segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Batatas com ovo no pao

Ola, ola gente linda!!!

Ha varios mitos sobre estas meninas, ha imensas "estorias" que se contam, mas numa coisa todas sao unânimes, sao elas oriundas do Perú, de uma zona situada perto do LAgo Titicaca, que fica a 3.800 metros acima da agua do mar na Cordilheira dos Andes na America do Sul na fronteira entre a Bolivia e o Perú. 

Fala a lenda que um dia o Criador, Viracocha, provocou o sol, a lua e as estrelas a emergir do lago Titicaca. Ele também criou a agricultura, quando mandou os seus dois filhos para o reino humano para estudar e classificar as plantas que lá cresciam e eles ensinaram as pessoas a semea-las e como as usar para que nunca lhes faltasse a comida.
 E assim há cerca de 8000 anos começa a historia das batatas, sendo que 1000 anos depois com a entrada de caçadores e coletores pela primeira vez no continente sul americano, começaram a domesticar a planta der batatas selvagens que cresceu em abundancia  em redor do Lago Titicaca.

Agora minhas amigas para vcs terem so uma pequenina ideia, existem na America do Sul mais de 200 especies de batatas, mas foi nos Andes Central que os agricultores conseguiram melhorar o primeiro, do que se viria a tornar nos milénios seguintes, uma serie impressionante de tubérculos. Na verdade o que conhecemos como batata  contem um fragmento da diversidade genetica encontrada nas 7 especies de batata reconhecida e 5000 variedades de batatas crescidas nos Andes.
Na velhinha Europa a batata foi trazido pelos exploradores espanhois.
Em 1597 as batatas começam a ser produzidas em Londres, tornando-se bastante populares na Escocia e na Irlanda, sendo que com a Revoluçao Industrial estas ainda se tornaram mais populares uma vez que eram ricas em energia, ao contrario dos cereais, e assim as batatas passaram a ser sustento essencial para milhares de pessoas em todo o mundo.

A batata é muito versatil na sua utilizaçao a nivel culinario, e dessa versatibilidades por vezes nascem grandes feitos como por exemplo a invençao da batata frita, ah pois é minhas amigas, a batata frita nao passou de um ato de raiva e desproposito do Chef George Crum que trabalhava num restaurante de renome em Saratoga Springs E.U.A, quando o magnata ferroviario comodoro Cornelius Vanderbilt mandou para tras a sua porçao de batatas por estas serem demasiado grossas... O Chef cortou estas em palitos muito finos e fritou-as em abundante oleo e deitou-lhes em cima o sal, mandando assim as batatas para o cliente, que para espanto de todos adorou o seu "saratoga crunch chips" e foi assim que as batatas fritas passaram a ter um enorme sucesso

Hoje a batata é cultivada em 19,5 hectares de terra, sendo a China o maior produtor a nivel  mundial.
Ora, ora, ora... e este paleio todo a cerca da batata vem a proposito de quê? Perguntam vcs!!! Pois bem,... mais uma vez é lançado o legume ou vegetal que vai ter um posto de honra de 11 a 17 de Fevereiro e desta vez a escolhida foi a versatil batata e no dia 18 a nao menos versatil MAÇA, minhas queridas a imaginaçao nao tem limite e portanto começem desde já a pensar no que fazer com as queridas batatas e maçã e se nao souberem... deixem que o universo conspire contra vcs que foi o que me aconteceu a mim, nasceu do nada as "batatas com ovo no pao", inicialmente eram para ser um bacalhau á gomes de sá no pao.... mas... despropositadamente eis que me esqueço de cozer o bacalhau junto com as batatas e so quando estava a fazer o refogado é que dei pela gaf... quis corrigir o erro mas o meu marido falou que nao precisava e comiamos so assim... bem probrezinho, mas estava muito bom!!

Bora lá que eu vou dizer-vos como é que um bacalhau á gomes de sá vira de repente batatas com ovo no pao!!!!

PAO:

*30 gr de fermento de padeiro
*sal a gosto
* 250 gr de farinha de trigo
* Agua tepida q.b.
*2 colheres de sopa de açucar

Desfaz-se o fermento no açucar, adiciona-se a farinha e o sal desfeito num pouco de agua tepida, vai-se adicionando agua tepida até obtermos uma massa elastica mas mole. Deixa-se dobrar de volume e depois tendem-se pequenas bolas com as maos enfarinhadas (isto no caso de quererem individuais, tb podem tender um pao só) e leva-se ao forno bem quente até estar cozido.

Podem usar pao de compra nao precisam fazer o pao em casa.

*8 batatas grandes
*6 ovos
*4 cebolas
*3 postas de bacalhau (quanto mais esquecido melhor fica o prato, acreditem em mim)
*1 fio de azeite
*1 folha de louro
*3 dentes de alho
*1 cenoura

Cozem-se as batatas em 4os com os ovos e a cenoura em rodelas em agua temperada com sal, 1 dente de alho inteiro, um pouco de alecrim, 1 folha de louro e umas pontas de tomilho.

Enquanto isso prepara-se o refogado com as cebolas picadinhas, os dentes de alho laminados, o azeite e o louro. Deixa-se a cebola ficar bem transparente e macia. Entretanto adicionam-se as batatas  e a cenoura e envolve-se bem.

Por ultimo os ovos picados finamente.

Abre-se uma tampa no pao e tira-se um pouco do seu recheio e coloca-se lá dentro o preparado de batata e esta pronto a servir!

Pode-se acompanhar com uma salada verde ou um grelos salteados ou uns broculos cozidos... Ao vosso gosto, vai bem com tudo!!!!

E como vêm trabalhar com as batatas devido á sua versatilidade é muito façil, pode-se mesmo fazer uma refeiçao gostosa por pouco dinheiro o que tb é importante nos tempos que correm!

Aqui fica a minha sugestao... Agora é so pensar em receitas com batatas de 11 a 17 de Fevereiro e no dia 18 temos a Maça - BC Comer bem para viver melhor!!! 

Beijocas

Margarida Abreu

14 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Muito interessante o texto, gostei da receita do pão e do Gomes Sá no pão, adoraria experimentar, sem dúvida muito saboroso.
Boa semana, beijo,
Vânia

Paula Vieira disse...

Bacalhau esquecido...prato enriquecido, é assim quem não tem cão caça com gato, foi preciso desenrascar-te e conseguistes muito bem.

Beijocas
Paula Vieira

Romy Almeida disse...

Bom dia querida Margarida :)
Este post é mesmo interessante... obrigada pelas preciosas informações sobre a batata :)
Mas... lembro-me bem que a minha avó dizia que antigamente... muito antes da batata entrar na nossa alimentação, ela era dada aos porcos lol
Quem diria não é?

Como havia dito... aqui fica a minha participação, mesmo atrasada na ultima BC do arco-íris... espero que ainda vá a tempo... senão... não faz mal :)

http://receitasdaromy.blogspot.pt/2013/01/pasteis-de-nata-fingidos.html

Bjokas e boa semana

Artes da Mel disse...

Adoro batatas, são muito versáteis! Ótima escolha pra BC!
Bjs
Mel

São Ribeiro disse...

Ficou uma delicia.
Boa semana
bjs

Silvia disse...

Muito original e certamente delicioso!
Beijinhos e boa semana

Blog do Chocolate disse...

Querida Margarida,

Uma forma deliciosa de comer batata, essa que nos trazes !!!
Não há enganos, as fotos mostram a receita fantástica que preparaste para mais este desafio ! :)

Adorei toda a informação com que nos prendaste acerca da milenar batata, tão apreciada por todos, decerto ! :)

Beijinhos grandes para Ti !

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

luci disse...

Adorei o post Margarida aqui em casa nós adoramos batata,deve ter ficado deliciosa sua receita
boa semana
beijos

arte da sadhia disse...

oi minha linda ameiiiii adoro tudo que leva ovos aqui o biel e davi amam ovos e eu também adoro até doces de ovos são sempre muito bem elaborados e deliciosos
bjão amiga

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Gostei!! Tem mesmo bom aspecto!!

Beijinhos

Andréa disse...

Olá minha querida, tudo bem?
Não dar pra ficar sem essas meninas elas fazem parte de tantas
receitas deliciosa, eu amei conhecê-las melhor através da sua
postagem.
Sua receita ficou tentadora, hummmm!

Beijão e ótima semana!

Josy disse...

Portuleirinha querida, tive uma premonição depois de velha, tinha certeza que encontraria uma receita de batatas por aqui hoje kkkkkk
Adorei saber mais sobre as batatas e a quanto tempo existe esse tubérculo maravilhoso e sua infinidade de tipos. Essa sua refeição ficou deliciosa, um pratinho que comeria com imenso prazer a essas horas, que já está se aproximando do horário de jantar. Gostei muito, bjocas amiga. Uma ótima semana

Sabor no Prato disse...

Ai menina!!! Pão com ovo é tudo de bom, com batata ainda, hummmm delícia!!

Abraços, Fabiana.

Kati Monteiro disse...

Margarida, eu fiquei babando com este prato. E para mim, sem bacalhau é ainda melhor!
Beijos