quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sopa de legumes / Filetes de pescada com arroz de tomate


 Bom dia, boa tarde ou boa noite gente "mai" linda!!!

Hoje trago duas propostas, uma sopinha que sai sempre bem e um peixinho assado em forno de lenha com um arroz oriental de tomate.

Eu nao sei como é em vossas casa, para quem tem crianças, mas os meus filhos adoram sopa e se for toda passada como eu fazia quando eles eram bbs, entao aí ela desaparece mesmo num apice, e como nao me custa nada fazer a vontade aos meninos... aqui em casa tem saido muita sopinha de legumes, com tudo a que tem direito e depois é so passa-la e ve-los comer com todo o gosto.
Entao esta aqui levou todos os legumes congelados e nao só que eu encontrei por aqui:
*1 batata grande
*1 chuchu
*abobora manteiga
*abobrinha verde (sem casca)
*feijao manteiga cozido
*1 cenoura
*3 ramos de broculos
*4 dentes de alho
*1 cebola
*1 fio de azeite
*Flor de sal

Higienizam-se todos os legumes e cortam-se em pedaços para dentro de uma panela, cobre-se com agua, rega-se com um fio de azeite e leva-se a cozer por mais ou menos 30-40 minutos.
Reduz-se tudo a puré e retificam-se os temperos.
Serve-se bem quentinha e depois ouvem-se os huns e huns dos filhotes que adoram eheheheh!!

Depois da sopinha servi um peixinho assado no forno com arroz oriental de tomate que tb fez as delicias de todos aqui em casa... Na realidade este peixe saiu assim de uma distraçao da minha parte, pois deixei-o temperado para fazer filetes de forno quando chegou a hora descobri que nao tinha ovos em casa.... Pohhh, nao me apeteceu ir a casa da minha mae busca-los e como aqui em casa nada se estraga e tudo se transforma lá foram os filetes de peixe direitinhos ao  forno sem ovos.

*1 saco de filetes de peixe
*2 limoes (sumo)
*1 pitada de pimenta
*8 dentes de alho laminados
*flor de sal a gosto
*1 fio de azeite
*1 Cebola
*2dl de vinho branco

Temperam-se os filetes de vespera e ficam no frigorifico a tomar gosto.
Colocam-se num tabuleiro e levam-se ao forno a assar.

Enquanto isso prepara-se um arroz de tomate, faz-se um refogado com cebola, alho, azeite e louro deixa-se a cebola ficar macia e rega-se com 1dl de vinho branco.
Cortam-se uns tomates em pedaços (eu nao costumo pela-los nem tirar as sementes, deixo ao vosso criterio) adiciona-se uma colher de cafe de açucar e deixa-se ferver. Deita-se arroz oriental para o tacho ( eu uso o da marca pingo doce), tempera-se com flor de sal e um pouco de preparado para arroz da margao, acrescenta-se agua a ferver e mexe-se por 5 minutos para o arroz ficar soltinho. tapa-se o tacho e deixa-se ferver por 8 minutos. apaga-se e deixa-se enxugar bem.

Antes de servir mexe-se com um garfo para o soltar.

Acompanha-se o peixe assado com o arroz e uma saladinha a gosto!!!

Espero que gostem das sugestoes!!

Beijocas




22 comentários:

Romy Almeida disse...

Bom dia Margarida.
Podes dar graças a Deus por os teus filhos gostarem tanto assim de sopinha... já os meus não são assim... acho que a partir de uma certa idade eles mudam completamente de paladar lol
A minha filha (com 25 anos) foi assim e o meu filho (com 12 anos) para lá caminha eheh

Bjokas doces

cristina fonseca disse...

Hummm Margarida, só boas sugestões !!!
Que maravilha de refeição :)
Beijinho doce e bom feriado!

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
É uma ótima refeição, em composição e sabor, com arroz de tomate, bem português.
Beijo,
Vânia

Blog do Chocolate disse...

Querida Margarida,

É invulgar as crianças gostarem de sopa, a minha não gosta lá muito, engelha sempre o nariz embora a tenha de comer; que remédio ! :-)

Sopinha e peixinho assado aprovados, com muito bom aspecto.

Sugestões deliciosas, amiga !

Beijinhos

belinha disse...

Sabem sempre bem uns filetinhos de peixe com arroz de tomate.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Kati Monteiro disse...

Margarida,
eu também, quando eu era pequena, só comia sopa passada!
Este peixinho com arroz ficou bem ao meu gosto. Com a cebola por cima... hum...
Beijos

arte da sadhia disse...

amiga querida copmo vai saudades de vc amiga ..esses dias corridos para ,mim ....amiga essa comidinha esta maravilhosa ..parabnens eu amei bjinhos doces

ANDRÉA disse...

Oi Flor,
Aqui em casa todo mundo adora Sopa
Amei!!!
Gostei demais da Receita do Peixe

Beijos no coração
Andrea

Formiguinha disse...

Olá Dona Guida:)

Que comida gostosa! Adoro e sabe tão bem nestes dias mais frescos:)
Ficou uma refeição fantástica:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos

marijose disse...

Estupendo menu Margarida, me ha encantado, un beso

Rosana Gomes disse...

Oie..
Vim desejar um ótimo restinho de semana!
Beijo

Sabor no Prato disse...

Hummmm, adoro sopas!!

Abraços, Fabiana.

luci disse...

Que delícia Margarida já deu fome
beijos

Ana Claudia disse...

Maninha morena do meu coração, por aqui ta muito corrido e por isso a preguiça anda imperando na cozinha da Aninha...hehehe...essa semana só preparei o jantar na segunda... nem eu estou me reconhecendo...
Hum comia bem esse arroz com tomates e esse peixinho.
Saudades de vc, dos nosso papos...
Beijinhos
Aninha

Magda disse...

Oi Margarida!
Parabéns, dois pratos deliciosos!
Amei as sugestões!!
Bjinhos no coração.

Paula Vieira disse...

Pois eu sou como os teus meninos, sopinha toda passadinha, é como eu gosto.

Beijokas para ti e para eles.

Paula

Andréa disse...

Olá minha amiga,
duas receitas deliciosas que aquecem o paladar e a alma.....hummmmm....delícia!

Beijinhos e ótima noite!

Fê Dayrell disse...

Margarida sopinha de legumes é sempre bem vinda mesmo, lá em casa eu e meu filho adoramos.
Agora este arroz de tomate me levou a loucura, vou experimentar com toda certeza.
bjo

Ângela disse...

A sopinha é bem do meu agrado. Gosto muito de sopa e também gosto delas passadas... o meu marido é que tem que ter sempre algo para trincar.
E o peixinho ficou excelente!
Beijinhos

Josy disse...

Margaridita, também gosto de sopinhas assim tipo creminho ficam muito saborosas, gosto de como te viras na sua cozinha, na falta de algo, sempre da um jeitinho e resultam pratos deliciosos como esse peixinho saboroso que vc fez. Seusmeninos tem uma ma~e maravilhosa. Beijinhos portuleirinha

Salsa Verde disse...

Que maravilha!!
beijocas,
Lia.

Cozinha de Mulher disse...

Gente que delícia..
Também adoro sopinha assim... lá em casa só eu e a Talitha comemos sopas e carne cozida menina..
Dona Ágatha Cristina é terrível, não come nem que amarre, nem come carne cozida.. e pra não fazer dois pratos diferentes sempre a comida mais seca ganha..
Eu e Talitinha ficamos sempre em desvantagens rssr
Menina esse peixe assado tá demais em? A cara está ótima..
Ai Margarida eu sou terrível menina.. gosto de peixe mas é raro comermos..
Se eu te contar você nem acredita..
Esse ano se fiz peixe 03 vezes lá em casa foi muito..
Agora liguei pra minha mamys e disse que de presente de aniversário queria muito que meu padrasto fizesse um peixe assado rssr
Aproveitei pra pedir né amiga, porque vai ser a primeira vez em muitos anos que vou passar a véspera do meu aniversário com minha mãe.. ai que emoção srsr

Adorei suas dicas..
Beijinhos
Sheila