segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Chanfana á minha moda / Tarte de chocolate

 Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!! Ontem foi dia de cometer uns quantos erros alimentares que me custaram um pouco, pois passar de uma alimentaçao saudavel para uma alimentaçao menos saudavel, mesmo eu tendo o cuidado de nao colocar muita gordura nas coisas e usar e abusar das ervas aromaticas, valeu-me uma tarde de má disposiçao.
A chanfana é um prato tipico aqui da minha zona, habitualmente cozinhada em tachos de barro preto era deixada toda a noite dentro do forno de lenha para que no dia seguinte estivesse quase assada! Era um prato habitual, para nao dizer o mais importante, dos casamentos e batizados de antigamente, confesso que fiz a chanfana a pedido do meu marido para comemorar os 17 anos de casamento (o forreta nem teve a coragem de me levar a comer fora), e eu acedi, como tb acedi ao pedido dos meus filhos a fazer um bolo, pois para eles aniversario sem bolo nao é aniversario, e eu lá fiz um bolo, bem simples e nada empiriquitado como o do dia.

 Ora bem, entao eu fiz a chanfana da seguinte maneira: dividi a dita por 2 caçoilos de barro, descasquei 2 cabeças de alho e laminei os dentes, usei 4 folhas de louro e 2 ramos de cheiro verde, 1 fio de azeite, sal e reguei com  0,5L de vinho tinto misturado com 0,5L de agua, levei ao forno bem quentinho, mexendo de vez em quando, deixei-a a noite toda no forno com a porta fechada e de manha voltei a deitar o fogo ao forno para que esta acabasse de assar, claro que existe sempre a forma mais façil de a fazer, colocam a carne dentro da panela de pressao com os respectivos temperos e levam ao lume, quando a panela entrar em pressao, contam mais ou menos 1h, fido esse tempo e quando a panea estiver sem pressao viram para um pirex opu um caçoilo de barro e levam ao forno para assar... servi com batata cozida com a pele e uma salada de tomate, pepino e alface.

Tarte de chocolate

Ora bem , esta tarte foi muito façil de fazer, o foi uns cupcakes que eu tinha congelados de uma encomenda que fiz, descongelei e usei para fazer a base da tarte, por acaso os cupcakes ficaram muito bons, segundo me disseram, com uma massa muito humida e leve, que se derretia na boca, confesso que fico contente quando as pessoas gostam do que eu faço,mesmo eu nao podendo provar!!! Eu quis uma coisa muito simples para hoje, e uma coisa que comêssemos no dia e nao andasse aí de um lado para o outro, pois o meu filho mais velho ja está a ficar com uma barriguinha bem proeminente e bem gorduchinho... um peso bruto ehehehehhe!!!
 Entao para os cupcakes usei:

*125 gr de manteiga s/ sal á temperatura ambiente
*125 gr de açucar
*125 gr de farinha com fermento
*75 gr de chocolate branco ralado
*1 colher de cha de essencia de baunilha
*2 ovos
*1 colher de sopa de leite
Bati o açucar com a manteiga ate obter um creme fofo, adicionei os ovos previamente batidos e bati por mais alguns minutos até que dobrou de volume.
Adicionei a farinha e a essencia de baunilha e mexi com a colher de pau, por ultimo adicionei o leite e as raspas de chocolate branco, envolvi delicadamente e verti para dentro das formas de cupcakes, estando estas dentro de formas de aluminio. Levei ao forno pre aquecido a 195º cerca de 12-15 minutos.
para fazer esta tarte esfarelei alguns cupcakes para o fundo de uma tarteira, com uma colher calquei bem. bati 2 pacotes de mousse de chocolate Alsa (nao, nao tou a fazer publicidade por ter ganho alguma coisa, é publicidade gratuita mesmo eheeheheh) e coloquei por cima do preparado de cupcakes, esfarelei mais uns e deitei por cima da mousse e voltei a tapar com mousse!!!
A decoraçao ficou a cargo dos meus mestre cucas, os filhotes, que se atiraram ás pintarolas como se nao houvesse amanha!! Levei ao frio até á hora de servir!!!

Antes demais, quero agradecer do fundo do coraçao as mensagens de carinho que deixaram ontem no meu bloguito e as mensagens de felicidades!! Muito obrigado minhas queridas!!!

Com respeito a este selo aqui abaixo... ehehehe isto é uma parceria de 4 blogs para uma vida mais saudavel... com o lema "comer bem para viver melhor" todos os dias 11 de cada mes vai ser lançado um vegetal ou um legume ou uma fruta vai ficar ao criterio de cada pessoa que participar cozinha-lo, apresenta-lo da forma que achar melhor!!! 
Nós vamos dando noticias!!!

Minhas queridas, os meus postes agora sao agendados, pois como sabem eu começei hoje a trabalhar :(((( e só á tarde é que vou poder passar nos vossos cantinhos, nao vou virar mal educada nem nada que com isso se pareça, pois eu ja nao sei viver sem a vossa amizade!!!!

Beijocas



22 comentários:

Belocas disse...

Foi mesmo um dia de festa!......
A chanfana e essa tarte tão colorida...
Gostei da ideia do novo desafio:)
Bom regresso ao trabalho
Bjs

cristina fonseca disse...

Olá Margarida!
Chanfana foi coisa que so comecei a comer qd conheci o meu marido ha perto de 15 anos :P bolas... Como o tempo passa depressa :P e devo dizer-te que é uma delicia !!! O teu ficou bem apetitoso !!!
Quanto a tarte ... Amiga que linda !!! Os smartis ficam tão bem no chocolate!!!
Beijinho grande de bom regresso ao trabalho !

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
Um ótimo e proveitoso inicio de trabalho.
Adorei conhecer a receita da chanfana, também do bolo, ambos deliciosos, irresistíveis, certamente fizeram o sucesso devido.
Boa semana, beijo,
Vânia

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,bom trabalho para vc.e seus pratos estão maravilhosos bjs Rosinha

arte da sadhia disse...

oi amiga como vai ....fiquei encantada com a noiva abaixo é linda dmais .....que lindo bolo ..linda mesmo vc ..parabens que vcs vivam muitas felicidades juntos ..amiga amei seu vestrido que belo quem sabe um dia eu me case assim, também ....um vago sonho que não sei ainda se realizará .....amei a torta esta divina parabens amiga bjokas gosrto muito de vc bjussssss

Salsa Verde disse...

Já almocei, mas até já comia outra vez Margarida, pois esta tua chanfana tem um aspecto maravilhoso e a tarte de chocolate... ai, ai...
Beijocas,
Lia.

Cozinha de Mulher disse...

Amiga quantas delícias nesse post.. Humm
Quase morro de rir com você dizendo que o amor não te levou pra almoçar...
Eita amiga!! rssrs

Mas imagino que a farra por aí foi uma delicinha..
Esse bolo tá tão tentador.. esse colorido todo..
Eita lelê que tá uma perdiçãozinha né?

Amei essa novidade do selinho...
Ai.. eu quero participar.. rsrs

Adorei mesmo a parceria..
Todas meninas que adoro... e admiro.. e o melhor? Fazem cada delicinhas .. Hummmmm

Beijinhos e boa volta ao trabalho..

Sheila

Andréa disse...

Querida Margarida começar a semana com estas
delícias bom bom demais!
A tarte de chocolate ficou linda e tentadora!

Tenha uma semana repleta de bençãos junto a
sua família!
bjs ♥

são33 disse...

GOSTO MUITO DE CHANFANA MAS HÁ MUITO QUE NÃO COMO, JÁ ME SERVIA DA TUA POIS ESTA UMA DELICIA.
BOLO DE CHOCOLATE A MINHA PERDIÇÃO ESTA NOTA 10.
BOA SEMANA
BJS

A arte em ser mulher disse...

Oi querida amiga.
Primeiro parabéns pelo aniversário de casamento as fotos estão lindas.
Segundo essa tarte de chocolate me deu água na boca.
E parabéns pelo trabalho que começou hj.
Abraços e excelente semana para vc.
Camila.

belinha disse...

Gosto bastante de chanfana...
A tua tarte deve ser muito boa.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Patricia Galis disse...

Receitas otimas hummm

Mayara disse...

Oi MAgui, marido tambem voltou ao trabalho hoje. Adorei a tarte de chocolate. Beijos e bom regresso.

luci disse...

Deve ser delicioso esse prato deu vontade de experimentar e que maravilha de torta,boa semana beijos

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida! bem já está quase toda gente com as férias gozadas e eu ainda vou de férias :))))) adorei a tua chanfana, mas confesso que adorei ainda mais a tarte ou não fosse eu uma gulosa a 100% ;)

beijinhos e bom regresso ao trabalho

Ana Claudia disse...

Maninha querida, está de matar esse prato típico da sua terra, qdo for quero experimentar...rsrs
As crianças devem ter amado esse bolo delicioso...
e Parabéns de novo pelo dia de ontem, vc estava tão linda de noiva, e que tamanho de bolo era aquele, vixxxiiii...rsrs...
Beijinhos, boa semana
Aninha

Ana Paula Jerônimo disse...

Que delícia essa Chanfana, está de encher os olhos e salivar a boca de desejo. Eu nunca comi acredita???

Bjuuuu!!!!

Pitaco Gastronômico disse...

Olá Margarida!!
Parabéns pelos 17 anos de casados! Nada mais justo que comemorar uma data tão especial com um prato tradicional, a chanfana. Eu não conheço, mas fiquei com água na boca para provar a delícia que deve ser, né?!
Beijos e bom trabalho!
Camila.

Mãos de prata disse...

Margarida: esta carne é de deixar qualquer um maluco. Não admira que a dieta tivesse levado uma facadazita. Já o bolito ficou mesmo apetitoso.
Bj e boa semana
Márcia

Miriam disse...

Olá Margarida...

Para se comemorar um evento tão importante vale abusar...
Adorei a sua sugestão, o doce está divino, tenho certeza que as crianças amaram!!!!

Feliz Semana...
1000 Beijokinhas

Blog do Chocolate disse...

Margarida, bom dia...

Ao ver a tua receita de chanfana, confesso que os meus olhos se humedeceram... traz-me á lembrança a memória do meu pai, pois ele é da terra da chanfana e costumávamos comer todos os anos sempre que lá íamos no Verão.
Ler a sua descrição, fez-me andar para trás no tempo, pois era precisamente assim que a minha mãe a preparava para depois, no dia seguinte quando havia festa, ceder uma fogaça para ser vendida na festa da aldeia. :-))
Belos tempos que já lá vão e não voltam...

O seu prato está delicioso, conheço muito bem a chanfana e posso, até aqui deste lado, imaginar o aroma e o sabor da foto com que nos contemplou.

A tarte de chocolate ficou com uma decoração muito original e bonita, decerto também uma delicia para o paladar.

Obrigada por esta recordação !

Beijinhos

Magda disse...

Oi Margarida!
Vim retribuir a visita! Amei o seu cantinho, quanta coisa gostosa!
Também estou puxando o meu banquinho e ficando por aqui.
Que bom que gosta de animais, fico feliz, pois tenho certeza que terei como amiga, uma pessoa boa e sensível.
Bjs querida e ótimo final de tarde!