segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cogumelos Recheados/Tagliete fresca ao forno


Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!!
Bom, despertando aos poucos para a normalidade da vida, se bem que o concelho de Arganil ainda nao deixou de ser desvastado por grandes incendios (nunca mais chega o Inverno) e nós aqui em Coja ainda temos uma vasta area verde! Posso dizer-vos que as pessoas aqui têm vivido um sufoco permanente, com medo do reacendimento, ou do começo de uma nova igniçao (desculpem se eu uso termos um pouco tecnicos, mas conviver com um papai que foi 38 anos bombeiro, para mim é completamente normal). Deixando de lado as desgraças!
Hoje trago 2 propostas claro como sempre uma mais light e a outra com mais calorias. Andava á tempo a querer experimentar cogumelos recheados, mas agora nesta fase da vida, nao saberia se seria o apropriado, mas lá andei a fazer uma pesquisa e a ver que ingredientes poderia usar para nao os tornar muito caloricos e vou ser sincera com vcs, ficaram uma verdadeira delicia... Usei Bife (filé) de frango moido, e em vez de queijo usei molho branco caseiro (descobri que tem muito poucas calorias, só para terem uma ideia 100 gr de molho branco tem 65 calorias)... Mas vamos lá entao fazer os belos cogumelos recheados. 
Eu usei 4 cogumelos frescos grandes que lavei bem com agua quente. Reservei. Num tacho usei 1 cebola picada, 3 dentes de alho laminados, 1 ramo de cheiro verde picadinho, 1 colher de sobremesa de becel liquida cozinha, levei ao lume brando, adicionei 1 tomate maduro picado, 1/2 courgette picada, 2 tiras de pimento cortado em cubos, tapei o tacho e deixei ferver lentamente cerca de 15 minutos (como adicionei legumes com bastante agua, nao cheguei a refogar a cebola, logo nao se torna tao calorico) findo esse tempo, adicionei 1 folha de louro, mexi bem e juntei 600 gr de frango moído temperei com 1 pitada de sal e adicionei 100 gr de cogumelos laminados. deixei tudo cozer cerca de meia hora. Enquanto isso preparei o molho branco caseiro: Num tachinho, coloquei 70 gr de leite, 1 colher de café de becel liquida e deixei levantar fervura, temperei com 1 pitada de sal e 1 pitada de noz moscada adicionei 1 colher de sopa de farinha pouco cheia (desfiz previamente a farinha num pouco de leite  quente) e deixei engrossar. Reservei. Entretanto a carne cozeu e eu retirei um pouco dela (cerca de 200 gr) para um tacho á parte e misturei o  molho branco, levei um pouco ao lume mexendo sempre. Recheei os cogumelos com este preparado e levei ao forno a gratinar cerca de meia hora. Servi com uma salada de tomate.


Para quem nao come esta comida, pois eu tinha de pensar em algo, mas tinha de ser algo que tivesse como base a carne de frango moida... fui a despensa ver o que por lá havia, mas de repente lembrei-me que tinha um pacote de tagliete fresca no frigorifico que tinha de ser usada... ok... uma especie de massa á bolonhesa com frango??? Hummm, nao... enquanto pensava o que poderia fazer cozi a massa em agua e sal com um fio de azeite cerca de 15 minutos. Retirei do lume e escorri bem, deitei a massa dentro de um pirex, e nessa altura pensei, ja que tenho o forno aceso (de lenha) vou levar tb a massa a gratinar com carne. Juntei a restante carne com a massa e envolvi tudo muito bem (podem sempre usar queijo ou natas, eu nao usei porque aqui em casa eles nao gostam) e levei ao forno cerca de 20 minutos, até estar douradinha. Servi acompanhada de salada de tomate. Segundo o maridao e os filhotes falaram estava muito boa.



Mas o que é isso?

Faremos uma blogagem coletiva, com a vossa participaçao, se desejarem, mostrando as diferentes formas de cozinhar os legumes.

No dia 11 de cada mês, e durante 1 semana (e não somente 1  dia), o espaço estará aberto às receitas enviadas por vocês, usando o legume do momento. Do dia 11 ao dia 17 de cada mês, vocês podem publicar as vossas receitas com o legume escolhido.Começaremos dia 11 de outubro!

Este legume pode ser cozinhado como petisco, entrada, prato principal, acompanhamento, sobremesa, suco, vitamina, o que vocês imaginarem. E vocês podem participar com quantas receitas quiserem. A criatividade é o limite!

A ideia é ter  diferentes formas de cozinhar o tal legume, para poder variar no cardápio de casa, da dieta, da RA, com a família, as crianças, para quem não sabe cozinhar o legume, para quem quer aprender a fazer outra coisa. Este acervo poderá ser consultado a qualquer momento, quando precisarmos de uma receita com tal legume.

E quando esta a semana acabar, ou seja, dia 18 de cada mês, propomos o uso de uma fruta, que pode ser usada de diferentes maneiras. Logicamente, muitas serão usadas em sobremesas, bolos, sucos, vitaminas, sorvetes... Mas elas também podem ser usadas em outros pratos!

Também faremos o possível para incluir nestas receitas os alimentos ricos em fibras e nutrientes que só fazem bem à saúde, mas que são esquecidos ou ignorados na correria do dia a dia. São alimentos como a aveia, o grão de trigo ou de soja, o arroz integral, o gérmen de trigo, a quinoa, etc.

Com tantas formas de preparar frutas e verduras, poderemos comer bem, assim como toda a nossa família, para viver melhor.

Contamos com a vossa participaçao!

Beijocas


23 comentários:

Kati Monteiro disse...

Margarida,
que bom que a situação se acalmou. Espero que os incêndios não voltem a acontecer.
Os cogumelos ficaram perfeitos! Gosto muito de cogumelos recheados.
E estamos firmes e fortes para a BC!
Beijos

Ratolinha disse...

Olá Margarida... realmente dá dó ver as notícias, dá dó mesmo. É uma tristeza ver tanto verde a desaparecer.Enfim...
Quanto aos teus cogumelos ficaram com um maravilhoso aspecto.
bjinhos

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Que boa noticia Arganil estar em calmaria.
Gostei de ambas as receitas, qualquer delas lindas e deliciosas, ótimas sugestões.
Beijo, boa semana,
Vânia

belinha disse...

Tenho que experimentar fazer os cogumelos recheados pois o maridão adora
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

são33 disse...

ADORO COGUMELOS RECHEADOS E ACHEI OS TEUS UMA DELICIA.
BOA SEMANA
BJS

Iris Isabelle disse...

hummm adoro cogumelos !!!!!

Eu e a Luci queremos participar da blogagem coletiva, mas é um específico ou podemos escolher qual
legume usar ???

Um ótima semana pra você !!!
beijinhus

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida!! Estes cogumelos estão muito apetitosos. A blogagem coletiva de vocês vai ser ótimas, teremos acesso a muitas receitinhas saborosas.

Abraços, Fabiana.

Andréa disse...

Querida Margarida,
bom demais começar a semana com novidades e com essa receita
tão linda e especial, cogulemos recheado são bons demais
amoooooo!

Tenha uma semana repleta de bençãos!
bjs ♥

Pitaco Gastronômico disse...

Bom dia MargaLinda!
Imagino como vocês devem se sentir com o perigo eminente rondando ainda... Eu tenho fé que as chuvas começarão e logo esse risco será menor.
Que delicia esses seus cogumelos recheados! É uma receita que eu adoraria experimentar, mas não sei porque nunca fiz aqui em casa... Vou comprar os ingredientes e tentar fazer!
Quanto a BC eu ainda não entendi direito, mas sei que estou curiosa para ver as receitas saudáveis que estão por vir! Três meninas talentosíssimas à frente de um tema tão rico será um sucesso. Certeza!
Beijos e boa semana!
Camila

Paula Vieira disse...

Olá amiga, desses cogumelos nunca fiz, nem provei, mas ficaram debaixo de olho, devem ficar deliciosos.

Uma semana tranquila.
Adorei a nova iniciativa é muito útil, bem saudável.

Beijoca
Paula

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,que bom que a situação melhorou,como sempre vc está arrasando com suas receitas essa de cogumelo está maravilhosa bjs Rosinha

Romy Almeida disse...

Gostei bastante das duas receitas. Otima sugestão :)
Quanto ao desafio, vou tentar participar ok?
Digo isto pois aqui em casa só eu é que como receitas com legumes. Os restantes membros da família gostam mas é em saladas cruas... os legumes cozidos ficam para mim lol
Vamos ver o que sai :D

Bjokas e boa semana

luci disse...

Que delícia de receita Margarida já anotei,boa semana beijos

Érica disse...

Gostei muito das duas receitas, me deixaram com água na boca.
bjs

M. disse...

Rica filha, que delícia e tão leve e saudável!!!
Faço ideia o desespero com os incêndios! Felizmente o tempo começa a arrefecer...
Beijinhos e boa semana!
Madalena

cristina fonseca disse...

Excelentes sugestões para começar a semana!
Quanto à BC vou tentar participar !
Beijinho doce e uma boa semana !

Claudia e Brigida disse...

Ficaram com ótimo aspecto,nunca experimentamos mas deve ser muito bom.
Beijinhos
Brigida e Cláudia

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida, adorei as duas receitas!

Quanto ao desafio, vai ser difícil participar por falta de tempo mas sempre que puder contem comigo!

beijinhos

Prata da casa disse...

Ótimas sugestões,Margarida. Fiquei rendida aos cogumelos.
Bj
Márcia

Josy disse...

Portuguesinha fofinha, adoro cogumelos e esses com recheio de frango e o molho branco me deu água na boca, que delicia devem ter ficado. Adorei. Passei rapidinho viu miga, to cansada, passei a noite inteira no velório, mas não poderia deixar de passar aqui. Bjos amiga querida, boa semana

Xana disse...

Bem grande susto que vocês apanharam :\... Ainda bem que está tudo mais calmo!!
Adoro cogumelos recheados :)
beijinhos

Artes da Mel disse...

Margarida adoraria experimentar esses cogumelos recheados, deve ser delicioso!!!
Bjs
Mel

Cozinha de Mulher disse...

Oi minha amiga.. o dia hoje foi tenso ao quadrado menina!!!
Quase que não consigo chegar aqui rsrs
Mas vim te visitar é um momento maravilhoso que adoro..
E chegar aqui é encontrar inúmeras delícias... de fazer babar srsr
Gente esses cogumelos recheados estão demais amiga..
Estão tão lindos.. Nunca comi cogumelos desse tamanhão..
Eita que deve ser uma delícia em?
Hummm

Essa BC de vocês vai ser um sucesso minha amiga... eu sei que estarei metida nesse meio rs
Um beijo carinhoso... uma noite linda.. e uma terça-feira maravilhosa viu?

Sheila