 3 meses a criar as couves, verdade é quanto tempo demora a criar uma couve aqui em casa porque nao usamos quimicos, somos fãs da agricultura biologica, temos os nosso animaizinhos a fazer o nosso proprio fertilizante, e por mais nojento que vcs possam imaginar que posso ser, eu pelo menos tenho a certeza que todos os legumes e vegetais que eu coloco na minha mesa tem o carimbo da qualidade natural e so comemos o que ha na altura certa.
 Ele estava cozido dentro da panela e esta era uma semana especial afinal era o rei na BC - comer bem para viver melhor - e era domingo á noite dia de comer uma sopita e uma bôla (postagem em breve por aqui)
A combinaçao era perfeita, pelo menos para nós aqui em casa.
E foi assim que no domingo á noite saiu uma sopinha de couve penca (para quem nao sabe a couve penca é aquela couve com talos muito grossos e brancos que se costuma usar muito na altura do Natal, digamos que é mais tipica da epoca de inverno e que realmente fica com um sabor maravilhoso apos lhe cair em cima as primeiras geadas)

*5 batatas medias
*400 gr de feijao manteiga
*3 cenouras
*Uns pedaços de abobora menina
*4 alhos
"cebolas
*1 folha de louro
*1 fio de azeite
*Sal q.b.
*1 knorr natura legumes
*1 couve penca

Na panela adiciona-se agua, deita-se as batatas, o feijao (deixando alguns para colocar depois de triturar), a abobora, os alhos laminados, a cebola em rodelas e as cenouras, tempera-se com o azeite, knorr, sal e a folha de louro e deixa-se ferver por mais ou menos 30-40 minutos. Retira-se o louro e reduz-se tudo a puré.
Adiciona-se a couve ralada (eu uso tb os talos), deixa-se levantar fervura, retificam-se os temperos e deixa-se cozer por mais ou menos 10 minutos. 

E com o frio que tem feito uma sopinha sabe mesmo taooooooooooooo bem!!!


E nao se esqueçam se quiserem participar na BC do arco iris, será a ultima a ser realizada basta clicarem Aqui !!!!

Beijocas

Margarida


*Ahhhhhhhhhhh e nao se esqueçam amanha é dia da manga na BC COMER BEM PARA VIVER MELHOR

18 comentários:

Kati Monteiro disse...

Margarida,
não conheço a couve penca, mas sopa de feijão me encanta. E com esse carinho todo para cultivar os legumes, a sopa (assim como todas as suas receitas) deve ter um sabor de carinho a mais.
Beijos!

Natércia disse...

Olá Margarida!
A tua sopa ficou maravilhosa mesmo como eu gosto...desculpa não tenho vindo ao teu cantinha, é que a minha saúde tem andado mais debilitada motivo que nem tenho podido estar no computador mas graças a Deus estou um pouco melhor. Um beijinho.

Cozinha de Mulher disse...

Hummm que no friozinho que está fazendo aqui em Brasília essa sopinha deliciosa seria festejada viu?
Menina que coisa mais dengosa..
Ai eu quero!!
Adoro couve.. e acho que adoraria o destino que deu para as suas..
Olha estou tentada em tentar essa delícia em uma noite chuvosa por aqui..
Um beijo mais que carinhoso e um dia especial viu minha amiga...

cristina fonseca disse...

Uma sopinha bem ao gosto la de casa !!!
:) Beijinho doce

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
O sabor é mais intenso dos produtos por nós plantados, são mais seguros, tem assim que nos proporcionar deliciosos pratos como esta sopa.
Beijo,
Vânia

São Ribeiro disse...

Naõ sou apreciadora de sopa mas o meu marido não passa sem sopa e desta ela ia gostar.
bjs

Marta Bernardes disse...

Bom dia que sopinha mais saborosa! Adoro com batatinhas!
Parabéns pela receita
bjs

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Ola minha querida! A minha sopa tambem levou feijao, eu é que me esqueci de escrever lol. Mas ja corrigi.
A tua tambem tem optimo aspecto! Vi ontem a tua resposta. Aguardo ansiosa pelo dia 21.

Beijinhos

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida uma sopinha quentinha é sempre bem-vinda!

Abraços, Fabiana.

Marisa Valadas disse...

Nada melhor que uma sopa reconfortante

Pratos da Bela disse...

que bom aspecto, hummmmmm
Jinhos grandes

Ricardo Tiago disse...

que belo aspeto.
beijinhos

marijose disse...

fantastica esa sopa Margarida , y mas con coles de tu huerta, no hay nada mejor, un beso

Rosario Mota disse...

ADoro penca. Na sopa ou cozida sabe-me pela vida.
Bela sopinha.
bjs
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

luci disse...

Que sopa deliciosa,adorei o visual novo do blog
beijos

Andréa disse...

Olá querida!
Seu banner ficou chique demais, parabéns pela criatividade!
Tua sopa ficou rica e saborosa, amo uma sopinha bem feita, hummmmm!

Beijão, fica com Deus!

Patricia Galis disse...

Que receita deliciosa menina, gostei do blog vc mudou o layout combinou bastante.

Brisa Maritima disse...

Adorei a tua sopinha reconfortante que cai mesmo bem neste Inverno chuvoso !
Ficou com excelente aspecto, mesmo a convidar para um pratinho dela ! :)

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt