quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sopa com todos


Bom dia, boa tarde ou boa noite gente mai linda que ha no mundo!!!
Esta é mais uma receita que eu fui buscar ao meu antigo blog, achei que valia a pena ser partilhada aqui, se bem que neste momento seja uma sopa á qual eu retiraria (para desgosto dos filhotes e marido a chouriça), geralmente é uma sopa que sabe bem naquelas noites e dias frios de inverno, em que a neve espreita á esquina, o vento se faz sentir e a chuva nos visita quase diariamente (nao, nao estou a tentar estragar o verao de ninguem... estou com saudades do tempo mais ameno, porque cada dia aqui de calor é um sufoco permanente a pensar que o inferno vai rebentar outra vez), nesses dias uma tigela ou um pratinho desta sopa faz milagres, adoramos, é muito completa e com muitos legumes e vegetais, aliado a isso temos a presença do frango.
 Esta é uma daquelas sopas que eu geralmente faço de vespera para que os sabores se apurem...

Faz lembrar daquelas sopas de antigamente quando as carnes eram ou salgadas ou guardadas em azeite o ano inteiro, e as pessoas viviam da terra e tinham em casa tudo o que era necessário...

Confesso que aqui em minha casa isso ainda acontece...  toda a carne que se come aqui em casa nós sabemos de onde ela vem, os ovos sao amarelinhos e nao desses com uma gema esbranquiçada como os que compramos no super mercado, o porquinho é criado desde pequenino e enquanto um vai para a arca para termos a sua carne (costeletas, febras, lombo, etc...) o outro é para enchidos e fumados... é o estilo de uma vila ainda camponia, uma vida de campo, uma vida longe do progresso e das coisas boas da vida!...

Bem mas vamos lá entao falar da sopinha nao é??? 


*2 coxas de frango (daquelas com coxa e presunto)

*2 chouriços de carne

*1 caldo knorr natura de galinha

*1/2 mandioca

*4 batatas

*3 cenouras

*2 folhas de louro

*2 cebolas

*3 dentes de alho grandes

*1 raminho de cebolinho

*1 raminho de tomilho

*1 couve coraçao de boi (ou pode ser um repolho pequenino)

*1 lata de feijao encarnado

Como ja vos disse eu faço esta sopa de vespera, ou entao na hora do almoço para que as ervas aromaticas tenham tempo de actuar.

Numa panela coloquem a agua e cozam as coxas de frango sem a pele e os chouriços, quando ja estiverem a ferver quase ha meia hora, adicionem as batatas partidas em quartos fininhos, a mandioca tb partida em quartos, a cenoura em rodelas, adicionem o tomilho e o cebolinho picadinho, as folhas de louro, os alhos laminados, as cebolas em meias luas e as cenouras em rodelas, deixe cozer cerca de 20-25 minutos, adicionem o caldo de knorr natura e a lata do feijao, retifiquem o sal e deixem ferver mais 10 minutos. Apaguem o lume e deixe ficar de um dia para o outro, ou tb pode come-la logo na hora, aqui em casa gostamos mais dela no dia seguinte.

Antes de servir desfiem o franguinho e cortem o chouriço em rodelas e adicionem á panela da sopa.


Espero que gostem da sugestao, como ja referi em cima, retirando o chouriço é uma sopa super completa e com muitos legumes e vegetais!!

Falei de vegetais, mas que tal irmos agora falar de uma fruta??? 


Do dia 11 de Outubro ao dia 17, como ja referi no post de 3ª feira vamos cozinhar com abobrinha ou courgette.

Além da abobrinha, propomos também uma fruta para o dia 18/10.

Esta fruta é a banana.

Banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, após arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia, são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.

Vulgarmente, inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas. Contudo, existem variedades de cultivo, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos, banana-pão ou plantains, banana comprida, banana da terra, que são consumidas cozinhadas (assadas, cozidas ou fritas), constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais. A maioria das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos e a União Europeia as principais potências importadoras.

Apesar de parecer não utilizável, a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais como a glicose e sacarose e minerais. Com isso, pode ser aproveitada no consumo alimentício, proporcionando baixo custo sem deixar para trás o bom paladar. São diversos os exemplos pelos quais se pode aproveitá-la, como o brigadeiro de casca de banana, o bolo de casca de banana, a farinha, o bife empanado de casca de banana e vários outros.


Uma das situações cômicas mais copiadas e parodiadas ao longo da história do cinema, desde o cinema mudo, consiste em mostrar as personagens a escorregar em cascas de banana. O estereótipo do macaco a comer bananas também é largamente explorado em filmes, animações e histórias em quadrinhos, tendo servido também para manifestações de cariz racista. De fato, por exemplo, há registo de pessoas que atiraram bananas a desportistas afro-americanos. A associação aos macacos justifica também o seu uso em jogos como as versões em 3D do Donkey Kong (Nintendo) e do Super Monkey Ball (Sega).

A banana também é frequentemente relacionada com a América Latina, a exemplo de Carmen Miranda e das canções Yes, nós temos bananas e Chiquita Bacana, ambas de Braguinha e Alberto Ribeiro. Em outras ocasiões (como no filme Bananas, de Woody Allen), o nome refere-se à expressão República das Bananas, que designa um país, geralmente do Caribe ou da América Central, onde há governos ditatoriais, instáveis, corruptos e com forte influência estrangeira.
Na China, o termo banana é usado no calão para designar qualquer pessoa de origem asiática que age como um ocidental (amarelos por fora, brancos por dentro). No Brasil, um gesto considerado obsceno e de mau gosto, denominado "dar uma banana", consiste em apoiar o braço ou a mão na dobra do outro braço, mantendo erguido e de punho fechado o antebraço que ficou livre.

Fonte: Wikipédia. 
 
Com tantas possibilidades, vai ser até difícil escolher uma receita para fazer com a banana!

Contamos com a vossa participação !


Beijocas


29 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Humm, que sopa nutritiva é uma refeição completa, sem dúvida deliciosa, adoraria comer um prato dessa sopa.
Beijo,
Vânia

Kati Monteiro disse...

Oi Magarida!
Amei a sopa! Adoro as sopas cheias de legumes e com carne. Os dias aqui já começaram a esfriar, e em breve vou começar a fazer sopas ao invés de saladas. Esta sua é uma boa inspiração.
Beijos

Artes da Mel disse...

Que sopa deliciosa Margarida! Eu sou fã de sopas e gosto muito dessas com vários legumes!!! Também sou muito fã de bananas, como ao menos uma ao dia!
Bjss
Mel

O Cantinho da Sophia disse...

Que rica sopa. Eu gosto muito de sopas assim.
Beijocas

são33 disse...

Eu não sou muito de sopa mas o meu não passa sem ela.
E essa sopa é bem tipo que ele gosta, tem um cheirinho a conforto e aos dias que se avizinham.
bjs

belinha disse...

Que sopa bem reconfortante.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

saboracasa disse...

uma sopa com todos mesmo :) - a minha mãe diria sopa de lavrador e nós adoramos :)

Andréa disse...

Olá minha amiga,
uau....a tua sopa ficou rica, saudável e irresistível, amo
sopas que contém feijões ficam bem mais saborosas!

Tenha um dia maravilhoso!
Beijinhos ♥

Xana disse...

Que sopita boa :)...
beijinhos kida

cristina fonseca disse...

Gosto muito destas sopinhas assim, lembram-me os meus avós e quando iamos para a "terra" no inverno.
Huuuumtomara eu apanhar uma sopinha destas agora, ta a chegar uma fominha .... :))

Banana parece-me muito bem, tb !
A ver se não me engano no dia! :P ... Sou distraída mesmo ... :))
Beijinho doce amiga !

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

Já estava com saudades de vir espreitar o teu cantinho, agora está cheio de trevos da sorte.

Esta sopinha deve ser mesmo muito boa, o maridinho olhou e disse logo que queria uma igual.

beijinhos

Papoila disse...

Uma daquelas sopas maravilhosas que cheiram a amor e carinho e confortam o corpo e a alma. Adorei. Bjs

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida! Que sopinha boa, hein? Eu sou super fã de sopas!!

Abraços, Fabiana.

Camila Mesquita disse...

Margarida minha linda! Não posso nem pensar um sopa no calor que estamos vivendo aqui no Brasil, mas vou guardar a receita e fazer quando o frio chegar! Parece deliciosa!
Fiquei com vontade de conhecer o ligar que vc mora.... Parece q as coisas aí ainda são como as de antigamente e eu sonho em morar num lugar assim... Quem sabe um dia, né?!
Beijos...

Ana Claudia disse...

Amiga querida, está bem? vou te falar, piorei de novo, falei com a medica cedo de novo, mandou tomar mais um remédio para a dor e fazer endoscopia e ultrassom, amanhã cedo vamos pegar a guia e marcar...Essa sopinha cairia bem agora,no atual estado do meu estômago... quem sabe juninho não prepara para mim no jantar...hehehe... está linda e gostosa.
Beijinhos
Aninha

marijose disse...

Ohhh Margarida que sopita tan buena nos traes hoy, de ahora en adelante ya apetecen, me ha encantado, besos

luci disse...

Que maravilha de sopa adorei Margarida beijos

Érica disse...

Adoro uma sopa, e com esses ingredientes fica perfeita, aqui faz muito, mas muito calor, mesmo assim adoraria comer um pouquinho dela.
bjs

Ratatuis disse...

Ora aqui está uma sopa 'com sustança' ehehe!!!
Pessoalmente prefiro as mais leves mas esta tem muito bom aspecto e tem a vantagem de servir de refeição principal. Quem come uma sopinha destas não fica com mais fome de certeza. Com as medidas de austeridade a apertarem, qualquer dia só se comem sopas destas mas sem carne (não vai haver dinheiro para tal luxo)...
Beijinhos

Paula Vieira disse...

Sopa muito rica, é sim senhora, mas eu sou mais adepta de cremes, até podia ser esta mas toda passadinha, sou pior que os miudos (alguns)!...

Vamos lá investigar receitas com banana.

Beijocas

Paula

Rosana Gomes disse...

Oi Margarida,

Agradeço a visita.
Adorei seu cantinho, já tinha vindo aqui algumas vezes.
Beijo grande!

Ana Paula Jerônimo disse...

margarida flor, eu sou louca por sopa sabia? Pra mim não importa se está frio ou calor, deu vontade eu faço mesmo. A sua já esta anotadinha aqui!

Bjuuuuu e fica com deus!

Romy Almeida disse...

Essa sopa ficou uma maravilha e realmente já faz lembrar aqueles dias frios de inverno que não há meio de chegarem.
Acho que já chega de calor, um friozinho dava mesmo jeito a partir de agora :)

Dia 18 tentarei arranjar uma receita com banana... gosto imenso dessa fruta e há imensas receitas com ela :D

Bjokas

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Aqui está uma sopa que a mim não passa... não me perguntes porque, mas desde miúda que não consigo comer esta sopa!

beijinhos

Prata da casa disse...

Olá Margarida: esta sopinha deliciosa é realmente ótima para aqueles dias de inverno,embora eu goste dela em qualquer altura do ano.
Bj
Márcia

Josy disse...

Margarida minha querida portuleirinha, sou super fã de sopas, e geralmente elas são o nosso jantar de todos os dias. Essa sua sopa está de babar, com todos os ingredientes que gosto, adoro sopas de legumes, com legumes variados e junto ao frango e chouriço, mais cheirosa e apetitosa fica. Gostei muito, me serviria de um bom pratinho agora, pois está na hora da minha janta hehe. Beijinhos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,no frio e meu prato predileto,essa sua está muito apetitosa bjs Rosinha

Cozinha de Mulher disse...

Hummmmmmm mil vezes hummmm pra essa delícia de sopa..
Eu amo sopa.. e não é pouco não..
Pra mim sopa lembra dengo... e eu amo dengo rsrsr
Adorei amiga.. muito dilicinha..

Um beijo carinhoso e uma tarde megalinda..

Salsa Verde disse...

Adoro este tipo de sopas, ou não fosse a sopa da pedra a minha sopa favorita. Já comia uma tigelinha desta tua sopinha magnífica!
Beijocas,
Lia.