terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sumo de Fruta Natural


Bom dia, bom dia gente linda, chegamos a mais uma BC dos Paises, promovida pelo blog da minha queridissima, lindissima e doce amiga Sheila  "Cozinha de Mulher".

 Entre algumas indecisoes e trocas de opiniao com membros participantes da dita, eheheheh, né dona Aninha (do Ana Claudia na Cozinha), revi que países havia de escolher começados pela letra E...

Entre muitos como Egipto, Eslovénia, Eslováquia, Escócia, Espanha.... opsssssssss eu falei em Espanha nao foi Aninha??? E acabamos por chegar á conclusao que Espanha certamente iria ser a maior enchente, pois de todos talvez seja o mais evidente, somos varias e os paises sao muitos... Equador, Etiópia... 

Mas como boa vizinha eu nao poderia deixar de escolher Espanha, famosa pelas suas paelhas, pelas tapas, pelas bonitas cidades como Barcelona, Madrid, as suas ilhas Palma de Maiorca, Menorca, Canárias, Lanzarote (meu proximo destino a conhecer, uma ilha de origem vulcânica super e hiper maravilhosa, casa do desaparecido escritor José Saramago). 

Entao o meu destino essa semana é Espanha, eu tenho a fronteira aqui a pouco mais de 1 hora de viagem.
 Conhecer melhor o pais que com Portugal forma a Peninsula Iberica, é quase uma obrigaçao.

Numa viagem a Espanha podemos apreciar por exemplo a "movida" de Madrid, os delirios Arquitectonicos de Antonio Gaudi em Barcelona. Espanha é um país de regioes autonomicas e Comunidades por exemplo a Galiza, os país Basco, Castela - La Mancha e as ilhas que ja referi no texto em cima. Eu vou-me centrar em Barcelona, uma cidade que vale a pena conhecer. Minhas amigas desse lado do Atlantico procurem no google imagens de Barcelona e dos seus mercados de tal como eu tenho a certeza que se irao apaixonar (mas nao pensem em vir para a Europa que nós estamos a atravessar a maior crise e á espera que a banca rota rebente e o € tenha os seus dias acabados, nao tou a ser pessimista nao, está muito complicado viver na Europa).


 Barcelona é uma das mais 

vibrantes cidades 

europeias. 

Pelo seu 

cosmopolitismo; 

pela gastronomia e 

movida, 

sobretudo na

passerelle ininterrupta de Las Ramblas; pela moda 

que nela se dita e pelo design que nela se cria; 

pelos ares da montanha Montjuic e pelas 

irresistíveis águas do Mediterrâneo. E, sobretudo, pela obra ímpar de Antoni Gaudí.Gaudí trabalhou quase sempre em Barcelona ou nos seus arredores, e ocupou grande parte da sua vida a construir aquele que é hoje considerado o principal símbolo da capital catalã: o Templo Expiatório da Sagrada Família.
Em construção há mais de um século, continua 
inacabada mas surpreendente. Cada vez que se lá entra, há um pormenor que antes os andaimes escondiam e que a luz deixa agora revelar. Diz-se que a Sagrada Família é a súmula de todo o trabalho de Gaudí, ele que foi responsável por uma obra arquitectónica a todos os títulos notável, embora os seus méritos nem sempre tenham sido reconhecidos. Nos anos 20 a sua obra estava votada ao desprezo, com poucos a perdoar-lhe tamanhas excentricidades.
Hoje em dia, as opiniões são unânimes. Os 
profissionais da arquitectura respeitam-no, não só 
pela originalidade das suas criações, mas também 
muitas pelas descobertas que fez e pelas formas 
engenhosas com que conseguia fazer cálculos e 
ensaios, numa época em que os computadores eram 
ficção científica. Os restantes, não especialistas em 
arquitectura (tal como a autora destas linhas), 
acabam invariavelmente por se render à imaginação 
delirante de Antoni Gaudí.
 Não é preciso ser arquitecto 

para apreciar a obra de Gaudí, 

nem é preciso andar de guia na 

mão para entender a 

complexidade da sua obra. 

Nem sequer é necessário 

imaginar quão complexos 

seriam os exercícios 

matemáticos que Antoni Gaudí fazia, no início do 

século, para calcular pesos de estruturas e engendrar 

a forma de fazer com que uma simples coluna se 

transformasse numa árvore, ou que um muro de um 

jardim nos faça lembrar uma onda marítima.

Basta andar pelas ruas - o obrigatório Paseo de Gracia, o Parque Güell, pelas perpendiculares de Las Ramblas - para tropeçarmos em obras arquitectónicas que, não só nos obrigam a congelar os apressados passos, como nos impelem a voltar a cabeça para o ar e contemplar as suas fachadas. O mais leigo dos leigos perceberá que estamos perante uma obra de difícil classificação convencional: não é gótico, não é art nouveau, não é modernista... Talvez seja tudo isso, mas talvez seja também uma outra coisa qualquer. É Gaudí, seguramente. E é sempre, sempre impressionante.
Em todo o caso, ter a percepção do que foi a vida de 
Gaudí e a forma como a plasmou na sua obra, acaba por ser importante para melhor apreciarmos as suas criações. Foi essa, pelo menos, a sensação que tive ao visitar a Casa Milá (também conhecida por La Pedrera), uma das mais importantes obras civis de Antoni Gaudí - e também a última que executou - e que, em boa hora, a Fundação Caixa Catalunya comprou, restaurou e ofereceu à cidade, transformada num magnífico centro cultural.
É numa exposição permanente patente nesse 
edifício que é possível perceber como coexistiam em Gaudí o hiper-racional e a irracionalidade; como as suas vidas profissional e pessoal se fundem e confundem, como se fossem uma unidade orgânica; como a estrutura arquitectónica se baralha com a natureza e obedece às suas leis.
Uma visita à Casa Milá acaba por ser obrigatória 
para quem quiser perceber um pouco mais da vida e obra de Antoni Gaudí, seja a começar ou a culminar um pequeno roteiro às obras do mestre catalão existentes em Barcelona.

Das obras de Gaudí descam-se: 

Palácio Güell, Parque Güell, um pulmão 

em Barcelona, Casa Battló, Casa Milá 

(La Pedrera), Sagrada Família, viagem 

dos sentidos


 A melhor maneira de conhecer Barcelona é conhecer o dia a dia, e o lugar ideal, sao os 

mercados.

Marcado de Ninot, é um mercado centenário de 

Barcelona, por mais que tenha sido inaugurado em 

1933, o projeto original é de 1893.


Está em Les Corts, e até o plan Cerdà era um 

municipio independente, que foi o motivo dessa 

demora, já que Les Corts, é hoje mais um bairro de 

Barcelona.

O nome real do mercado é "El Porvenir", por ser o 

único mercado que teve a aldeia em sua história. 

Mas sempre foi conhecido como o Mercado de 

Ninot.

Ora bem, poderia falar dos imensos mercados que 

existem em Barcelona, das suas arquitecturas de 

todas as "especies" alimentares existentes, de todo o 

mundo, mas... sinceramente, o colorido das frutas, é 

o melhor mesmo, tudo muito fresco, cada folha no 

seu lugar, vcs olham para a folha e nao faria sentido 

ela nao estar ali, é dali, nasceu para ali!!!

Tem caixinhas com varios tipos de  fruta que 

podemos trazer (gente eu me alimentava so 

naqueles mercados) ou podemos escolher só um 

tipo mesmo, e depois tem os sumos feitos dessa 

frescura de fruta, sensacional. Entao deixemos as 

paelhas e as tapas para depois e vamos mesmo ás 

frutas e aos sumos de pura fruta!!!

A fruta nao tem segredo, cortei em pedaços fruta da 

minha preferencia (melao, melancia, pessego e 

laranja) e coloquei dentro de uma caixinha de 

plastico para dar o mesmo ar que dao lá nos 

mercados, tras um garfinho tb em plastico e so 

temos de sentar num dos belos jardins e desfrutar 

da fruta acompanhada por um belo sumo bem 

nutritivo e cheio de vitaminas.

O Sumo que eu fiz em casa  nao é mais que pedaços 

de laranja, pessego, melao e melancia, colocados 

dentro da bimby (quem nao tem usa o 

Liquidificador) com pedaços de gelo, da-se 4 toques 

de turbo e voilá, um sumo com todas os nutrientes e 

vitaminas fresquinho que é o que se pede nesta 

altura do ano para desfrutar em familia. A minha 

sugestao bem saudavel vinda dos mercados de 

Barcelona!!!



Espero que gostem da sugestao, aqui em casa, estes 

sumos tem sempre nota maxima, os meus filhos 

adoram!!



20 comentários:

são33 disse...

Boa escolha Maragarida pois Barcelona é um sitio maravilhoso.
Costuma ser a minha escolha para férias, mas costumo ficar alojada em Tarragona pois o meu irmão tem lá uma casa perto da praia.
Adoro Espanha e seria um sitio onde gostaria de morar.
Adorei o teu sumo deve ter ficado uma delicia.
Boa terça-feira.
bj

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Concordo é obrigação de boa vizinha conhecer a Espanha, tão bela e encantadora, assim como Portugal de onde são nossas raízes.
Os sucos aqui em casa também são muito apreciados, como seria esse de laranja, pessego, melao e melancia.
Beijo,
Vânia

Cucina Mon Amour disse...

Oi Querida.
Adoro sucos de frutas, è uma dose de vitaminas...
Sempre que posso eu preparo e se è na hora do aperitivo eu coloco um pouco de proseco e sirvo.
E' um sucesso aqui em casa.
otimo.
Um abraço.
thais

Belinha disse...

Sem dúvida um suminho bem nutritivo.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Cristiana urbano disse...

é só chegar o calor é só que apetece:) beijinhos

Cozinha de Mulher disse...

Eita minha amiga que gostoso..
Só frutas que amo... Quer me ver feliz?? Me ofereça melancia rsrsrs
Sou apaixonada por essa fruta deliciosa...
Olha que ficou demais.. Refrescante... Hummmmmm
Essa embalagem aí bem que podia cair por aqui rsrss
Depois das bombinhas da Ágatha viriam bem a calhar rrs

Como sempre suas participações são maravilhosas, quando chega o dia da BC eu já fico esperando as novidades rsrs

Amei viu?
E vamos ver o que mais teremos hoje né??
Estou aqui ansiosa rsrs
Um beijo do tamanho dessa distância que nos separa rsr
Sheila

A Mulher disse...

Olá Margarida, muito obrigado pela visita ao meu blog e vim logo aqui retribuir.
Já estou te seguindo e gostei muito do seu cantinho.
Esse suco me parece maravilhoso bem refrescante ainda mais por aqui aonde moro que faz calor o ano inteiro.
Virei sempre aqui lhe visitar um grande abraço.
Camila Marinho.

Ana Claudia disse...

Hum, nada mais gostoso do que as frutas e os seus sucos, adoroooo!! que aula hein amiga, eita talento que vc tem para escrever!! ficou na vizinha mesmo hein??? Eu tinha pensado em ficar na Espanha tb, já que todos meus bisavós vieram de lá... Mas acabei ficando com El Salvador e com uma receita que é lógico que o batateiro amou..rsrsr..e tb fez me lembrar da infância, minha avó fazia muito para gente!!
Beijos querida, bom dia!!!

Andréa disse...

Amiga,
que viagem maravilhosa que acabei de fazer aqui no seu cantinho, parabéns por mais esta postagem!
Este suco ficou rico e com essa mistura de frutas com certeza saboroso!
Aqui no Brasil temos doce de leite da Nestlé mais o povo prefere leite condensado cozido na pressão até a nestlé tem uma receita de pudim de doce de leite com o leite condensado na panela de pressão, o sabor é outro é irresistível.
Beijos ♥

Érica disse...

Adorei a escolha, e o suco ficou perfeito, faço sempre em casa assim com frutas e fica delicioso.
bjs

luci disse...

Que delícia de suco eu adorei o post beijos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

receita bem saudável e saboroso,bjs
cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com

M. disse...

Ai melhere, estás imparável com as bebidas tão fresquinhas!!!!! É cada uma melhor do que a outra!
Beijinhos,
Madalena

saboracasa disse...

boa escolha, bem fresquinha :)

Sofia.Lopez disse...

Que belo suminho Margarida!!!
Não me importava naaada de o beber numa esplanada em Barcelona!
Muito bom o teu post!
Beijinho e boa semana

Miminhos da Mito disse...

Olá

Bem a tua bebida ficou fabulosa ideal para estes dias :D.
Bem sobre Espanha posso te dizer que durante a minha vida perdia o numero de vezes que lá fui lol pois fiz lá muitas provas foi a huelva, Salamanca , zaragoza, Barcelona, Madrid e etc
e eu adoro esse pais e a sua comida.

Bjs

Fofura de Cupcake & Cia disse...

Que isso menina ?! haha. Que delícia..
Faz um tempo que estou querendo fazer alguma bebida , mas quase nunca acho :$ kkk.
Parecendo beeeem delicioso, e refrescante !
Beijos&Beijos :*

Josy disse...

Margarida minha amiga, fiquei com muita vontade de conhecer Barcelona, só pelo seu relato, deve ser maravilhosa. E como boa vizinha que é, nos apresentou tao detalhadamente que adorei. Esse suco ficou bem ao meu gosto, refrescante e delicioso. Adorei as emoções no meu blog hoje viu? Vc tem a capacidade de me fazer sorrir sempre, porisso que é uma grande amiga. Adorei seu post. Beijinhos miga

Fê Dayrell disse...

Adorei o post.
Este suco então hum.. que delícia.
bjo

Salsa Verde disse...

Óptima escolha e um suminho bem maravilhoso e fresco!
Beijinhos grandes,
Lia.