segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Risotto de bacalhau e berbigao


Bom dia, bom dia gente "mai" linda do mundo e arredores...
VOLTEI!!!!!!!!!
Cheia de saudades deste cantinho e das cozinhas vizinhas!!

 17 Dias em casa, mas alguns cheinhos de muito e muito trabalho pois o batizado das crianças aproxima-se a passos largos e embora ja tenha os salgados todos preparados ainda tem muitas coisas que precisamos comprar e organizar, felizmente tenho a ajuda da mamys :) !!!
Esta semana ainda vai ser complicada, entre reunioes e ensaios para que as coisas corram como o programado, amanha vai ser um dia complicado para mim por d+... Mas disso falo amanha...
Espero que o "papai Noel" seja generoso comigo no Natal e me ofereça o Android ou o Ipad que eu pedi ehehehehehhe, assim mesmo quando estiver a trabalhar posso sempre comentar ao longo do dia os vossos cantinhos!!!

Adiante, entao trago-vos um risotto que saiu da minha pouca vontade de cozinhar e fui á arca ver o que por lá havia e descobri migas de bacalhau e berbigao, entao usei:

» 1 embalagem de migas de bacalhau dessalgadas
»1 embalagem de berbigao sem conchas
»3 colheres de sopa de tempero da horta da compal refogado
»500 gr de arroz arboreo
»flor de sal
»1 embalagem de queijo em po
»1 copo de vinho branco gaseificado
» 2 dentes de alho
» 2 cebolas
»azeite a gosto
» 1 pacote de creme de marisco
» 1 cenoura
»cheiro verde a gosto

»»»» Ora entao começei por fazer um refogado com as cebolas e os alhos picados regados com o azeite, adicionei o tempero da horta, mexi bem. Juntei as migas de bacalhau e o berbigao e reguei com o vinho e deixei cozinhar por 15 minutos.
Adicionei o cheiro verde a gosto bem como uma cenoura (que andava perdida no frigorifico) cortada finamente, temperei com flor de sal e adicionei agua, deixei levantar fervura e por fim adicionei o arroz arboreo. Quando este se encontrava ja cozido adicionei o queijo em pó e o creme de marisco desfeito num pouco de agua, baixei o lume e deixei que ficasse cremoso.

Depois foi só servir e olhem que ficou uma verdadeira delicia (modestia á parte) eheheheheh!!!


Como sabem este mes calhou á minha querida amiga Felismina do "Coisas Doces" escolher as cores e como estamos em epoca natalicia ela perguntou-me se podia escolher mais que uma cor ao que eu acedi prontamente pois quanto mais diversidade e coisas novas pudermos implantar (credo como eu falo caro) melhor fica a brincadeira... entao A Felismina escolheu as cores alusivas ao Natal Verde e Vermelho... Imaginaçao a trabalhar contamos com vós!!!!

Beijocas minhas queridas

Margarida Abreu

26 comentários:

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha linda..
Ai que saudade de chegar aqui cedinho e encontrar essas delicinhas.. fora que ler seus textos é gostoso demais..
Esse risoto está lindo... acredita amiga que até hoje eu não fiz o meu risoto?
Gente!! Tá acabando 2012 e nada!! rsrs
Mas tenho fé que ainda sai..

Adorei o desafio das cores srsr
Eita.. eita.. o que eu vou fazer meu Deus!! srrs
Botanto a chola pra pensar aqui srrs
Um beijo mais que carinhoso e uma semana especial viu?

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Já estava com saudade, quando necessita das fotos e que tipo?
Muito interessante a combinação de sabores, gostei muito da receita, é sem dúvida deliciosa.
Beijo, boa semana,
Vânia

Marlene Teixeira disse...

Bom Dia,

Que aspecto maravilhoso que têm esse risotto! :)

beijinho*

A arte em ser mulher disse...

Oi amiga que bom que voltou e com um risoto delicioso...
Abraços e ótima semana.
Camila Marinho.

Paula Vieira disse...

Que bom aspeto, bem delicioso amiga.

Beijocas e tudo a correr pelo melhor.

Paula

Felismina disse...

Margarida o risotto ficou com muito bom aspeto, não me importadava nadinha de ter um pratinho desses para o meu almoço!
Estou a ver que para esses lados é complicado batizar uma criança, aqui basta ir uma vez ao padre marcar a data e fica logo de tudo tratado...depois é só aparecer no respetivo dia e hora marcada! Continuação de bons preparativos.
Beijocas

luci disse...

Oi Margarida já estava com saudades
Que maravilha de prato e deve ser delicioso
boa semana
beijos

Papinha Doce disse...

Dois em um bacalhau e berbigão, dois sabores diferentes mas que juntos devem ficar muit bem.
Beijinhos

cristina fonseca disse...

Oláááááá que saudades do cheirinho da tua cozinha!!! Esse Risotto ficou de babar!!! :D

Já ando com a cabeça almariada de pensar no que vou fazer para Sexta-feira :/
Beijos grandes e boa semana amiga :)

Um toque de canela disse...

olá! Que maravilha de risotto! Totalmente aprovado!
Beijinhos
Paula

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,que bom que vc está de volta,adoro risoto esse seu está hummmmmmmmmmmmmm dicino bjs Rosinha

Sabor no Prato disse...

Oi Margarida. Seja bem-vinda de volta! Este seu prato de hoje ficou com um aspecto ótimo!!

Abraços, Fabiana.

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Este risotto é a minha cara, já fiz só com bacalhau, com berbigão ainda não mas levo a ideia para acrescentar :)

beijinhos e que corra tudo bem no grande dia!

Josy disse...

Bom dia portuleirinha querida, que saudades de vir aqui, saudades de vc e das suas delicias. A correria está grande não é? Mas vai tudo sair perfeito, o trabalho e a canseira vai valer a pena, e vc depois vem nos mostrar as fotos e toda a felicidade e beleza que foi essa festa. E esse arroz malandrinho? Que delicia que ficou.Adoro arroz assim, e com certeza não sobrou nada. Bjocas miga. Do tamanho do Oceano

Andréa disse...

Olá minha amiga, tudo bem?
Vim almoçar com vc, ainda tem um pouquinho deste belo
risotto?
Receita nota 10, boa demais, hummmmm!

Beijos, fica com Deus!

Brisa Maritima disse...

Que lindo risotto, amiga, ficou com um aspecto maravilhoso !

Que bom ver por aqui de novo as tuas delicias ! :-)

Um beijinho grande

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

arte da sadhia disse...

amiga querida mas que maravilha ..amei ..amiga feliz natal com muito amor ...com sua familia que é maravilhosa desculpe não vir aqui com tanta frequencia ...é que com tantos problemas que passei este ano agora estou comeando a entrar nos eixos novamente ok
e vamos nos vendo no face ..no blog ..por toda vida
bjinhos

Josy disse...

Querida Portuleirinha, passando pra deixar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muitas alegrias junto aos seus familiares. Um grande beijo, com carinho, um especial nos meninos e outro nos patudinhos

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Que neste Natal e sempre predomine a Paz, o Amor, a Alegria e que 2013 seja de sonhos realizados e com novos sonhos a realizar.
Beijos,
Vânia

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Que neste Natal e sempre predomine a Paz, o Amor, a Alegria e que 2013 seja de sonhos realizados e com novos sonhos a realizar.
Beijos,
Vânia

RUTE disse...

Olá Margarida,
pelo visto andas muito atarefada! Mas os pratos por aqui continuam apetitosos ao olhar.
Venho desejar-te boas entradas no novo ano, positividade e concretização de objetivos planeados.
Espero que tenhas tido um santo natal em familia.
Continuação de festas felizes.
2013 beijinhos.
Rute

Neide MC disse...

Margarida, passando para te desejar um feliz 2013,
Que seja um ano de grandes rezalizações para você e sua família.

beijos,

Elaine figueira de carvalho disse...

Passei para te retribuir as visitas, o carinho que você me deu o ano inteiro. Que 2013 seja repleto de amor, saúde, compaixão, prosperidade e um milhão de coisas lindas para todos nós.

Lenita disse...

Ólá Margarida,
Espero que o teu Natal tenha sido tudo o que sonhaste e que o ano novo te traga montanhas de momentos felizes e sonhos realizados.
Este risotto está mesmo apetitoso.
Gostava de contar com a tua participação no Passatempo do meu blog.
Bjs

Papoila disse...

Uma fugidinha para te desejar um Feliz Ano NOvo e um 2013 cheio de animo, sucessos e concretizações.
Bjs
rosario

Ilda Pinho disse...

Desejo-lhe um excelente 2013!
Bjs.