segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sopa de abobora com couve galega


 Bom dia, boa tarde ou boa noite, gente "mai" linda do mundo e arredores.... Hoje trago uma sopinha que me aqueceu a alma numa das excelentes noites frias bem tipicas aqui da "Xerra", e que eu ja tinha tantas saudades!!... Antes disso minhas queridas vamos falar da BC "comer bem para viver melhor"que está em parceria com a Aninha do "Ana Claudia na Cozinha", com a Josy do "Cozinhando com Josy" e com a Kati do "Ajustando as Velas" e entao após uma discussao bem acalorada que quase nos fez andar a tareia entre todas (eheheheh eu tava em vantagem é que sou a mais avantajada de todas... caindo-lhes em cima... ehehehhehehe) lá chegamos a um consenso e decidimos que de 11 a 17 iriamos ter pratos com a amiga abobora, seja ela moranga, porqueira, menina, cabaça... sei lá... tem que ser é abobora...  

A abobora Originária da América 

do Norte e Central, onde ainda é uma das bases da 

alimentação. A 

abóbora pertence à mesma família do melão e da melancia 

(cucurbitáceas). 


Em naturopatia utilizam-se principalmente as suas sementes. 

Existem mais de 500 espécies diferentes cultivadas em todo o 

mundo. Todos os anos, realiza-se uma feira nos arredores de 

Berlim, onde se apresentam centenas de espécies. 

Fonte: Algures pela net (esqueci de tirar o endereço)

Portanto minhas queridas, depois disto nao pensem sequer em 

dizer... ahhhh, e tal... abobora... nao tenho... nao ha... ha, ha, ... 

mais de 500 especies, portanto procurem bem a vossa especie e 

tratem de a cozer, assar, grelhar, estufar, enfim... vale tudo...

E para o dia 18 teremos o amigo KIWI (fruto, nao o passaro tá?? nao queremos por nada deste mundo que andem por aí a depenar o passarinho). Ora bem que dizer do senhor KIWI?? que é um fruto comestivel originario do sul da China, tem uma polpa de coloraçao esverdiada e uma casca castanho-esverdiada ou castanha-amarelada coberta com uma especie de micropelos que lhe dao um aspeto fibroso e hirsuto. É o fruto com maior quantidade de vitamina C, alem de ser particularmente rico em alguns oligoelementos (epaaaaaaaaaaa ja virao como eu estou a falar caro???? ), como o magnesio, o patassio e o ferro.

E minhas queridas... nao me vou alongar mais... podem ver mais caracteristicas dele lá na Wikipédia....

Acho que depois deste meu post tenho 3 amigas á perna á minha espera atras da porta para me darem uma surra que nem daqui a 15 dias me ponho em pé... Afinal nao se brinca com a comida já dizia a minha avozinha... mas "caracas" porque tem de ser tudo tao serio??? Eu gosto de brincar... eu sou assim, eu nasci assim, eu sou mesmo assim....

Adiante que se faz tarde... e para vos ilustrar um pouco o que vos estou a dizer resolvi ir ao quintal buscar uma abobora (no meu caso foi menina) e uma folhas de couve galega, e voilá... saiu uma sopinha bem quentinha, e parca em calorias para quem quem manter a sua silhueta esbelta e comer sem culpas....

Entao é assim numa panela metemos cerca de 1kg de abobora cortada em pedaços (note-se sem casca) 1 cenoura, 100 gr de grao de bico, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 fio de azeite, 1 knorr natura legumes, tapamos a panela e deixamos ferver cerca de 40 minutos. Enquanto isso (se estiverem zangadas é uma otima terapia) esfarrapem as folhas da couve com os dedos. Reduzam a mistura a puré, adicionem as couves esfarripadas e deixem cozer mais ou menos uns 10 minutos... Retifiquem os temperos  e serve-se bem quentinha para aquecer o corpo e a alma...

E agora minha queridas... vou dar corda ás sapatilhas e esconder-me porque... enfim... brinquei demais ... Segurem-me a Aninha a Josy e a Kati por favor!!!

 Nao esqueçam.... Comer bem para viver melhor... Abobora de 11 a 17 de Novembro e Kiwi dia 18!!!

Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem


19 comentários:

Felismina disse...

Com este frio, sabe mesmo muito bem uma sopinha bem quentinha!

Bjs.

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
A abóbora é um sabor que me atrai muito, possui ótimo sabor e também muitas vantagens nutricionais, é uma ótima escolha.
Boa semana, beijo,
Vânia

saboracasa disse...

Uma sopinha bem saudável e reconfortante :)

Natércia disse...

Margarida Flor mais linda do meu jardim!
A tua sopa ficou uma verdadeira delicia boa mesmo para aquecer a barriga com este frio que já se faz sentir...um beijinho do tamanho do mundo.

Blog do Chocolate disse...

Amiga, com o frio que está, essa deliciosa sopinha vinha mesmo a calhar !!

Ficou óptima ! :-)

Beijinhos

luci disse...

Que maravilha de sopa eu adoro abóbora
boa semana
beijos

Sandra disse...

Eu também já tinha saudades das noites frias!! Abóbora?!... E dizes isto só depois de eu publicar a minha ementa?!... Hum... mas em minha defesa tenho 2 dias ainda por designar a sopa que vou fazer, por isso vão ter de certeza abóbora!!! Epá tanta qualidade!!! Para mim é tudo abóbora =P Beijinho e boa semana!;)

Andréa disse...

Querida Margarida,
uma sopinha bem nutritiva e saborosa assim é
difícil de dispensar, ficou bom demais!

Beijinhos, ótima semana!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,adoro sopa de abobora,mas aqui não está dando para saborear essas delicias pois o calor está simplesmente insuportavel bjs Rosinha

Portal de Blogs Teia disse...

Olá.
Seu blog é muito bom, traz muita informação de qualidade,parabéns
Gostaria de fazer parte do Portal de Blogs Teia, é um agregador de blogs de qualidade e o seu se encaixa perfeitamente no perfil que procuramos.
Se interessar é só nos fazer uma visitinha
Até mais

arte da sadhia disse...

oi minha amiga tudo bem que sipinha delicia vou fazer para o davi...ele esta doentinho amiga esta com pneumonia amiga ...e estoiu tratando dele ok se eu demorar para vir aqui vc ja sabe ok bjokas amei sua sopinha

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Minha querida esta sopa faz-me lembrar a da minha mãe :) tal e qual! e por isso adorei!

beijinhos

Josy disse...

Margaridinha querida, mas é exatamente por ser como és, que é tão amada, se nao é vc para nos fazer sorrir, brincar, o que seria de nós??? Afinal aquarianas são assim: divertidas né miga?
Bela sopinha, adoro uma sopa de abóbora, juntou-se ainda a cenoura e grão de bico, ai que delicia minha amiga. É uma bela e reconfortante sopinha. Gostei muito. Beijinhos ótima semana

são33 disse...

Uma sopa bem reconfortante, como sabe tão bem nestes dias.
Boa semana
bjs

Artes da Mel disse...

Margarida adorei a escolha do legume. Uso muito na minha cozinha. Faço sempre sopa de abóbora, mas essa sua receita é muito mais rica, parece deliciosa!!
Bjs
Mel

Cozinha de Mulher disse...

Eita amiga.. que eu amei a escolha.. adoro abóbora..
Hummm que vou procurar uma bela de uma receita..
Amei... amei... amei..
Beijinhos viu?

Ana Claudia disse...

Amiga, como poderíamos brigar com vc??/ kkkkkkkkkkkkkk de forma alguma, adoro o que escreves... Sabes bem... Amei a sopinha, só que nesse momento, só vou de saladinhas... O calor está infernal...hehehehe, e bem sei que preferes o friozinho...
Beijocas
Aninha

Portal de Blogs Teia disse...

Olá.
Sua postagem foi divulgada no Portal Teia.
Fique a vontade para pedir divulgação quando quiser.
Até mais

Lenita disse...

Querida margarida,
é sempre uma alegria ter um comentário teu no meu cantinho! Sim porque é sempre tão pessoal e carinhoso, e muito divertido, deixas-me com um sorriso nos lábios. Adoro!
Esta sopa deu-me uma enorme vontade de correr para o fogão... e vou mesmo! tenho a abóbora e a couve o resto vai depender do que houver no frigorífico!
Bjs