sábado, 11 de agosto de 2012

Risotto de Charcutarias


Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!!!
isto de estar em casa de ferias com dois filhos de ferias tem que se ter muita imaginaçao no que respeita á alimentaçao, nao quer dizer que durante o tempo que eles têm aulas eu nao faço comer, mas é diferente, agora tenho mais tempo para eles, quero mima-los mais, fazer o que nos dia a dia escolar nao se consegue.

O meu filho mais velho, ja começou a dar mostras de se interessar pela culinaria, ja começou a querer ajudar-me de variadas maneiras, ja começa a ter interesse pelo meu blog, muitas vezes está sentado por tras de mim a ler o que está escrito, e ja gosta de ver também as cozinhas vizinhas, de tirar ideias, ja tem uma ideia definida do que gosta e como gosta... Sinto-me orgulhosa??? Sim muito, afinal consegui transmitir ao meus filho uma coisa que eu adoro e que me faz feliz, terei o maior gosto se  ele um dia realizar como sonho dele um sonho meu, porque acreditem, nao lhe vou cortar as pernas, nem a ele nem ao irmao, aceitarei de maior grado tudo o que eles quiserem ser e farei tudo para que realizem o seu sonho.
 Uma das terefas que o Diogo já está incumbido ( e isto tb tem a ver com o fato de ele ter passado para a 3ª classe) é ver a validade dos produtos que estao na despensa e no frigorifico, (tenho que vos dizer que ele neste momento ja vai sozinho ás compras, eu mando num papel o que quero e ele e o irmao vao ao mercado sozinhos, e a primeira coisa que ele faz é olhar para a validade dos produtos) e os que têm a validade mais proxima do final, sao colocados ordenadamente na prateleira mais alta do frigorifico.
Sinto uma enorme felicidade por eles estarem a crescer e a desenvolver as suas capacidades de forma normal, mas ao mesmo tempo sinto uma nostalgia que doi por estarem a deixar de ser os meus bebes, e estarem a começar a bater as asinhas para fora do ninho, se um dia quando peguei o Diogo (eu falo no Diogo porque ele é o mais velho, foi um sonho realizado, o Joao tb, mas no meu caso o meu menino mais velho foi o meu pequeno grande milagre, o Joao foi a liçao que a vida me deu, nao tinha nada e de repente tinha dois filhotes)senti medo de nao ter capacidade de cuidar de um ser tao pequenino, senti medo de nao ser boa mae, olhei para ele e perguntei: "Quem és tu meu filho?", a vida foi-me ensinando que nao é em livros que se aprende, essa capacidade de ser boa ou ma mae ja está dentro de nós, ja nasceu connosco, todas nós ja sabemos como pegar num bebe sem ter nenhum curso superior, sem andar na universidade, porque nao ha maior universidade que a da vida.
 Olhem que eu antes de ter os meus babys tinha pavor de pegar nos dos outros, vcs nem imaginam, parecem seres tao frageis que se desconjuram a qualquer momento... eu vivia no medo mesmo de pegar neles... e depois?? Na hora esse medo passou... 

Bom deixando de falar dos meus filhos e de mim... 

Numa das idas ao frigorifico descobrimos que tinhamos charcutarias ja um pouco secas nas pontas, mesmo embrulhadas em papel de aluminio e dentro de um tuperware, estavam a ficar secas... nao iamos comer pao e charcutarias de empreitada... entao como a hora do almoço se aproximava a passos largos, olhei para eles e eles olharam para mim... o que iria ser o almoço???

- Mae, podias fazer uns rissois!
-Nao da tempo e fritos ja andamos a comer muitos!
-Arroz?
-Ora aí está uma ideia que me agrada! que arroz?
Em unissono:
- Risotto!!!
Pronto e assim nasceu na minha cozinha um risotto de charcutarias , mas nao se esqueçam é que para o risotto sair mesmo delicioso as ditas ja tem  que ter as pontas secas e estar um pouco repassadas, tenham isso em atençao!!

Bora lá comigo para a cozinha fazer um risotto de charcutaria que ficou nota 1000!!



*Algumas tiras de mortadela de peru com azeitonas
*Umas fatias de Fiambre de peru
* umas quantas fatias de paio york
*1 copo de vinho branco
*1 ramo de cheiro verde a gosto
*risotto
*1 cubo de caldo de knorr natura
*1 cebola
*3 dentes de alho
*1 fio de azeite
*sal

Num tacho coloca-se o fio de azeite, a cebola bem picada e os dentes de alho laminados, deixa-se refogar em lume brando ate a cebola ficar macia, rega-se com o vinho adiciona-se o knorr natura e o ramo de cheiro verde. Deixa-se ferver uns minutos. Cortam-se as charcutarias em tiras. Reserva-se.
Adiciona-se o risotto e deixa-se ferver um pouco so no vinho, em lume brando. tapa-se com agua, juntam-se as charcutarias deixa-se levantar fervura e retifica-se os temperos. 

Deixa-se cozer até o risotto estar cremoso e serve-se logo de seguida!

Rapido e muito bom!!!


Aqui fica mais uma sugestao que foi mais que aprovada aqui em casa!!!



16 comentários:

Belocas disse...

Foi lindo ler todas essas inquietudes de mamã!
O risoto também ficou com um aspeto delícioso.
Bjs e bom fim de semana

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
É motivador saber que no mínimo conseguimos transferir para nossos filhos esses conhecimentos e preocupações.
Risoto é tudo de bom, prático, de aroma muito agradável e ótimo sabor.
Beijo,
Vânia

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

bom dia Margarida,adorooooooooo risoto e esse ficou com uma aparência divina bjs.um excelente final de semana

luci disse...

Margarida eu fiquei com vontade de provar o seu risoto deve ter ficado delicioso beijos

Miminhos da Mito disse...

Olá

Delicioso este risotto eu adorei e gosto de fazer com fiambre em cubo e salsicha a filhota adora :)
Os filhos são tudo :D

Bjs

Gabriela Palombo disse...

Bom demais essa receita vou ver se consigo fazer essa semana.

Rita disse...

Bom dia minha linda!!

Olha esse prato ofereço aos pais pelo dia
especial..belo almoço heim, a foto tá de
água na boca deve ter ficado hummmmm delicioso
Abraços de bom final de semana
Bjuss
Rita!!!!

Sabor no Prato disse...

Que arroz saboroso!

Abraços, Fabiana.

são33 disse...

Mas que maravilha, tem um aspecto de quero mais...
bjs

Lenita disse...

Olá,
Olha fiquei bem admirada com o que contas dos teus filhos, que maravilha!
Um arroz bem apetitosa e que os pequenos devem ter devorado!
Bjs

Miriam disse...

Que delicia de risoto...e tendo por companheiros para escolha e compra dos produtos os meninos...melhor ainda...nosso que gostoso ler o seu texto, me fez lembrar dos meus 4 filhos quando pequenos...o tempo passa muito rápido e abençoados os pais que tem essa proximidade com os filhos...

Amei...
Feliz Fim de Semana!!!
1000 Beijokinhas em você e neles...

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Gosto de combinar arroz com algo assim bem gostoso!!! Hoje mesmo fiz algo similar...
Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
Bjs festivos de paz

Diana disse...

Adorei o colorido do seu risoto. E também de conhecer a charcutaria
bjos

Cozinha de Mulher disse...

Oi minha amiga... Que delícia de risoto
Ainda não fiz aquela receita que me enviou... mas vai sair em breve..
Não vou mentir que ainda estou com um tatico de receio porque os meus nao ficam essa belezura aí... olha que brilho!! Que gostosura só de olhar..
E que fofo que Diogo e João estão se tornando rapazolas... daqui uns dias estarão aí dois homenzarrões.. passa voando amiga.. e quando vemos os toquinhos estão maior que nós rsr

Eu sei que amanhã aí não se comemora o dia dos pais.. mas mesmo assim desejo um domingo mais que lindo juntinho dos teus queridos...

Um beijo carinhoso no coração viu???
Da amiga de sempre.. Sheila

Andréa disse...

Querida Margarida,
vc é uma super mãe tem tem duas bençãos em sua vida, seus
filhos são abençoados e muito fofos!
Este risoto ficou perfeito, feliz de quem o comeu as
fotos estão de babar!

Beijinhos, tenha uma noite abençoada!

Paula Vieira disse...

Que maravilha de risoto, amiga.

Aproveita bem todos os momentos com os teus meninos, pois o tempo não volta atrás e quando damos por ele, eles já estão crescidos, e partem para a vidinha deles. Mas como todas as fazes, também essa nos enche de felicidade orgulho e esperança.

Beijocas
Paula