terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O País X (muffins )


 Conhecem o país X? Não  Estranho, tenho a sensação que quando vos começar a falar dele todas dirão  "eu conheço"
Então o país X, é um lindo paraíso plantado á beira-mar, com gentes  maravilhosas, com tradições que o percorrem de norte a sul, com lendas  e uma gastronomia de fazer muitos outros corarem de inveja.
Nesse país como em todos os outros havia os muito ricos, os ricos os mais ou menos e digamos que a pobreza se existia era um pouco mais pelas terrinhas que quase nao aparecem no mapa, onde a evoluçao teima em nao chegar, onde as tecnologias ainda sao uma coisa do fim do mundo, mas...
Neste país todos á sua maneira eram felizes. 
O ponto mais importante dele ficava situado bem no local onde as linhas que formam o X, era aí que tudo era decidido, era pelas maos de pessoas de bem que passava o futuro de cada habitante e tudo funcionava.
 Era um pais como tantos outros, montanhoso a norte, locais onde a neve quase nunca derretia, mas de um imenso verde, pinhais e pinhais densos, a vida animal encontrava ali refugio e o ambiente certo para criar a sua prole, e enqunato viajavamos mais para sul, as montanhas começavam a dar origem a vastas planicies aquem e alem encontravamos os sobreiros, as oliveiras, os chaparros, os verdes trigais que á medida que o calor ia aumentando se iam tornando de um dourado invejavel... e quando chegavamos aos sul pois que as palmeiras dominavam, bem como as praias de areia branca, o paraiso de ferias para muita gente e para outros o local onde se queria viver permanentemente, como se a vida pudesse ser eternamente uma festa.
Um dia os habitantes de X foram chamados para ir a eleger um novo primeiro ministro, e aquele que mais lhes chamou á atençao foi um jovem, e, todos pensaram o mesmo: "É jovem pode sempre fazer mais e melhor pelo país uma vez que força e garra nao lhe deve faltar" e esse "coelho" com pele de cordeiro foi eleito por uma maioria fenomenal.
"Cidadaos de X, o país está a atravessar uma grave crise economica, vamos ter que tirar á classe media para que os ricos continuem com o seu estilo de vida, para que nem a mim nem aos meus ministros e seus adjuntos nos faltem os guarda-costas e os carros de alta cilindrada, sim... Ouviram bem, vcs nao vao querer que a quem dirige o país lhe aconteça alguma coisa, nem que aos ricos lhes falte nada, afinal estao acostumados a um nivel de vida que nao conseguem sequer pensar em perder e vcs como ja estao habituados a fazer esticar os vossos magros salarios, podem sempre fazer uma doaçao de 3,5%, um ato de caridade que vcs nem vao notar mas que para nós nos vai fazer toda a diferença"
Este "Coelho" com pele de cordeiro levava a que os cidadaos deste lindo pais pagassem aos ricos para que este continuassem com o seu estilo de vida, mas... tudo mudou... 
Apareceu a fome, a miseria, as instituiçoes de caridade ja nao tinham mais como ajudar as familias carenciadas, casas e carros eram entregues aos bancos, as finanças cairam em cima de todos e rebentou o caos, os pais matavam os filhos e todo o mundo ficou louco, uns fugiam para outros paises e X cada vez ficava mais deserto, as tradiçoes perderam-se e os cidadaos deixaram que os seus valores morais se derramassem em  lagrimas e imperou a desordem total.
Até que um dia uma bela jovem vinda lá dessas terrinhas onde a evoluçao nao chega, onde as tecnologias ainda sao coisas do outro mundo, onde os canais por cabo sao muitas vezes uma miragem, embarcou numa viagem até ao centro de X, com ela levava um cestinho e dentro desse cestinho algo que tinha um cheirinho maravilhoso. Claro que quando chegou á residencia desse "Coelho" com pele de cordeiro foi barrada á entrada por imensos seguranças, mas ao sentirem o cheirinho que emanava do cesto nao lhe conseguiam tocar, e ela a cada um deu um pequeno "muffim de arroz"!
Incapazes de lhe resistir, os seguranças pegaram nela e levaram-na diretamente á "toca" do "Coelho" bem na hora em que este se deliciava com iguarias que ela nunca na sua vida havia visto e que nem sequer o nome saberia pronunciar. Ao ver tamanha ousadia "Coelho" barafustou, zangou-se ameaçou cada um dos seus seguranças, mas estes indispostos ja com ele com tanta crueldade enfiaram-lhe pela boca abaixo um desses maravilhosos bolinhos, e...
"Coelho" caiu inanimado no chao, o povo livrou-se da tirania desse homem e X voltou a ser um lindo país de pessoas bem alegres e contentes.
O que tinham os bolinhos? Os bolinhos tinham sangue e suor e lagrimas de um povo descontente com a vida, de um povo que tem que emigrar todos os dias, os bolinhos tinham o amor de quem ama a terra e de quem dela consegue tirar o melhor, eram feitos com carne de frango e de peru, mas de frango e de peru criados em casa, alimentados com carinho e amor, eram feitos de restos de arroz que sobravam e que ela ia guardando. 
Esses Muffins passaram a ser o simbolo desse pais que passou a prosperar pois foi novamente regido por pessoas de bem que o levantaram e tornaram a trazer ao povo a felicidade e alegria que eles haviam perdido.

E embora a receita esteja guardada num cofre do estado onde ninguem tem acesso, foi pasando de geraçao em geraçao e chegou ás maos de alguem que agora quer partilha-la com vcs.

Muffins de creme fraich e restos de arroz

No domingo o almoço foi espetadas no forno e arroz com varios legumes.
Como me sobrou tanto arroz como espetadas e tinha um pote de creme fraich completamente fora da validade no frigorifico (quanto mais fora da validade melhor) decidi que tinha de aproveita-los e olhem sairam estes bolinhos que estavam de comer e chorar por mais.

* 6 ovos (claras em neve)
*1 embalagem de 500 gr de creme fraich
*restos de arroz
*restos de carne cortadas finamente
*1 colher de sopa de fermento em pó
*150 gr de farinha
*2 chavenas de leite (mais ou menos 300ml)

Batem-se as claras em neve e reservam-se.
Numa tigela misturem todos os ingredientes (execepto o fermento) e misturei bem. Adicionei as claras e por ultimo o fermento.

Verti o preparado para forminhas e levei ao forno cerca de 30 minutos a 180º.

Depois foi só servir!!!

Sheilinha, esta foi a minha participaçao na tua BC para a letrinha X!!! Espero que gostes!!!!

Amanha vou falar-vos da BC das cores do arco-iris pois ha novidades!

Beijocas

Margarida

23 comentários:

Kati Monteiro disse...

Margarida,
que lugar lindo!
Tenho certeza que estes bolinhos feitos com o suor dos cidadãos tem o poder de transformar um pais! E a receita merece, sim, ser partilhada com todos os que fazem este lugar.
Beijos

Histórias e Aromas disse...

Hummm ficaram deliciosos!!!!!
Beijinho!
Cláudia

luci disse...

Margarida adorei o País X e que delícia de muffins
Um lindo dia
beijos

Cozinha de Mulher disse...

Meu Deus que coisa mais linda..
Se gostei?
Eu amei!! E não amei só um pouquinho.. eu amei por demais da conta..
Enquanto lia eu podia reproduzir as cenas na minha cabeça... que riqueza amiga.. mas o que esperar de você?
Adoro o modo como brinca com as palavras.. como cria histórias lindas.. como nos diverte com seus contos..
Eu sou suspeita em falar de você né? rsrs
Porque sabe que sou apaixonada por suas histórias.. prova disso é que sempre que leio o comentário que me deixou no dia em que fiz a homenagem ao seu blog eu me emociono..

Sua participação foi linda..
E a receitinha uma delicinha só..

Obrigada minha amiga pelo carinho de sempre viu?
És uma amiga por demais querida que tem um cantinho especial aqui no meu coração..

Um dia mais que especial pra você viu?
Beijo nos meninos.. e em toda turminha de patudos... Principalmente no meu Pintas lindo rsr

mariana/receitas para a felicidade disse...

Um xi coração e que belos muffins!

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Votos que 2013 seja repleto de bonança, felicidade e prosperidade para o país X, pois gosto muito dele.
Ótima receita de muffins, vou experimentá-la, muito boa dica para as sobras de arroz.
Beijo, boa semana,
Vânia

São Ribeiro disse...

E ficaram com um aspecto bem apetitoso....gostei.
bjs

arte da sadhia disse...

oi minha linda vc esta certa e sabe o muffin faz parte da minha vida sempre e o seu esta maravilhoso..parabens amiga bjokas boa terça como sempre vc esta de parabens bjão

Fê Dayrell disse...

Margarida como sempre a estória ficou excelente, envolvente e emocionante, gostei muito.
Os muffins me fizeram salivar, hum..
Olha não sei o que esta acontecendo com o seu blog mas ele não atualiza para mim, vou ter que verificar.
E me conte, e o livro como está?
bjo

Rosario Mota disse...

Ficaram o máximo os teus muffins.
Excelente aproveitamento.
Bjs
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

Rita disse...

Olá minha querida, espero que vc tenha
passado umas boas festas, e parabenizo
pelas fotos deliciosas que vc postou aqui
HUmmmm um luxo mesmo
Desejo um 2013 cheinho de muito amor, e que
nossa amizade continue sempre
Abraços com carinho
Rita!!!!

marijose disse...

Que buen aprovechamioento has echo Margarida , deben estar muy buenos esos muffins, besos y feliz tarde

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida!! Que país dos sonhos!! A história dos muffins deixa ele mais saboroso ainda! Gostei muito! Tenha um ano de 2013 repleto de alegrias!!

Abraços, Fabiana.

A arte em ser mulher disse...

Oi amiga quanto tempo que bom que está de volta nas blogagens.
Adorei a receita.
Desejos de um excelente 2013 para você e toda a família...
Abraços.
Camila Marinho.

M. disse...

Os teus bolinhos estão maravilhosos, eu comia já uma pratada deles! A tua história, excelente, e o Coelhinho devia ser estufadinho!!!
Beijocas ;)
Madalena

Josy disse...

Margaridinha minha querida Portuleira, como sempre vc encantando com suas histórias fascinantes. Adorei a história do seu país X, vc tem a capacidade de nos fazer viajar na imaginação. Adorei. Os muffins então melhor ainda bem eu queria uma meia duzia deles agora. Muito boa sua participação portuleirinha. Bjocas

Andréa disse...

Amiga,
eu quero morar neste país X, bela história!
Ótimo aproveitamento seus muffins ficaram super apetitosos!

Beijinhos, fica com Deus!

Prata da casa disse...

Querida Margarida: infelizmente o teu país "X" faz-me lembrar um outro bem real. Bonita história. Os muffins estão lindos ( pensava que eram doces antes de ler a receita) e já a levei comigo para experimentar.
Bj
Márcia

belinha disse...

Gostei bastante da sugestão de aproveitamento de arroz. os muffins ficaram lindos.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida! Adorei a história, mas adorei ainda mais os muffins :) ficaram com óptimo aspecto!

beijinhos

Ana Claudia disse...

Maninha, como sempre arrasando nas postagens, amei seu pais e a receita...
Beijinhos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,lindo o seu País,historia mais que emocionante,e sua receita arrasou bjs Rosinha

Brisa Maritima disse...

Amiga querida, adorei o País X, seria um excelente lugar para se morar, desprovido de coisas nocivas para a Vida Humana, à excepção desse animal que é o coelho, que lá não fazia falta nenhuma ! ;-)

Os muffins ficaram com um aspecto delicioso, amiga, adorei-os e olha... não sei quantos comeria mas um só não seria de certeza ! :)

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt