segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Risotto do mar


 Bom dia, boa tarde ou boa noite  gente "mai" linda.
Finalmente voltei com receitas novas ehehehehhe, embora tenha ainda algumas na manga do outro blog, mas ficam para uma emergencia!!!
Ha 9 dias que estamos na minha estaçao do ano preferida... OUTONO... E eu armei-me em parvinha e nao falei dela... Chegou no seu maximo expoente, folhas a correr pelo chao movidas pelo forte vento que se fez sentir... o fogao de lenha aceso ainda em "temp Ambiente", só para que este se torne mais agradavel, as sopinhas passaram a fazer parte das noites frias, as temperaturas cairam e ja sabe mesmo bem um cobertor na cama, as nuvens tomaram o seu lugar de destaque num céu que até ha poucos dias se via vestido de azul limpido!!!
Sem nos apercebermos a Natureza veste-se de laranja, castanho, amarelo, as folhas terminam o seu ciclo de vida e baixam lentamente do seu posto lá do alto das arvores que aos poucos começam um lento e exotico "streap tease" e mesmo antes do inverno chegar encontram-se nuas esperando a ordem para renascer... 
Os castanheiros carregados começam a deixar os pequenos ouriços cairem ao chao e abrirem-se deixando entrever o seu fruto dos tons do Outono, as castanhas... as ruas das cidades vao encher-se com os carros ambulantes fomegando alegremente e pelo ar ouve-se o pregao: "Quentes e Boas", os campos outrora semeados estao com os frutos colhidos e ficam em pousio até nova safra, os dias começam a ficar mais pequenos e... enfim... chegou o Outono, a minha estaçao do ano preferida!!!
Aqui em casa também houve alteraçoes, por isso o meu atraso na passagem pelos vossos cantinhos, e o ter que ir ao outro blog buscar receitas... Mudei de casa... melhor nao mudei de casa, mudei de andar eheheheh.
Eu ja referi num post anterior que os meus pais construiram uma casinha na nossa "quinta" onde temos a piscina e os mimos (couves, tomate, pimentos, beringela, broculos, etc..) assim mais proximo de casa e nós ficamos com a vivenda toda para nós... agora tenho uma cozinha como eu sempre quis, onde o antigo se mistura com o moderno, é cozinha, copa e sala de estar, é um espaço amplo onde passamos a maior parte do nosso tempo, por isso eu andava sem tempo para nada, pois tenho que me dividir entre o meu papel de mulher trabalhadora, mae, esposa e dona de casa... Aff, haja tempo para isto tudo!!!
Bom entao agora fizemos uma especie de contrato, durante a semana vamos almoçar a casa dos meus pais e ao domingo os meus pais vêm almoçar a minha casa e de 15 em 15 dias ainda temos a presença do "patriarca" da familia o meu avô e assim aproveita para estar mais um pouco com os bisnetos.
Ora entao no primeiro domingo que comemos aqui em casa eu fiz "Polvo á Lagareiro" e quando olhei para a agua onde cozi o polvo, achei que era mal empregada deitar fora e decidi fazer um risotto... 
Lá fui eu à arca ver o que por lá havia e descobri umas delicias do mar e de sapateira e mais umas coisitas aqui e outras ali e lá saiu um risotto do mar que recebeu uns belos elogios familiares!!
Bora lá para a cozinha que este risotto do mar nao pode esperar mais!

Precisamos de:
*1 embalagem de delicias do mar
*1 embalagem de delicias de sapateira
*1 embalagem de miolo de berbigao
*1 embalagem de preparado para arroz de marisco
*1 cebola
*4 dentes de alho
*1 dl de vinho branco
*agua de cozer polvo q.b.
*2 colheres de sopa de azeite
*flor de sal
*500 gr de risotto (eu uso umas embalagens do pingo doce)

Começamos por fazer um refogado com a cebola e os alhos picadinhos. Adicionamos o vinho branco e depois os mariscos, deixamos cozer cerca de 20-25 minutos. temperamos com flor de sal e adicionamos agua de cozer o polvo suficiente para cozer o risotto. Deixa-se levantar fervura e adiciona-se o risotto, mexe-se bem cerca de 5 minutos para que este fique bem soltinho e deixamos cozer em lume brando cerca de 20 minutos.

Servi acompanhado de salada de tomate, rucula e alcaparras.



Os meus miaus que ao inicio se sentiram intimidados por mudar de casa, hoje estao no seu pleno dominio e passam o tempo a brincar ou a dormir esticados em frente ao fogao de lenha, uma verdadeira folia, ele é cambalhotas e speeds que nao acabam mais!!!

Espero que gostem da sugestao!!

Beijocas



20 comentários:

cristina fonseca disse...

Fizeste mto bem! Nada se perde , tudo se transforma! Excelente sugestão :)
Beijinho doce e boa semana !

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Aqui está a começar a primavera, mas pouca diferença se nota.
Humm, risoto e com tantas delicias, assim é obrigatório repetir, ótima receita.
Beijo, boa semana,
Vânia

Paula Vieira disse...

Gostei sim um risoto sabe sempre bem, e sé é do mar, decerto que é bom.

Sabes que eu adoro o mar, daí torcer um pouco o nariz ao Outuno, mas como temos de passar por ele para chegar de novo, a altura de me deliciar à Beira Mar, tenho que aceitar, faz parte da nossa passagem, por aqui.

Beijocas

Paula

Carminha Lyra Andrade disse...

Adorei o ristto.
Que lindos seus gatinhos...
:))

Xana disse...

Ando com umas saudades de risotto.. Ficou bem fixe o teu :)
Mas confesso que a foto k mais gostei foi a dos peludos :)
uma beijcoa amiga

Papoila disse...

Que delicia de risoto. Eu gosto tanto. Boa semana. Bjs

O Barriguinhas disse...

ma sugestão mesmo deliciosa!

belinha disse...

Gostei da sugestão.
Beijihhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Kati Monteiro disse...

Margarida, querida!
Eu sou fã de risoto, e adoro frutos do mar. Bom reaproveitamento para a água do cozimento do polvo! Adorei.
Boa semana!
Beijos

Kati Monteiro disse...

Oi Margarida,
adorei o risoto, também adoro fazer um arroz bem caprichado. E o aproveitamento da água do cozimento do polvo foi ótimo!
Beijos e boa semana!

Andréa disse...

Muito bom minha amiga, aproveitar a casa nova e a família, eu sei que seus dias estão agitados o meu tbm as vezes fica assim tbm.
Amei a sua receitas as fotos estão lindas!

Eu estou querendo fazer o bolo de arroz que vi aqui no seu cantinho, ele não leva leite não é?

Beijos e ótima semana!

Mary - Strawberrycandy disse...

Margarida,...que risotto do mar fantástico,...uma deliciosa sugestão sem dúvida,...
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida bom dia,que delicia de risoto,sobrou um pouquinho pode mandar eu aceito bjs Rosinha que lindo seus gatinhos

Sabor no Prato disse...

Hummmm, risoto é bom demais!!

Boa semana. Fabiana.

luci disse...

Deve ter sido delicioso esse almoço e pelas fotos o risoto ficou divino,boa semana
beijos

Patricia Galis disse...

Hum que risoto bom demais rs


Convido gentilmente a conhecer as novidades do blog Cafe entre Amigos, creio que vai gostar e quem sabe participar, fique na paz.
http://www.cafeentreamigos.com/2012/09/convido-todos-seguidores-para-lerem-as.html

Prata da casa disse...

Que bom este risoto,Margarida.
Os teus "miaus" são mesmo lindos!!!
Bjs
Márcia

Artes da Mel disse...

OI Margarida! Adorei a receita e adorei também ver seus gatinhos, são lindos!!!!
Bjs
Mel

Josy disse...

Minha querida portuleirinha, que bom saber e te encontrar feliz com seua nova casa, poder receber seus pais aos domingos, ou ir até eles, é muiot cansativo as mudanças e arrumações da casa, mas sempre valem a pena no final. Seus patudinhos são muito fofos, que bom que tbém se habituaram ao novo lar. Seu risoto ficou de dar água na boca. Beijinhos amiga querida

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha amiga mais que linda..
Que saudade desse cantinho que amo de paixão..
Ufa!! Enfim consegui chegar..
Menina... não sei o que fazer porque meus dias estão curtos por demais da conta...
Não estou conseguindo fazer tudo o que preciso.. rsrs
Aliás são 01h56 da manhã e até agora nem comecei a escrever o post que vai daqui a pouco para me bloguito..
As crias estão dormindo.. o Dean e a Bolinho de Arroz estão ali deitados com a Talitha... um silêncio rsrs
To olhando pra cama ela tá me chamando srs

Esse risoto ficou lindo em amiga?
Sempre que vejo uma receita de risoto lembro da receitinha do risoto de frango que você me enviou e que eu quero muito fazer..

Menina estamos então em nossas estações preferidas né?
Você aí no outono e eu aqui na primavera.. adoro!!
Tudo florido... com gostinho de alegria..
Bom demais da conta..

Um beijo minha amiga linda e uma terça-feira mais que linda..
Sheila