domingo, 19 de agosto de 2012

Risotto de Feijao frade com ovos escalfados




Bom dia, boa tarde ou boa noite!!!

Eitaaaaaaaa... que saudades de vir ate ao meu cantinho... Quê???... Ahhhh.. Só passou um dia, sei, mas para mim um dia sao 24h, 1440 minutos, 86400 segundos, visto pelo prisma dos segundos parece uma distancia terrivel, 86400 pohhhhhhhhhhh,... 

O motivo da minha ausencia do blog só vou contar-vos amanha, mas posso garantir-vos adorei, adorei que este motivo tenha acontecido, do fundinho do meu coraçao, nao trocava o dia de ontem por nada deste mundo!!!!
Ontem realmente foi um dia para ficar na minha memoria para sempre, se bem que tenho que vos dizer, reclamei, barafustei e ralhei com o meu marido, mas no fim quem se divertiu mais fui euzinha ehehehehehehe!!

Toda a gente sabe que no mês de Agosto por este Portugal fora o que nao faltam sao festas, principalmente nas terras que têm muitos emigrantes, confesso que a minha terra, nao é das que tem mais pessoas fora, aqui ainda se vive muito do campo, ou seja tudo o que é progresso ainda está muito longe, logo ainda nao sentiram a necessidade de mudar de vida, eu devo ser das que mais reclamo por viver aqui :(, e olhem que existem imensas pessoas da minha idade aqui a viver.
Ora adiante que se faz tarde, a festa que vos vou falar nao foi de emigrantes, aqui em Coja construiram um lar para acamados e nao só, digamos que é um lar um pouco mais luxuoso, onde pessoas com posses tem o seu proprio, como dizer, quase apartamento, onde se quiserem podem mesmo cozinhar ou entao comer a comida do proprio lar, e ontem a festa foi para angariar dinheiro para as causas sociais, e convidaram artistas (confesso que para mim ilustres desconhecidos) para animar a festa, os meus filhos (como "serranitos" que sao ehehehehe) quiseram logo ir, eu barafustei, zanguei-me fui aos arames, mas enfim... relembraram-me que estava de ferias (para cumulo a festa foi na ilustre escola onde eu trabalho) e eu fui... eheheheheh... tinham lá um grupo de baile que me fez voltar aos tempos da minha juventude e aos bailaricos da aldeia, onde 
dançava como se o amanha nao existisse, claro que o meu marido é um pé de chumbo, pohhhh, dançava uma ou outra mais lentita quando namoravamos e va lá, vá lá, ja nao me podia queixar, felizmente hoje tenho os meus dois projectos de homens, ainda "canitos" mas ja atinados para a coisa que me concedem o prazer das danças.

Enquanto os artistas estavam a atuar, nao havia ninguem a dançar, mas fez-me voltar novamente ao parque da cidade de Coimbra e aos meus tempos de estudante quando ia ver os concertos na altura da "Queima das Fitas", onde uma cervejinha bem fresca me durava a noite toda (nunca fui de beber, fico quase logo KO), onde as pisadelas eram uma constante da noite, onde estar quase enlatada fazia parte da tradiçao... Eitaaaaaaaaa tempo marado que saudades loucas dele, por acaso ainda ontem comentei isso com o meu marido, esses belos tempos, e ele lembra-se tb, afinal ja namorava e estava por fim casado comigo eheheheheheh.
Uma noite realmente maravilhosa, chegamos a casa eram quase 2:00 da manha, por vontade dos meus filhos tinhamos ficado até ao fim :D, "serranitos" eheheheheheh (atençao que eu quando digo aqui serranitos é no bom sentido, nao estou a falar de forma sarcástica).

Eu tenho dias, em que juro que tenho um pouco de vergonha de apresentar certas comidas que faço aqui em casa, pois eu vejo por aí tanto blog (de vizinhas portuguesas) tao pipis, tao exoticos, com tanto luxo, que eu me sinto um pouco mal por cozinhar inumeras vezes num fogao de lenha em tachos e panelas de barro, mas que dao aquele sabor especial á comida, nossa, acho que vou comprar uma roça lá para terras de Vera Cruz e voltar ao antigo com meu pé de café e meu cacaueiro e um pomar dessas deliciosas frutas tropicais hihihihihihihi, e hoje é um dia desses apresentar um risotto com feijao frade... pode??? Nao devia poder, mas foi o que fiz para o almoço um dia desses e achei uma combinaçao interessante e um sabor divino.

Bora lá comigo para a cozinha fazer um risotto de feijao frade que apesar de probrezinho, ficou divino (ahhhhhhhhhh eu fiz em fogao a lenha numa frigideira de barro, mas podem sempre fazer num tacho normal em fogao eletrico ou a gas ta???)


*1 frasco de feijao frade
*1 folha de louro
*3 dentes de alho
*1 copo de vinho branco
*1 ramo de cheiro verde a gosto
* 5 fatias de paio york
*3 fatias de fiambre
*4 fatias de mortadela
*sal
*4 ovos
*risotto
*1 fio de azeite

Começei por picar a cebola para dentro de um tacho e laminei os alhos, reguei com um fio de azeite e levei ao lume até que a cebola ficou macia, refresquei com o copo de vinho, adicionei o ramo de cheiro verde, a charcutaria cortada em tiras, temperei com sal e deixei ferver cerca de 5-7 minutos. Adicionei o risotto e acrecentei a agua necessaria para o cozer. Quando faltavam 5 minutos para o risotto estar cozido adicionei o feijao frade, retifiquei os temperos e coloquei os ovos por cima, apaguei o lume, tapei o tacho e esperei 10 minutos para servir!!!


Pobrezinho, mas ficou muito bom!!!!



Beijocas




*peço desculpa se eu hoje fui sarcástica com a minha escrita, mas eu acho que cada pessoa deve ser respeitada pelo que apresenta, e nao vou mudar a minha forma de estar e passar a comer camarao e caviar aqui em casa, nem a mostrar aquilo que nao sou por causa de comentarios ofensivos, que eu nem me dignei a postar, mas que ja me arrependi, apesar das pessoas serem covardes ao ponto de nem sequer se dignarem a deixar o nome, comentar anonimo é a maior forma de covardia de quem nao tem mais nada que fazer ou de quem nao consegue sequer fazer melhor e so se sente feliz desdenhando dos outros é pena existirem pessoas com tao fraco caracter!!! Peço desculpa, porque vcs minhas queridas de todos os dias nao tem que ler nem passar por isto!!!!

23 comentários:

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida!! o teu risotto tem um aspecto óptimo!! e na cozinha estamos sempre a inventar :) cozinhar é criar, imaginar!!!

beijinhos e bom domingo!!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,bom dia adorei passear com vc na festa,e quanto ao seu risotto ele pode ser um prato simples mas tem ingredientes muito importante que e o amor,carinho bjs um excelente domingo Rosinha

Gracita disse...

Eita que eu adoro vir aqui te ler. Minha alma se ilumina e meu coração fica leve com a suavidade deliciosa do seu jeitinho gostoso de escrever. “Um sábio disse que a nossa riqueza pode ser medida pela quantidade de amigos verdadeiros que temos. Obrigada por fazer parte da minha fortuna”. Tenha um domingo maravilhoso repleto de bênçãos, amor e paz.
Um abraço afetuoso recheado com o meu carinho.
Gracita

Paula Vieira disse...

Pois é, se assim és, assim te deves manter, minha amiga, é a pureza das palavras dos actos, que te une a tantas outras pessoas, que partilham os mesmos sentimentos. Grandes "serranitos", assim é que é, festa sem bailarico, não é festa. Adorei o teu conto, acredita, parecia que estava a ler um livro, maravilha.
Já a receita, não acho pobre nem que tenhas de ter vergonha, é bem bom, uma beijoca e sê assim genuína....sempre!
Paula

Miminhos da Mito disse...

Olá

Olha querida nem devias ligar a isso sabes são infelizes a tentar passar isso para as outras pessoas eu adoro o teu blog ;) assim tal como é .

Adorei a refeição bem rica eu ia deliciar-me :D

Bjs

Mayara disse...

Margarida, nunca fiz rissoto. Não tenho nenhuma receita. A sua parece bem gostosa. Mas eu não colocaria os ovos. Não gosto de ovos escalfados. Vou anotar. Beijos....

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Dançar é muito bom, rejuvenesce, deixa-nos mais leves.
Com esses pratos rápidos, fazem-se verdadeiros manjares, risoto é um prato prático, muito agradável e saudável, gostei.
Beijo, bom domingo.
Vânia

Romy Almeida disse...

Minha querida... que ideia é essa?
Eu adoro comidinha feita em forno a lenha (pena não ter sitio para colocar um) e quem tem esse privilégio nem sabe o bem que tem.
A comida fica com outro sabor e bem mais saborosa :)
Quanto aos comentários maldosos... acho que é pura dor de cotovelo ou falta do que fazer :)

Se as pessoas tivessem realmente problemas na vida não teriam tempo de se preocupar com as atitudes alheias.

Mas adiante... adorei o teu risotto. Bem Português e bem saudável pois os teus ingredientes são do melhor... eu sei lol

Fica com Deus e tem um excelente domingo :)

Bjokas

Cris disse...

Vergonha????? Ta louca :P esse risoto ficou bem do meu agrado :)) hummm nada como o sabor da comidinha caseira :) eu bem cutuco o meu marido pra ne deixar ter um fogão a lenha ... Mas um dia inda vou conseguir! À pois é!!! :D
Adorei amiga , tuuuuuuudo !!! :))
Beijos grandes a todos e um especial para ti!

Joana disse...

Ficou com óptimo aspecto este risotto Margarida!!! E deve estar bem apetitoso. Aqui em casa só se fazem as ervilhas com ovos escalfados! Nunca experimentei com feijão!
Pareceu um dia interessante! É verdade, cada vez mais as pessoas têm que sair do país para trabalhar.... E às vezes chega mesmo a ser frustrante, tira-se um curso durante 5 anos para depois se ficar desempregado!!! :P
Não sabia que tinhas estudado em Coimbra!!! Que saudades da queima das fitas... Que momentos tão bons lá passados! :)
Beijinhos

luci disse...

Que delícia de risoto Margarida,eu adoro os seus pratos,bom domingo beijos

Andréa disse...

Querida Margarida,
ontem fui a um aniversário e dancei bastante tbm, é muito bom aproveitar
os bons momentos que a vida nos oferece.
Então os seus filhos são animados ficaram acordados até às 2 horas da manhã muito bom!
Não precisa se envergonhar dos seus pratos pois vc nos presenteia a cada dia com seus
pratos deliciosos ao qual aprendemos muito com vc, os pratos mais simples são os melhores
cada pessoa é única, por isso que tem essa troca de receitas.
O seu risoto ficou perfeito e tem gostinho de quero mais!

Um grande beijo no seu ♥

Cozinha de Mulher disse...

Oi minha amiga... que bom que se divertiu.. imagino a alegrias dos meninos srsr
Olha só tivemos quase um mesmo prato em?? Até os ovos rssrs
Nossa sintonia está boa em? srssr
Adoro comidas simples.. assim feitas com muito amor... isso é o que importa..
Quanto aos comentários maldosos.. sempre existirão minha amiga... mas deixe-os pra lá..
O importante são os vários comentários de pessoas que realmente gostam de ti... do teu cantinho... e desse seu jeitinho de nos cativar..
Eu já disse que adoro ler teus posts né?? Me encantou desde a primeira vez que entrei aqui, no aniversário do seu blog..
E quantas vezes morri de rir ao ver as cebolas conversando com os tomates aqui na sua cozinha?? rssr
E quando a família de patudos ajudou a preparar o jantar?? srrsrs
Isso é o que vale a pena..

Um beijo carinhoso no seu coração e um finzinho de domingo maravilhoso.
Sheila

Mãos de prata disse...

Olá Margarida: ficou com um aspeto maravilhoso e no forno de lenha então ,imagino o sabor. Uma delícia.
Bj
Márcia

Lenita disse...

Querida Margarida,
Obrigada pelas lindas palavras que me deixaste, fiquei emocionada!
Que bom ler o teu texto e sentir o quanto te divertiste, tu a a familia, eu adora dançar e dança bastante.
Esta é a tua aldeia?
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-coja-17010
Que linda!
Falas tanto em serra que te imaginava na Serra... lá para Trás-os- Montes!
Cozinhas em barro, que maravilha!
Eu tinha uma caçarola de barro onde fazia arroz, mas certo dia partiu-se a meio enquanto estava ao lume ( no fogão de gás), nunca mais voltei a comprar. Uso o barro no forno, gosto especialmente do meu tabuleiro de barro preto. No fogão (agora uma placa eletrica) fiquei com receio de repetir a experiência, mas tenho pena,!
O teu arroz tem muito bom aspeto eu diria que devia estar uma delicia... eu gosto de tudo o que tem ovos, lol!
Bjs

Iris Isabelle disse...

Humm mas que delícia,eu adoroooo risoto e o seu está lindo


beijus

Miriam disse...

Eu particularmente acho os seus pratos reais, as vezes passamos por algumas amigas que parecem tirar a receita de contos de fadas, impossíveis de se fazer, os nossos posso dizer, que são do dia a dia mesmo e agrada a todos os paladares....
Perfeito o seu risoto....

Feliz Semana!!!
1000 Beijokinhas

Fofura de Cupcake & Cia disse...

Hmmm ! Que delícia, fiquei morrendo de vontade de comer ! :9
kkkkk
2beijos, e uma boa noite ! *--*

Artes da Mel disse...

Margarida querida fiquei com vontade de ter participado dessa festa que vc foi, parece ter sido muito divertida! A foto de sua receita me deixou com agua na boca, adoro arroz com feijão e ovos!!! Bom demais!!!
Boa semana!!!
Bjs
Mel

Josy disse...

Minha querida Portuleira,eu não estou zangada com vc de maneira nenhuma. Disse aquilo aquele dia na brincadeira, jamais fico zangada com vc minha querida, pois vc é uma amiga especial, doce, e com um coração de ouro. Realmente não visitei as amigas nesse final de semana, mas estou visitando hoje. Margarida, nunca se envergonhe dos seus pratos, por que não há do que se envergonhar, tudo que posto no meu blog, são pratos que faço no dia a dia para os meus. Como podes ter vergonha de um risoto delicioso desse? Quem me dera tivesse forno a lenha minha vó tinha na casa dela e a comida dela era um manjar dos deuses. Simplicidade antes de tudo,que adianta um prato glamouroso e sem gosto? Seus pratos são sempre saborosos e de meu gosto. Quisera eu fosse sua vizinha. Não se envorgonhes nunca, jamais, do que não há para se envergonhar. Vergonhoso é quem ofende e se esconde. Bjos querida ótima semana
AHHHHHHH AMIGA CADE A COR DO PROXIMO PRATO? NÃO ESTOU SABENDO E A BLOGAGEM É AMANHA ESTOU FRITA HEHE

Josy disse...

Obrigada Margarida, quero só ver como vou fazer ainda hoje uma receita rosa, amanha estarei sem tempo, tenho tantas coisas pra fazer na parte da manhã. Tenho médico, tenho que ir no centro da cidade, e mais um monte de coisas. Poxa por que não fiquei sabendo? Nem sei quem foi que indicou essa cor. hehe. Mas adoro essa coletiva hihihi. Bjocas

Sandra Batista disse...

Olá Margarida
Um risotto diferente e bem saboroso amiga, gostei imenso da sugestão!!
Beijinhos

Evanir disse...


Como estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos
novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
Eu não posso parar muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
Nessa rapida visite convido você a ler minha postagem
também dizer se gostou do novo visual da nossa Viagem.
Linda noite beijos no coração,Evanir.
Carinhosamente seguindo seu blog.