sábado, 27 de outubro de 2012

Ninho de spaghetti com tacinhas de tertulhos gratinados com migas


 Bom dia, boa tarde ou boa noite gente "mai" linda do mundo e arredores...

Calma... Calma... nao se assustem, eu sei... eita que nome gigantone para o prato que hoje trago nao é??? Pois... o nome é mega grande, mas o prato em 30-35 minutos está prontinho para ir para a mesa e recebeu uma quantidade enorme de "HUNS" e pedido de repeteco da familia.... Ohhhh p´ra mim toda .... toda... ehehehehe.
Antes de mais eu nao sei se vcs sabem o que sao "tertulhos" mas sao esses chapeus enormes que parecem nesta epoca do ano em terrenos, como olivais, onde ha mimosas entre outras arvores... bom adiante... 
O maridao na 5ª apareceu aqui por casa com uns 6 "chapeus" grandoes... mas como eu ja tinha o jantar quase feito, arranjamos os tertulhos e deixamos no frio para ontem...
Com esta receita vou participar no desafio que a "MILANEZA"  e a "LARANJINHA" do blog "cinco quartos de laranja" estao a propor... Nao virão??? Corram lá... vai ate ao dia 11 de Novembro!
Confesso que é a primeira vez que eu vou participar assim num desafio, vamos ver o que vai dar eheheheh...

Entao bora lá para a cozinha que o ninho vai-se aprontar enquanto piscamos os olhos....

* Spaghetti da MILANEZA q.b.
*6 tertulhos
*2 laranjas
*cebolas
*8 dentes de alho
*250 gr de couve galega cortada para caldo verde
*1 Frasco de feijao frade
*Queijo moussarela ralado
*1 Knorr natura
*Flor de sal
*miolo de broa de milho
*Azeite

Começamos por cortar as cebolas em meias luas, regamos com um fio de azeite, juntamos 3 alhos laminados e levamos ao lume ate a cebola ficar macia. Adicionamos 1,5 dl de sumo de laranja e adicionamos os tertulhos cortados em pedaços. Juntamos 1 knorr natura e deixamos cozer por 25 minutos em tacho tapado e lume brando.

Enquanto isso cozemos o spaghetti al dente. Reservamos.

Cozemos a couve em agua fervente temperada com sal por 5 minutos. Esfarelamos a broa de milho. Reserva-se. Num tacho colocamos 1 fio de azeite, adicionamos os restantes alhos fatiados grosseiramente, quando começarem a fritar adicionamos a broa esfarelada, a couve e o feijao frade (entretanto escorrido), mexemos bem para que tudo fique incorporado e deixamos cozinhar em lume brande cerca de 5-7 minutos em tacho tapado para suar um pouco.

Enquanto isso retificamos os temperos dos tertulhos. Com muito cuidado retiramos o miolo da laranja sem estragar a casca para formar tacinhas. Dentro destas colocamos um pouco de tertulhos, polvilhamos com mussarella ralado e levamos ao forno a gratinar, ate ficar douradinho.

Montamos o prato: Colocamos no fundo o spaghetti cozido e formamos uma especie de ninho, ladeado pelas migas de feijao frade e no centro colocamos as tacinhas de laranja com tertulhos gratinados... 

Está pronto a servir!!!

Espero que gostem da sugestao de hoje!!!

Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem


14 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Este prato tem uma deliciosa combinação de ingredientes, adorei, o sabor deve ser inigualável.
Bom sábado, beijo,
Vânia

Laranjinha disse...

Olá Margarida,
muito obrigada pela participação.
Adorei a ideia de rechear as casca da laranja.
Parabéns e boa sorte.

Um beijinho.

Elsa disse...

Adorei a tua sugestão, fica um preto muito bonito e com toda a certeza bem delicioso.
Beijocas

cristina fonseca disse...

Hummm eu adorei !!!
Parece-me muito bem mesmo!!!!
Beijinho bem doce amiga e bom fim de semana :)

Cozinha de Mulher disse...

Menina que coisa linda..
Nossa!! Como sempre nos trás dicas deliciosas..
Eita amiga.. se fóssemos vizinhas eu adoraria passear por sua casinha viu? rs
Um beijo carinhoso e um sábado lindo viu?
Sheila

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida, gostei muito da tua sugestão. No Norte acho que lhe chamam "sanchas" ou "santieiros" e são os meus preferidos.

beijinhos e bom fim de semana

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,receita super diferente está com uma cara ótima bjs Rosinha Um excelente final de semana

Cristiana urbano disse...

Que bom aspecto beijocas

Salsa Verde disse...

Que participação fabulosa Margarida!!
Beijinhos grandes e continuação de excelente fim de semana,
Lia.

Addicted disse...

Ficou maravilhosa a rua receita!
beijinhos e bom domingo
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Prata da casa disse...

Ah amiga,que coisa boaaaaa! Essas laranjas estão ótimas e a broa com couve e feijão frade,adoro!
Bj
Márcia

Léia disse...

Oi Margarida, parece muito bom.Bejos querida e um domingo maravilhoso.

luci disse...

Deve ter ficado um prato delicioso
bom domingo
beijos

Blog do Chocolate disse...

Amiga querida,

Ia mesmo perguntar o que são tertulhos, nunca tal tinha ouvido falar... ainda bem que fizeste e explicaste, pois aprender é um dos meus lemas de vida e adorei saber o que é ?

Além de que o prato está super apetitoso e com um aspecto fantástico !! :-)

Olha miga, eu já tenho todas as respostas prontas para ti e os pratos escolhidos sim, o meu problema são as fotos, porque nem todos os pratos que adoro tenho fotos minhas, percebes ?
Por isso estou a tentar fazer até ao dia 8 a ver se te consigo enviar fotos minhas, ok ?

Beijinhos grandes