quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dourada grelhada com alho e alecrim

Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!!

Ora eu cá continuo com o meu desafio, ehehehe apesar da asneirada de domingo, continuo de pedra e cal, e aos poucos ja vou mudando em certas coisas também o pessoal aqui de casa... 

Comer peixe cá em casa nunca foi uma tarefa dificil, pelo contrario, os meus filhos adoram peixinho seja ele de que forma for, pode ser cozido, assado, grelhado ou mesmo frito (com imensas restriçoes aqui em casa), mas felizmente eu nunca tive que me queixar desse problema, até  mesmo com os vegetais e a sopa, desde bebes que os habituei a comerem e nao reclamarem, pois a mim tb me ensinaram que eu tinha que gostar de tudo, e eu tento seguir essas e outras regras e transmiti-las a eles... Sei que junto com as outras crianças eles nao sao melhores nem piores... todos juntos, sao de nós darmos em doidos!

 No sabado, ainda de ferias :( decidimos ir á peixaria ver o que nos apetecia para o almoço, e estavam lá umas douradas que eram uma maravilha, fresquinhas, fresquinhas que até dava gosto olhar para elas, perguntei opiniao ao meu marido e ele concordou em levarmos as douradas. A "Peixeira" arranjou-mas como eu gosto, abriu-mas ao meio pois assim alem de apanharem melhor o gosto da forma como as temperamos, também grelham mais depressa. 
Eu estava sem ideias de como as haveria de fazer, queria uma coisa diferentemas com muito sabor! Passamos em casa dos meus pais para levar lenha para o fogao, quando olhei para o meu pé de alecrim... nao me fiz rogada, fui lá apanhar umas pernadas e logo as ideias me saltaram de como iria fazer as ditas... só vos posso dizer que os Huns, Huns foram demais e os elogios tb... por acaso ficaram mesmo mesmo boas as douradinhas grelhadas ao alho e alecrim. Entao fiz assim:
Coloquei as douradas numa taça e descasquei 1 cabeça de alhos, lamineio os ditos para as douradas, temperei com uma pitada de sal e bastante alecrim, deixei que ficassem a marinar cerca de 2h naqueles temperos, na hora de grelhar com papel absorvente espalhei um pouco de becel sem sal no grelhador  e fui grelhando as ditas!
Servi com batatas cozidas com a pele e uma bela saladinha de tomate e pepino, que serviu de mote para eu experimentar o meu novo robot de cozinha e ver como ele corta os vegetais... fiquei encantada!!!!

Espero que gostem!!!

Beijocas


19 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
É ótimo quando os filhos seguem o exemplo e apuram o paladar de forma saudável.
Essa dourada é simples em tempero, mas em sabor devia estar deliciosa.
Beijo,
Vânia

são33 disse...

ADORO DOURADAS E A TUA FICOU UMA MARAVILHA.
E MUITO BEM ACOMPANHADA.
BJS

belinha disse...

Fiz uma receita parecida no Sábado passado.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Felismina disse...

Por aqui também gostamos muito de peixe, com alecrim nunca experimentei, mas deve ficar bem saboroso!

Bjs.

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida a tua dourada ficou com muito bom aspecto, mas este peixito para mim só mesmo assado no forno :)

beijinhos

Carminha Lyra Andrade disse...

Ai Margarida que deliciai!
Estou imaginando o sabor e o aroma do alecrim...
hummmmm
Arrasou.

Andréa disse...

Querida amiga,
um peixinho bem feitinho assim é irresistível,
aqui em casa faço peixe uma vez por semana o certo seria comer mais de uma vez, mas os peixes aqui vem congelados e o sabor não é muito agradável, os que ficam no gelo tem gosto e cheiro de formol, prefiro comprar os filés congelados.
A sua receita ficou saudável e deliciosa!
Beijinhos ♥

Pitaco Gastronômico disse...

Huummm... que delícia a dourada grelhada! Gostaria que o pessoal aqui em casa gostassem de peixe, mas é só eu que como e gosto muito! A próxima vez que vc fizer, me chama pra comer com vc! rs..rs..
Beijos e ótimo dia!
Camila.

Papoila disse...

Gosto muito de dourada e grelhadinha então... ui ui. Dispensava era a salada. Tomate e pepino são dos poucos alimentos que não consigo mesmo comer em cru. Também odeio favas rsrs

luci disse...

Ai que delícia eu adoro peixe e essa dourada ficou divina Margarida,já anotei a receita só tenho que procurar uma dourada beijos

Fê Dayrell disse...

Hum... adoro dourada e esta sua receita esta demais da conta de tão boa margarida, vou testar este final de semana.
bjo

Paula Torres disse...

Ola Margarida vim retribuir a visita ao tachos e panelas e deparei-me com esta bela dourada ainda por cima acompanhada com tomate, que mais posso querer.
Bjs

Cozinha de Mulher disse...

Que delícia minha amiga...
Fiquei com água na boca agora..
Essas batatas que estão acompanhando estão divinas..
Eita amiga.. que esse seu desafio está uma verdadeira delícia né?
Estou adorando acompanhar..
Um beijo carinhoso no seu coração e uma tarde linda..

Sheila

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida!! Que peixinho delicioso!! Adorei a receita, eu sou super fã de peixes grelhados e este seu está de dar água na boca!

Abraços, Fabiana.

M. disse...

Que maravilha, também adoro!!!! Alecrim é que nunca usei, vou ver se compro um vasinho ;)
Beijinhos, boa quarta!
Madalena

Josy disse...

Dourada grelhada acompanhada com batatas era tudo o que queria agora portuguesinha. É um peixe que gosto muito e fez bem vc amiga acostumar os pequenos a comer peixes, legumes, frutas em geral, uma alimentação equilibrada e muito gostosa. Ai que pratinho bom minha amiga
Beijinhos

Salsa Verde disse...

Que maravilha Margarida. Adoro alecrim. É a minha erva favorita e acho que vai bem com imensas coisas, incluindo esta tua bela dourada!
Beijinhos,
Lia.

Patricia Galis disse...

Hummm que fome que me deu agora, adoro peixe.

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida essa sua fase light,está me deixando de olho compridooooo adoro peixe bjs Rosinha