sábado, 25 de agosto de 2012

Panga de cebolada gratinado


Bom dia, boa tarde, boa noite, e ja agora um excelente inicio, meio ou fim de tarde.... eheheheh... Ohhh pra mim toda fresca e fofa hoje né??? Ainda nao sei o que vai sair daqui, mas... pelo menos nao tou á horas a pensar no que "raio" vou dizer!!!!

 Vixiiiiii... faz quanto tempo que eu nao posto um peixinho neste blog???
Nao é que nao tenhamos comido peixe nos entretantos, comemos e até comemos bastante, o problema é que nao foi aqui em casa e a cozinheira obviamente nao era eu, e como tal nao ia andar de maquina fotografica em punho armada em grande fotografa (que num sou) e "flash" "flash", toca de usufruir de louros que num eram meus... nop... nao faz parte do meu feitio...
Bem adiante, mais uma vez lá tive eu que recorrer ao meu ex-bloguito (ainda bem que eu nao o fechei eheheh) e ir buscar umas receititas para aqui!!

Este peixinho foi servido aqui em casa no dia 29 de Maio de 2011 (supostamente, pois é o que está escrito lá na outra cozinha), que calhou a um domingo, e o maridao parece que ficou zangado com a historia de comer peixe
 a um domingo, atençao... Bacalhau nao é peixe "nom grato" ao domingo, so o panga e equivalencias que tal.... ehehehehe... !!!! Mas ele tb ja sabe, se nao está satisfeito com a cozinheira, eu deixo-lhe
 os "tachos e as panelas" á disposiçao!!!!

A reaçao do meu marido faz-me lembrar um pouco os tempos antigos, mais o tempo da minha avó, em que se guardava o domingo para uma refeiçao melhorada, talvez por ser o dia em que a familia estava reunida toda em redor da mesa, confesso que aqui 
 em casa, alias em casa da minha mae, ja nao havia tanto esse pormenor, de fazer uma comida melhorada ao domingo, e eu tb nao guardo nenhum prato em especial para fazer nesse dia da semana, o importante para mim é ter a familia em redor da mesa, e no dia a dia isso acontece (á noite).
Rsrsrsrsrs... lembro-me quando me casei,( ja habituada aos "tachos e panelas", e com uma vivencia diferente do meu marido, afinal estudando na cidade e tendo outro genero de formaçao, acabamos por ter os horizontes mais alargados, e como digo sem a minha mae ter nada de especial preparado para o domingo) o Luis 
 vinha habituado a comer frango assado no forno com batatas assadas, convenhamos, eu gosto de frango assado no forno com batatas assadas, mas fazer disso a refeiçao dominical, todos os domingos.... claro que enjoa, foi um pouco dificil adapta-lo á minha realidade, mas aos pouco e em 18 anos fui mudando a forma dele "serranita" de encarar as coisas e hoje, torce nariz, engelha a cara, faz caretas á comida... mas come... 
Só ha 2 coisas que eu continuo com a tradiçao aqui em casa, o dia 1 de Novembro, comer os torresmos, e o Natal com o bacalhau e o peru na noite e o cabrito no dia. 
Chega de paleio senao qualquer dia desses ainda sou acusada de delirar demais nao postar só as receitas.... Mas eu sou mesmo assim, eu nasci assim, eu cresci assim, os meus pais só nao me batizaram de "Gabriela"... eheheheheh...

Bora lá comigo para a cozinha que eu hoje vou deixar-vos aqui um panguinha, que acredito pelos ingredientes contidos e pela forma como foi feito deve ser mesmo delicioso!!!!



*4 postas de panga

*10 batatinhas

*3 cebolas

*2 ovos

*3 dentes de alho

*1 fio de azeite

*1 folha de louro

*5 ovos

*0,5l de leite

*1 ramo de Cheiro verde 



Cozam as batatas em rodelas com o peixe e dois ovos em agua temperada com sal.

A meio da cozedura ( nao deixem as batatas ficarem totalmente cozidas, deixem-nas ferver mais ou menos 10 minutos, o tempo de cozer os ovos).

Enquanto isso façam uma cebolada, cortem as cebolas em meias luas ou as rodelas, laminem os alhos e adicionem o azeite e a folha de louro, e deixem cozinhar em lume brando.

Retirem as batatas do lume e escorram-nas, desfaçam o panga e adicionem á cebolada, cortem os ovos cozidos também em rodelas e adicionem á cebolada, mexa bem e deixem cozinhar mais cerca de 5 minuto para que o peixe tome o gosto da cebola.

No fundo de um pirex disponham as batatas em rodelas e por cima deitem a cebolada com o peixe.

Batam os restantes ovos com o leite e o ramo de cheiro verde bem picadinho,  deitem por cima do preparado anterior ( podem enfeitar com azeitonas) e leve ao forno pre aquecido a 200º até estar bem douradinho.


Servi acompanhado de salada!!

Espero que gostem da sugestao!!!

Beijocas


15 comentários:

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,hoje fui eu que ficou de olho grande adoro peixe,bjs Rosinha um ótimo final de semana

Miminhos da Mito disse...

Olá

Tu és maravilhosa e essas tuas historia arrancam-me com cada gargalhada "deixou lhe os tachos e panelas a disposição " :D
Que prato delicioso eu adoro um belo peixinho assim :)
Bom fim de semana

Bjs

Papoila disse...

Bom dia. Que boa sugestão. Adoro peixe e este tem um aspecto incrivel. Bjs

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Gostei do texto, não sigo muito essas tradições, mas normalmente se vamos almoçar todos juntos, tento fazer a refeição mais requintada, para torná-la mais longa e agradável.
Gostei desse peixe de cebolada e gratinado, ficou perfeito, ótima sugestão.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

Ratatuis disse...

Olá Margarida!
Antes de mais; soube que conheceste a Cris (Salpicos Doces) e que lhe ofereceste pãozinho...que bela tarde deve ter sido. Pois saibas que também tu estás no meu rol de amigas virtuais a conhecer um dia destes...
Quanto ao peixe Panga, parece me uma receita bem apetitosa mas não conheço esse peixe. É de rio?
Ora põe ai uma foto do dito cujo antes de ser cozinhado!
Beijinhos ratões

Lenita disse...

Olá Margarida,
na casa da minha mãe também se fazia uma comidinha melhorada ao domingo e era muitas vezes frango assado no forno, eheheh! Só que era frango da capoeira, delicioso.
O teu panga tem uma vestimenta de domingo bem catita, está todo laroca!
Bom fim e semana
Bjs

Paula Vieira disse...

Muito bom esse peixinho.

Beijinho

Paula

Anouska disse...

Olá Margarida! Cá em casa temos também o hábito de ao domingo o almoço ser melhorado. Nada de"restos" ou comida que não agrade muito a alguém. E nesta família de ferrenhos de peixe, este entra mais vezes que a carne na refeição de domingo...
Beijinhos*

Artes da Mel disse...

Margarida não conheço esse peixe, mas com todos esses ingredientes deve ter ficado muito saboroso.
Bjsss e bom final de semana!
Mel

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Um peixe que aprecio muito :) e o teu ficou com excelente aspecto!

beijinhos e bom fim de semana!

cristina fonseca disse...

hummm Margarida a mim parece-me bem :)

Beijinho e bom fim de semana :)

luci disse...

Que prato divino Margarida ,já deu para perceber que eu adoro peixe é o meu prato preferido,bom sábado beijos

Cozinha de Mulher disse...

Oi Margarida... eu não conheço esse peixe, mas como a Mel disse com todos esses ingredientes deve ter ficado maravilhoso...
Peixe é muito bom né?
Aqui em casa as meninas gostam mais fritinho...
Já eu adoro ele cozido com leite de coco... acho muito saboroso...
O seu está com uma aparência tão saborosa.. daqueles que não tem como não repetir... srr
Adorei..
Beijinho no coração e um fim de semana especial pra você viu?

Andréa disse...

Amiga,
não importa a data que o seu peixe foi servido e o que importa
que a receita é nota 10, maravilhosa, um peixinho é bom vindo sempre!

Beijinhos ♥

Mãos de prata disse...

Olá Margarida: que ótima sugestão. Cá em casa também gostamos muito desse peixe.
Bj e bom domingo
Márcia