terça-feira, 4 de setembro de 2012

Salada de peixe espada/Sopa de Alface/Massada de Pargo


Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!! Depois do estrago de ontem, hoje volta-se ao normal... Ao normal em varias coisas, pohhhhhhhhhh, again a trabalhar, droga, vai começar o meu stress e dos meus filhos, pois eu ja venho tao farta de aturar os filhos dos outros, que quando chego a casa a paciencia vem completamente esgotadae so me apetece que me deixem no meu cantinho sem ouvir barulho!!!

Adiante que se faz tarde!!! 

Bem continuando entao, estas receitas que trago hoje ja fazem parte da ementa da semana passada, pois eu tiro fotos do almoço e do jantar, logo nao ia postar tudo de uma vez, e fui guardando para algum dia que nao jante ou almoce em minha casa.

Importante, a partir de hoje eu so vou poder visitar os vossos cantinhos a partir das 17:30h, pois como estou ja de novo a trabalhar isso implica so vir por aqui depois de sair do trabalho, mas prometo que vos continuo a visitar!!!
Ora, uma das coisas que nao tem faltado aqui em casa antes de cada refeiçao é a maravilhosa sopinha, tento sempre fazer diferente para nao cansar tb, hoje a proposta é de uma sopa de alface, eu sou simplesmente perdida por sopa de alface, gosto imenso, e esta é bem simples de fazer, tanto na Bimby como nos tachos e panelas e demora bem pouquinho!! Entao vamos lá:
4-5 folhas de alface cortadas em juliana, 1/2 xuxu cortado em pequenos pedaços, 1/2 cougette em pedaços, 1 cenoura em rodelas, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 pitada de sal, 1 fio de azeite.
Tudo para dentro do copo da bimby tapa-se com agua, tempera-se com o sal e o azeite e programa-se 20min/vel1/temp100. No tacho a mesma coisa, deixa-se ferver e depois é só reduzir a puré. Quando o programa acabar, programa-se 10 seg/vel - 3-5-7.  Deixa-se ferver mais uns minutos no tacho, na bimby programa-se 2min/vel1/temp100º, e pronto serve-se a sopinha quente ou fria antes de cada refeiçao!!!


Salada de peixe espada



Ora se bem se lembram aqui ha dias eu fiz um peixe espada assado no forno, e claro sobrou, nao consegui comer tudo, andei a pensar o que havia de fazer para aproveitar o peixito... 

Abri o frigorifico e logo uma alface saltou de la de dentro, os tomates e os pepinos seguiram-lhe o rasto, meninas eu nao me fiz rogada, cortei algumas folhas em juliana para dentro de uma taça, cortei os tomates ao meio e parti-os tb, juntei meio pepino e por fim desfiei o peixito, temperei tudo com azeite, sal e limao, mexi muito bem e eis, que saiu uma saladinha que eu nao me importo nada de repetir mais vezes, pois ficou mesmo deliciosa, e claro como sempre muito baixa em calorias!!!!

Massada de pargo


Tal como me sobrou peixe espada, tb o pargo teve o mesmo destino, sobrou e como aqui em casa nada se deita fora, tudo se recicla, saiu uma bela massada de pargo, que segundo dizem os que comeram estava muito bom... o meu marido ainda temperou com um azeite que eu tenho ali que é uma autentica bomba, foi feito com jindungo africano, e ja tem mais de 3 anos, como tel neste momento ele está uma autentica bomba, só precisei picar um pouquinho de salsa e coentros e mexer bem (pena que nao tirei foto da massada com o molho).. isto faz-me lembrar uma vez que fomos jantar a um restaurante em Caneças onde a especialidade deles e massada de tamboril, e o meu padrinho avisou para nao colocarmos muito molho porque a massada ja é um pouco picante, mas com o molho fica uma autentica bomba... o meu avô, nao ligou e vai de colocar molho, foi avisado e disse que nao, que estava pouco picante... minhas queridas amigas para uma  familia de leoes (somos todos sporting, sem ofensa a outros clubes é claro, respeito o gosto de cada um assim como gosto que respeitem o meu), foi muito triste nesse jantar termos alguem vermelhao bem tingido devido ao excesso de picante que colocou na massada, mas nao deu o braço a torcer e comeu tudo ehehehe, quando repetiu, ja teve mais cuidado!!!
Bom deixemos de lado as historias e vamos mas é á receita, coisa mais façil, piquei uma cebola, 3 dentes de alho para dentro de um tacho, reguei com um fio de azeite e deixei que a cebola ficasse macia, adicionei 1 tomate picado, 1 folha de louro e 1 ramos de cheiro verde, reguei com 1 copo de vinho branco e deixei ferver ate o alcool evaporar, enquanto isso desfiei o peixe e limpei de peles e espinhas, adicionei no preparado anterior, como eles quiseram parafusos, adicionei a massa parafuso  tapei com agua, deixei levantar fervura, temperei com sal e deixei cozer, quando estava quase pronta, retifiquei os temperos e servi ainda bem quentinha... Foi uma refeiçao muito apreciada por eles!!!

Bem lindas, por hoje chega de sugestoes


Beijocas

22 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Ótimas receitas e sugestões de aproveitamento, quanto à pimenta também tem quem adore aqui em casa...
Todas as receitas ficaram lindas e muito saborosas, mesmo com a pimenta o vovô comeu tudo por estar delicioso.
Beijo,
Vânia

Belocas disse...

São tudo boas sugestões! Umas mais calóricas que outras, mas gostei de todas.
Quanto ao trabalho, não desanime porque o pior de tudo é quando ele não existe. Eu percebo que o cansaço nos faz ter desabafos,..., mas amiga hoje em dia quem tem trabalho deve acarinha-lo.
Bjs e boa semana com muito animo

belinha disse...

Gosto bastante de massada de peixe e é uma excelente maneira de se aproveitar sobras de peixe.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

O Cantinho da Sophia disse...

Que bela refeição. Gostei de tudo.
Beijinhos

Mayara disse...

Magui, obrigada pela visita. Você sabe fazer cada prato na sua cozinha. Todos os dias vocês traz novidades para mim. Coisas muito diferente no meu conhecimento e adoro. Assim fico a conhecer mais um pouco dessa cozinha. Beijos

cristina fonseca disse...

Tanta coisa boa !!! Gostei da ideia do peixe espada na salada ! Mas bom bom era ter essa massada de peixe aqui , hummmm que delicia , mas para min sem picante :))
Beijinho doce !

Ana Paula Jerônimo disse...

Margarida, que novidade pra mim. Nunca tinha ouvido falar de sopa de alface, quanto mais tomar. Achei interessante viu e tá aqui anotadinha.

bom dia pra vocÊ!
Bjuuuuu!!!!!

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida!! Que belo prato!

Abraços, Fabiana.

Cozinha de Mulher disse...

Amiga de Deus... quantos pecadinhos deliciosos..
Adorei tudo e me perdoa... mas comeria tudo rsr
Começaria pela sopinha.. hummmm
Está divina..
Iria para a salada também... Ai que tudo..
E terminaria com essa massa maravilhosa..
Ai que em plena 09 horas da manhã já estou a desejar essas delicinhas aqui..

Amei..

Beijinhos e um dia mais que especial pra você viu?
Sheila

A arte em ser mulher disse...

Olá querida amiga as receitas estão ótimas.
E adorei o que vc escreveu sobre chegar em casa depois do trabalho e querer um pouco de silêncio pois eu estou dessa forma essa semana (acho que é a TPM).
Abraços carinhosos sempre.
Camila.

Cristiana urbano disse...

Margarida adorei a salada com este calor é só que apetece beijocas

Anouska disse...

Bom regresso ao trabalho! Os primeiros dias custam sempre tanto...
Também gosto muito de sopa de alface, é das minhas sopas preferidas!
Beijinhos*

luci disse...

Que delícia de pratos só olhando as fotos já deu fome beijos

Joana disse...

Que giro Margarida :)
Adoro alface...desde miúda que como imensa alface!!! Nunca imaginei que dava para sopa :p
Fica com uma cor muito apelativa!
Um beijinho

Carminha Lyra Andrade disse...

Amiga q delicia
Adoreu seu blog
Parabens
Te espero no meu

Curte minha pagina no Facebook?
Espero vc .
https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

Cozinha de Mulher disse...

Margarida minha amiga... acredita que entrei agora no spam (nunca tinha entrado) e vi que tinha 03 comentários lá?
Um deles era o seu...
Gente!! Agora vou olhar todos os dias..

O comentário estava na Bc da Patrícia "Coisas que me irritam"
Mas agora eu ja liberei o comentário e deixei a resposta..
Beijinhos viu?
E uma tarde linda!!

Sheila

Fofura de Cupcake & Cia disse...

Hmmm Margaria.. é um prato mais lindo que o outro :9 haha
estou babando aqui na frente do computador ><
2beijos :*

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Quando estou de férias na minha mãe há sopa todos os dias e de alface é a cada 2 dias :) e gosto muito! e vou ficar com a massada debaixo de olho pois adoro massa e peixe!

beijinhos

Andréa disse...

Querida Margarida,
começando com uma bela saladinha e terminado com uma massa
deliciosa, ótimas sugestões.
O meu esposo tbm coloca azeite em tudo que ele come, não só
nas saladas, esses homens, rsrs.

Beijos ♥

Salsa Verde disse...

Adoro sopa de alface e estas tuas sugestões são fabulosas!
Beijinhos,
Lia.

Papoila disse...

Eu sirvo-me da sopa de alface (adoro sopas) e da saladinha de peixe espada. Que delicia.... Força para o regresso ao trabalho. É complicado não te sentires realizada profissionalmente mas as coisas vao mudar. Quem merece consegue. Bjs

Josy disse...

Ora ora e vc acha que vou abandonar-te, só não deu tempo de passar por aqui minha amiga ainda bem que vim fiquei super curiosa com essa sopinha de cor tão linda, nunca provei sopinha de alface, deve ficar bem leve não? A salada nem preciso falar que adoro, ainda mais com peixinho dentro dela e essa massa com peixinho também é outra refeição que gosto muito, costumo também usar com azeite tudo que como. Adoro azeite miga. Beijinhos