segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Courgete e mais courgete


 Bom dia, boa tarde ou boa noite gente "mai" linda do mundo e arredores!
Ora bem no dia 11 de Outubro demos inicio á BC "comer bem para viver melhor", e parvinha aqui agendou as mensagens todas da semana e esqueceu-se do dia 11, olha só que sorte, combinamos que era de 11 a 17 de cada mes,... entao ainda  bem, eu estou a participar hoje, e se vcs quiserem ainda podem participar ate ao dia 17, nao se esqueçam e no dia 18 temos a nossa amiga banana na baila...
Bom as minhas parceiras de BC e as amigas que se juntaram a nós deixaram-me a fasquia muito alta e eu sem ideias, como vou fazer as ditas??? 
Elas estavam no frio á espera de chegar a sua vez de serem gastas, mas esse dia tardava em chegar, e as ideias teimavam em nao aparecer... Minhas amigas... fez-se tamanha revoluçao dentro do meu frigorifico que eu nem vos vou contar... as courgetes juntaram-se aos espinafres ás ervilhas e ás cenouras, aliaram-se a umas batatas em palitos que tb por lá havia, o queijo nao se fez rogado e juntou-se á manifestaçao (pohhhh isto quase parece o nosso pais), e depois arranjaram aliadas de peso as charcutarias que ja tinham visto dias mais frescos... abriram a porta com tamanha força que os meus miaus que dormiam descansados junto do fogao se enchouriçaram todos arquearam as costas e bufaram a quem lhes aparecia pela frente... nem num filme da Disney se imaginou um cenario assim... um por um subiram para cima da mesa e nao arredaram pé de lá enquanto eu nao arranjei uma soluçao... apavorada como eu estava com tamanha revoluçao, tratei logo de picar 1 cebola, 2 dentes de alho e 1 fio de azeite para dentro de um tacho, peguei em 2 courgetes e cortei-as ao meio no sentido longitudinal, retirei-lhes a polpa, mas sem as estragar e reservei. A polpa juntei no tacho que estava ao lume, adicionei tb 100 gr de ervilhas e 50 gr de cenouras baby, quando tudo ferveu cerca de 10 minutos, adicionei 1 knorr natura de legumes e juntei 50 gr de chouriçao que ja pedia pao ha muito tempo e 100 gr de fiambre de frango que por ali moravam, deixei cozinhar cerca de 10 minutos, juntei uns espinafres (coisa a olhometro) , apurou, enquanto isso acondicionei as cascas das courgettes num pirex e coloquei lá para dentro o recheio apurado, coloquei umas fatias de queijo (falha da minha parte, nao ter mouzarella ralado) e levei ao forno ate o queijo derreter, qualquer coisa como 20 minutos a 180º.

 Mas nao pensem que fiquei livre, era bom era,,, ainda estava em cima da mesa mais 2 courgetes, 1 pacote de espinafres, ainda havia umas fatias de  fiambre de frango e umas quantas de paio, meio saco de batatas em palitos ... apareceram do nada 6 ovos, 1 pacote de natas de soja e 1 pacote de 500 gr de bechamel levissimo da parmalat... affff farta de ver a minha mesa condicionada com tanto ingrediente, peguei num tabuleiro, virei as batatas lá para dentro, por cima destas dispôs as fatias de fiambre e paio e por cima destes as cougettes fatiadas no sentido longitudinal. No liquidificador enfiei os ovos, o molho bechamel, as natas e os espinafres, bati tudo muito bem por 2 minutinhos e verti por cima do preparado anterior (eu nao coloquei sal porque como as charcutarias ja sao ricas em sal, achei melhor nao abusar), salpiquei com salsa bem picadinha e levei ao forno a 200º cerca de meia hora... e pronto livrei-me do motim que se fez aqui em casa e sairam 2 propostas que por acaso foram bem aceites e tiveram repeteco.

Amigas essa foi minha participaçao na BC, atrasada mas cheguei!!


Nao esqueçam, comer bem para viver melhor!
Dia 18 é dia da BANANA!!!

E nao esqueçam que a cor escolhida pela Sheilinha para a BC do arco-iris esse mês dia 21 é o LARANJA!!!

Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem






15 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Gosto muito de abobrinha, pela leveza, textura e delicado sabor, esta receita ficou deliciosa, também saudável.
Boa semana, beijo,
Vânia

Addicted disse...

Receitinhas maravilhosas!
beijinhos
Addicted
cookaddiction.blogspot.pt

são33 disse...

Excelentes receitas com courgette.
Boa semana
bjs

luci disse...

Que delícia de pratos adorei,boa semana
beijos

Andréa disse...

Olá minha amiga, tudo bem?
receitas com abobrinhas são sempre bem vindas a
sua ficou perfeita!

Beijos, ótima semana!

cristina fonseca disse...

Margarida minha amiga!Tardaste,mas chegaste e venceste!!! Adorei a receita com courgette!!!

Beijinhos bem doces amiga ! Boa semana :)

Ana Claudia disse...

Manocas querida, que delicia de abobrinhas...adorei, quanta receita boa.
Beijinhos, boa semana
Aninha

Ângela disse...

Amiga, que delícia essas courgetes! Devem ter ficado tão saborosas!
Beijinhos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,que revolução vc provocou com seus legumes,verduras e queijos,mas no final apareceu essa receita maravilhosa bjs Rosinha

Prata da casa disse...

Margarida: quanta criatividade! Com ingredientes que estavam à mão lá sairam duas receitas deliciosas.Muito bem!
Bj
Márcia

Josy disse...

A revolução que aconteceu no seu frigorifico foi pouca perto da revolução que vc causou com essas duas receitas Portuleirinha, as duas excelentes, caprichadas e deliciosas. Estou adorando essa BC aprendendo várias receitas com minha amada e idolatrada abobrinha. Adorei. Bjinhos ótima semana

Léia disse...

Oi Margarida, essa revolução dos legumes renderam belas receitas.Ficou muito bom.Beijos e uma linda noite.

Cozinha de Mulher disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk adorei o motim amiga!!!
Gente que delícia... não só as receitas mas o modo como nos conta..
Nem preciso dizer que adoro ler seus posts né?
Ai amiga você é por demais divertida..
Olha vou te confessar que lá em casa não sou muito de fazer abobrinhas, mas me surpreendi com o sabor delicioso.. fora que vi cada receitinha que é uma maravilha..
Eita que essa BC foi um sucesso em?
Parabéns pra vocês..
Sheila

Vanessa Oliveira disse...

Olá fiquei sabendo da BC no blog da Josy e vim participar sou a n.5, achei interessante a iniciativa de vocês.
A receita é inovadora, bem diferente.

Abraços
Vanessa

Kati Monteiro disse...

Margarida,
eu gosto de tudo com courgette! A sua festa das courgettes foi completa, todos quiseram participar. Deve ter ficado muito bom, um prato completo.
A segunda proposta, com espinafres ficou bem colorida. Eu gosto muito de pratos assim, com tudo junto, jà misturado, pronto para comer!
Beijos