quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sopa 2 aboboras com feijao/ frango grelhado com nectarina e ratatui


Sopa 2 aboboras com feijao



 Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda !!!
Aqui em casa agora anda-se a comer mas a comer, com sopa antes do prato principal e tudo,... ainda dizem que comer saudavel é comer mal... nada disso eu ainda como mais que comia ehehehehe!!! Estou a começar a gostar de ver a transformaçao no meu corpo e na minha roupa :D, de manha quando acordo sinto uma leveza tao grande, e depois ja houve outras transformaçoes tb elas importantes, fiz questao ontem de medir a minha tençao arterial e obviamente os resultados estao ja á vista estava bastante controlada até 14-8 (na familia da parte da minha mae, ha a tendencia sempre para a ter  alta e descontrolada, o que nos leva a poder vir a ser hipertenso) os pés sempre inchados no final do dia agora praticamente estao no seu normal, nao quero dizer com isto que está tudo bem... nao está ainda faltam 362 dias para o desafio terminar eheheheheh, mas ando muito motivada, e se esta motivaçao continuar entao acho que estou no bom caminho para o sucesso que eu espero obter...
ESTE É O TERCEIRO DIA DA NOVA ETAPA DA MINHA VIDA, faz 2 anos em Outubro que iniciei uma nova etapa e essa com grande sucesso, deixei de fumar e consegui cumprir o meu objectivo, ha 2 anos que nao toco num cigarro, se me custou??? Nao... sinceramente nao custou nada, foi numa fase em que eu estive internada no hospital com problemas de visicula e se aguentei 12 dias sem tabaco iria aguentar o resto da minha vida... e até hoje tenho conseguido!!!
 Vamos lá deixar de paleio, que ja me estou a alongar demais, entao ontem foi dia de fazer uma nova sopinha, digamos que se pode antes chamar de creme, uma vez que está tudo triturado. Fui dar uma volta pelo congelador (nesta altura do campeonato ja tenho quase tudo do campo armazenado na arca e no congelador da casa para se aguentar até á safra seguinte) para ver o que me apetecia e entao fiz assim:
100 gr de courgette, 100 gr de batata, 50gr de abobora manteiga, 1 cebola, sal, 1 colher de sopa de azeite, agua a cobrir os legumes, na bimby programei 20min/vel1/temp 100º, num tacho é deixar ferver tudo ate que a mistura fique cozida e reduzir a puré, terminado o tempo na bimby triturei 10 seg/vel 3-5-7, adicionei 3 colheres de sopa de feijao cozido e programei 3mim/vel 1/temp 100º, no tacho adiciona-se o feijao e deixa-se ferver por mais 3-4 minutinhos, voilá uma sopinha com poucas calorias, e estas 100 gr de alimentos, sao divididos por 3 refeiçoes o que da uma media de +ou- 35gr de alimentos por refeiçao.


BIFE (FILÉ)DE FRANGO GRELHADO COM RATATUI DE LEGUMES E PESSEGO GRELHADO



 Ora outra coisa que eu estou a gostar é das invençoes malucas que se podem fazer com os legumes e as frutas, embora nao se deva tb abusar muito da fruta uma vez que esta contem açucar no maximo devemos comer 3 peças de fruta por dia (exclui-se desta lista o melao e a melancia, e coloca-se uma certa restriçao á banana e ao figo), eu ontem tinha tirado um frango do congelador para fazer, e ja tinha separado para mim os bifinhos (cerca de 200 gr, iam dar para o almoço e para o jantar, afinal ainda me sobraram bifes de frango), para o marido e filhos, fiz um risotto de frango (receita ja postada no blog) eu nao ia comer arroz, entao o que haveria eu de comer? Lembrei-me de ratatui, mas o ratatui leva batata, o meu nao levou, aproveitei que tinha o fogao de lenha aceso, pois á altura do almoço ja tinha secado 4 kg de tomates e tinha feito 2L de polpa de tomate para pizza e bolonhesa, e peguei uma das minhas frigideiras de barro coloquei lá dentro rodelas de cougette, por cima rodelas de cebola e 1 camada de rodelas de tomate, temperei com ervas aromaticas frescas e 1 dente de alho laminado, coloquei mais 1 camada de cougette, cebola e tomate, temperei com mais ervas aromaticas e mais 1 dente de alho, sal e 1 colher de sopa de azeite, levei ao forno por 1h-15m, até ficar bem douradinho.
 Enquanto isso temperei os bifinhos com um pouco de sal e sumo de 1 limao, deixei ficar a marinar cerca de 1h mais ou menos... Nesses entretantos andava eu a pensar, que mais posso adicionar ao meu prato para nao o tornal tao banal e dar-lhe um visual mais interessante? Nao sei...
- Ambrosio apetecia algo!!!
- Tomei a liberdade de pensar nisso senhora!!
- Nao, nao quero ferrero roche, quero algo que faça o meu bife de frango diferente... (amigas Brasileiras o Ambrosio e a senhora fazem parte dum classico reclame ou publicidade que fazem aos bombons ferrero roche em Portugal)...
Eis que, nao sei porque, me lembrei do dia do meu casamento, e um dos pratos servidos foi vitela com ananas, Nao tendo ananas em casa fui á fruteira ver o que poderia acompanhar o bife de frango e como o poderia fazer... Ora mal entrei na cozinha dei de caras logo com um pessego careca (nectarina) e confesso que as restantes frutas desapareceram dos meus olhos, ficamos só eu e o pessego, sumarento, amarelinho... pronto... vamos lá quebrar o momento... estava decidido o pessego ia entrar no prato de frango.
Com os legumes quase assados, chegou a hora de grelhar o frango e juntamente com o frango grelhei o pessego em pedaços, so vos posso dizer que foi uma refeiçao que me deixou super satisfeita, com a sensaçao de ter comido e muito e o sabor do pessego grelhado um pouco acido com o bife de frango e os legumes foram a combinaçao perfeita, o almoço perfeito  e sublime, adorei... aconselho-vos quer por dieta, quer por simples curiosidade experimentar, vale mesmo a pena!

E agora para nao esquecerem a cor escolhida para o dia 21 de Setembro para a BC das cores é o AMARELO, AMARELO,AMARELO OU AMARELO!!! Cor escolhida pela Aninha do blog "Ana Claudia na Cozinha", nao esqueçam dia 21 de Setembro!!!

Beijocas


28 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
Certamente é uma refeição, muito nutritiva, uma sopa com variedade de nutrientes de sabor muito agradável, também uns lindos, saborosos filés de frango com pêssego e ratatui de legumes, as sugestões são deliciosas.
Beijo,
Vânia

Kati Monteiro disse...

Margarida,
parabéns pelos 2 anos sem fumar! Não são todos que tem a mesma força de vontade.
Esta sopa me agrada muito, mas o que eu prefiro é o pêssego como acompanhamento. Há pouco tempo fiz pêssegos grelhados acompanhando um peito de pato, ficou delicioso!
Também gosto muito das invenções com frutas e legumes!
Beijos

Paula Vieira disse...

Ainda bem que te estás a dar lindamente, com a nova versão, para o teu desafio. Adoroei as tuas sugestões de hoje. Esse franguinho e o acompanhamento estão bem bons.
Sabes eu raramente ponho batata na sopa, a courgete faz o mesmo efeito e fica mais leve ainda.

Beijocas
Paula

cristina fonseca disse...

Ola!!!!
As comidinhas assim fazem sempre bem! Ate nos sentimos melhor :))
Digo-te mais : ja comia !!! Excelente aspecto amiga e de certo saboroso !!!

Beijinho grande !

Papoila disse...

Esse frango cuidado com ele... Ficou uma refeição perfeita. Bjs

O Cantinho da Sophia disse...

Adorei esta sugestão. tem tudo tão bom aspecto. Bela refeição :)
Beijinhos

A arte em ser mulher disse...

Bom dia querida amiga.
Que refeição completa e deliciosa.
Parabéns por ter deixado de fumar, isso mostra o quanto vc é um mulher forte e determinada como eu já sabia.
Abraços carinhosos.
Camila.

ANDRÉA disse...

Bom Dia,
Abobora com Feijão é uma combinação PERFEITA!
Amei Minha Amiga!!!

Beijos no Coração e uma Linda Quarta-feira
Andrea

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia!!! Bom dia!!!
Eita que eu admiro demais quem tem essa força de vontade imensa... assim como você amiga..
Estou aqui torcendo por ti..
Essas receitinhas que tem colocado são deliciosas.. essa sopinha de abóbora é uma delicinha né?
Adoro abóboras...

Amei as dicas de ontem viu?
Viu como sou doidinha da cabeça.. srsr
Mas eu vou tentar mesmo é aquela receitinha do omelete de forno.. porque acho que fica tudo de bom..
Hummmmmmmmmm

Esse seu prato de hoje está divino...
Pêssego grelhado deve ser uma delícia né? Bateu a curiosidade agora... sr
Amei.. amei... amei...

Obrigada pela surpresa boa de ontem a tarde viu?
Fico tão feliz com seu carinho
Beijokas no coração..
Sheila

Andréa disse...

Querida Margarida,
graças a Deus vc venceu as etapas difíceis de
da sua vida, parar de fumar é uma grande vitórias.
Amo uma sopinha principalmente à noite.
Duas sugestões maravilhosas, belos pratos!
bjs ♥

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida! Deve ficar bem saboroso!

Abraços, Fabiana.

luci disse...

Margarida estou adorando as suas receitas eu quero experimentar o pessego grelhado amei beijos

Anouska disse...

Boa sorte para o teu objectivo :) Tem tudo um aspecto excelente!

Mãos de prata disse...

Olá Margarida: mais duas ótimas sugestões. Gostei da junção da nectarina ao prato. Deve ser excelente.
Bjs
Márcia

Rita disse...

Minha querida meu irmão faz essa sopa
de abóbora, eu acho divina, e com esses outros sabores deliciosos que vc postou ai ai fica mesmo
de dar fomeee a essa hora rsrsrs
Bjuss
Rita!!!!

Cristiana urbano disse...

Adorei os bifes tenho que fazer um dia destes:) beijocas

M. disse...

Pois andas a comer de forma saudável e muito bem!!!! Bela sopa, uma delícia!
Beijinhos, linda!

Artes da Mel disse...

Margarida que ótima refeição, gostei da sopa, frango e ratatui!!
Bjss

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida boa tarde,adoro sopa de abobora e tudo de bom,e filé grelhado com frutas melhor ainda,e ratatouli isso e uma perdição bjs Rosinha

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Óptimas sugestões, deliciosas e práticas :) e bora para a frente com a motivação Margarida :) assim é que se fala!

beijinhos

Romy Almeida disse...

Excelente refeição amiga :)
Também adoro fruta com grelhados, acho que faz uma combinação perfeita :D

Quanto à cor da blogagem... gostei eheh
Temos muito por onde escolher... fixe lol

Bjokas

Ana Claudia disse...

Eita que essa nova etapa da vida tá ficando bão demais sô...
Só coisa boa...Estou gostando de ver...
Beijinhos
Ana Claudia

B. V. disse...

A sopa dispenso não gosto de feijão agora o resto já marchava :)
beijo

Mayara disse...

Oi Margarida. Os seus pratos são bem diferentes para mim. A nossa culinária é bem diferente. Adoro quando entro aqui, e vejo coisas diferentes. Beijos.

Josy disse...

Porisso que digo que vc é uma mulher forte e determinada Portuleirinha. Parar de fumar foi uma das suas grandes vitórias em sua vida. Parabéns e continue assim miga. Essa sopa está estupenda, cheinha de nutrientes e super saborosa. O franguinho ficou bom hem, ainda mais tendo como companhia minha amada cougetteinha ou abobrigette hehehe. Bjocas mil bjos outros tantos, um monte. Fui

são33 disse...

ESSE BIFE DE FRANGO ESTA EXCELENTE E MUITO BEM ACOMPANHADO, GOSTEI MUITO.
BJS

Viviane Alves disse...

Comidinha leve mas ao mesmo tempo apetitosa
parabéns pela receita Margarida, amei
Bjs e ótima quinta
Vivi
www.viviass.blogspot.com.br

Belocas disse...

Que ótimas sugestões!
As sopinhas são sempre um prato de eleição aqui em casa.
Bjs